A IMPORTÂNCIA DAS FONTES HISTÓRICAS PARA O CONHECIMENTO DOS CURSOS DE ÁGUA: O CASO DO RIO AVE (NOROESTE DE PORTUGAL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avelino Batista Vieira, António
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: da Silva Costa, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40933
Resumo: A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) é a entidade possuidora de um valioso arquivo resultante da atividade centenária desenvolvida pelos Serviços Hidráulicos com tutela sobre a gestão da água e o planeamento dos recursos hídricos que importa conhecer e divulgar. O acervo documental e técnico dos antigos Serviços Hidráulicos do Douro (SHD) constitui uma oportunidade para entendermos uma Instituição Pública, onde a água e o seu uso marcam profundamente as relações sociais e as atividades económicas. Os processes arquivados no acervo da APA contam casos de estudo que percorrem os usos das águas públicas para diferentes fins, as modalidades da sua utilização, nas técnicas mais tradicionais associadas à rega, e a sua inserção nos diferentes processos produtivos industriais, realçando a importância da hidroeletricidade, no desenvolvimento da bacia do Ave. Este artigo apresenta estudos de caso de interesse particular em termos históricos relacionados à bacia do rio Ave, localizada na região costeira do noroeste de Portugal e à evolução das características morfométricas de seus cursos de água.
id UFU-16_af89c8181accd1b89a53afcb94ecfff7
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/40933
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DAS FONTES HISTÓRICAS PARA O CONHECIMENTO DOS CURSOS DE ÁGUA: O CASO DO RIO AVE (NOROESTE DE PORTUGAL)ArquivoRiosAproveitamentos hidráulicos.A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) é a entidade possuidora de um valioso arquivo resultante da atividade centenária desenvolvida pelos Serviços Hidráulicos com tutela sobre a gestão da água e o planeamento dos recursos hídricos que importa conhecer e divulgar. O acervo documental e técnico dos antigos Serviços Hidráulicos do Douro (SHD) constitui uma oportunidade para entendermos uma Instituição Pública, onde a água e o seu uso marcam profundamente as relações sociais e as atividades económicas. Os processes arquivados no acervo da APA contam casos de estudo que percorrem os usos das águas públicas para diferentes fins, as modalidades da sua utilização, nas técnicas mais tradicionais associadas à rega, e a sua inserção nos diferentes processos produtivos industriais, realçando a importância da hidroeletricidade, no desenvolvimento da bacia do Ave. Este artigo apresenta estudos de caso de interesse particular em termos históricos relacionados à bacia do rio Ave, localizada na região costeira do noroeste de Portugal e à evolução das características morfométricas de seus cursos de água.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40933Caminhos de Geografia; Vol. 18 No. 64 (2017): Edição Especial - Gestão de Bacias Hidrográficas: da teoria à praxis; 263-282Caminhos de Geografia; Vol. 18 Núm. 64 (2017): Edição Especial - Gestão de Bacias Hidrográficas: da teoria à praxis; 263-282Caminhos de Geografia; v. 18 n. 64 (2017): Edição Especial - Gestão de Bacias Hidrográficas: da teoria à praxis; 263-2821678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40933/2166510.14393/RCG186421Copyright (c) 2018 António Avelino Batista Vieira, Francisco da Silva Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessAvelino Batista Vieira, Antónioda Silva Costa, Francisco2018-12-14T18:29:00Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/40933Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2018-12-14T18:29Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DAS FONTES HISTÓRICAS PARA O CONHECIMENTO DOS CURSOS DE ÁGUA: O CASO DO RIO AVE (NOROESTE DE PORTUGAL)
title A IMPORTÂNCIA DAS FONTES HISTÓRICAS PARA O CONHECIMENTO DOS CURSOS DE ÁGUA: O CASO DO RIO AVE (NOROESTE DE PORTUGAL)
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DAS FONTES HISTÓRICAS PARA O CONHECIMENTO DOS CURSOS DE ÁGUA: O CASO DO RIO AVE (NOROESTE DE PORTUGAL)
Avelino Batista Vieira, António
Arquivo
Rios
Aproveitamentos hidráulicos.
title_short A IMPORTÂNCIA DAS FONTES HISTÓRICAS PARA O CONHECIMENTO DOS CURSOS DE ÁGUA: O CASO DO RIO AVE (NOROESTE DE PORTUGAL)
title_full A IMPORTÂNCIA DAS FONTES HISTÓRICAS PARA O CONHECIMENTO DOS CURSOS DE ÁGUA: O CASO DO RIO AVE (NOROESTE DE PORTUGAL)
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DAS FONTES HISTÓRICAS PARA O CONHECIMENTO DOS CURSOS DE ÁGUA: O CASO DO RIO AVE (NOROESTE DE PORTUGAL)
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DAS FONTES HISTÓRICAS PARA O CONHECIMENTO DOS CURSOS DE ÁGUA: O CASO DO RIO AVE (NOROESTE DE PORTUGAL)
title_sort A IMPORTÂNCIA DAS FONTES HISTÓRICAS PARA O CONHECIMENTO DOS CURSOS DE ÁGUA: O CASO DO RIO AVE (NOROESTE DE PORTUGAL)
author Avelino Batista Vieira, António
author_facet Avelino Batista Vieira, António
da Silva Costa, Francisco
author_role author
author2 da Silva Costa, Francisco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Avelino Batista Vieira, António
da Silva Costa, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Arquivo
Rios
Aproveitamentos hidráulicos.
topic Arquivo
Rios
Aproveitamentos hidráulicos.
description A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) é a entidade possuidora de um valioso arquivo resultante da atividade centenária desenvolvida pelos Serviços Hidráulicos com tutela sobre a gestão da água e o planeamento dos recursos hídricos que importa conhecer e divulgar. O acervo documental e técnico dos antigos Serviços Hidráulicos do Douro (SHD) constitui uma oportunidade para entendermos uma Instituição Pública, onde a água e o seu uso marcam profundamente as relações sociais e as atividades económicas. Os processes arquivados no acervo da APA contam casos de estudo que percorrem os usos das águas públicas para diferentes fins, as modalidades da sua utilização, nas técnicas mais tradicionais associadas à rega, e a sua inserção nos diferentes processos produtivos industriais, realçando a importância da hidroeletricidade, no desenvolvimento da bacia do Ave. Este artigo apresenta estudos de caso de interesse particular em termos históricos relacionados à bacia do rio Ave, localizada na região costeira do noroeste de Portugal e à evolução das características morfométricas de seus cursos de água.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40933
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40933/21665
10.14393/RCG186421
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 António Avelino Batista Vieira, Francisco da Silva Costa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 António Avelino Batista Vieira, Francisco da Silva Costa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 18 No. 64 (2017): Edição Especial - Gestão de Bacias Hidrográficas: da teoria à praxis; 263-282
Caminhos de Geografia; Vol. 18 Núm. 64 (2017): Edição Especial - Gestão de Bacias Hidrográficas: da teoria à praxis; 263-282
Caminhos de Geografia; v. 18 n. 64 (2017): Edição Especial - Gestão de Bacias Hidrográficas: da teoria à praxis; 263-282
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067016127905792