O USO DA COMUNICAÇÃO VISUAL NA GEOGRAFIA: A ILUSTRAÇÃO NOS AMBIENTES ESCOLAR, ACADÊMICO E PROFISSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiori, Sérgio Ricardo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Willian Alves de Lucena, Rodolpho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/50777
Resumo: Contemporary society, more than in any other historical moment, exponentially uses the most varied images as communication medium. The article proposes to discuss the didactic-scientific illustration - in drawings, profiles, blocks diagrams and schemes - as forms of visual expression of Geography, being able to assist the teacher during the teaching of his classes and consequent transmission of program content; besides doing that the student, researcher, professional in the area can use and / or create graphic representations in their daily activities. In this context, there are two discursive universes with distinct but complementary characteristics: visual communication, characterized by nonverbal image and lower degree of abstraction from reality (use of iconic, figurative drawing) and verbal language (writing, text), which together are established as an important didactic resource in the teaching-learning process. However, emphasizes that the educational system treats the illustration with ignorance, which leads disinterest on the subject. In the end, some examples are reported about the development and use of illustration in environments with greater or lesser technological support, that is, since analogical (handmade) until digital (made in software) representations.
id UFU-16_d7e8fe101e7f2541e2c1ff3ea51d2235
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/50777
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling O USO DA COMUNICAÇÃO VISUAL NA GEOGRAFIA: A ILUSTRAÇÃO NOS AMBIENTES ESCOLAR, ACADÊMICO E PROFISSIONAL IlustraçãoComunicaçãoRecurso didáticoEnsino de GeografiaIllustrationCommunicationDidactic resourceGeography teachingContemporary society, more than in any other historical moment, exponentially uses the most varied images as communication medium. The article proposes to discuss the didactic-scientific illustration - in drawings, profiles, blocks diagrams and schemes - as forms of visual expression of Geography, being able to assist the teacher during the teaching of his classes and consequent transmission of program content; besides doing that the student, researcher, professional in the area can use and / or create graphic representations in their daily activities. In this context, there are two discursive universes with distinct but complementary characteristics: visual communication, characterized by nonverbal image and lower degree of abstraction from reality (use of iconic, figurative drawing) and verbal language (writing, text), which together are established as an important didactic resource in the teaching-learning process. However, emphasizes that the educational system treats the illustration with ignorance, which leads disinterest on the subject. In the end, some examples are reported about the development and use of illustration in environments with greater or lesser technological support, that is, since analogical (handmade) until digital (made in software) representations.A sociedade contemporânea, mais do que em qualquer outro momento histórico, utiliza exponencialmente as mais variadas imagens como meio de comunicação. O artigo se propõe a discutir a ilustração didático-científica - em desenhos, perfis, blocos diagramas e esquemas - como formas de expressão visual da Geografia, podendo auxiliar o professor durante a ministração de suas aulas e consequente transmissão do conteúdo programático; além de fazer com que o estudante, pesquisador, profissional da área possa utilizar e/ou criar representações gráficas em suas atividades cotidianas. Neste contexto, discorre-se sobre dois universos discursivos com características distintas, porém complementares: a comunicação visual, caracterizada pela imagem não verbal e menor grau de abstração da realidade (uso do desenho icônico, figurativo) e a linguagem verbal (escrita, texto), que juntas se estabelecem como um importante recurso didático no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, ressalta-se que o sistema educacional trata a ilustração com desconhecimento, levando assim, o desinteresse pelo tema. Ao final, relatam-se alguns exemplos quanto ao desenvolvimento e uso da ilustração em ambientes com maior ou menor aporte tecnológico, ou seja, desde representações analógicas (feitas a mão) até as digitais (realizadas em softwares).EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2020-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/5077710.14393/RCG217550777Caminhos de Geografia; Vol. 21 No. 75 (2020): Junho; 117-136Caminhos de Geografia; Vol. 21 Núm. 75 (2020): Junho; 117-136Caminhos de Geografia; v. 21 n. 75 (2020): Junho; 117-1361678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/50777/29011Copyright (c) 2020 Sérgio Ricardo Fioriinfo:eu-repo/semantics/openAccessFiori, Sérgio Ricardo Willian Alves de Lucena, Rodolpho2020-06-17T19:06:58Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/50777Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2020-06-17T19:06:58Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DA COMUNICAÇÃO VISUAL NA GEOGRAFIA: A ILUSTRAÇÃO NOS AMBIENTES ESCOLAR, ACADÊMICO E PROFISSIONAL
title O USO DA COMUNICAÇÃO VISUAL NA GEOGRAFIA: A ILUSTRAÇÃO NOS AMBIENTES ESCOLAR, ACADÊMICO E PROFISSIONAL
spellingShingle O USO DA COMUNICAÇÃO VISUAL NA GEOGRAFIA: A ILUSTRAÇÃO NOS AMBIENTES ESCOLAR, ACADÊMICO E PROFISSIONAL
Fiori, Sérgio Ricardo
Ilustração
Comunicação
Recurso didático
Ensino de Geografia
Illustration
Communication
Didactic resource
Geography teaching
title_short O USO DA COMUNICAÇÃO VISUAL NA GEOGRAFIA: A ILUSTRAÇÃO NOS AMBIENTES ESCOLAR, ACADÊMICO E PROFISSIONAL
title_full O USO DA COMUNICAÇÃO VISUAL NA GEOGRAFIA: A ILUSTRAÇÃO NOS AMBIENTES ESCOLAR, ACADÊMICO E PROFISSIONAL
title_fullStr O USO DA COMUNICAÇÃO VISUAL NA GEOGRAFIA: A ILUSTRAÇÃO NOS AMBIENTES ESCOLAR, ACADÊMICO E PROFISSIONAL
title_full_unstemmed O USO DA COMUNICAÇÃO VISUAL NA GEOGRAFIA: A ILUSTRAÇÃO NOS AMBIENTES ESCOLAR, ACADÊMICO E PROFISSIONAL
title_sort O USO DA COMUNICAÇÃO VISUAL NA GEOGRAFIA: A ILUSTRAÇÃO NOS AMBIENTES ESCOLAR, ACADÊMICO E PROFISSIONAL
author Fiori, Sérgio Ricardo
author_facet Fiori, Sérgio Ricardo
Willian Alves de Lucena, Rodolpho
author_role author
author2 Willian Alves de Lucena, Rodolpho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiori, Sérgio Ricardo
Willian Alves de Lucena, Rodolpho
dc.subject.por.fl_str_mv Ilustração
Comunicação
Recurso didático
Ensino de Geografia
Illustration
Communication
Didactic resource
Geography teaching
topic Ilustração
Comunicação
Recurso didático
Ensino de Geografia
Illustration
Communication
Didactic resource
Geography teaching
description Contemporary society, more than in any other historical moment, exponentially uses the most varied images as communication medium. The article proposes to discuss the didactic-scientific illustration - in drawings, profiles, blocks diagrams and schemes - as forms of visual expression of Geography, being able to assist the teacher during the teaching of his classes and consequent transmission of program content; besides doing that the student, researcher, professional in the area can use and / or create graphic representations in their daily activities. In this context, there are two discursive universes with distinct but complementary characteristics: visual communication, characterized by nonverbal image and lower degree of abstraction from reality (use of iconic, figurative drawing) and verbal language (writing, text), which together are established as an important didactic resource in the teaching-learning process. However, emphasizes that the educational system treats the illustration with ignorance, which leads disinterest on the subject. In the end, some examples are reported about the development and use of illustration in environments with greater or lesser technological support, that is, since analogical (handmade) until digital (made in software) representations.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/50777
10.14393/RCG217550777
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/50777
identifier_str_mv 10.14393/RCG217550777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/50777/29011
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Sérgio Ricardo Fiori
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Sérgio Ricardo Fiori
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 21 No. 75 (2020): Junho; 117-136
Caminhos de Geografia; Vol. 21 Núm. 75 (2020): Junho; 117-136
Caminhos de Geografia; v. 21 n. 75 (2020): Junho; 117-136
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067017220521984