Qualidade percebida do autosserviço online: validação da escala e-SELFQUAL no contexto brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renata Gonçalves Santos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Frio, Ricardo Saraiva, Sampaio, Claudio Hoffmann, Broilo, Patricia Liebesny
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6614
Resumo: Diante de um mercado virtual mais competitivo, impulsionado pelo crescimento das compras online e pelo aumento do número de varejistas nessa modalidade, mensurações para avaliar a qualidade do serviço online tornam-se importantes, sobretudo pela identificação de relação positiva entre a qualidade do serviço e a performance do serviço. Nesse sentido, Ding, Hu e Sheng (2011) propuseram uma medida consistente sobre a qualidade percebida do serviço no comércio eletrônico, sob a perspectiva do autosserviço: e-SELFQUAL. Este artigo apresenta resultados da replicação da e-SELFQUAL no contexto brasileiro. Duas coletas de dados foram realizadas, na primeira, para uma amostra final de 106 estudantes, observou-se uma inadequação em um constructo da escala, e uma nova tradução foi proposta. Uma segunda coleta foi aplicada a uma amostra de 175 pessoas. A confiabilidade e a validade (convergente e discriminante) da escala foram atestadas, mantendo os itens originais do instrumento. Desse modo, os resultados indicam possível uso da e-SELFQUAL para mensurar a qualidade do autosserviço online no Brasil.
id FURG_692889595c98f732d7ab4d4e81975e1a
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6614
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Silva, Renata Gonçalves SantosFrio, Ricardo SaraivaSampaio, Claudio HoffmannBroilo, Patricia Liebesny2016-10-13T17:00:10Z2016-10-13T17:00:10Z2015SILVA, Renata Gonçalves Santos et al. Qualidade percebida do autosserviço online: validação da escala e-SELFQUAL no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Marketing – ReMark, v. 14, n. 2, p. 138-153, 2015. Disponível em: <http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/2721/pdf_206>. Acesso em: 13 Out. 2015.2177-5184http://repositorio.furg.br/handle/1/661410.5585/remark.v14i2.2721Diante de um mercado virtual mais competitivo, impulsionado pelo crescimento das compras online e pelo aumento do número de varejistas nessa modalidade, mensurações para avaliar a qualidade do serviço online tornam-se importantes, sobretudo pela identificação de relação positiva entre a qualidade do serviço e a performance do serviço. Nesse sentido, Ding, Hu e Sheng (2011) propuseram uma medida consistente sobre a qualidade percebida do serviço no comércio eletrônico, sob a perspectiva do autosserviço: e-SELFQUAL. Este artigo apresenta resultados da replicação da e-SELFQUAL no contexto brasileiro. Duas coletas de dados foram realizadas, na primeira, para uma amostra final de 106 estudantes, observou-se uma inadequação em um constructo da escala, e uma nova tradução foi proposta. Uma segunda coleta foi aplicada a uma amostra de 175 pessoas. A confiabilidade e a validade (convergente e discriminante) da escala foram atestadas, mantendo os itens originais do instrumento. Desse modo, os resultados indicam possível uso da e-SELFQUAL para mensurar a qualidade do autosserviço online no Brasil.In face of a competitive virtual market, driven by the growth of online shopping and the increase in the number of retailers in this modality, measurements to evaluate the quality of online service become important, particularly due to the identification of a positive relationship between service quality and service performance. In this sense, Ding et al. (2011) proposed a consistent measure of the perceived quality of service in electronic commerce from the perspective of self-service: the e-SELFQUAL. This paper presents results of the replication of e-SELFQUAL in the Brazilian context. Two data collections were carried out: first, for a final sample of 106 students, there was an inadequacy in a construct of the scale, and a new translation was proposed. A second collection was applied to a sample of 175 people. The results confirmed the reliability and validity (convergent and discriminant) of the scale, keeping the original items of the instrument. The findings indicate possible use of the e-SELFQUAL to measure the quality of online self-service in Brazil.porEscalae-SELFQUALQualidade de autosserviçoScaleSelf-service qualityQualidade percebida do autosserviço online: validação da escala e-SELFQUAL no contexto brasileiroPerceived quality of online self-service: Validation of the e-SELFQUAL scale in the brazilian contextinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGORIGINAL2721-12852-1-PB.pdf2721-12852-1-PB.pdfapplication/pdf517557https://repositorio.furg.br/bitstream/1/6614/2/2721-12852-1-PB.pdf68510ba3415cc41fed5c42aeeb67c1dbMD52open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.furg.br/bitstream/1/6614/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53open access1/66142021-01-25 19:45:51.242metadata only accessoai:repositorio.furg.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-01-25T22:45:51Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Qualidade percebida do autosserviço online: validação da escala e-SELFQUAL no contexto brasileiro
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Perceived quality of online self-service: Validation of the e-SELFQUAL scale in the brazilian context
title Qualidade percebida do autosserviço online: validação da escala e-SELFQUAL no contexto brasileiro
spellingShingle Qualidade percebida do autosserviço online: validação da escala e-SELFQUAL no contexto brasileiro
Silva, Renata Gonçalves Santos
Escala
e-SELFQUAL
Qualidade de autosserviço
Scale
Self-service quality
title_short Qualidade percebida do autosserviço online: validação da escala e-SELFQUAL no contexto brasileiro
title_full Qualidade percebida do autosserviço online: validação da escala e-SELFQUAL no contexto brasileiro
title_fullStr Qualidade percebida do autosserviço online: validação da escala e-SELFQUAL no contexto brasileiro
title_full_unstemmed Qualidade percebida do autosserviço online: validação da escala e-SELFQUAL no contexto brasileiro
title_sort Qualidade percebida do autosserviço online: validação da escala e-SELFQUAL no contexto brasileiro
author Silva, Renata Gonçalves Santos
author_facet Silva, Renata Gonçalves Santos
Frio, Ricardo Saraiva
Sampaio, Claudio Hoffmann
Broilo, Patricia Liebesny
author_role author
author2 Frio, Ricardo Saraiva
Sampaio, Claudio Hoffmann
Broilo, Patricia Liebesny
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Renata Gonçalves Santos
Frio, Ricardo Saraiva
Sampaio, Claudio Hoffmann
Broilo, Patricia Liebesny
dc.subject.por.fl_str_mv Escala
e-SELFQUAL
Qualidade de autosserviço
Scale
Self-service quality
topic Escala
e-SELFQUAL
Qualidade de autosserviço
Scale
Self-service quality
description Diante de um mercado virtual mais competitivo, impulsionado pelo crescimento das compras online e pelo aumento do número de varejistas nessa modalidade, mensurações para avaliar a qualidade do serviço online tornam-se importantes, sobretudo pela identificação de relação positiva entre a qualidade do serviço e a performance do serviço. Nesse sentido, Ding, Hu e Sheng (2011) propuseram uma medida consistente sobre a qualidade percebida do serviço no comércio eletrônico, sob a perspectiva do autosserviço: e-SELFQUAL. Este artigo apresenta resultados da replicação da e-SELFQUAL no contexto brasileiro. Duas coletas de dados foram realizadas, na primeira, para uma amostra final de 106 estudantes, observou-se uma inadequação em um constructo da escala, e uma nova tradução foi proposta. Uma segunda coleta foi aplicada a uma amostra de 175 pessoas. A confiabilidade e a validade (convergente e discriminante) da escala foram atestadas, mantendo os itens originais do instrumento. Desse modo, os resultados indicam possível uso da e-SELFQUAL para mensurar a qualidade do autosserviço online no Brasil.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-13T17:00:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-10-13T17:00:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Renata Gonçalves Santos et al. Qualidade percebida do autosserviço online: validação da escala e-SELFQUAL no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Marketing – ReMark, v. 14, n. 2, p. 138-153, 2015. Disponível em: <http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/2721/pdf_206>. Acesso em: 13 Out. 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.furg.br/handle/1/6614
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2177-5184
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.5585/remark.v14i2.2721
identifier_str_mv SILVA, Renata Gonçalves Santos et al. Qualidade percebida do autosserviço online: validação da escala e-SELFQUAL no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Marketing – ReMark, v. 14, n. 2, p. 138-153, 2015. Disponível em: <http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/2721/pdf_206>. Acesso em: 13 Out. 2015.
2177-5184
10.5585/remark.v14i2.2721
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.furg.br/bitstream/1/6614/2/2721-12852-1-PB.pdf
https://repositorio.furg.br/bitstream/1/6614/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 68510ba3415cc41fed5c42aeeb67c1db
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313638992281600