EXPANSÃO DAS LOJAS DE BAIRRO E O COMÉRCIO DE AUTOSSERVIÇO EM UBERLÂNDIA-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, João Paulo Gomes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cleps, Geisa Daise Gumiero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16534
Resumo: Com quase cinco décadas de implantação no Brasil, o supermercado tornou-se parte essencial da paisagem de qualquer cidade média brasileira, assim como um elemento indissociável do modo de vida e das preocupações de qualquer consumidor. As lojas de vizinhança representam uma forte área de convergência do consumo, principalmente por se tratar de um segmento que comercializa, em primeira instância, gêneros de necessidade básica. Neste sentido, nos últimos anos, em razão de transformações econômicas, sociais, culturais e nos sistemas de transportes, é possível perceber uma relativa diminuição da função comercial do centro das cidades, tanto nas metrópoles quanto em cidades médias, devido à expansão do tecido urbano para novas áreas e a criação de subcentros comerciais, onde tem ocorrido a instalação de superfícies de vendas, principalmente no segmento de autosserviço. Neste sentido, busca-se no presente trabalho esclarecer a dinâmica do comércio de bairro, em especial a descentralização espacial do comércio de autosserviço na cidade de Uberlândia (MG) e a expansão das lojas de vizinhança.
id UFU-16_b67d9201f520e23b6e13f4e969f9e833
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16534
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling EXPANSÃO DAS LOJAS DE BAIRRO E O COMÉRCIO DE AUTOSSERVIÇO EM UBERLÂNDIA-MGComércio de bairroEspaço urbanoCidades médiasAutosserviçoUberlândia (MG)Com quase cinco décadas de implantação no Brasil, o supermercado tornou-se parte essencial da paisagem de qualquer cidade média brasileira, assim como um elemento indissociável do modo de vida e das preocupações de qualquer consumidor. As lojas de vizinhança representam uma forte área de convergência do consumo, principalmente por se tratar de um segmento que comercializa, em primeira instância, gêneros de necessidade básica. Neste sentido, nos últimos anos, em razão de transformações econômicas, sociais, culturais e nos sistemas de transportes, é possível perceber uma relativa diminuição da função comercial do centro das cidades, tanto nas metrópoles quanto em cidades médias, devido à expansão do tecido urbano para novas áreas e a criação de subcentros comerciais, onde tem ocorrido a instalação de superfícies de vendas, principalmente no segmento de autosserviço. Neste sentido, busca-se no presente trabalho esclarecer a dinâmica do comércio de bairro, em especial a descentralização espacial do comércio de autosserviço na cidade de Uberlândia (MG) e a expansão das lojas de vizinhança.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2011-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1653410.14393/RCG123916534Caminhos de Geografia; Vol. 12 No. 39 (2011): Setembro ; 104-115Caminhos de Geografia; Vol. 12 Núm. 39 (2011): Setembro ; 104-115Caminhos de Geografia; v. 12 n. 39 (2011): Setembro ; 104-1151678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16534/9224Copyright (c) 2011 João Paulo Gomes da Silva, Geisa Daise Gumiero Clepshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, João Paulo GomesCleps, Geisa Daise Gumiero2022-11-09T19:24:42Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16534Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-09T19:24:42Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPANSÃO DAS LOJAS DE BAIRRO E O COMÉRCIO DE AUTOSSERVIÇO EM UBERLÂNDIA-MG
title EXPANSÃO DAS LOJAS DE BAIRRO E O COMÉRCIO DE AUTOSSERVIÇO EM UBERLÂNDIA-MG
spellingShingle EXPANSÃO DAS LOJAS DE BAIRRO E O COMÉRCIO DE AUTOSSERVIÇO EM UBERLÂNDIA-MG
da Silva, João Paulo Gomes
Comércio de bairro
Espaço urbano
Cidades médias
Autosserviço
Uberlândia (MG)
title_short EXPANSÃO DAS LOJAS DE BAIRRO E O COMÉRCIO DE AUTOSSERVIÇO EM UBERLÂNDIA-MG
title_full EXPANSÃO DAS LOJAS DE BAIRRO E O COMÉRCIO DE AUTOSSERVIÇO EM UBERLÂNDIA-MG
title_fullStr EXPANSÃO DAS LOJAS DE BAIRRO E O COMÉRCIO DE AUTOSSERVIÇO EM UBERLÂNDIA-MG
title_full_unstemmed EXPANSÃO DAS LOJAS DE BAIRRO E O COMÉRCIO DE AUTOSSERVIÇO EM UBERLÂNDIA-MG
title_sort EXPANSÃO DAS LOJAS DE BAIRRO E O COMÉRCIO DE AUTOSSERVIÇO EM UBERLÂNDIA-MG
author da Silva, João Paulo Gomes
author_facet da Silva, João Paulo Gomes
Cleps, Geisa Daise Gumiero
author_role author
author2 Cleps, Geisa Daise Gumiero
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, João Paulo Gomes
Cleps, Geisa Daise Gumiero
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio de bairro
Espaço urbano
Cidades médias
Autosserviço
Uberlândia (MG)
topic Comércio de bairro
Espaço urbano
Cidades médias
Autosserviço
Uberlândia (MG)
description Com quase cinco décadas de implantação no Brasil, o supermercado tornou-se parte essencial da paisagem de qualquer cidade média brasileira, assim como um elemento indissociável do modo de vida e das preocupações de qualquer consumidor. As lojas de vizinhança representam uma forte área de convergência do consumo, principalmente por se tratar de um segmento que comercializa, em primeira instância, gêneros de necessidade básica. Neste sentido, nos últimos anos, em razão de transformações econômicas, sociais, culturais e nos sistemas de transportes, é possível perceber uma relativa diminuição da função comercial do centro das cidades, tanto nas metrópoles quanto em cidades médias, devido à expansão do tecido urbano para novas áreas e a criação de subcentros comerciais, onde tem ocorrido a instalação de superfícies de vendas, principalmente no segmento de autosserviço. Neste sentido, busca-se no presente trabalho esclarecer a dinâmica do comércio de bairro, em especial a descentralização espacial do comércio de autosserviço na cidade de Uberlândia (MG) e a expansão das lojas de vizinhança.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16534
10.14393/RCG123916534
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16534
identifier_str_mv 10.14393/RCG123916534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16534/9224
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 João Paulo Gomes da Silva, Geisa Daise Gumiero Cleps
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 João Paulo Gomes da Silva, Geisa Daise Gumiero Cleps
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 12 No. 39 (2011): Setembro ; 104-115
Caminhos de Geografia; Vol. 12 Núm. 39 (2011): Setembro ; 104-115
Caminhos de Geografia; v. 12 n. 39 (2011): Setembro ; 104-115
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067013740298240