Análise da transformação da Floresta Amazônica a partir do uso de geotecnologias : Google Earth engine - nas aulas de geografia do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/131284 |
Resumo: | Este trabalho compreende uma discussão da aplicação de uma atividade de ensino de Geografia com o uso de geotecnologias. A prática pedagógica objetivou o estudo do desmatamento da Amazônia através do uso de geotecnologias que permitem análises das transformações espaço/temporais na floresta, utilizando as imagens de satélites e o programa Google Earth Engine. Verificou-se que o uso paralelo destes produtos representa uma ferramenta essencial para a aprendizagem ativa dos alunos, levando em consideração as experiências e os saberes dos mesmos, através do desenvolvimento de capacidades cognitivas/operativas e da construção de conceitos importantes da disciplina de Geografia. Resultando em uma aproximação dos conteúdos abordados na sala de aula com a realidade do aluno, que cada vez mais é pautada pelo uso de novas tecnologias. |
id |
UFRGS-2_22d0b459651485405e5f572507bcbc60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131284 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Caña, Betania BonadaRosa, Kátia Kellem daCostella, Roselane Zordan2015-12-23T02:40:31Z20150101-7888http://hdl.handle.net/10183/131284000975334Este trabalho compreende uma discussão da aplicação de uma atividade de ensino de Geografia com o uso de geotecnologias. A prática pedagógica objetivou o estudo do desmatamento da Amazônia através do uso de geotecnologias que permitem análises das transformações espaço/temporais na floresta, utilizando as imagens de satélites e o programa Google Earth Engine. Verificou-se que o uso paralelo destes produtos representa uma ferramenta essencial para a aprendizagem ativa dos alunos, levando em consideração as experiências e os saberes dos mesmos, através do desenvolvimento de capacidades cognitivas/operativas e da construção de conceitos importantes da disciplina de Geografia. Resultando em uma aproximação dos conteúdos abordados na sala de aula com a realidade do aluno, que cada vez mais é pautada pelo uso de novas tecnologias.application/pdfporBoletim gaucho de geografia, Porto Alegre. V. 42, n.2 (maio 2015), p. 554-568GeotecnologiaFloresta amazônicaAnálise da transformação da Floresta Amazônica a partir do uso de geotecnologias : Google Earth engine - nas aulas de geografia do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000975334.pdf000975334.pdfTexto completoapplication/pdf645063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131284/1/000975334.pdf01f0bec51553b6d2bae59986e375baffMD51TEXT000975334.pdf.txt000975334.pdf.txtExtracted Texttext/plain41939http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131284/2/000975334.pdf.txtb6d3d0fdc5c1826ac96309ecfbc32506MD52THUMBNAIL000975334.pdf.jpg000975334.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1887http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131284/3/000975334.pdf.jpg4525b33366b5909ad1f041093ca444f5MD5310183/1312842018-10-25 09:59:50.742oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131284Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-25T12:59:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da transformação da Floresta Amazônica a partir do uso de geotecnologias : Google Earth engine - nas aulas de geografia do Ensino Fundamental |
title |
Análise da transformação da Floresta Amazônica a partir do uso de geotecnologias : Google Earth engine - nas aulas de geografia do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Análise da transformação da Floresta Amazônica a partir do uso de geotecnologias : Google Earth engine - nas aulas de geografia do Ensino Fundamental Caña, Betania Bonada Geotecnologia Floresta amazônica |
title_short |
Análise da transformação da Floresta Amazônica a partir do uso de geotecnologias : Google Earth engine - nas aulas de geografia do Ensino Fundamental |
title_full |
Análise da transformação da Floresta Amazônica a partir do uso de geotecnologias : Google Earth engine - nas aulas de geografia do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Análise da transformação da Floresta Amazônica a partir do uso de geotecnologias : Google Earth engine - nas aulas de geografia do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Análise da transformação da Floresta Amazônica a partir do uso de geotecnologias : Google Earth engine - nas aulas de geografia do Ensino Fundamental |
title_sort |
Análise da transformação da Floresta Amazônica a partir do uso de geotecnologias : Google Earth engine - nas aulas de geografia do Ensino Fundamental |
author |
Caña, Betania Bonada |
author_facet |
Caña, Betania Bonada Rosa, Kátia Kellem da Costella, Roselane Zordan |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Kátia Kellem da Costella, Roselane Zordan |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caña, Betania Bonada Rosa, Kátia Kellem da Costella, Roselane Zordan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geotecnologia Floresta amazônica |
topic |
Geotecnologia Floresta amazônica |
description |
Este trabalho compreende uma discussão da aplicação de uma atividade de ensino de Geografia com o uso de geotecnologias. A prática pedagógica objetivou o estudo do desmatamento da Amazônia através do uso de geotecnologias que permitem análises das transformações espaço/temporais na floresta, utilizando as imagens de satélites e o programa Google Earth Engine. Verificou-se que o uso paralelo destes produtos representa uma ferramenta essencial para a aprendizagem ativa dos alunos, levando em consideração as experiências e os saberes dos mesmos, através do desenvolvimento de capacidades cognitivas/operativas e da construção de conceitos importantes da disciplina de Geografia. Resultando em uma aproximação dos conteúdos abordados na sala de aula com a realidade do aluno, que cada vez mais é pautada pelo uso de novas tecnologias. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-23T02:40:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/131284 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-7888 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000975334 |
identifier_str_mv |
0101-7888 000975334 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/131284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Boletim gaucho de geografia, Porto Alegre. V. 42, n.2 (maio 2015), p. 554-568 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131284/1/000975334.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131284/2/000975334.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131284/3/000975334.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
01f0bec51553b6d2bae59986e375baff b6d3d0fdc5c1826ac96309ecfbc32506 4525b33366b5909ad1f041093ca444f5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724974994030592 |