CONTRIBUIÇÃO NA ELABORAÇÃO DE ATLAS ESCOLARES PARA A APRENDIZAGEM UBÍQUA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29978 |
Resumo: | Os alunos estão cada vez mais conectados ao ciberespaço e se transformam juntamente com as diferentes linguagens proporcionadas por mídias e recursos tecnológicos que surgem a cada dia. Eles aprendem, pensam e se comunicam de forma diferente das gerações anteriores e impõem novas demandas para os atlas escolares, que se não atingirem um nível de desenvolvimento condizente com os usuários de hoje, correm o risco de tornarem-se desatualizados, desinteressantes e ineficientes na sua função de contribuir para a aprendizagem. Conectar os atlas ao ambiente cultural e tecnológico das novas gerações é possível. Neste sentido, este artigo aborda a possibilidade do uso em atlas de jogo eletrônico, geotecnologias e internet como recursos pedagógicos, bem como formas de atualização automatizada, visando torná-los mais atraentes, motivadores, atuais e capazes de proporcionarem um ambiente de aprendizagem para o aluno contemporâneo que aprende de forma ubíqua. Espera-se assim, contribuir para tornar os atlas escolares mais condizentes com o público educacional de hoje e difundir seu uso pela comunidade escolar dentro ou fora da escola. |
id |
UFU-16_cf7ab829b7bca8e1ed82f699c034f71a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29978 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÃO NA ELABORAÇÃO DE ATLAS ESCOLARES PARA A APRENDIZAGEM UBÍQUAAtlas escolarjogo eletrônicoSistemas de Informação Geográficaaprendizagem ubíqua.Os alunos estão cada vez mais conectados ao ciberespaço e se transformam juntamente com as diferentes linguagens proporcionadas por mídias e recursos tecnológicos que surgem a cada dia. Eles aprendem, pensam e se comunicam de forma diferente das gerações anteriores e impõem novas demandas para os atlas escolares, que se não atingirem um nível de desenvolvimento condizente com os usuários de hoje, correm o risco de tornarem-se desatualizados, desinteressantes e ineficientes na sua função de contribuir para a aprendizagem. Conectar os atlas ao ambiente cultural e tecnológico das novas gerações é possível. Neste sentido, este artigo aborda a possibilidade do uso em atlas de jogo eletrônico, geotecnologias e internet como recursos pedagógicos, bem como formas de atualização automatizada, visando torná-los mais atraentes, motivadores, atuais e capazes de proporcionarem um ambiente de aprendizagem para o aluno contemporâneo que aprende de forma ubíqua. Espera-se assim, contribuir para tornar os atlas escolares mais condizentes com o público educacional de hoje e difundir seu uso pela comunidade escolar dentro ou fora da escola.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/2997810.14393/RCG165629978Caminhos de Geografia; Vol. 16 No. 56 (2015): Dezembro ; 22-36Caminhos de Geografia; Vol. 16 Núm. 56 (2015): Dezembro ; 22-36Caminhos de Geografia; v. 16 n. 56 (2015): Dezembro ; 22-361678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29978/17420Copyright (c) 2015 Caminhos de Geografiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Suely Franco SiqueiraMatias, Lindon FonsecaFlorenzano, Teresa Gallotti2022-11-04T13:55:29Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29978Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-04T13:55:29Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÃO NA ELABORAÇÃO DE ATLAS ESCOLARES PARA A APRENDIZAGEM UBÍQUA |
title |
CONTRIBUIÇÃO NA ELABORAÇÃO DE ATLAS ESCOLARES PARA A APRENDIZAGEM UBÍQUA |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÃO NA ELABORAÇÃO DE ATLAS ESCOLARES PARA A APRENDIZAGEM UBÍQUA Lima, Suely Franco Siqueira Atlas escolar jogo eletrônico Sistemas de Informação Geográfica aprendizagem ubíqua. |
title_short |
CONTRIBUIÇÃO NA ELABORAÇÃO DE ATLAS ESCOLARES PARA A APRENDIZAGEM UBÍQUA |
title_full |
CONTRIBUIÇÃO NA ELABORAÇÃO DE ATLAS ESCOLARES PARA A APRENDIZAGEM UBÍQUA |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÃO NA ELABORAÇÃO DE ATLAS ESCOLARES PARA A APRENDIZAGEM UBÍQUA |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÃO NA ELABORAÇÃO DE ATLAS ESCOLARES PARA A APRENDIZAGEM UBÍQUA |
title_sort |
CONTRIBUIÇÃO NA ELABORAÇÃO DE ATLAS ESCOLARES PARA A APRENDIZAGEM UBÍQUA |
author |
Lima, Suely Franco Siqueira |
author_facet |
Lima, Suely Franco Siqueira Matias, Lindon Fonseca Florenzano, Teresa Gallotti |
author_role |
author |
author2 |
Matias, Lindon Fonseca Florenzano, Teresa Gallotti |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Suely Franco Siqueira Matias, Lindon Fonseca Florenzano, Teresa Gallotti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atlas escolar jogo eletrônico Sistemas de Informação Geográfica aprendizagem ubíqua. |
topic |
Atlas escolar jogo eletrônico Sistemas de Informação Geográfica aprendizagem ubíqua. |
description |
Os alunos estão cada vez mais conectados ao ciberespaço e se transformam juntamente com as diferentes linguagens proporcionadas por mídias e recursos tecnológicos que surgem a cada dia. Eles aprendem, pensam e se comunicam de forma diferente das gerações anteriores e impõem novas demandas para os atlas escolares, que se não atingirem um nível de desenvolvimento condizente com os usuários de hoje, correm o risco de tornarem-se desatualizados, desinteressantes e ineficientes na sua função de contribuir para a aprendizagem. Conectar os atlas ao ambiente cultural e tecnológico das novas gerações é possível. Neste sentido, este artigo aborda a possibilidade do uso em atlas de jogo eletrônico, geotecnologias e internet como recursos pedagógicos, bem como formas de atualização automatizada, visando torná-los mais atraentes, motivadores, atuais e capazes de proporcionarem um ambiente de aprendizagem para o aluno contemporâneo que aprende de forma ubíqua. Espera-se assim, contribuir para tornar os atlas escolares mais condizentes com o público educacional de hoje e difundir seu uso pela comunidade escolar dentro ou fora da escola. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29978 10.14393/RCG165629978 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29978 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG165629978 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29978/17420 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Caminhos de Geografia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Caminhos de Geografia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 16 No. 56 (2015): Dezembro ; 22-36 Caminhos de Geografia; Vol. 16 Núm. 56 (2015): Dezembro ; 22-36 Caminhos de Geografia; v. 16 n. 56 (2015): Dezembro ; 22-36 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067015205158912 |