IMPLICAÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: PARA QUEM? E PARA QUE?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Vandeir Robson da Silva
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15463
Resumo: No contexto contemporâneo de demandas por renovações na educação geográfica, sobretudo as metodológicas, recursos da tecnologia da informação têm sido incorporados como formas de mediação pedagógica. Entretanto, esse processo não tem sido respaldado, muitas vezes, por estudos sobre a pertinência, a relevância, as possibilidades e os limites das novas tecnologias adotadas, tendo em vista práticas educativas e níveis de ensino. Desse modo, a adoção de novas formas de mediação pedagógica nem sempre tem proporcionado processos de ensino e aprendizagem significativos e inovadores. Este artigo parte da importância de se incorporar recursos da tecnologia da informação, particularmente os ambientes computacionais, à praticas pedagógicas.
id UFU-16_8ec0297128a4d743f0164f4eae2cf148
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/15463
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling IMPLICAÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: PARA QUEM? E PARA QUE?Geografiaeducaçãoambientes computacionais e softwaresNo contexto contemporâneo de demandas por renovações na educação geográfica, sobretudo as metodológicas, recursos da tecnologia da informação têm sido incorporados como formas de mediação pedagógica. Entretanto, esse processo não tem sido respaldado, muitas vezes, por estudos sobre a pertinência, a relevância, as possibilidades e os limites das novas tecnologias adotadas, tendo em vista práticas educativas e níveis de ensino. Desse modo, a adoção de novas formas de mediação pedagógica nem sempre tem proporcionado processos de ensino e aprendizagem significativos e inovadores. Este artigo parte da importância de se incorporar recursos da tecnologia da informação, particularmente os ambientes computacionais, à praticas pedagógicas.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2005-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1546310.14393/RCG61615463Caminhos de Geografia; Vol. 6 No. 16 (2005): Outubro ; 242-253Caminhos de Geografia; Vol. 6 Núm. 16 (2005): Outubro ; 242-253Caminhos de Geografia; v. 6 n. 16 (2005): Outubro ; 242-2531678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15463/8753Copyright (c) 2005 Vandeir Robson da Silva Matiashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMatias, Vandeir Robson da Silva2022-11-21T20:16:51Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/15463Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-21T20:16:51Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPLICAÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: PARA QUEM? E PARA QUE?
title IMPLICAÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: PARA QUEM? E PARA QUE?
spellingShingle IMPLICAÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: PARA QUEM? E PARA QUE?
Matias, Vandeir Robson da Silva
Geografia
educação
ambientes computacionais e softwares
title_short IMPLICAÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: PARA QUEM? E PARA QUE?
title_full IMPLICAÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: PARA QUEM? E PARA QUE?
title_fullStr IMPLICAÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: PARA QUEM? E PARA QUE?
title_full_unstemmed IMPLICAÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: PARA QUEM? E PARA QUE?
title_sort IMPLICAÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: PARA QUEM? E PARA QUE?
author Matias, Vandeir Robson da Silva
author_facet Matias, Vandeir Robson da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Vandeir Robson da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
educação
ambientes computacionais e softwares
topic Geografia
educação
ambientes computacionais e softwares
description No contexto contemporâneo de demandas por renovações na educação geográfica, sobretudo as metodológicas, recursos da tecnologia da informação têm sido incorporados como formas de mediação pedagógica. Entretanto, esse processo não tem sido respaldado, muitas vezes, por estudos sobre a pertinência, a relevância, as possibilidades e os limites das novas tecnologias adotadas, tendo em vista práticas educativas e níveis de ensino. Desse modo, a adoção de novas formas de mediação pedagógica nem sempre tem proporcionado processos de ensino e aprendizagem significativos e inovadores. Este artigo parte da importância de se incorporar recursos da tecnologia da informação, particularmente os ambientes computacionais, à praticas pedagógicas.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15463
10.14393/RCG61615463
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15463
identifier_str_mv 10.14393/RCG61615463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15463/8753
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2005 Vandeir Robson da Silva Matias
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2005 Vandeir Robson da Silva Matias
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 6 No. 16 (2005): Outubro ; 242-253
Caminhos de Geografia; Vol. 6 Núm. 16 (2005): Outubro ; 242-253
Caminhos de Geografia; v. 6 n. 16 (2005): Outubro ; 242-253
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067011921018880