IMPLICAÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: PARA QUEM? E PARA QUE?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15463 |
Resumo: | No contexto contemporâneo de demandas por renovações na educação geográfica, sobretudo as metodológicas, recursos da tecnologia da informação têm sido incorporados como formas de mediação pedagógica. Entretanto, esse processo não tem sido respaldado, muitas vezes, por estudos sobre a pertinência, a relevância, as possibilidades e os limites das novas tecnologias adotadas, tendo em vista práticas educativas e níveis de ensino. Desse modo, a adoção de novas formas de mediação pedagógica nem sempre tem proporcionado processos de ensino e aprendizagem significativos e inovadores. Este artigo parte da importância de se incorporar recursos da tecnologia da informação, particularmente os ambientes computacionais, à praticas pedagógicas. |
id |
UFU-16_8ec0297128a4d743f0164f4eae2cf148 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/15463 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
IMPLICAÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: PARA QUEM? E PARA QUE?Geografiaeducaçãoambientes computacionais e softwaresNo contexto contemporâneo de demandas por renovações na educação geográfica, sobretudo as metodológicas, recursos da tecnologia da informação têm sido incorporados como formas de mediação pedagógica. Entretanto, esse processo não tem sido respaldado, muitas vezes, por estudos sobre a pertinência, a relevância, as possibilidades e os limites das novas tecnologias adotadas, tendo em vista práticas educativas e níveis de ensino. Desse modo, a adoção de novas formas de mediação pedagógica nem sempre tem proporcionado processos de ensino e aprendizagem significativos e inovadores. Este artigo parte da importância de se incorporar recursos da tecnologia da informação, particularmente os ambientes computacionais, à praticas pedagógicas.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2005-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1546310.14393/RCG61615463Caminhos de Geografia; Vol. 6 No. 16 (2005): Outubro ; 242-253Caminhos de Geografia; Vol. 6 Núm. 16 (2005): Outubro ; 242-253Caminhos de Geografia; v. 6 n. 16 (2005): Outubro ; 242-2531678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15463/8753Copyright (c) 2005 Vandeir Robson da Silva Matiashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMatias, Vandeir Robson da Silva2022-11-21T20:16:51Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/15463Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-21T20:16:51Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPLICAÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: PARA QUEM? E PARA QUE? |
title |
IMPLICAÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: PARA QUEM? E PARA QUE? |
spellingShingle |
IMPLICAÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: PARA QUEM? E PARA QUE? Matias, Vandeir Robson da Silva Geografia educação ambientes computacionais e softwares |
title_short |
IMPLICAÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: PARA QUEM? E PARA QUE? |
title_full |
IMPLICAÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: PARA QUEM? E PARA QUE? |
title_fullStr |
IMPLICAÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: PARA QUEM? E PARA QUE? |
title_full_unstemmed |
IMPLICAÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: PARA QUEM? E PARA QUE? |
title_sort |
IMPLICAÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: PARA QUEM? E PARA QUE? |
author |
Matias, Vandeir Robson da Silva |
author_facet |
Matias, Vandeir Robson da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matias, Vandeir Robson da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia educação ambientes computacionais e softwares |
topic |
Geografia educação ambientes computacionais e softwares |
description |
No contexto contemporâneo de demandas por renovações na educação geográfica, sobretudo as metodológicas, recursos da tecnologia da informação têm sido incorporados como formas de mediação pedagógica. Entretanto, esse processo não tem sido respaldado, muitas vezes, por estudos sobre a pertinência, a relevância, as possibilidades e os limites das novas tecnologias adotadas, tendo em vista práticas educativas e níveis de ensino. Desse modo, a adoção de novas formas de mediação pedagógica nem sempre tem proporcionado processos de ensino e aprendizagem significativos e inovadores. Este artigo parte da importância de se incorporar recursos da tecnologia da informação, particularmente os ambientes computacionais, à praticas pedagógicas. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15463 10.14393/RCG61615463 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15463 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG61615463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15463/8753 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2005 Vandeir Robson da Silva Matias http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2005 Vandeir Robson da Silva Matias http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 6 No. 16 (2005): Outubro ; 242-253 Caminhos de Geografia; Vol. 6 Núm. 16 (2005): Outubro ; 242-253 Caminhos de Geografia; v. 6 n. 16 (2005): Outubro ; 242-253 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067011921018880 |