CONTRIBUIÇÃO NA ELABORAÇÃO DE ATLAS ESCOLARES PARA A APRENDIZAGEM UBÍQUA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Suely Franco Siqueira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Matias, Lindon Fonseca, Florenzano, Teresa Gallotti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29978
Resumo: Os alunos estão cada vez mais conectados ao ciberespaço e se transformam juntamente com as diferentes linguagens proporcionadas por mídias e recursos tecnológicos que surgem a cada dia. Eles aprendem, pensam e se comunicam de forma diferente das gerações anteriores e impõem novas demandas para os atlas escolares, que se não atingirem um nível de desenvolvimento condizente com os usuários de hoje, correm o risco de tornarem-se desatualizados, desinteressantes e ineficientes na sua função de contribuir para a aprendizagem. Conectar os atlas ao ambiente cultural e tecnológico das novas gerações é possível. Neste sentido, este artigo aborda a possibilidade do uso em atlas de jogo eletrônico, geotecnologias e internet como recursos pedagógicos, bem como formas de atualização automatizada, visando torná-los mais atraentes, motivadores, atuais e capazes de proporcionarem um ambiente de aprendizagem para o aluno contemporâneo que aprende de forma ubíqua. Espera-se assim, contribuir para tornar os atlas escolares mais condizentes com o público educacional de hoje e difundir seu uso pela comunidade escolar dentro ou fora da escola.
id UFU-16_cf7ab829b7bca8e1ed82f699c034f71a
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29978
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÃO NA ELABORAÇÃO DE ATLAS ESCOLARES PARA A APRENDIZAGEM UBÍQUAAtlas escolarjogo eletrônicoSistemas de Informação Geográficaaprendizagem ubíqua.Os alunos estão cada vez mais conectados ao ciberespaço e se transformam juntamente com as diferentes linguagens proporcionadas por mídias e recursos tecnológicos que surgem a cada dia. Eles aprendem, pensam e se comunicam de forma diferente das gerações anteriores e impõem novas demandas para os atlas escolares, que se não atingirem um nível de desenvolvimento condizente com os usuários de hoje, correm o risco de tornarem-se desatualizados, desinteressantes e ineficientes na sua função de contribuir para a aprendizagem. Conectar os atlas ao ambiente cultural e tecnológico das novas gerações é possível. Neste sentido, este artigo aborda a possibilidade do uso em atlas de jogo eletrônico, geotecnologias e internet como recursos pedagógicos, bem como formas de atualização automatizada, visando torná-los mais atraentes, motivadores, atuais e capazes de proporcionarem um ambiente de aprendizagem para o aluno contemporâneo que aprende de forma ubíqua. Espera-se assim, contribuir para tornar os atlas escolares mais condizentes com o público educacional de hoje e difundir seu uso pela comunidade escolar dentro ou fora da escola.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/2997810.14393/RCG165629978Caminhos de Geografia; Vol. 16 No. 56 (2015): Dezembro ; 22-36Caminhos de Geografia; Vol. 16 Núm. 56 (2015): Dezembro ; 22-36Caminhos de Geografia; v. 16 n. 56 (2015): Dezembro ; 22-361678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29978/17420Copyright (c) 2015 Caminhos de Geografiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Suely Franco SiqueiraMatias, Lindon FonsecaFlorenzano, Teresa Gallotti2022-11-04T13:55:29Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29978Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-04T13:55:29Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÃO NA ELABORAÇÃO DE ATLAS ESCOLARES PARA A APRENDIZAGEM UBÍQUA
title CONTRIBUIÇÃO NA ELABORAÇÃO DE ATLAS ESCOLARES PARA A APRENDIZAGEM UBÍQUA
spellingShingle CONTRIBUIÇÃO NA ELABORAÇÃO DE ATLAS ESCOLARES PARA A APRENDIZAGEM UBÍQUA
Lima, Suely Franco Siqueira
Atlas escolar
jogo eletrônico
Sistemas de Informação Geográfica
aprendizagem ubíqua.
title_short CONTRIBUIÇÃO NA ELABORAÇÃO DE ATLAS ESCOLARES PARA A APRENDIZAGEM UBÍQUA
title_full CONTRIBUIÇÃO NA ELABORAÇÃO DE ATLAS ESCOLARES PARA A APRENDIZAGEM UBÍQUA
title_fullStr CONTRIBUIÇÃO NA ELABORAÇÃO DE ATLAS ESCOLARES PARA A APRENDIZAGEM UBÍQUA
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÃO NA ELABORAÇÃO DE ATLAS ESCOLARES PARA A APRENDIZAGEM UBÍQUA
title_sort CONTRIBUIÇÃO NA ELABORAÇÃO DE ATLAS ESCOLARES PARA A APRENDIZAGEM UBÍQUA
author Lima, Suely Franco Siqueira
author_facet Lima, Suely Franco Siqueira
Matias, Lindon Fonseca
Florenzano, Teresa Gallotti
author_role author
author2 Matias, Lindon Fonseca
Florenzano, Teresa Gallotti
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Suely Franco Siqueira
Matias, Lindon Fonseca
Florenzano, Teresa Gallotti
dc.subject.por.fl_str_mv Atlas escolar
jogo eletrônico
Sistemas de Informação Geográfica
aprendizagem ubíqua.
topic Atlas escolar
jogo eletrônico
Sistemas de Informação Geográfica
aprendizagem ubíqua.
description Os alunos estão cada vez mais conectados ao ciberespaço e se transformam juntamente com as diferentes linguagens proporcionadas por mídias e recursos tecnológicos que surgem a cada dia. Eles aprendem, pensam e se comunicam de forma diferente das gerações anteriores e impõem novas demandas para os atlas escolares, que se não atingirem um nível de desenvolvimento condizente com os usuários de hoje, correm o risco de tornarem-se desatualizados, desinteressantes e ineficientes na sua função de contribuir para a aprendizagem. Conectar os atlas ao ambiente cultural e tecnológico das novas gerações é possível. Neste sentido, este artigo aborda a possibilidade do uso em atlas de jogo eletrônico, geotecnologias e internet como recursos pedagógicos, bem como formas de atualização automatizada, visando torná-los mais atraentes, motivadores, atuais e capazes de proporcionarem um ambiente de aprendizagem para o aluno contemporâneo que aprende de forma ubíqua. Espera-se assim, contribuir para tornar os atlas escolares mais condizentes com o público educacional de hoje e difundir seu uso pela comunidade escolar dentro ou fora da escola.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29978
10.14393/RCG165629978
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29978
identifier_str_mv 10.14393/RCG165629978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29978/17420
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Caminhos de Geografia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Caminhos de Geografia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 16 No. 56 (2015): Dezembro ; 22-36
Caminhos de Geografia; Vol. 16 Núm. 56 (2015): Dezembro ; 22-36
Caminhos de Geografia; v. 16 n. 56 (2015): Dezembro ; 22-36
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067015205158912