Lixo eletrônico: discutindo possibilidades de descarte consciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guilherme, Christian Roberto de Farias
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Evaristo, Gabriel Filipe, Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva, Pauletti, Fabiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10831
Resumo: O fácil acesso a informação decorrente do uso da tecnologia nos proporciona uma variedade de benefícios que facilitam nosso dia a dia, como, por exemplo, os aparelhos eletrônicos de comunicação, que tornaram-se essenciais para tarefas como o controle de contas bancárias e até mesmo para fins de entretenimento. No entanto, devemos nos atentar aos cuidados necessários quanto ao descarte de resíduos eletrônicos, tal que, o constante avanço tecnológico tem resultado na escassez dos recursos naturais, sendo então um ponto muito negativo para o meio ambiente. Diante disso, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma proposta direcionada ao ensino médio a partir de conceitos de Química, Geografia, Artes e Português, visando a sensibilização crítica dos estudantes. Atualmente, existe uma necessidade de uma abordagem interdisciplinar nas escolas a fim de promover um ensino que priorize e valorize a formação dos sujeitos mediante a integração dos diversos conceitos presentes nas disciplinas escolares. Contudo, isso não depende somente do trabalho conjunto entre determinadas disciplinas, mas também da valorização da realidade e contexto em que os estudantes estão inseridos. O projeto foi resultado da união de dois outros projetos, ambos foram desenvolvidos na disciplina de Projetos Interdisciplinares Integradores Como Componente Curricular 1 e na parte dois da disciplina como resultado avaliativo iremos aplicá-lo, entretanto, está em desenvolvimento em um colégio localizado na região de Curitiba, no estado do Paraná, direcionado a duas turmas do segundo ano do ensino médio. Obtivemos o apoio até o momento de professores das disciplinas de Química, Português, direção escolar e da Pedagoga responsável pelo ano em que será aplicado o trabalho. Em relação ao lixo eletrônico que deve ser descartado corretamente, estamos pesquisando alguma empresa que fique responsável por essa coleta, no entanto, caso não haja nenhuma disposta a auxiliar, iremos conscientizar os estudantes a descartar os resíduos no local em que compraram, ou em coletas especiais administradas pela prefeitura de Curitiba. Para cada abordagem disciplinar, sugerimos conceitos a serem desenvolvidos. Na disciplina de Química, os conteúdos de inorgânica - dissolução de metais pesados - podem ser trabalhados com o auxílio de softwares computacionais, podendo os alunos representar os compostos utilizando como, por exemplo, ChemSketch, Avogadro, Chemoffice, além do conceito relacionado à eletroquímica associado ao descarte de pilhas. No que tange a Geografia, sugerimos a pesquisa de temas sobre globalização e consumismo induzidos pelos avanços tecnológicos, além da discussão dos problemas ambientais decorrentes do consumo de recursos naturais. Na disciplina de Artes, sugerimos a elaboração de matérias de divulgação e de conscientização quanto à destinação correta de lixo eletrônico. Já em Português, a sugestão é a escrita de uma redação dissertativa argumentativa a respeito da compreensão dos estudantes em torno de toda a proposta interdisciplinar que vivenciaram durante o projeto. A temática trabalhada dessa maneira contribui com a formação crítica e social dos estudantes, através de uma sequência de cunho interdisciplinar e contextualizado, uma vez que a mesma promove impactos positivos diante de um trabalho conjunto entre diferentes áreas de atuação, o que converge com os ensejos educacionais contemporâneos
id UTFPR-13_41636fdd2395b6bb350290a94d48e6f7
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10831
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Lixo eletrônico: discutindo possibilidades de descarte conscienteEnsino e Aprendizagem na Sala de AulaInterdisciplinaridade; Ensino; Softwares computacionais; Contextualização.O fácil acesso a informação decorrente do uso da tecnologia nos proporciona uma variedade de benefícios que facilitam nosso dia a dia, como, por exemplo, os aparelhos eletrônicos de comunicação, que tornaram-se essenciais para tarefas como o controle de contas bancárias e até mesmo para fins de entretenimento. No entanto, devemos nos atentar aos cuidados necessários quanto ao descarte de resíduos eletrônicos, tal que, o constante avanço tecnológico tem resultado na escassez dos recursos naturais, sendo então um ponto muito negativo para o meio ambiente. Diante disso, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma proposta direcionada ao ensino médio a partir de conceitos de Química, Geografia, Artes e Português, visando a sensibilização crítica dos estudantes. Atualmente, existe uma necessidade de uma abordagem interdisciplinar nas escolas a fim de promover um ensino que priorize e valorize a formação dos sujeitos mediante a integração dos diversos conceitos presentes nas disciplinas escolares. Contudo, isso não depende somente do trabalho conjunto entre determinadas disciplinas, mas também da valorização da realidade e contexto em que os estudantes estão inseridos. O projeto foi resultado da união de dois outros projetos, ambos foram desenvolvidos na disciplina de Projetos Interdisciplinares Integradores Como Componente Curricular 1 e na parte dois da disciplina como resultado avaliativo iremos aplicá-lo, entretanto, está em desenvolvimento em um colégio localizado na região de Curitiba, no estado do Paraná, direcionado a duas turmas do segundo ano do ensino médio. Obtivemos o apoio até o momento de professores das disciplinas de Química, Português, direção escolar e da Pedagoga responsável pelo ano em que será aplicado o trabalho. Em relação ao lixo eletrônico que deve ser descartado corretamente, estamos pesquisando alguma empresa que fique responsável por essa coleta, no entanto, caso não haja nenhuma disposta a auxiliar, iremos conscientizar os estudantes a descartar os resíduos no local em que compraram, ou em coletas especiais administradas pela prefeitura de Curitiba. Para cada abordagem disciplinar, sugerimos conceitos a serem desenvolvidos. Na disciplina de Química, os conteúdos de inorgânica - dissolução de metais pesados - podem ser trabalhados com o auxílio de softwares computacionais, podendo os alunos representar os compostos utilizando como, por exemplo, ChemSketch, Avogadro, Chemoffice, além do conceito relacionado à eletroquímica associado ao descarte de pilhas. No que tange a Geografia, sugerimos a pesquisa de temas sobre globalização e consumismo induzidos pelos avanços tecnológicos, além da discussão dos problemas ambientais decorrentes do consumo de recursos naturais. Na disciplina de Artes, sugerimos a elaboração de matérias de divulgação e de conscientização quanto à destinação correta de lixo eletrônico. Já em Português, a sugestão é a escrita de uma redação dissertativa argumentativa a respeito da compreensão dos estudantes em torno de toda a proposta interdisciplinar que vivenciaram durante o projeto. A temática trabalhada dessa maneira contribui com a formação crítica e social dos estudantes, através de uma sequência de cunho interdisciplinar e contextualizado, uma vez que a mesma promove impactos positivos diante de um trabalho conjunto entre diferentes áreas de atuação, o que converge com os ensejos educacionais contemporâneosUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Não contouGuilherme, Christian Roberto de FariasEvaristo, Gabriel FilipeHussein, Fabiana Roberta Gonçalves e SilvaPauletti, Fabiana2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1083110.3895/actio.v1n1.10831ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; PôsterACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10831/6966https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/10831/1470https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/10831/1471Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:50Zoai:periodicos.utfpr:article/10831Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:50Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Lixo eletrônico: discutindo possibilidades de descarte consciente
title Lixo eletrônico: discutindo possibilidades de descarte consciente
spellingShingle Lixo eletrônico: discutindo possibilidades de descarte consciente
Guilherme, Christian Roberto de Farias
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
Interdisciplinaridade; Ensino; Softwares computacionais; Contextualização.
title_short Lixo eletrônico: discutindo possibilidades de descarte consciente
title_full Lixo eletrônico: discutindo possibilidades de descarte consciente
title_fullStr Lixo eletrônico: discutindo possibilidades de descarte consciente
title_full_unstemmed Lixo eletrônico: discutindo possibilidades de descarte consciente
title_sort Lixo eletrônico: discutindo possibilidades de descarte consciente
author Guilherme, Christian Roberto de Farias
author_facet Guilherme, Christian Roberto de Farias
Evaristo, Gabriel Filipe
Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva
Pauletti, Fabiana
author_role author
author2 Evaristo, Gabriel Filipe
Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva
Pauletti, Fabiana
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Não contou
dc.contributor.author.fl_str_mv Guilherme, Christian Roberto de Farias
Evaristo, Gabriel Filipe
Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva
Pauletti, Fabiana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
Interdisciplinaridade; Ensino; Softwares computacionais; Contextualização.
topic Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
Interdisciplinaridade; Ensino; Softwares computacionais; Contextualização.
description O fácil acesso a informação decorrente do uso da tecnologia nos proporciona uma variedade de benefícios que facilitam nosso dia a dia, como, por exemplo, os aparelhos eletrônicos de comunicação, que tornaram-se essenciais para tarefas como o controle de contas bancárias e até mesmo para fins de entretenimento. No entanto, devemos nos atentar aos cuidados necessários quanto ao descarte de resíduos eletrônicos, tal que, o constante avanço tecnológico tem resultado na escassez dos recursos naturais, sendo então um ponto muito negativo para o meio ambiente. Diante disso, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma proposta direcionada ao ensino médio a partir de conceitos de Química, Geografia, Artes e Português, visando a sensibilização crítica dos estudantes. Atualmente, existe uma necessidade de uma abordagem interdisciplinar nas escolas a fim de promover um ensino que priorize e valorize a formação dos sujeitos mediante a integração dos diversos conceitos presentes nas disciplinas escolares. Contudo, isso não depende somente do trabalho conjunto entre determinadas disciplinas, mas também da valorização da realidade e contexto em que os estudantes estão inseridos. O projeto foi resultado da união de dois outros projetos, ambos foram desenvolvidos na disciplina de Projetos Interdisciplinares Integradores Como Componente Curricular 1 e na parte dois da disciplina como resultado avaliativo iremos aplicá-lo, entretanto, está em desenvolvimento em um colégio localizado na região de Curitiba, no estado do Paraná, direcionado a duas turmas do segundo ano do ensino médio. Obtivemos o apoio até o momento de professores das disciplinas de Química, Português, direção escolar e da Pedagoga responsável pelo ano em que será aplicado o trabalho. Em relação ao lixo eletrônico que deve ser descartado corretamente, estamos pesquisando alguma empresa que fique responsável por essa coleta, no entanto, caso não haja nenhuma disposta a auxiliar, iremos conscientizar os estudantes a descartar os resíduos no local em que compraram, ou em coletas especiais administradas pela prefeitura de Curitiba. Para cada abordagem disciplinar, sugerimos conceitos a serem desenvolvidos. Na disciplina de Química, os conteúdos de inorgânica - dissolução de metais pesados - podem ser trabalhados com o auxílio de softwares computacionais, podendo os alunos representar os compostos utilizando como, por exemplo, ChemSketch, Avogadro, Chemoffice, além do conceito relacionado à eletroquímica associado ao descarte de pilhas. No que tange a Geografia, sugerimos a pesquisa de temas sobre globalização e consumismo induzidos pelos avanços tecnológicos, além da discussão dos problemas ambientais decorrentes do consumo de recursos naturais. Na disciplina de Artes, sugerimos a elaboração de matérias de divulgação e de conscientização quanto à destinação correta de lixo eletrônico. Já em Português, a sugestão é a escrita de uma redação dissertativa argumentativa a respeito da compreensão dos estudantes em torno de toda a proposta interdisciplinar que vivenciaram durante o projeto. A temática trabalhada dessa maneira contribui com a formação crítica e social dos estudantes, através de uma sequência de cunho interdisciplinar e contextualizado, uma vez que a mesma promove impactos positivos diante de um trabalho conjunto entre diferentes áreas de atuação, o que converge com os ensejos educacionais contemporâneos
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10831
10.3895/actio.v1n1.10831
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10831
identifier_str_mv 10.3895/actio.v1n1.10831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10831/6966
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/10831/1470
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/10831/1471
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster
ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster
2525-8923
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984253566976