A INFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA CARTOGRAFIA REGIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16621 |
Resumo: | Este trabalho aborda o conteúdo da cartografia regional através da mídia informática. Considerando a importância de refletir com os alunos sobre as potencialidades cultural, turística e econômica de nossa região é que surgiu a proposta dessa intervenção pedagógica, que teve como público-alvo, a turma do 3º período do EJA - Educação de Jovens e Adultos. Os Planos Curriculares Nacionais (PCNs) propõem aos professores a complementação dos conteúdos básicos sugeridos para a Geografia, pois há muitas dificuldades para que os livros didáticos contemplem conteúdos regionais. Daí a necessidade de apresentar aos alunos conteúdos que reflitam sobre a região onde estão inseridos, Norte de Minas Gerais, através da cartografia e como recurso pedagógico, o uso da informática. A questão norteadora desse trabalho se direciona em saber como utilizar a informática como ferramenta no processo de ensino da cartografia regional com os alunos da EJA. Concluímos que é possível trabalhar a cartografia regional através da informática, mesmo em condições adversas, como falta de habilidade e manuseio adequado e acesso a tecnologias como recursos pedagógicos. Destacamos que para os alunos adultos é importante a valorização dos assuntos que eles têm afinidade e que gostam de dialogar. E, assim socializar com o conteúdo que o professor deseja abordar. |
id |
UFU-16_36f886a114a5c40b9c5475427437810c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16621 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
A INFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA CARTOGRAFIA REGIONALCartografiainformáticaGeografia e Educação.Este trabalho aborda o conteúdo da cartografia regional através da mídia informática. Considerando a importância de refletir com os alunos sobre as potencialidades cultural, turística e econômica de nossa região é que surgiu a proposta dessa intervenção pedagógica, que teve como público-alvo, a turma do 3º período do EJA - Educação de Jovens e Adultos. Os Planos Curriculares Nacionais (PCNs) propõem aos professores a complementação dos conteúdos básicos sugeridos para a Geografia, pois há muitas dificuldades para que os livros didáticos contemplem conteúdos regionais. Daí a necessidade de apresentar aos alunos conteúdos que reflitam sobre a região onde estão inseridos, Norte de Minas Gerais, através da cartografia e como recurso pedagógico, o uso da informática. A questão norteadora desse trabalho se direciona em saber como utilizar a informática como ferramenta no processo de ensino da cartografia regional com os alunos da EJA. Concluímos que é possível trabalhar a cartografia regional através da informática, mesmo em condições adversas, como falta de habilidade e manuseio adequado e acesso a tecnologias como recursos pedagógicos. Destacamos que para os alunos adultos é importante a valorização dos assuntos que eles têm afinidade e que gostam de dialogar. E, assim socializar com o conteúdo que o professor deseja abordar.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2012-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1662110.14393/RCG134216621Caminhos de Geografia; Vol. 13 No. 42 (2012): Junho ; 14–27Caminhos de Geografia; Vol. 13 Núm. 42 (2012): Junho ; 14–27Caminhos de Geografia; v. 13 n. 42 (2012): Junho ; 14–271678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16621/9543Copyright (c) 2012 Antônia Márcia Duarte Queiroz, Fabíola Silveira Pinheirohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Antônia Márcia DuartePinheiro, Fabíola Silveira2022-11-10T19:00:39Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16621Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-10T19:00:39Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA CARTOGRAFIA REGIONAL |
title |
A INFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA CARTOGRAFIA REGIONAL |
spellingShingle |
A INFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA CARTOGRAFIA REGIONAL Queiroz, Antônia Márcia Duarte Cartografia informática Geografia e Educação. |
title_short |
A INFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA CARTOGRAFIA REGIONAL |
title_full |
A INFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA CARTOGRAFIA REGIONAL |
title_fullStr |
A INFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA CARTOGRAFIA REGIONAL |
title_full_unstemmed |
A INFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA CARTOGRAFIA REGIONAL |
title_sort |
A INFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA CARTOGRAFIA REGIONAL |
author |
Queiroz, Antônia Márcia Duarte |
author_facet |
Queiroz, Antônia Márcia Duarte Pinheiro, Fabíola Silveira |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro, Fabíola Silveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Antônia Márcia Duarte Pinheiro, Fabíola Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartografia informática Geografia e Educação. |
topic |
Cartografia informática Geografia e Educação. |
description |
Este trabalho aborda o conteúdo da cartografia regional através da mídia informática. Considerando a importância de refletir com os alunos sobre as potencialidades cultural, turística e econômica de nossa região é que surgiu a proposta dessa intervenção pedagógica, que teve como público-alvo, a turma do 3º período do EJA - Educação de Jovens e Adultos. Os Planos Curriculares Nacionais (PCNs) propõem aos professores a complementação dos conteúdos básicos sugeridos para a Geografia, pois há muitas dificuldades para que os livros didáticos contemplem conteúdos regionais. Daí a necessidade de apresentar aos alunos conteúdos que reflitam sobre a região onde estão inseridos, Norte de Minas Gerais, através da cartografia e como recurso pedagógico, o uso da informática. A questão norteadora desse trabalho se direciona em saber como utilizar a informática como ferramenta no processo de ensino da cartografia regional com os alunos da EJA. Concluímos que é possível trabalhar a cartografia regional através da informática, mesmo em condições adversas, como falta de habilidade e manuseio adequado e acesso a tecnologias como recursos pedagógicos. Destacamos que para os alunos adultos é importante a valorização dos assuntos que eles têm afinidade e que gostam de dialogar. E, assim socializar com o conteúdo que o professor deseja abordar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16621 10.14393/RCG134216621 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16621 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG134216621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16621/9543 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Antônia Márcia Duarte Queiroz, Fabíola Silveira Pinheiro http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Antônia Márcia Duarte Queiroz, Fabíola Silveira Pinheiro http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 13 No. 42 (2012): Junho ; 14–27 Caminhos de Geografia; Vol. 13 Núm. 42 (2012): Junho ; 14–27 Caminhos de Geografia; v. 13 n. 42 (2012): Junho ; 14–27 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067013794824192 |