A EVOLUÇÃO DA MOBILIDADE NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: ANÁLISE AGREGADA E DESAGREGADA - 1987 a 1997
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
DOI: | 10.14393/RCG61615454 |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15454 |
Resumo: | A simples qualificação do transporte urbano não melhora a mobilidade de populações, principalmente carentes, pois fatores socioeconômicos tendem a ser preponderantes à disponibilidade de transporte. Este trabalho tem a pretensão de analisar a evolução da mobilidade, relacionada a fatores socioeconômicos, no município de São Paulo, entre 1987 e 1997, de modo agregado (todo município) e desagregado (zonas da pesquisa origem destino). De modo agregado, para todo município, observou-se uma diminuição da mobilidade por classe de renda e grau de instrução excetuando-se a mobilidade individual (auto) das classes D e E o que indicaria uma transferência entre modos de transporte. Na análise desagregada, através de técnicas de análise espacial, foi possível identificar a formação de um novo pólo de pobreza a noroeste do município em 1997 assim como através da observação de "outliersâ€? (áreas fora do padrão da região) a identificação, já em 1987, de área com possibilidade de alteração no padrão de mobilidade individual, o que se confirmou em 1997. Relativo ao enfoque transporte e trânsito tornou-se mais claro que mesmo com uma variação negativa da mobilidade do município (total nos 10 anos igual a -10%) o trânsito da cidade piorou principalmente devido ao aumento da mobilidade, em mais de 50%, nos municípios da Região Metropolitana (excluindo-se São Paulo) e o crescimento populacional da maioria destes municípios em mais do que o dobro do crescimento da população do município de São Paulo (8% em 10 anos). |
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A simples qualificação do transporte urbano não melhora a mobilidade de populações, principalmente carentes, pois fatores socioeconômicos tendem a ser preponderantes à disponibilidade de transporte. Este trabalho tem a pretensão de analisar a evolução da mobilidade, relacionada a fatores socioeconômicos, no município de São Paulo, entre 1987 e 1997, de modo agregado (todo município) e desagregado (zonas da pesquisa origem destino). De modo agregado, para todo município, observou-se uma diminuição da mobilidade por classe de renda e grau de instrução excetuando-se a mobilidade individual (auto) das classes D e E o que indicaria uma transferência entre modos de transporte. Na análise desagregada, através de técnicas de análise espacial, foi possível identificar a formação de um novo pólo de pobreza a noroeste do município em 1997 assim como através da observação de "outliersâ€? (áreas fora do padrão da região) a identificação, já em 1987, de área com possibilidade de alteração no padrão de mobilidade individual, o que se confirmou em 1997. Relativo ao enfoque transporte e trânsito tornou-se mais claro que mesmo com uma variação negativa da mobilidade do município (total nos 10 anos igual a -10%) o trânsito da cidade piorou principalmente devido ao aumento da mobilidade, em mais de 50%, nos municípios da Região Metropolitana (excluindo-se São Paulo) e o crescimento populacional da maioria destes municípios em mais do que o dobro do crescimento da população do município de São Paulo (8% em 10 anos). |
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