O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: LEITURA DE SUAS INTERFACES EM ESCOLAS DE JALES (SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/41090 |
Resumo: | Neste artigo discute-se a implantação do atual currículo escolar do Estado de São Paulo e a aplicação do currículo de Geografia, analisando seus fundamentos teórico-metodológicos e as percepções dos professores sobre as práticas de alfabetização geográfica construídas a partir de sua proposição. A análise pautou-se, especialmente, no processo ensino-aprendizagem desenvolvido em turmas de 6º e 7º anos, sendo selecionadas situações de três escolas no município de Jales (SP), por constituírem cenários de aplicação do currículo prescritivo em questão. O estudo baseou-se ainda na leitura de documentos oficiais veiculadores do arcabouço discursivo desse currículo, obras de autores sobre o assunto, dados e relatos constantes nos questionários respondidos por professores de Geografia atuantes nas escolas seletas, bem como entrevistas com alguns destes docentes. |
id |
UFU-16_1418f7b341f60b27a856664c37b5ddd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41090 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: LEITURA DE SUAS INTERFACES EM ESCOLAS DE JALES (SPAlfabetização GeográficaCurrículo de GeografiaProposta CurricularPolíticas Educacionais.Geographic Literacy.Geography curriculum.Curriculum Proposal.Educational policies.Neste artigo discute-se a implantação do atual currículo escolar do Estado de São Paulo e a aplicação do currículo de Geografia, analisando seus fundamentos teórico-metodológicos e as percepções dos professores sobre as práticas de alfabetização geográfica construídas a partir de sua proposição. A análise pautou-se, especialmente, no processo ensino-aprendizagem desenvolvido em turmas de 6º e 7º anos, sendo selecionadas situações de três escolas no município de Jales (SP), por constituírem cenários de aplicação do currículo prescritivo em questão. O estudo baseou-se ainda na leitura de documentos oficiais veiculadores do arcabouço discursivo desse currículo, obras de autores sobre o assunto, dados e relatos constantes nos questionários respondidos por professores de Geografia atuantes nas escolas seletas, bem como entrevistas com alguns destes docentes.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2019-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/4109010.14393/RCG206941090Caminhos de Geografia; Vol. 20 No. 69 (2019): Março; 144-157Caminhos de Geografia; Vol. 20 Núm. 69 (2019): Março; 144-157Caminhos de Geografia; v. 20 n. 69 (2019): Março; 144-1571678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/41090/26373Copyright (c) 2019 Célia Regina da Silva Zerbato, Sedeval Nardoque Nardoqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessZerbato, Célia Regina da SilvaNardoque, Sedeval Nardoque2019-07-23T17:23:15Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41090Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2019-07-23T17:23:15Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: LEITURA DE SUAS INTERFACES EM ESCOLAS DE JALES (SP |
title |
O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: LEITURA DE SUAS INTERFACES EM ESCOLAS DE JALES (SP |
spellingShingle |
O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: LEITURA DE SUAS INTERFACES EM ESCOLAS DE JALES (SP Zerbato, Célia Regina da Silva Alfabetização Geográfica Currículo de Geografia Proposta Curricular Políticas Educacionais. Geographic Literacy. Geography curriculum. Curriculum Proposal. Educational policies. |
title_short |
O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: LEITURA DE SUAS INTERFACES EM ESCOLAS DE JALES (SP |
title_full |
O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: LEITURA DE SUAS INTERFACES EM ESCOLAS DE JALES (SP |
title_fullStr |
O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: LEITURA DE SUAS INTERFACES EM ESCOLAS DE JALES (SP |
title_full_unstemmed |
O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: LEITURA DE SUAS INTERFACES EM ESCOLAS DE JALES (SP |
title_sort |
O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: LEITURA DE SUAS INTERFACES EM ESCOLAS DE JALES (SP |
author |
Zerbato, Célia Regina da Silva |
author_facet |
Zerbato, Célia Regina da Silva Nardoque, Sedeval Nardoque |
author_role |
author |
author2 |
Nardoque, Sedeval Nardoque |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zerbato, Célia Regina da Silva Nardoque, Sedeval Nardoque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Geográfica Currículo de Geografia Proposta Curricular Políticas Educacionais. Geographic Literacy. Geography curriculum. Curriculum Proposal. Educational policies. |
topic |
Alfabetização Geográfica Currículo de Geografia Proposta Curricular Políticas Educacionais. Geographic Literacy. Geography curriculum. Curriculum Proposal. Educational policies. |
description |
Neste artigo discute-se a implantação do atual currículo escolar do Estado de São Paulo e a aplicação do currículo de Geografia, analisando seus fundamentos teórico-metodológicos e as percepções dos professores sobre as práticas de alfabetização geográfica construídas a partir de sua proposição. A análise pautou-se, especialmente, no processo ensino-aprendizagem desenvolvido em turmas de 6º e 7º anos, sendo selecionadas situações de três escolas no município de Jales (SP), por constituírem cenários de aplicação do currículo prescritivo em questão. O estudo baseou-se ainda na leitura de documentos oficiais veiculadores do arcabouço discursivo desse currículo, obras de autores sobre o assunto, dados e relatos constantes nos questionários respondidos por professores de Geografia atuantes nas escolas seletas, bem como entrevistas com alguns destes docentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/41090 10.14393/RCG206941090 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/41090 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG206941090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/41090/26373 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Célia Regina da Silva Zerbato, Sedeval Nardoque Nardoque info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Célia Regina da Silva Zerbato, Sedeval Nardoque Nardoque |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 20 No. 69 (2019): Março; 144-157 Caminhos de Geografia; Vol. 20 Núm. 69 (2019): Março; 144-157 Caminhos de Geografia; v. 20 n. 69 (2019): Março; 144-157 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067016165654528 |