LÓGICAS ESPACIAIS DAS EMPRESAS FRANQUEADAS DO RAMO COMERCIAL DE CONFECÇÕES E CALÇADOS: CIDADES MÉDIAS E CONSUMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/30675 |
Resumo: | O sistema de franquias passou, nos últimos anos, por uma grande expansão e evolução. Houve um rápido crescimento e existência multiescalar das empresas franqueadas, isto é, estas passaram a operar desde as escalas locais até as escalas globais. Dessa forma, a evolução desta forma de organização das empresas é algo marcante no atual mundo globalizado. O presente artigo busca discorrer, analisar e debater o sistema de franquias, com foco nas cidades médias, com o intuito de contribuir para a compreensão das lógicas espaciais destas empresas, por meio da localização delas nos centros tradicionais e nos shopping centers e suas repercussões sobre as estruturas urbanas. O texto busca discutir sobre o sistema de franquias a partir de referenciais teóricos e das empresas franqueadas do ramo comercial de confecções e calçados, visto que este ramo tem importância na redefinição das práticas de consumo no período contemporâneo, influenciando de forma relevante nas estratégias espaciais das empresas que nele atuam, produzindo e reforçando centralidades. |
id |
UFU-16_87a17eda45679422a951470f943847b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30675 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
LÓGICAS ESPACIAIS DAS EMPRESAS FRANQUEADAS DO RAMO COMERCIAL DE CONFECÇÕES E CALÇADOS: CIDADES MÉDIAS E CONSUMOSistema de franquiasLógicas espaciaisRamo comercial de confecções e calçados.Geografia UrbanaProdução do Espaço UrbanoO sistema de franquias passou, nos últimos anos, por uma grande expansão e evolução. Houve um rápido crescimento e existência multiescalar das empresas franqueadas, isto é, estas passaram a operar desde as escalas locais até as escalas globais. Dessa forma, a evolução desta forma de organização das empresas é algo marcante no atual mundo globalizado. O presente artigo busca discorrer, analisar e debater o sistema de franquias, com foco nas cidades médias, com o intuito de contribuir para a compreensão das lógicas espaciais destas empresas, por meio da localização delas nos centros tradicionais e nos shopping centers e suas repercussões sobre as estruturas urbanas. O texto busca discutir sobre o sistema de franquias a partir de referenciais teóricos e das empresas franqueadas do ramo comercial de confecções e calçados, visto que este ramo tem importância na redefinição das práticas de consumo no período contemporâneo, influenciando de forma relevante nas estratégias espaciais das empresas que nele atuam, produzindo e reforçando centralidades.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/3067510.14393/RCG175712Caminhos de Geografia; Vol. 17 No. 57 (2016): Março ; 175-190Caminhos de Geografia; Vol. 17 Núm. 57 (2016): Março ; 175-190Caminhos de Geografia; v. 17 n. 57 (2016): Março ; 175-1901678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/30675/17937Copyright (c) 2016 Caminhos de Geografiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMattos, Ariane Barilli2019-12-02T20:38:17Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30675Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2019-12-02T20:38:17Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LÓGICAS ESPACIAIS DAS EMPRESAS FRANQUEADAS DO RAMO COMERCIAL DE CONFECÇÕES E CALÇADOS: CIDADES MÉDIAS E CONSUMO |
title |
LÓGICAS ESPACIAIS DAS EMPRESAS FRANQUEADAS DO RAMO COMERCIAL DE CONFECÇÕES E CALÇADOS: CIDADES MÉDIAS E CONSUMO |
spellingShingle |
LÓGICAS ESPACIAIS DAS EMPRESAS FRANQUEADAS DO RAMO COMERCIAL DE CONFECÇÕES E CALÇADOS: CIDADES MÉDIAS E CONSUMO Mattos, Ariane Barilli Sistema de franquias Lógicas espaciais Ramo comercial de confecções e calçados. Geografia Urbana Produção do Espaço Urbano |
title_short |
LÓGICAS ESPACIAIS DAS EMPRESAS FRANQUEADAS DO RAMO COMERCIAL DE CONFECÇÕES E CALÇADOS: CIDADES MÉDIAS E CONSUMO |
title_full |
LÓGICAS ESPACIAIS DAS EMPRESAS FRANQUEADAS DO RAMO COMERCIAL DE CONFECÇÕES E CALÇADOS: CIDADES MÉDIAS E CONSUMO |
title_fullStr |
LÓGICAS ESPACIAIS DAS EMPRESAS FRANQUEADAS DO RAMO COMERCIAL DE CONFECÇÕES E CALÇADOS: CIDADES MÉDIAS E CONSUMO |
title_full_unstemmed |
LÓGICAS ESPACIAIS DAS EMPRESAS FRANQUEADAS DO RAMO COMERCIAL DE CONFECÇÕES E CALÇADOS: CIDADES MÉDIAS E CONSUMO |
title_sort |
LÓGICAS ESPACIAIS DAS EMPRESAS FRANQUEADAS DO RAMO COMERCIAL DE CONFECÇÕES E CALÇADOS: CIDADES MÉDIAS E CONSUMO |
author |
Mattos, Ariane Barilli |
author_facet |
Mattos, Ariane Barilli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattos, Ariane Barilli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema de franquias Lógicas espaciais Ramo comercial de confecções e calçados. Geografia Urbana Produção do Espaço Urbano |
topic |
Sistema de franquias Lógicas espaciais Ramo comercial de confecções e calçados. Geografia Urbana Produção do Espaço Urbano |
description |
O sistema de franquias passou, nos últimos anos, por uma grande expansão e evolução. Houve um rápido crescimento e existência multiescalar das empresas franqueadas, isto é, estas passaram a operar desde as escalas locais até as escalas globais. Dessa forma, a evolução desta forma de organização das empresas é algo marcante no atual mundo globalizado. O presente artigo busca discorrer, analisar e debater o sistema de franquias, com foco nas cidades médias, com o intuito de contribuir para a compreensão das lógicas espaciais destas empresas, por meio da localização delas nos centros tradicionais e nos shopping centers e suas repercussões sobre as estruturas urbanas. O texto busca discutir sobre o sistema de franquias a partir de referenciais teóricos e das empresas franqueadas do ramo comercial de confecções e calçados, visto que este ramo tem importância na redefinição das práticas de consumo no período contemporâneo, influenciando de forma relevante nas estratégias espaciais das empresas que nele atuam, produzindo e reforçando centralidades. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/30675 10.14393/RCG175712 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/30675 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG175712 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/30675/17937 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Caminhos de Geografia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Caminhos de Geografia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 17 No. 57 (2016): Março ; 175-190 Caminhos de Geografia; Vol. 17 Núm. 57 (2016): Março ; 175-190 Caminhos de Geografia; v. 17 n. 57 (2016): Março ; 175-190 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067015219838976 |