EM QUE ESPAÇO VOCÊ VIVE? ESPAÇOS VIVIDOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Willame de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ribeiro, Larissa Oliveira Mesquita, Silva, Adriana Karol Damasceno da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/24730
Resumo: O espaço vivido consiste em instrumento fundamental para a construção de um real significado para a educação e de uma eficaz aplicabilidade dos conhecimentos produzidos/adquiridos. Com base nessa perspectiva se investiga a realidade de duas escolas localizadas no Conjunto Cidade Nova em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém do Pará, buscando responder a seguinte problemática: quais as características dos espaços vividos dos alunos das escolas estudadas e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental? Utilizando-se de levantamentos bibliográficos, documentais, observações dirigidas e entrevistas com gestores das escolas e pais de alunos, se constatou a grande variabilidade dos espaços vividos pelos alunos das duas escolas, apesar de residirem no mesmo bairro e, consequentemente, a necessidade das escolas e dos educadores atentarem para essas experiências diferenciadas, como condição ao alcance de uma aprendizagem significativa.
id UFU-16_d35fe173739e48aefc44968c13f83ed8
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24730
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling EM QUE ESPAÇO VOCÊ VIVE? ESPAÇOS VIVIDOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALEducaçãoEspaço VividoAprendizagem SignificativaO espaço vivido consiste em instrumento fundamental para a construção de um real significado para a educação e de uma eficaz aplicabilidade dos conhecimentos produzidos/adquiridos. Com base nessa perspectiva se investiga a realidade de duas escolas localizadas no Conjunto Cidade Nova em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém do Pará, buscando responder a seguinte problemática: quais as características dos espaços vividos dos alunos das escolas estudadas e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental? Utilizando-se de levantamentos bibliográficos, documentais, observações dirigidas e entrevistas com gestores das escolas e pais de alunos, se constatou a grande variabilidade dos espaços vividos pelos alunos das duas escolas, apesar de residirem no mesmo bairro e, consequentemente, a necessidade das escolas e dos educadores atentarem para essas experiências diferenciadas, como condição ao alcance de uma aprendizagem significativa.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2014-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/2473010.14393/RCG155024730Caminhos de Geografia; Vol. 15 No. 50 (2014): Junho ; 79–88Caminhos de Geografia; Vol. 15 Núm. 50 (2014): Junho ; 79–88Caminhos de Geografia; v. 15 n. 50 (2014): Junho ; 79–881678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/24730/14960Copyright (c) 2014 Willame de Oliveira Ribeiro, Larissa Oliveira Mesquita Ribeiro, Adriana Karol Damasceno da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Willame de OliveiraRibeiro, Larissa Oliveira MesquitaSilva, Adriana Karol Damasceno da2022-11-08T19:24:52Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24730Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-08T19:24:52Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv EM QUE ESPAÇO VOCÊ VIVE? ESPAÇOS VIVIDOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title EM QUE ESPAÇO VOCÊ VIVE? ESPAÇOS VIVIDOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle EM QUE ESPAÇO VOCÊ VIVE? ESPAÇOS VIVIDOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ribeiro, Willame de Oliveira
Educação
Espaço Vivido
Aprendizagem Significativa
title_short EM QUE ESPAÇO VOCÊ VIVE? ESPAÇOS VIVIDOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full EM QUE ESPAÇO VOCÊ VIVE? ESPAÇOS VIVIDOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr EM QUE ESPAÇO VOCÊ VIVE? ESPAÇOS VIVIDOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed EM QUE ESPAÇO VOCÊ VIVE? ESPAÇOS VIVIDOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort EM QUE ESPAÇO VOCÊ VIVE? ESPAÇOS VIVIDOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Ribeiro, Willame de Oliveira
author_facet Ribeiro, Willame de Oliveira
Ribeiro, Larissa Oliveira Mesquita
Silva, Adriana Karol Damasceno da
author_role author
author2 Ribeiro, Larissa Oliveira Mesquita
Silva, Adriana Karol Damasceno da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Willame de Oliveira
Ribeiro, Larissa Oliveira Mesquita
Silva, Adriana Karol Damasceno da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Espaço Vivido
Aprendizagem Significativa
topic Educação
Espaço Vivido
Aprendizagem Significativa
description O espaço vivido consiste em instrumento fundamental para a construção de um real significado para a educação e de uma eficaz aplicabilidade dos conhecimentos produzidos/adquiridos. Com base nessa perspectiva se investiga a realidade de duas escolas localizadas no Conjunto Cidade Nova em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém do Pará, buscando responder a seguinte problemática: quais as características dos espaços vividos dos alunos das escolas estudadas e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental? Utilizando-se de levantamentos bibliográficos, documentais, observações dirigidas e entrevistas com gestores das escolas e pais de alunos, se constatou a grande variabilidade dos espaços vividos pelos alunos das duas escolas, apesar de residirem no mesmo bairro e, consequentemente, a necessidade das escolas e dos educadores atentarem para essas experiências diferenciadas, como condição ao alcance de uma aprendizagem significativa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/24730
10.14393/RCG155024730
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/24730
identifier_str_mv 10.14393/RCG155024730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/24730/14960
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 15 No. 50 (2014): Junho ; 79–88
Caminhos de Geografia; Vol. 15 Núm. 50 (2014): Junho ; 79–88
Caminhos de Geografia; v. 15 n. 50 (2014): Junho ; 79–88
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067014727008256