Simulação do ruído sonoro no entorno do aeroporto de Ribeirão Preto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Journal of Transport Literature |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312014000100013 |
Resumo: | Este artigo apresenta simulações de curvas de ruído utilizando o programa INM (Integrated Noise Model) e Transcad com o objetivo de verificar as áreas onde a população que reside nas vizinhanças do aeroporto é afetada pelo aumento do tráfego aéreo e mudanças climáticas. Este estudo foi motivado pelas reclamações junto ao Ministério Público pela população residente no entorno do aeroporto. Os resultados mostram variações significativas na população afetada com a mudança da posição das curvas isofônicas entre 55 e 65 dB(A) e menos significativas acima de 65 dB(A). Entende-se que simulações permitem estimar ordem de grandeza do impacto das aeronaves nas vizinhanças do aeroporto norteando futuros levantamentos de dados reais. As divergências de uma simulação com valores reais podem ser geradas pelo não seguimento dos padrões estabelecidos nas cartas de voo, ventos de direções diversas e a não inclusão do relevo da região. Os resultados mostraram que modificações nos procedimentos de pouso e decolagem podem mitigar a poluição sonora. |
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Simulação do ruído sonoro no entorno do aeroporto de Ribeirão Pretosimulação com INMpopulação afetada pelo ruídoEste artigo apresenta simulações de curvas de ruído utilizando o programa INM (Integrated Noise Model) e Transcad com o objetivo de verificar as áreas onde a população que reside nas vizinhanças do aeroporto é afetada pelo aumento do tráfego aéreo e mudanças climáticas. Este estudo foi motivado pelas reclamações junto ao Ministério Público pela população residente no entorno do aeroporto. Os resultados mostram variações significativas na população afetada com a mudança da posição das curvas isofônicas entre 55 e 65 dB(A) e menos significativas acima de 65 dB(A). Entende-se que simulações permitem estimar ordem de grandeza do impacto das aeronaves nas vizinhanças do aeroporto norteando futuros levantamentos de dados reais. As divergências de uma simulação com valores reais podem ser geradas pelo não seguimento dos padrões estabelecidos nas cartas de voo, ventos de direções diversas e a não inclusão do relevo da região. Os resultados mostraram que modificações nos procedimentos de pouso e decolagem podem mitigar a poluição sonora.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312014000100013Journal of Transport Literature v.8 n.1 2014reponame:Journal of Transport Literatureinstname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)instacron:SBPTR10.1590/S2238-10312014000100013info:eu-repo/semantics/openAccessDinato,Antônio CarlosSchaal,Ricardo Ernestopor2014-01-31T00:00:00Zoai:scielo:S2238-10312014000100013Revistahttp://www.journal-of-transport-literature.org/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com2238-10312238-1031opendoar:2014-01-31T00:00Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)false |
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