GEOGRAFIA CLÁSSICA E ENSINO: UMA BREVE DISCUSSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilas Boas, Lucas Guedes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29206
Resumo: Este artigo possui como intento desvelar a visão que alguns geógrafos clássicos apresentavam quanto ao ensino de geografia, considerando as peculiaridades espaço-temporais de suas obras. Como aporte teórico-metodológico deste estudo, analisou-se obras de renomados geógrafos clássicos, bem como textos de autores que escrevem sobre a Geografia Clássica, enfocando a problemática do ensino da disciplina de Geografia no período de sua sistematização enquanto ciência. Algo que merece ênfase é o fato de que o ensino de geografia, tanto no nível escolar, quanto no acadêmico, serviu, por muito tempo, a um projeto nacionalista. Era intenso o enlace existente entre ensino de geografia e geopolítica. Outro aspecto que deve ser salientado é que alguns dos renomados geógrafos clássicos eram significativamente opostos ao método tradicional de ensino, baseado na mera repetição dos saberes transmitidos pelos docentes, como se os estudantes fossem simples receptáculos do conhecimento. Portanto, a partir da análise das obras supramencionadas, pode-se afirmar que já no século XIX, alguns dos expoentes da Geografia Clássica já discutiam sobre o ensino da disciplina, defendendo algumas práticas bastante valorizadas hodiernamente, como por exemplo, os trabalhos de campo e excursões, a utilização do globo terrestre na sala de aula, entre outros.
id UFU-16_974a31d4c694805321501d6b9e7aea34
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29206
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling GEOGRAFIA CLÁSSICA E ENSINO: UMA BREVE DISCUSSÃOCiência geográficaPeríodo tradicionalEnsinoEste artigo possui como intento desvelar a visão que alguns geógrafos clássicos apresentavam quanto ao ensino de geografia, considerando as peculiaridades espaço-temporais de suas obras. Como aporte teórico-metodológico deste estudo, analisou-se obras de renomados geógrafos clássicos, bem como textos de autores que escrevem sobre a Geografia Clássica, enfocando a problemática do ensino da disciplina de Geografia no período de sua sistematização enquanto ciência. Algo que merece ênfase é o fato de que o ensino de geografia, tanto no nível escolar, quanto no acadêmico, serviu, por muito tempo, a um projeto nacionalista. Era intenso o enlace existente entre ensino de geografia e geopolítica. Outro aspecto que deve ser salientado é que alguns dos renomados geógrafos clássicos eram significativamente opostos ao método tradicional de ensino, baseado na mera repetição dos saberes transmitidos pelos docentes, como se os estudantes fossem simples receptáculos do conhecimento. Portanto, a partir da análise das obras supramencionadas, pode-se afirmar que já no século XIX, alguns dos expoentes da Geografia Clássica já discutiam sobre o ensino da disciplina, defendendo algumas práticas bastante valorizadas hodiernamente, como por exemplo, os trabalhos de campo e excursões, a utilização do globo terrestre na sala de aula, entre outros.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/2920610.14393/RCG165629206Caminhos de Geografia; Vol. 16 No. 56 (2015): Dezembro ; 62-72Caminhos de Geografia; Vol. 16 Núm. 56 (2015): Dezembro ; 62-72Caminhos de Geografia; v. 16 n. 56 (2015): Dezembro ; 62-721678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29206/17448Copyright (c) 2015 Caminhos de Geografiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVilas Boas, Lucas Guedes2022-11-04T14:03:35Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29206Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-04T14:03:35Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv GEOGRAFIA CLÁSSICA E ENSINO: UMA BREVE DISCUSSÃO
title GEOGRAFIA CLÁSSICA E ENSINO: UMA BREVE DISCUSSÃO
spellingShingle GEOGRAFIA CLÁSSICA E ENSINO: UMA BREVE DISCUSSÃO
Vilas Boas, Lucas Guedes
Ciência geográfica
Período tradicional
Ensino
title_short GEOGRAFIA CLÁSSICA E ENSINO: UMA BREVE DISCUSSÃO
title_full GEOGRAFIA CLÁSSICA E ENSINO: UMA BREVE DISCUSSÃO
title_fullStr GEOGRAFIA CLÁSSICA E ENSINO: UMA BREVE DISCUSSÃO
title_full_unstemmed GEOGRAFIA CLÁSSICA E ENSINO: UMA BREVE DISCUSSÃO
title_sort GEOGRAFIA CLÁSSICA E ENSINO: UMA BREVE DISCUSSÃO
author Vilas Boas, Lucas Guedes
author_facet Vilas Boas, Lucas Guedes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilas Boas, Lucas Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência geográfica
Período tradicional
Ensino
topic Ciência geográfica
Período tradicional
Ensino
description Este artigo possui como intento desvelar a visão que alguns geógrafos clássicos apresentavam quanto ao ensino de geografia, considerando as peculiaridades espaço-temporais de suas obras. Como aporte teórico-metodológico deste estudo, analisou-se obras de renomados geógrafos clássicos, bem como textos de autores que escrevem sobre a Geografia Clássica, enfocando a problemática do ensino da disciplina de Geografia no período de sua sistematização enquanto ciência. Algo que merece ênfase é o fato de que o ensino de geografia, tanto no nível escolar, quanto no acadêmico, serviu, por muito tempo, a um projeto nacionalista. Era intenso o enlace existente entre ensino de geografia e geopolítica. Outro aspecto que deve ser salientado é que alguns dos renomados geógrafos clássicos eram significativamente opostos ao método tradicional de ensino, baseado na mera repetição dos saberes transmitidos pelos docentes, como se os estudantes fossem simples receptáculos do conhecimento. Portanto, a partir da análise das obras supramencionadas, pode-se afirmar que já no século XIX, alguns dos expoentes da Geografia Clássica já discutiam sobre o ensino da disciplina, defendendo algumas práticas bastante valorizadas hodiernamente, como por exemplo, os trabalhos de campo e excursões, a utilização do globo terrestre na sala de aula, entre outros.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29206
10.14393/RCG165629206
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29206
identifier_str_mv 10.14393/RCG165629206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29206/17448
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Caminhos de Geografia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Caminhos de Geografia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 16 No. 56 (2015): Dezembro ; 62-72
Caminhos de Geografia; Vol. 16 Núm. 56 (2015): Dezembro ; 62-72
Caminhos de Geografia; v. 16 n. 56 (2015): Dezembro ; 62-72
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067015173701632