GEOGRAFIA CLÁSSICA E ENSINO: UMA BREVE DISCUSSÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29206 |
Resumo: | Este artigo possui como intento desvelar a visão que alguns geógrafos clássicos apresentavam quanto ao ensino de geografia, considerando as peculiaridades espaço-temporais de suas obras. Como aporte teórico-metodológico deste estudo, analisou-se obras de renomados geógrafos clássicos, bem como textos de autores que escrevem sobre a Geografia Clássica, enfocando a problemática do ensino da disciplina de Geografia no período de sua sistematização enquanto ciência. Algo que merece ênfase é o fato de que o ensino de geografia, tanto no nível escolar, quanto no acadêmico, serviu, por muito tempo, a um projeto nacionalista. Era intenso o enlace existente entre ensino de geografia e geopolítica. Outro aspecto que deve ser salientado é que alguns dos renomados geógrafos clássicos eram significativamente opostos ao método tradicional de ensino, baseado na mera repetição dos saberes transmitidos pelos docentes, como se os estudantes fossem simples receptáculos do conhecimento. Portanto, a partir da análise das obras supramencionadas, pode-se afirmar que já no século XIX, alguns dos expoentes da Geografia Clássica já discutiam sobre o ensino da disciplina, defendendo algumas práticas bastante valorizadas hodiernamente, como por exemplo, os trabalhos de campo e excursões, a utilização do globo terrestre na sala de aula, entre outros. |
id |
UFU-16_974a31d4c694805321501d6b9e7aea34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29206 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
GEOGRAFIA CLÁSSICA E ENSINO: UMA BREVE DISCUSSÃOCiência geográficaPeríodo tradicionalEnsinoEste artigo possui como intento desvelar a visão que alguns geógrafos clássicos apresentavam quanto ao ensino de geografia, considerando as peculiaridades espaço-temporais de suas obras. Como aporte teórico-metodológico deste estudo, analisou-se obras de renomados geógrafos clássicos, bem como textos de autores que escrevem sobre a Geografia Clássica, enfocando a problemática do ensino da disciplina de Geografia no período de sua sistematização enquanto ciência. Algo que merece ênfase é o fato de que o ensino de geografia, tanto no nível escolar, quanto no acadêmico, serviu, por muito tempo, a um projeto nacionalista. Era intenso o enlace existente entre ensino de geografia e geopolítica. Outro aspecto que deve ser salientado é que alguns dos renomados geógrafos clássicos eram significativamente opostos ao método tradicional de ensino, baseado na mera repetição dos saberes transmitidos pelos docentes, como se os estudantes fossem simples receptáculos do conhecimento. Portanto, a partir da análise das obras supramencionadas, pode-se afirmar que já no século XIX, alguns dos expoentes da Geografia Clássica já discutiam sobre o ensino da disciplina, defendendo algumas práticas bastante valorizadas hodiernamente, como por exemplo, os trabalhos de campo e excursões, a utilização do globo terrestre na sala de aula, entre outros.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/2920610.14393/RCG165629206Caminhos de Geografia; Vol. 16 No. 56 (2015): Dezembro ; 62-72Caminhos de Geografia; Vol. 16 Núm. 56 (2015): Dezembro ; 62-72Caminhos de Geografia; v. 16 n. 56 (2015): Dezembro ; 62-721678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29206/17448Copyright (c) 2015 Caminhos de Geografiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVilas Boas, Lucas Guedes2022-11-04T14:03:35Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29206Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-04T14:03:35Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GEOGRAFIA CLÁSSICA E ENSINO: UMA BREVE DISCUSSÃO |
title |
GEOGRAFIA CLÁSSICA E ENSINO: UMA BREVE DISCUSSÃO |
spellingShingle |
GEOGRAFIA CLÁSSICA E ENSINO: UMA BREVE DISCUSSÃO Vilas Boas, Lucas Guedes Ciência geográfica Período tradicional Ensino |
title_short |
GEOGRAFIA CLÁSSICA E ENSINO: UMA BREVE DISCUSSÃO |
title_full |
GEOGRAFIA CLÁSSICA E ENSINO: UMA BREVE DISCUSSÃO |
title_fullStr |
GEOGRAFIA CLÁSSICA E ENSINO: UMA BREVE DISCUSSÃO |
title_full_unstemmed |
GEOGRAFIA CLÁSSICA E ENSINO: UMA BREVE DISCUSSÃO |
title_sort |
GEOGRAFIA CLÁSSICA E ENSINO: UMA BREVE DISCUSSÃO |
author |
Vilas Boas, Lucas Guedes |
author_facet |
Vilas Boas, Lucas Guedes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilas Boas, Lucas Guedes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência geográfica Período tradicional Ensino |
topic |
Ciência geográfica Período tradicional Ensino |
description |
Este artigo possui como intento desvelar a visão que alguns geógrafos clássicos apresentavam quanto ao ensino de geografia, considerando as peculiaridades espaço-temporais de suas obras. Como aporte teórico-metodológico deste estudo, analisou-se obras de renomados geógrafos clássicos, bem como textos de autores que escrevem sobre a Geografia Clássica, enfocando a problemática do ensino da disciplina de Geografia no período de sua sistematização enquanto ciência. Algo que merece ênfase é o fato de que o ensino de geografia, tanto no nível escolar, quanto no acadêmico, serviu, por muito tempo, a um projeto nacionalista. Era intenso o enlace existente entre ensino de geografia e geopolítica. Outro aspecto que deve ser salientado é que alguns dos renomados geógrafos clássicos eram significativamente opostos ao método tradicional de ensino, baseado na mera repetição dos saberes transmitidos pelos docentes, como se os estudantes fossem simples receptáculos do conhecimento. Portanto, a partir da análise das obras supramencionadas, pode-se afirmar que já no século XIX, alguns dos expoentes da Geografia Clássica já discutiam sobre o ensino da disciplina, defendendo algumas práticas bastante valorizadas hodiernamente, como por exemplo, os trabalhos de campo e excursões, a utilização do globo terrestre na sala de aula, entre outros. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29206 10.14393/RCG165629206 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29206 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG165629206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29206/17448 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Caminhos de Geografia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Caminhos de Geografia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 16 No. 56 (2015): Dezembro ; 62-72 Caminhos de Geografia; Vol. 16 Núm. 56 (2015): Dezembro ; 62-72 Caminhos de Geografia; v. 16 n. 56 (2015): Dezembro ; 62-72 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067015173701632 |