ARTESANATO NO E PARA O MERCADO: AS REDES DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DOS ARTESANATOS DAS FEIRAS HIPPIE E DO CERRADO DE GOIÂNIA - GO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Cristiana Andrade
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Maia, Carlos Eduardo Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16029
Resumo: A aceleração do consumo propiciada pela globalização, o constante avanço da tecnologia, a indústria cultural e o turismo são alguns fatores que alteram o artesanato na medida em que há o risco de padronização dos objetos e consequente modificação no seu significado e sentido. Considerando-se tais pressupostos, este artigo analisa o comércio e a produção, ou seja, o artesanato noe para o mercado, tendo como objeto aquele exposto nas feiras Hippie e do Cerrado da cidade de Goiânia-GO, recuperando-se suas redes organizacionais. A pesquisa justifica-se pela carência de produção geográfica versando sobre esta atividade, apesar de sua relevância, já que, comumente, mesmo nas viagens de curta distância, não há quem não compre uma “lembrancinha” ou não se admire com a habilidade de alguém para produzir tal ou qual peça ao circular por uma feira. Metodologicamente, recorrem-se às técnicas de observação e entrevistas com perguntas estruturadas e semi-estruturadas aplicadas em trabalhos de campo, alémdas análises documental e bibliográfica.
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