EM QUE ESPAÇO VOCÊ VIVE? ESPAÇOS VIVIDOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/24730 |
Resumo: | O espaço vivido consiste em instrumento fundamental para a construção de um real significado para a educação e de uma eficaz aplicabilidade dos conhecimentos produzidos/adquiridos. Com base nessa perspectiva se investiga a realidade de duas escolas localizadas no Conjunto Cidade Nova em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém do Pará, buscando responder a seguinte problemática: quais as características dos espaços vividos dos alunos das escolas estudadas e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental? Utilizando-se de levantamentos bibliográficos, documentais, observações dirigidas e entrevistas com gestores das escolas e pais de alunos, se constatou a grande variabilidade dos espaços vividos pelos alunos das duas escolas, apesar de residirem no mesmo bairro e, consequentemente, a necessidade das escolas e dos educadores atentarem para essas experiências diferenciadas, como condição ao alcance de uma aprendizagem significativa. |
id |
UFU-16_d35fe173739e48aefc44968c13f83ed8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24730 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
EM QUE ESPAÇO VOCÊ VIVE? ESPAÇOS VIVIDOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALEducaçãoEspaço VividoAprendizagem SignificativaO espaço vivido consiste em instrumento fundamental para a construção de um real significado para a educação e de uma eficaz aplicabilidade dos conhecimentos produzidos/adquiridos. Com base nessa perspectiva se investiga a realidade de duas escolas localizadas no Conjunto Cidade Nova em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém do Pará, buscando responder a seguinte problemática: quais as características dos espaços vividos dos alunos das escolas estudadas e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental? Utilizando-se de levantamentos bibliográficos, documentais, observações dirigidas e entrevistas com gestores das escolas e pais de alunos, se constatou a grande variabilidade dos espaços vividos pelos alunos das duas escolas, apesar de residirem no mesmo bairro e, consequentemente, a necessidade das escolas e dos educadores atentarem para essas experiências diferenciadas, como condição ao alcance de uma aprendizagem significativa.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2014-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/2473010.14393/RCG155024730Caminhos de Geografia; Vol. 15 No. 50 (2014): Junho ; 79–88Caminhos de Geografia; Vol. 15 Núm. 50 (2014): Junho ; 79–88Caminhos de Geografia; v. 15 n. 50 (2014): Junho ; 79–881678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/24730/14960Copyright (c) 2014 Willame de Oliveira Ribeiro, Larissa Oliveira Mesquita Ribeiro, Adriana Karol Damasceno da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Willame de OliveiraRibeiro, Larissa Oliveira MesquitaSilva, Adriana Karol Damasceno da2022-11-08T19:24:52Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24730Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-08T19:24:52Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EM QUE ESPAÇO VOCÊ VIVE? ESPAÇOS VIVIDOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
EM QUE ESPAÇO VOCÊ VIVE? ESPAÇOS VIVIDOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
EM QUE ESPAÇO VOCÊ VIVE? ESPAÇOS VIVIDOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Ribeiro, Willame de Oliveira Educação Espaço Vivido Aprendizagem Significativa |
title_short |
EM QUE ESPAÇO VOCÊ VIVE? ESPAÇOS VIVIDOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
EM QUE ESPAÇO VOCÊ VIVE? ESPAÇOS VIVIDOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
EM QUE ESPAÇO VOCÊ VIVE? ESPAÇOS VIVIDOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
EM QUE ESPAÇO VOCÊ VIVE? ESPAÇOS VIVIDOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
EM QUE ESPAÇO VOCÊ VIVE? ESPAÇOS VIVIDOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Ribeiro, Willame de Oliveira |
author_facet |
Ribeiro, Willame de Oliveira Ribeiro, Larissa Oliveira Mesquita Silva, Adriana Karol Damasceno da |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Larissa Oliveira Mesquita Silva, Adriana Karol Damasceno da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Willame de Oliveira Ribeiro, Larissa Oliveira Mesquita Silva, Adriana Karol Damasceno da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Espaço Vivido Aprendizagem Significativa |
topic |
Educação Espaço Vivido Aprendizagem Significativa |
description |
O espaço vivido consiste em instrumento fundamental para a construção de um real significado para a educação e de uma eficaz aplicabilidade dos conhecimentos produzidos/adquiridos. Com base nessa perspectiva se investiga a realidade de duas escolas localizadas no Conjunto Cidade Nova em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém do Pará, buscando responder a seguinte problemática: quais as características dos espaços vividos dos alunos das escolas estudadas e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental? Utilizando-se de levantamentos bibliográficos, documentais, observações dirigidas e entrevistas com gestores das escolas e pais de alunos, se constatou a grande variabilidade dos espaços vividos pelos alunos das duas escolas, apesar de residirem no mesmo bairro e, consequentemente, a necessidade das escolas e dos educadores atentarem para essas experiências diferenciadas, como condição ao alcance de uma aprendizagem significativa. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/24730 10.14393/RCG155024730 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/24730 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG155024730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/24730/14960 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 15 No. 50 (2014): Junho ; 79–88 Caminhos de Geografia; Vol. 15 Núm. 50 (2014): Junho ; 79–88 Caminhos de Geografia; v. 15 n. 50 (2014): Junho ; 79–88 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067014727008256 |