ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE FLORESTAL, MINAS GERAIS - BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossoni, Hygor Aristides Victor
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Faria, Marco Túlio da Silva, Rossoni, Fernanda Fonseca Pessoa, Passos, Malu de Oliveira, de Faria, Bruno Rogério Nascimento, Lemos, Carlos Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16475
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido para melhorar o gerenciamento integrado dos resíduos sólidos na cidade universitária de Florestal-MG, pertencente à Região Metropolitana de Belo Horizonte. O principal objetivo foi avaliar a percepção ambiental das comunidades universitária da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Florestal e do município de Florestal - MG, bem como o nível de conhecimento em relação ao meio ambiente e aos problemas ambientais, relacionando estes aspectos às atitudes pessoais quanto ao gerenciamento de resíduos sólidos. Foi elaborado um questionário para identificar a percepção da população, com 16 perguntas e dividido em duas partes: dados pessoais e percepção sobre questões relativas a meio ambiente. Dos indivíduos entrevistados (400, de um total de 5.996 habitantes), 20,5% conhecem o conceito mais coerente para o meio ambiente. Questionados sobre qual era a avaliação em relação ao conhecimento sobre meio ambiente, 50,5% dos entrevistados responderam que eram bem informados e conscientes, 28,5% responderam que eram bem informados, conscientes e tinham atitudes, 9,0% são bem informados e indiferentes, 2,3% não se preocupam e 9,3% não tinham conhecimento do assunto e 0,5% não sabem. Perguntou-se às pessoas se elas já haviam substituído o consumo de determinado produto por outro similar a fim de gerar menor impacto no meio ambiente e 50% responderam negativamente a esta pergunta. Por meio deste questionário dirigido a uma parcela significativa da população, foi possível conhecer a percepção ambiental e, diante disso, elaborar um programa de educação ambiental voltado às necessidades da comunidade.
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