Cidades que educam : desvelando o potencial de aprendizagem no espaço público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Soluanny Hunhevicz, 1990-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/65650
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Daniele Regina Pontes
id UFPR_0134dce8b54064f4733ccff058c939b9
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/65650
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Barbosa, Soluanny Hunhevicz, 1990-Pontes, Daniele Regina, 1976-Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano2021-05-17T20:41:54Z2021-05-17T20:41:54Z2019https://hdl.handle.net/1884/65650Orientadora: Profa. Dra. Daniele Regina PontesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano. Defesa : Curitiba, 21/08/2019Inclui referências: p. 188-195Resumo: O presente trabalho discute as relações entre cidade e educação, analisando três experiências de intervenção no espaço público realizadas por municípios latino-americanos filiados à Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), com vistas a desvelar o potencial de aprendizagem inerente à cidade. Para tanto, parte-se da conceituação proposta pelo educador espanhol Jaume Trilla Bernet (1990; 1997; 2005) que abrange três dimensões da relação educação-cidade: (1) aprender na cidade - contexto; (2) aprender da cidade - agente; (3) aprender a cidade - conteúdo. A primeira dimensão refere-se ao conjunto de espaços que podem ser identificados no mapa educativo de determinado município, onde ocorrem ações de educação formal, não formal e informal. Trata-se da cidade entendida como contexto para o aprendizado. A segunda dimensão considera a cidade como um agente educativo, com potencial para ensinar em virtude da diversidade de interações que se dão entre as pessoas, e dessas com o ambiente. Por fim, a terceira dimensão reconhece a necessidade de aprender a utilizar os recursos que a cidade oferece, a orientar-se espacialmente, a decodificar os processos conformadores do território, a identificar-se com o lugar e a participar nas decisões sobre o futuro da urbe - concebendo a cidade como conteúdo formativo. A busca por apreender a realidade local revelou, em cada caso (Chacao, na Venezuela; Rosario, na Argentina; Medellín, na Colômbia), oportunidades pedagógicas com características próprias. Ademais, a reflexão sobre a prática, possibilitada pela análise das experiências de "cidades que educam", contribuiu para o entendimento de aspectos teóricos, conceituais e metodológicos, do objeto de estudo. Palavras-chave: Cidade educadora. AICE. Contexto. Agente. Conteúdo.Abstract: This research discusses the relationship between city and education, analyzing three intervention experiences in public space carried out by Latin American municipalities affiliated to the International Association of Educating Cities (IAEC, also known by its acronym in Spanish AICE), in order to unveil the learning potential that is inherent to the city. For this purpose, the study is based on the conceptualization proposed by Spanish educator Jaume Trilla Bernet (1990; 1997; 2005), which covers three dimensions of the education-city relationship: (1) learning in the city - context; (2) learning from the city - agent; (3) learning the city - content. The first one refers to the set of spaces that can be identified in the educational map of a given municipality, where formal, non-formal and informal education actions take place. It means the city as a context for learning. The second dimension sees the city as an educational agent, with the potential to teach due to the diversity of interactions among people, and between them and the environment. Finally, the third dimension recognizes the need for learning to use the resources the city offers, to orientate oneself spatially, to decode the processes that shaped the territory, to identify oneself with the place, and to participate in decisions on the future of the city - by conceiving the city as a formative content. The effort to apprehend the local reality has revealed, in each case (Chacao, in Venezuela; Rosario, in Argentina; Medellín, in Colombia), pedagogical opportunities with their own characteristics. Furthermore, the reflection on the practice, enabled by the analysis of the experiences from "cities that educate", has contributed to understand some theoretical aspects about the object of study. Keywords: Educating city. IAEC (AICE). Context. Agent. Content195 p. : il. (algumas color.).application/pdfPlanejamento educacionalPlanejamento urbanoPlanejamento Urbano e RegionalCidades que educam : desvelando o potencial de aprendizagem no espaço públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SOLUANNY HUNHEVICZ BARBOSA.pdfapplication/pdf28481404https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65650/1/R%20-%20D%20-%20SOLUANNY%20HUNHEVICZ%20BARBOSA.pdf35e76e0520fc4806fba938a34b48da56MD51open access1884/656502021-05-17 17:41:54.391open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65650Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-17T20:41:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cidades que educam : desvelando o potencial de aprendizagem no espaço público
title Cidades que educam : desvelando o potencial de aprendizagem no espaço público
spellingShingle Cidades que educam : desvelando o potencial de aprendizagem no espaço público
Barbosa, Soluanny Hunhevicz, 1990-
Planejamento educacional
Planejamento urbano
Planejamento Urbano e Regional
title_short Cidades que educam : desvelando o potencial de aprendizagem no espaço público
title_full Cidades que educam : desvelando o potencial de aprendizagem no espaço público
title_fullStr Cidades que educam : desvelando o potencial de aprendizagem no espaço público
title_full_unstemmed Cidades que educam : desvelando o potencial de aprendizagem no espaço público
title_sort Cidades que educam : desvelando o potencial de aprendizagem no espaço público
author Barbosa, Soluanny Hunhevicz, 1990-
author_facet Barbosa, Soluanny Hunhevicz, 1990-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Pontes, Daniele Regina, 1976-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Soluanny Hunhevicz, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento educacional
Planejamento urbano
Planejamento Urbano e Regional
topic Planejamento educacional
Planejamento urbano
Planejamento Urbano e Regional
description Orientadora: Profa. Dra. Daniele Regina Pontes
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-17T20:41:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-17T20:41:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/65650
url https://hdl.handle.net/1884/65650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 195 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65650/1/R%20-%20D%20-%20SOLUANNY%20HUNHEVICZ%20BARBOSA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 35e76e0520fc4806fba938a34b48da56
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898841503563776