ARTESANATO NO E PARA O MERCADO: AS REDES DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DOS ARTESANATOS DAS FEIRAS HIPPIE E DO CERRADO DE GOIÂNIA - GO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16029 |
Resumo: | A aceleração do consumo propiciada pela globalização, o constante avanço da tecnologia, a indústria cultural e o turismo são alguns fatores que alteram o artesanato na medida em que há o risco de padronização dos objetos e consequente modificação no seu significado e sentido. Considerando-se tais pressupostos, este artigo analisa o comércio e a produção, ou seja, o artesanato noe para o mercado, tendo como objeto aquele exposto nas feiras Hippie e do Cerrado da cidade de Goiânia-GO, recuperando-se suas redes organizacionais. A pesquisa justifica-se pela carência de produção geográfica versando sobre esta atividade, apesar de sua relevância, já que, comumente, mesmo nas viagens de curta distância, não há quem não compre uma “lembrancinha” ou não se admire com a habilidade de alguém para produzir tal ou qual peça ao circular por uma feira. Metodologicamente, recorrem-se às técnicas de observação e entrevistas com perguntas estruturadas e semi-estruturadas aplicadas em trabalhos de campo, alémdas análises documental e bibliográfica. |
id |
UFU-16_abd319e54dbfac83bada528fb1704356 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16029 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
ARTESANATO NO E PARA O MERCADO: AS REDES DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DOS ARTESANATOS DAS FEIRAS HIPPIE E DO CERRADO DE GOIÂNIA - GOArtesanatoredesproduçãocomercialização.A aceleração do consumo propiciada pela globalização, o constante avanço da tecnologia, a indústria cultural e o turismo são alguns fatores que alteram o artesanato na medida em que há o risco de padronização dos objetos e consequente modificação no seu significado e sentido. Considerando-se tais pressupostos, este artigo analisa o comércio e a produção, ou seja, o artesanato noe para o mercado, tendo como objeto aquele exposto nas feiras Hippie e do Cerrado da cidade de Goiânia-GO, recuperando-se suas redes organizacionais. A pesquisa justifica-se pela carência de produção geográfica versando sobre esta atividade, apesar de sua relevância, já que, comumente, mesmo nas viagens de curta distância, não há quem não compre uma “lembrancinha” ou não se admire com a habilidade de alguém para produzir tal ou qual peça ao circular por uma feira. Metodologicamente, recorrem-se às técnicas de observação e entrevistas com perguntas estruturadas e semi-estruturadas aplicadas em trabalhos de campo, alémdas análises documental e bibliográfica.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2010-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1602910.14393/RCG113416029Caminhos de Geografia; Vol. 11 No. 34 (2010): Junho ; 62-74 Caminhos de Geografia; Vol. 11 Núm. 34 (2010): Junho ; 62-74 Caminhos de Geografia; v. 11 n. 34 (2010): Junho ; 62-74 1678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16029/9033Copyright (c) 2010 Cristiana Andrade Fernandes, Carlos Eduardo Santos Maiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Cristiana AndradeMaia, Carlos Eduardo Santos2022-11-29T19:59:33Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16029Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-29T19:59:33Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ARTESANATO NO E PARA O MERCADO: AS REDES DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DOS ARTESANATOS DAS FEIRAS HIPPIE E DO CERRADO DE GOIÂNIA - GO |
title |
ARTESANATO NO E PARA O MERCADO: AS REDES DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DOS ARTESANATOS DAS FEIRAS HIPPIE E DO CERRADO DE GOIÂNIA - GO |
spellingShingle |
ARTESANATO NO E PARA O MERCADO: AS REDES DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DOS ARTESANATOS DAS FEIRAS HIPPIE E DO CERRADO DE GOIÂNIA - GO Fernandes, Cristiana Andrade Artesanato redes produção comercialização. |
title_short |
ARTESANATO NO E PARA O MERCADO: AS REDES DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DOS ARTESANATOS DAS FEIRAS HIPPIE E DO CERRADO DE GOIÂNIA - GO |
title_full |
ARTESANATO NO E PARA O MERCADO: AS REDES DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DOS ARTESANATOS DAS FEIRAS HIPPIE E DO CERRADO DE GOIÂNIA - GO |
title_fullStr |
ARTESANATO NO E PARA O MERCADO: AS REDES DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DOS ARTESANATOS DAS FEIRAS HIPPIE E DO CERRADO DE GOIÂNIA - GO |
title_full_unstemmed |
ARTESANATO NO E PARA O MERCADO: AS REDES DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DOS ARTESANATOS DAS FEIRAS HIPPIE E DO CERRADO DE GOIÂNIA - GO |
title_sort |
ARTESANATO NO E PARA O MERCADO: AS REDES DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DOS ARTESANATOS DAS FEIRAS HIPPIE E DO CERRADO DE GOIÂNIA - GO |
author |
Fernandes, Cristiana Andrade |
author_facet |
Fernandes, Cristiana Andrade Maia, Carlos Eduardo Santos |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Carlos Eduardo Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Cristiana Andrade Maia, Carlos Eduardo Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artesanato redes produção comercialização. |
topic |
Artesanato redes produção comercialização. |
description |
A aceleração do consumo propiciada pela globalização, o constante avanço da tecnologia, a indústria cultural e o turismo são alguns fatores que alteram o artesanato na medida em que há o risco de padronização dos objetos e consequente modificação no seu significado e sentido. Considerando-se tais pressupostos, este artigo analisa o comércio e a produção, ou seja, o artesanato noe para o mercado, tendo como objeto aquele exposto nas feiras Hippie e do Cerrado da cidade de Goiânia-GO, recuperando-se suas redes organizacionais. A pesquisa justifica-se pela carência de produção geográfica versando sobre esta atividade, apesar de sua relevância, já que, comumente, mesmo nas viagens de curta distância, não há quem não compre uma “lembrancinha” ou não se admire com a habilidade de alguém para produzir tal ou qual peça ao circular por uma feira. Metodologicamente, recorrem-se às técnicas de observação e entrevistas com perguntas estruturadas e semi-estruturadas aplicadas em trabalhos de campo, alémdas análises documental e bibliográfica. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16029 10.14393/RCG113416029 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16029 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG113416029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16029/9033 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Cristiana Andrade Fernandes, Carlos Eduardo Santos Maia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Cristiana Andrade Fernandes, Carlos Eduardo Santos Maia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 11 No. 34 (2010): Junho ; 62-74 Caminhos de Geografia; Vol. 11 Núm. 34 (2010): Junho ; 62-74 Caminhos de Geografia; v. 11 n. 34 (2010): Junho ; 62-74 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067012815454208 |