Análise da transformação da Floresta Amazônica a partir do uso de geotecnologias : Google Earth engine - nas aulas de geografia do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caña, Betania Bonada
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rosa, Kátia Kellem da, Costella, Roselane Zordan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131284
Resumo: Este trabalho compreende uma discussão da aplicação de uma atividade de ensino de Geografia com o uso de geotecnologias. A prática pedagógica objetivou o estudo do desmatamento da Amazônia através do uso de geotecnologias que permitem análises das transformações espaço/temporais na floresta, utilizando as imagens de satélites e o programa Google Earth Engine. Verificou-se que o uso paralelo destes produtos representa uma ferramenta essencial para a aprendizagem ativa dos alunos, levando em consideração as experiências e os saberes dos mesmos, através do desenvolvimento de capacidades cognitivas/operativas e da construção de conceitos importantes da disciplina de Geografia. Resultando em uma aproximação dos conteúdos abordados na sala de aula com a realidade do aluno, que cada vez mais é pautada pelo uso de novas tecnologias.
id UFRGS-2_22d0b459651485405e5f572507bcbc60
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131284
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Caña, Betania BonadaRosa, Kátia Kellem daCostella, Roselane Zordan2015-12-23T02:40:31Z20150101-7888http://hdl.handle.net/10183/131284000975334Este trabalho compreende uma discussão da aplicação de uma atividade de ensino de Geografia com o uso de geotecnologias. A prática pedagógica objetivou o estudo do desmatamento da Amazônia através do uso de geotecnologias que permitem análises das transformações espaço/temporais na floresta, utilizando as imagens de satélites e o programa Google Earth Engine. Verificou-se que o uso paralelo destes produtos representa uma ferramenta essencial para a aprendizagem ativa dos alunos, levando em consideração as experiências e os saberes dos mesmos, através do desenvolvimento de capacidades cognitivas/operativas e da construção de conceitos importantes da disciplina de Geografia. Resultando em uma aproximação dos conteúdos abordados na sala de aula com a realidade do aluno, que cada vez mais é pautada pelo uso de novas tecnologias.application/pdfporBoletim gaucho de geografia, Porto Alegre. V. 42, n.2 (maio 2015), p. 554-568GeotecnologiaFloresta amazônicaAnálise da transformação da Floresta Amazônica a partir do uso de geotecnologias : Google Earth engine - nas aulas de geografia do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000975334.pdf000975334.pdfTexto completoapplication/pdf645063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131284/1/000975334.pdf01f0bec51553b6d2bae59986e375baffMD51TEXT000975334.pdf.txt000975334.pdf.txtExtracted Texttext/plain41939http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131284/2/000975334.pdf.txtb6d3d0fdc5c1826ac96309ecfbc32506MD52THUMBNAIL000975334.pdf.jpg000975334.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1887http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131284/3/000975334.pdf.jpg4525b33366b5909ad1f041093ca444f5MD5310183/1312842018-10-25 09:59:50.742oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131284Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:59:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da transformação da Floresta Amazônica a partir do uso de geotecnologias : Google Earth engine - nas aulas de geografia do Ensino Fundamental
title Análise da transformação da Floresta Amazônica a partir do uso de geotecnologias : Google Earth engine - nas aulas de geografia do Ensino Fundamental
spellingShingle Análise da transformação da Floresta Amazônica a partir do uso de geotecnologias : Google Earth engine - nas aulas de geografia do Ensino Fundamental
Caña, Betania Bonada
Geotecnologia
Floresta amazônica
title_short Análise da transformação da Floresta Amazônica a partir do uso de geotecnologias : Google Earth engine - nas aulas de geografia do Ensino Fundamental
title_full Análise da transformação da Floresta Amazônica a partir do uso de geotecnologias : Google Earth engine - nas aulas de geografia do Ensino Fundamental
title_fullStr Análise da transformação da Floresta Amazônica a partir do uso de geotecnologias : Google Earth engine - nas aulas de geografia do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Análise da transformação da Floresta Amazônica a partir do uso de geotecnologias : Google Earth engine - nas aulas de geografia do Ensino Fundamental
title_sort Análise da transformação da Floresta Amazônica a partir do uso de geotecnologias : Google Earth engine - nas aulas de geografia do Ensino Fundamental
author Caña, Betania Bonada
author_facet Caña, Betania Bonada
Rosa, Kátia Kellem da
Costella, Roselane Zordan
author_role author
author2 Rosa, Kátia Kellem da
Costella, Roselane Zordan
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caña, Betania Bonada
Rosa, Kátia Kellem da
Costella, Roselane Zordan
dc.subject.por.fl_str_mv Geotecnologia
Floresta amazônica
topic Geotecnologia
Floresta amazônica
description Este trabalho compreende uma discussão da aplicação de uma atividade de ensino de Geografia com o uso de geotecnologias. A prática pedagógica objetivou o estudo do desmatamento da Amazônia através do uso de geotecnologias que permitem análises das transformações espaço/temporais na floresta, utilizando as imagens de satélites e o programa Google Earth Engine. Verificou-se que o uso paralelo destes produtos representa uma ferramenta essencial para a aprendizagem ativa dos alunos, levando em consideração as experiências e os saberes dos mesmos, através do desenvolvimento de capacidades cognitivas/operativas e da construção de conceitos importantes da disciplina de Geografia. Resultando em uma aproximação dos conteúdos abordados na sala de aula com a realidade do aluno, que cada vez mais é pautada pelo uso de novas tecnologias.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-23T02:40:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131284
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-7888
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000975334
identifier_str_mv 0101-7888
000975334
url http://hdl.handle.net/10183/131284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Boletim gaucho de geografia, Porto Alegre. V. 42, n.2 (maio 2015), p. 554-568
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131284/1/000975334.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131284/2/000975334.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131284/3/000975334.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 01f0bec51553b6d2bae59986e375baff
b6d3d0fdc5c1826ac96309ecfbc32506
4525b33366b5909ad1f041093ca444f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447605504638976