PRÁTICAS DO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DE UMA ESCOLA DO CAMPO A PARTIR DO ENSINO DECOLONIAL
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Equador |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/11963 |
Resumo: | A pesquisa parte de uma abordagem sobre práticas educacionais ligadas à disciplina de Geografia como práxis do processo de construção de um ensino decolonial na Escola do Campo Madre Cristina, no Munícipio de Mirassol D’Oeste/MT, identificando a contribuição dos professores e do território enquanto fruto de luta pela terra na desmistificação do ensino tradicional. A construção do estudo elencou uma análise pautada na busca de entender a metodologia convencional, perpassando pela BNCC até chegarmos à proposição do ensino decolonial, com ênfase de se compreender a relevância do território na educação, com base em livros e artigos de autores que trabalham nesta proposta. Como metodologia, apresentamos a área de estudo realçando seu histórico e, in loco, a proposta de questionário semiestruturado, conversas não estruturada e de observação participante para uma análise do território do Assentamento, enfatizando o ensino como base de construção/desconstrução de paradigmas. Estas metodologias foram de suma importância para o conhecimento, objetiva e subjetivamente do lócus da pesquisa, permitindo a utilização da abordagem quanti- qualitativa, para a interpretação do que foi observado sobre o papel do professor de geografia e sua práxis no contexto do campo. A utilização de novas práticas pedagógicas e a compreensão do ensino decolonial possibilita a formação de sujeitos com criticidade e, que efetivamente questionem o modelo eurocêntrico de ver o mundo e toda a sua contraditoriedade para uma escola de autonomia. |
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PRÁTICAS DO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DE UMA ESCOLA DO CAMPO A PARTIR DO ENSINO DECOLONIALEnsino de GeografiaGeografia. Ensino tradicional. Ensino decolonial. Criticidade. Autonomia.A pesquisa parte de uma abordagem sobre práticas educacionais ligadas à disciplina de Geografia como práxis do processo de construção de um ensino decolonial na Escola do Campo Madre Cristina, no Munícipio de Mirassol D’Oeste/MT, identificando a contribuição dos professores e do território enquanto fruto de luta pela terra na desmistificação do ensino tradicional. A construção do estudo elencou uma análise pautada na busca de entender a metodologia convencional, perpassando pela BNCC até chegarmos à proposição do ensino decolonial, com ênfase de se compreender a relevância do território na educação, com base em livros e artigos de autores que trabalham nesta proposta. Como metodologia, apresentamos a área de estudo realçando seu histórico e, in loco, a proposta de questionário semiestruturado, conversas não estruturada e de observação participante para uma análise do território do Assentamento, enfatizando o ensino como base de construção/desconstrução de paradigmas. Estas metodologias foram de suma importância para o conhecimento, objetiva e subjetivamente do lócus da pesquisa, permitindo a utilização da abordagem quanti- qualitativa, para a interpretação do que foi observado sobre o papel do professor de geografia e sua práxis no contexto do campo. A utilização de novas práticas pedagógicas e a compreensão do ensino decolonial possibilita a formação de sujeitos com criticidade e, que efetivamente questionem o modelo eurocêntrico de ver o mundo e toda a sua contraditoriedade para uma escola de autonomia.UFPIPatrocínio Pereira, Lisanil da ConceiçãoBalbuena, Ronilson Farias MajjioneBalbuena, Leticia Bazzi do Nascimento2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/1196310.26694/equador.v10i01.11963REVISTA EQUADOR; v. 10, n. 01 (2021); 269 - 2862317-349110.26694/equador.v10i01reponame:Revista Equadorinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/11963/7483https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/downloadSuppFile/11963/3378Direitos autorais 2021 REVISTA EQUADORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-14T16:33:50Zoai:ojs.10.22.15.19:article/11963Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/equadorPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/equador/oaicmsaboia@gmail.com||revistaequador@ufpi.edu.br2317-34912317-3491opendoar:2021-07-14T16:33:50Revista Equador - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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