ESTATUTO DA CIDADE: CIDADE DE TODOS “NÓS”, CIDADE DE MUITOS “NÓS”

Bibliographic Details
Main Author: Fernandes, Antonio
Publication Date: 2005
Format: Article
Language: por
Source: Caminhos de Geografia
Download full: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15448
Summary: O mundo hoje é essencialmente urbano e a grande maioria de seus habitantes vive em cidades. Nos século XIX e XX vivenciamos em todo o mundo um acelerado e irreversível movimento de pessoas que saíram do campo e foram para as cidades. Agricultores e camponeses foram expulsos do campo, principalmente pela modernização da agricultura e pela industrialização, fazendo com que muitas destas cidades crescessem sem nenhum planejamento urbano, gerando inúmeros problemas e dificuldades para as mesmas. A cidade é um lugar repleto de contradições, ou seja, cada um de seus habitantes usufrui seu espaço de uma forma diferente e nem sempre digna. Os que possuem condições têm acesso a boas escolas, a lazer, a transporte, moradia digna e a tudo aquilo que a cidade oferece. Outros, no entanto, por não possuírem as condições sócio-econômicas necessárias, ficam à margem da cidade. Utilizam pouco dos benefícios dela. Há alguns que praticamente de nada usufruem. Portanto, a nossa participação efetiva na escolha dos representantes e na fiscalização da aplicabilidade do Plano Diretor e do Estatuto da Cidade pode fazer a diferença entre conquistar uma cidade, cujos benefícios sociais cheguem a muitos ou uma cidade excludente onde os benefícios são aplicados em função de poucos. Palavras Chave: Planejamento Regional, Planejamento Urbano, Geografia Urbana.
id UFU-16_76846e14ad95e676a83adba751cad943
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/15448
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling ESTATUTO DA CIDADE: CIDADE DE TODOS “NÓS”, CIDADE DE MUITOS “NÓS” Planejamento RegionalPlanejamento Urbano Geografia UrbanaO mundo hoje é essencialmente urbano e a grande maioria de seus habitantes vive em cidades. Nos século XIX e XX vivenciamos em todo o mundo um acelerado e irreversível movimento de pessoas que saíram do campo e foram para as cidades. Agricultores e camponeses foram expulsos do campo, principalmente pela modernização da agricultura e pela industrialização, fazendo com que muitas destas cidades crescessem sem nenhum planejamento urbano, gerando inúmeros problemas e dificuldades para as mesmas. A cidade é um lugar repleto de contradições, ou seja, cada um de seus habitantes usufrui seu espaço de uma forma diferente e nem sempre digna. Os que possuem condições têm acesso a boas escolas, a lazer, a transporte, moradia digna e a tudo aquilo que a cidade oferece. Outros, no entanto, por não possuírem as condições sócio-econômicas necessárias, ficam à margem da cidade. Utilizam pouco dos benefícios dela. Há alguns que praticamente de nada usufruem. Portanto, a nossa participação efetiva na escolha dos representantes e na fiscalização da aplicabilidade do Plano Diretor e do Estatuto da Cidade pode fazer a diferença entre conquistar uma cidade, cujos benefícios sociais cheguem a muitos ou uma cidade excludente onde os benefícios são aplicados em função de poucos. Palavras Chave: Planejamento Regional, Planejamento Urbano, Geografia Urbana.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2005-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1544810.14393/RCG61615448Caminhos de Geografia; Vol. 6 No. 16 (2005): Outubro ; 72-82Caminhos de Geografia; Vol. 6 Núm. 16 (2005): Outubro ; 72-82Caminhos de Geografia; v. 6 n. 16 (2005): Outubro ; 72-821678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15448/8738Copyright (c) 2005 Antonio Fernandeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Antonio2022-11-21T20:16:51Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/15448Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-21T20:16:51Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTATUTO DA CIDADE: CIDADE DE TODOS “NÓS”, CIDADE DE MUITOS “NÓS”
title ESTATUTO DA CIDADE: CIDADE DE TODOS “NÓS”, CIDADE DE MUITOS “NÓS”
spellingShingle ESTATUTO DA CIDADE: CIDADE DE TODOS “NÓS”, CIDADE DE MUITOS “NÓS”
Fernandes, Antonio
Planejamento Regional
Planejamento Urbano
Geografia Urbana
title_short ESTATUTO DA CIDADE: CIDADE DE TODOS “NÓS”, CIDADE DE MUITOS “NÓS”
title_full ESTATUTO DA CIDADE: CIDADE DE TODOS “NÓS”, CIDADE DE MUITOS “NÓS”
title_fullStr ESTATUTO DA CIDADE: CIDADE DE TODOS “NÓS”, CIDADE DE MUITOS “NÓS”
title_full_unstemmed ESTATUTO DA CIDADE: CIDADE DE TODOS “NÓS”, CIDADE DE MUITOS “NÓS”
title_sort ESTATUTO DA CIDADE: CIDADE DE TODOS “NÓS”, CIDADE DE MUITOS “NÓS”
author Fernandes, Antonio
author_facet Fernandes, Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento Regional
Planejamento Urbano
Geografia Urbana
topic Planejamento Regional
Planejamento Urbano
Geografia Urbana
description O mundo hoje é essencialmente urbano e a grande maioria de seus habitantes vive em cidades. Nos século XIX e XX vivenciamos em todo o mundo um acelerado e irreversível movimento de pessoas que saíram do campo e foram para as cidades. Agricultores e camponeses foram expulsos do campo, principalmente pela modernização da agricultura e pela industrialização, fazendo com que muitas destas cidades crescessem sem nenhum planejamento urbano, gerando inúmeros problemas e dificuldades para as mesmas. A cidade é um lugar repleto de contradições, ou seja, cada um de seus habitantes usufrui seu espaço de uma forma diferente e nem sempre digna. Os que possuem condições têm acesso a boas escolas, a lazer, a transporte, moradia digna e a tudo aquilo que a cidade oferece. Outros, no entanto, por não possuírem as condições sócio-econômicas necessárias, ficam à margem da cidade. Utilizam pouco dos benefícios dela. Há alguns que praticamente de nada usufruem. Portanto, a nossa participação efetiva na escolha dos representantes e na fiscalização da aplicabilidade do Plano Diretor e do Estatuto da Cidade pode fazer a diferença entre conquistar uma cidade, cujos benefícios sociais cheguem a muitos ou uma cidade excludente onde os benefícios são aplicados em função de poucos. Palavras Chave: Planejamento Regional, Planejamento Urbano, Geografia Urbana.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15448
10.14393/RCG61615448
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15448
identifier_str_mv 10.14393/RCG61615448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15448/8738
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2005 Antonio Fernandes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2005 Antonio Fernandes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 6 No. 16 (2005): Outubro ; 72-82
Caminhos de Geografia; Vol. 6 Núm. 16 (2005): Outubro ; 72-82
Caminhos de Geografia; v. 6 n. 16 (2005): Outubro ; 72-82
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067011897950208