GEOTECNOLOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIA COM O GOOGLE EARTH
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16679 |
Resumo: | O presente artigo avalia formas de se inserir produtos gerados pelas geotecnologias, na disciplina Geografia da educação básica. Tais recursos didáticos podem ser adaptadas pelo professor de acordo com seu domínio do conteúdo. Ao mesmo tempo, contribuem para formação mais abrangente dos alunos, tornam as aulas atraentes e facilitam o alcance de diversos objetivos. Descreve-se atividade desenvolvida com uma turma do 2º ano do ensino médio de escola pública do município de Feira de Santana, Bahia, na qual foram utilizadas imagens Google Earth, fotografias aéreas verticais e notícias da internet, para discutir com os alunos um tema polêmico, relacionado á ampliação do aeroporto internacional de Salvador, Bahia. Os alunos puderam refletir sobre os impactos que obras de grande porte podem causar na Área de Preservação Ambiental Lagoas e Dunas do Abaeté e refletir sobre seu papel como cidadãos na tomada de decisões em assuntos de interesse coletivo. Foi possível introduzi-los a certa contextualização da ciência e da tecnologia como elaborações humanas com fins políticos e econômicos, vinculados a determinado contexto histórico. |
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GEOTECNOLOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIA COM O GOOGLE EARTHGeotecnologiasEnsino de geografiaEducação.O presente artigo avalia formas de se inserir produtos gerados pelas geotecnologias, na disciplina Geografia da educação básica. Tais recursos didáticos podem ser adaptadas pelo professor de acordo com seu domínio do conteúdo. Ao mesmo tempo, contribuem para formação mais abrangente dos alunos, tornam as aulas atraentes e facilitam o alcance de diversos objetivos. Descreve-se atividade desenvolvida com uma turma do 2º ano do ensino médio de escola pública do município de Feira de Santana, Bahia, na qual foram utilizadas imagens Google Earth, fotografias aéreas verticais e notícias da internet, para discutir com os alunos um tema polêmico, relacionado á ampliação do aeroporto internacional de Salvador, Bahia. Os alunos puderam refletir sobre os impactos que obras de grande porte podem causar na Área de Preservação Ambiental Lagoas e Dunas do Abaeté e refletir sobre seu papel como cidadãos na tomada de decisões em assuntos de interesse coletivo. Foi possível introduzi-los a certa contextualização da ciência e da tecnologia como elaborações humanas com fins políticos e econômicos, vinculados a determinado contexto histórico.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2012-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1667910.14393/RCG134116679Caminhos de Geografia; Vol. 13 No. 41 (2012): Março ; 329-342Caminhos de Geografia; Vol. 13 Núm. 41 (2012): Março ; 329-342Caminhos de Geografia; v. 13 n. 41 (2012): Março ; 329-3421678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16679/9253Copyright (c) 2012 Fábio Gonçalves da Silva, Celso Dal Ré Carneirohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Fábio GonçalvesCarneiro, Celso Dal Ré2022-11-09T17:17:02Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16679Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-09T17:17:02Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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