EXPANSÃO DAS LOJAS DE BAIRRO E O COMÉRCIO DE AUTOSSERVIÇO EM UBERLÂNDIA-MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16534 |
Resumo: | Com quase cinco décadas de implantação no Brasil, o supermercado tornou-se parte essencial da paisagem de qualquer cidade média brasileira, assim como um elemento indissociável do modo de vida e das preocupações de qualquer consumidor. As lojas de vizinhança representam uma forte área de convergência do consumo, principalmente por se tratar de um segmento que comercializa, em primeira instância, gêneros de necessidade básica. Neste sentido, nos últimos anos, em razão de transformações econômicas, sociais, culturais e nos sistemas de transportes, é possível perceber uma relativa diminuição da função comercial do centro das cidades, tanto nas metrópoles quanto em cidades médias, devido à expansão do tecido urbano para novas áreas e a criação de subcentros comerciais, onde tem ocorrido a instalação de superfícies de vendas, principalmente no segmento de autosserviço. Neste sentido, busca-se no presente trabalho esclarecer a dinâmica do comércio de bairro, em especial a descentralização espacial do comércio de autosserviço na cidade de Uberlândia (MG) e a expansão das lojas de vizinhança. |
id |
UFU-16_b67d9201f520e23b6e13f4e969f9e833 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16534 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPANSÃO DAS LOJAS DE BAIRRO E O COMÉRCIO DE AUTOSSERVIÇO EM UBERLÂNDIA-MGComércio de bairroEspaço urbanoCidades médiasAutosserviçoUberlândia (MG)Com quase cinco décadas de implantação no Brasil, o supermercado tornou-se parte essencial da paisagem de qualquer cidade média brasileira, assim como um elemento indissociável do modo de vida e das preocupações de qualquer consumidor. As lojas de vizinhança representam uma forte área de convergência do consumo, principalmente por se tratar de um segmento que comercializa, em primeira instância, gêneros de necessidade básica. Neste sentido, nos últimos anos, em razão de transformações econômicas, sociais, culturais e nos sistemas de transportes, é possível perceber uma relativa diminuição da função comercial do centro das cidades, tanto nas metrópoles quanto em cidades médias, devido à expansão do tecido urbano para novas áreas e a criação de subcentros comerciais, onde tem ocorrido a instalação de superfícies de vendas, principalmente no segmento de autosserviço. Neste sentido, busca-se no presente trabalho esclarecer a dinâmica do comércio de bairro, em especial a descentralização espacial do comércio de autosserviço na cidade de Uberlândia (MG) e a expansão das lojas de vizinhança.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2011-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1653410.14393/RCG123916534Caminhos de Geografia; Vol. 12 No. 39 (2011): Setembro ; 104-115Caminhos de Geografia; Vol. 12 Núm. 39 (2011): Setembro ; 104-115Caminhos de Geografia; v. 12 n. 39 (2011): Setembro ; 104-1151678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16534/9224Copyright (c) 2011 João Paulo Gomes da Silva, Geisa Daise Gumiero Clepshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, João Paulo GomesCleps, Geisa Daise Gumiero2022-11-09T19:24:42Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16534Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-09T19:24:42Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPANSÃO DAS LOJAS DE BAIRRO E O COMÉRCIO DE AUTOSSERVIÇO EM UBERLÂNDIA-MG |
title |
EXPANSÃO DAS LOJAS DE BAIRRO E O COMÉRCIO DE AUTOSSERVIÇO EM UBERLÂNDIA-MG |
spellingShingle |
EXPANSÃO DAS LOJAS DE BAIRRO E O COMÉRCIO DE AUTOSSERVIÇO EM UBERLÂNDIA-MG da Silva, João Paulo Gomes Comércio de bairro Espaço urbano Cidades médias Autosserviço Uberlândia (MG) |
title_short |
EXPANSÃO DAS LOJAS DE BAIRRO E O COMÉRCIO DE AUTOSSERVIÇO EM UBERLÂNDIA-MG |
title_full |
EXPANSÃO DAS LOJAS DE BAIRRO E O COMÉRCIO DE AUTOSSERVIÇO EM UBERLÂNDIA-MG |
title_fullStr |
EXPANSÃO DAS LOJAS DE BAIRRO E O COMÉRCIO DE AUTOSSERVIÇO EM UBERLÂNDIA-MG |
title_full_unstemmed |
EXPANSÃO DAS LOJAS DE BAIRRO E O COMÉRCIO DE AUTOSSERVIÇO EM UBERLÂNDIA-MG |
title_sort |
EXPANSÃO DAS LOJAS DE BAIRRO E O COMÉRCIO DE AUTOSSERVIÇO EM UBERLÂNDIA-MG |
author |
da Silva, João Paulo Gomes |
author_facet |
da Silva, João Paulo Gomes Cleps, Geisa Daise Gumiero |
author_role |
author |
author2 |
Cleps, Geisa Daise Gumiero |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, João Paulo Gomes Cleps, Geisa Daise Gumiero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio de bairro Espaço urbano Cidades médias Autosserviço Uberlândia (MG) |
topic |
Comércio de bairro Espaço urbano Cidades médias Autosserviço Uberlândia (MG) |
description |
Com quase cinco décadas de implantação no Brasil, o supermercado tornou-se parte essencial da paisagem de qualquer cidade média brasileira, assim como um elemento indissociável do modo de vida e das preocupações de qualquer consumidor. As lojas de vizinhança representam uma forte área de convergência do consumo, principalmente por se tratar de um segmento que comercializa, em primeira instância, gêneros de necessidade básica. Neste sentido, nos últimos anos, em razão de transformações econômicas, sociais, culturais e nos sistemas de transportes, é possível perceber uma relativa diminuição da função comercial do centro das cidades, tanto nas metrópoles quanto em cidades médias, devido à expansão do tecido urbano para novas áreas e a criação de subcentros comerciais, onde tem ocorrido a instalação de superfícies de vendas, principalmente no segmento de autosserviço. Neste sentido, busca-se no presente trabalho esclarecer a dinâmica do comércio de bairro, em especial a descentralização espacial do comércio de autosserviço na cidade de Uberlândia (MG) e a expansão das lojas de vizinhança. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16534 10.14393/RCG123916534 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16534 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG123916534 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16534/9224 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 João Paulo Gomes da Silva, Geisa Daise Gumiero Cleps http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 João Paulo Gomes da Silva, Geisa Daise Gumiero Cleps http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 12 No. 39 (2011): Setembro ; 104-115 Caminhos de Geografia; Vol. 12 Núm. 39 (2011): Setembro ; 104-115 Caminhos de Geografia; v. 12 n. 39 (2011): Setembro ; 104-115 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067013740298240 |