SIMULAÇÃO DE CURVAS ISOFÔNICAS PARA UM PLANO DE ZONEAMENTO DE RUÍDO DO AEROPORTO INTERNACIONAL EDUARDO GOMES, EM MANAUS, AMAZONAS
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/27050 |
Resumo: | O presente trabalho visa simular curvas isofônicas aeronáuticas para o Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes seguindo a metodologia determinada pelo RBAC Nº 161, assim como tecer comparações com as curvas isofônicas atualmente em vigor. O software utilizado na simulação foi o INM. Foi simulado um conjunto de cinco curvas, sendo elas as de: 85, 80, 75, 70, 65 dB(A), que se propagaram por uma área de 2.214,7 hectares sobre a cidade de Manaus. Atualmente há um conjunto de duas curvas em vigência, uma de 75 e outra de 65 dB(A) que abrangem 1.249,49 hectares. A quantidade de curvas em cada conjunto diverge devido a atualizações na legislação aeronáutica, que deu um novo cenário à problemática do ruído aeronáutico sobre as áreas no entorno dos aeroportos. O maior número delimita uma área de 1.074,75 hectares sobre a cidade de Manaus, onde as edificações necessitariam de tratamento acústico. Em trabalhos futuros seria interessante a realização de comparações de dados obtidos em estações de monitoramento de ruído das aeronaves que operam nesse aeroporto com os dados gerados pelo INM, assim como buscar conhecer como os habitantes abrangidos pelas curvas de ruído aeronáutico reagem a esse impacto ambiental. |
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