LÓGICAS ESPACIAIS DAS EMPRESAS FRANQUEADAS DO RAMO COMERCIAL DE CONFECÇÕES E CALÇADOS: CIDADES MÉDIAS E CONSUMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Ariane Barilli
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/30675
Resumo: O sistema de franquias passou, nos últimos anos, por uma grande expansão e evolução. Houve um rápido crescimento e existência multiescalar das empresas franqueadas, isto é, estas passaram a operar desde as escalas locais até as escalas globais. Dessa forma, a evolução desta forma de organização das empresas é algo marcante no atual mundo globalizado. O presente artigo busca discorrer, analisar e debater o sistema de franquias, com foco nas cidades médias, com o intuito de contribuir para a compreensão das lógicas espaciais destas empresas, por meio da localização delas nos centros tradicionais e nos shopping centers e suas repercussões sobre as estruturas urbanas. O texto busca discutir sobre o sistema de franquias a partir de referenciais teóricos e das empresas franqueadas do ramo comercial de confecções e calçados, visto que este ramo tem importância na redefinição das práticas de consumo no período contemporâneo, influenciando de forma relevante nas estratégias espaciais das empresas que nele atuam, produzindo e reforçando centralidades.
id UFU-16_87a17eda45679422a951470f943847b2
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30675
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling LÓGICAS ESPACIAIS DAS EMPRESAS FRANQUEADAS DO RAMO COMERCIAL DE CONFECÇÕES E CALÇADOS: CIDADES MÉDIAS E CONSUMOSistema de franquiasLógicas espaciaisRamo comercial de confecções e calçados.Geografia UrbanaProdução do Espaço UrbanoO sistema de franquias passou, nos últimos anos, por uma grande expansão e evolução. Houve um rápido crescimento e existência multiescalar das empresas franqueadas, isto é, estas passaram a operar desde as escalas locais até as escalas globais. Dessa forma, a evolução desta forma de organização das empresas é algo marcante no atual mundo globalizado. O presente artigo busca discorrer, analisar e debater o sistema de franquias, com foco nas cidades médias, com o intuito de contribuir para a compreensão das lógicas espaciais destas empresas, por meio da localização delas nos centros tradicionais e nos shopping centers e suas repercussões sobre as estruturas urbanas. O texto busca discutir sobre o sistema de franquias a partir de referenciais teóricos e das empresas franqueadas do ramo comercial de confecções e calçados, visto que este ramo tem importância na redefinição das práticas de consumo no período contemporâneo, influenciando de forma relevante nas estratégias espaciais das empresas que nele atuam, produzindo e reforçando centralidades.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/3067510.14393/RCG175712Caminhos de Geografia; Vol. 17 No. 57 (2016): Março ; 175-190Caminhos de Geografia; Vol. 17 Núm. 57 (2016): Março ; 175-190Caminhos de Geografia; v. 17 n. 57 (2016): Março ; 175-1901678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/30675/17937Copyright (c) 2016 Caminhos de Geografiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMattos, Ariane Barilli2019-12-02T20:38:17Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30675Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2019-12-02T20:38:17Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv LÓGICAS ESPACIAIS DAS EMPRESAS FRANQUEADAS DO RAMO COMERCIAL DE CONFECÇÕES E CALÇADOS: CIDADES MÉDIAS E CONSUMO
title LÓGICAS ESPACIAIS DAS EMPRESAS FRANQUEADAS DO RAMO COMERCIAL DE CONFECÇÕES E CALÇADOS: CIDADES MÉDIAS E CONSUMO
spellingShingle LÓGICAS ESPACIAIS DAS EMPRESAS FRANQUEADAS DO RAMO COMERCIAL DE CONFECÇÕES E CALÇADOS: CIDADES MÉDIAS E CONSUMO
Mattos, Ariane Barilli
Sistema de franquias
Lógicas espaciais
Ramo comercial de confecções e calçados.
Geografia Urbana
Produção do Espaço Urbano
title_short LÓGICAS ESPACIAIS DAS EMPRESAS FRANQUEADAS DO RAMO COMERCIAL DE CONFECÇÕES E CALÇADOS: CIDADES MÉDIAS E CONSUMO
title_full LÓGICAS ESPACIAIS DAS EMPRESAS FRANQUEADAS DO RAMO COMERCIAL DE CONFECÇÕES E CALÇADOS: CIDADES MÉDIAS E CONSUMO
title_fullStr LÓGICAS ESPACIAIS DAS EMPRESAS FRANQUEADAS DO RAMO COMERCIAL DE CONFECÇÕES E CALÇADOS: CIDADES MÉDIAS E CONSUMO
title_full_unstemmed LÓGICAS ESPACIAIS DAS EMPRESAS FRANQUEADAS DO RAMO COMERCIAL DE CONFECÇÕES E CALÇADOS: CIDADES MÉDIAS E CONSUMO
title_sort LÓGICAS ESPACIAIS DAS EMPRESAS FRANQUEADAS DO RAMO COMERCIAL DE CONFECÇÕES E CALÇADOS: CIDADES MÉDIAS E CONSUMO
author Mattos, Ariane Barilli
author_facet Mattos, Ariane Barilli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Ariane Barilli
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de franquias
Lógicas espaciais
Ramo comercial de confecções e calçados.
Geografia Urbana
Produção do Espaço Urbano
topic Sistema de franquias
Lógicas espaciais
Ramo comercial de confecções e calçados.
Geografia Urbana
Produção do Espaço Urbano
description O sistema de franquias passou, nos últimos anos, por uma grande expansão e evolução. Houve um rápido crescimento e existência multiescalar das empresas franqueadas, isto é, estas passaram a operar desde as escalas locais até as escalas globais. Dessa forma, a evolução desta forma de organização das empresas é algo marcante no atual mundo globalizado. O presente artigo busca discorrer, analisar e debater o sistema de franquias, com foco nas cidades médias, com o intuito de contribuir para a compreensão das lógicas espaciais destas empresas, por meio da localização delas nos centros tradicionais e nos shopping centers e suas repercussões sobre as estruturas urbanas. O texto busca discutir sobre o sistema de franquias a partir de referenciais teóricos e das empresas franqueadas do ramo comercial de confecções e calçados, visto que este ramo tem importância na redefinição das práticas de consumo no período contemporâneo, influenciando de forma relevante nas estratégias espaciais das empresas que nele atuam, produzindo e reforçando centralidades.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/30675
10.14393/RCG175712
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/30675
identifier_str_mv 10.14393/RCG175712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/30675/17937
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Caminhos de Geografia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Caminhos de Geografia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 17 No. 57 (2016): Março ; 175-190
Caminhos de Geografia; Vol. 17 Núm. 57 (2016): Março ; 175-190
Caminhos de Geografia; v. 17 n. 57 (2016): Março ; 175-190
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067015219838976