O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: LEITURA DE SUAS INTERFACES EM ESCOLAS DE JALES (SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zerbato, Célia Regina da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nardoque, Sedeval Nardoque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/41090
Resumo: Neste artigo discute-se a implantação do atual currículo escolar do Estado de São Paulo e a aplicação do currículo de Geografia, analisando seus fundamentos teórico-metodológicos e as percepções dos professores sobre as práticas de alfabetização geográfica construídas a partir de sua proposição. A análise pautou-se, especialmente, no processo ensino-aprendizagem desenvolvido em turmas de 6º e 7º anos, sendo selecionadas situações de três escolas no município de Jales (SP), por constituírem cenários de aplicação do currículo prescritivo em questão. O estudo baseou-se ainda na leitura de documentos oficiais veiculadores do arcabouço discursivo desse currículo, obras de autores sobre o assunto, dados e relatos constantes nos questionários respondidos por professores de Geografia atuantes nas escolas seletas, bem como entrevistas com alguns destes docentes.
id UFU-16_1418f7b341f60b27a856664c37b5ddd9
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41090
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: LEITURA DE SUAS INTERFACES EM ESCOLAS DE JALES (SPAlfabetização GeográficaCurrículo de GeografiaProposta CurricularPolíticas Educacionais.Geographic Literacy.Geography curriculum.Curriculum Proposal.Educational policies.Neste artigo discute-se a implantação do atual currículo escolar do Estado de São Paulo e a aplicação do currículo de Geografia, analisando seus fundamentos teórico-metodológicos e as percepções dos professores sobre as práticas de alfabetização geográfica construídas a partir de sua proposição. A análise pautou-se, especialmente, no processo ensino-aprendizagem desenvolvido em turmas de 6º e 7º anos, sendo selecionadas situações de três escolas no município de Jales (SP), por constituírem cenários de aplicação do currículo prescritivo em questão. O estudo baseou-se ainda na leitura de documentos oficiais veiculadores do arcabouço discursivo desse currículo, obras de autores sobre o assunto, dados e relatos constantes nos questionários respondidos por professores de Geografia atuantes nas escolas seletas, bem como entrevistas com alguns destes docentes.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2019-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/4109010.14393/RCG206941090Caminhos de Geografia; Vol. 20 No. 69 (2019): Março; 144-157Caminhos de Geografia; Vol. 20 Núm. 69 (2019): Março; 144-157Caminhos de Geografia; v. 20 n. 69 (2019): Março; 144-1571678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/41090/26373Copyright (c) 2019 Célia Regina da Silva Zerbato, Sedeval Nardoque Nardoqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessZerbato, Célia Regina da SilvaNardoque, Sedeval Nardoque2019-07-23T17:23:15Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41090Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2019-07-23T17:23:15Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: LEITURA DE SUAS INTERFACES EM ESCOLAS DE JALES (SP
title O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: LEITURA DE SUAS INTERFACES EM ESCOLAS DE JALES (SP
spellingShingle O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: LEITURA DE SUAS INTERFACES EM ESCOLAS DE JALES (SP
Zerbato, Célia Regina da Silva
Alfabetização Geográfica
Currículo de Geografia
Proposta Curricular
Políticas Educacionais.
Geographic Literacy.
Geography curriculum.
Curriculum Proposal.
Educational policies.
title_short O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: LEITURA DE SUAS INTERFACES EM ESCOLAS DE JALES (SP
title_full O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: LEITURA DE SUAS INTERFACES EM ESCOLAS DE JALES (SP
title_fullStr O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: LEITURA DE SUAS INTERFACES EM ESCOLAS DE JALES (SP
title_full_unstemmed O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: LEITURA DE SUAS INTERFACES EM ESCOLAS DE JALES (SP
title_sort O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: LEITURA DE SUAS INTERFACES EM ESCOLAS DE JALES (SP
author Zerbato, Célia Regina da Silva
author_facet Zerbato, Célia Regina da Silva
Nardoque, Sedeval Nardoque
author_role author
author2 Nardoque, Sedeval Nardoque
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zerbato, Célia Regina da Silva
Nardoque, Sedeval Nardoque
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização Geográfica
Currículo de Geografia
Proposta Curricular
Políticas Educacionais.
Geographic Literacy.
Geography curriculum.
Curriculum Proposal.
Educational policies.
topic Alfabetização Geográfica
Currículo de Geografia
Proposta Curricular
Políticas Educacionais.
Geographic Literacy.
Geography curriculum.
Curriculum Proposal.
Educational policies.
description Neste artigo discute-se a implantação do atual currículo escolar do Estado de São Paulo e a aplicação do currículo de Geografia, analisando seus fundamentos teórico-metodológicos e as percepções dos professores sobre as práticas de alfabetização geográfica construídas a partir de sua proposição. A análise pautou-se, especialmente, no processo ensino-aprendizagem desenvolvido em turmas de 6º e 7º anos, sendo selecionadas situações de três escolas no município de Jales (SP), por constituírem cenários de aplicação do currículo prescritivo em questão. O estudo baseou-se ainda na leitura de documentos oficiais veiculadores do arcabouço discursivo desse currículo, obras de autores sobre o assunto, dados e relatos constantes nos questionários respondidos por professores de Geografia atuantes nas escolas seletas, bem como entrevistas com alguns destes docentes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/41090
10.14393/RCG206941090
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/41090
identifier_str_mv 10.14393/RCG206941090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/41090/26373
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Célia Regina da Silva Zerbato, Sedeval Nardoque Nardoque
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Célia Regina da Silva Zerbato, Sedeval Nardoque Nardoque
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 20 No. 69 (2019): Março; 144-157
Caminhos de Geografia; Vol. 20 Núm. 69 (2019): Março; 144-157
Caminhos de Geografia; v. 20 n. 69 (2019): Março; 144-157
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067016165654528