PNLD E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO: GUIAS DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA (2013-2015)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29926 |
Resumo: | Após várias denominações, a política de distribuição de livros didáticos transformou-se no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 1985. As discussões sobre a qualidade no ensino originaram definições para avaliar as coleções, apresentadas no primeiro guia do livro didático (1996). O objetivo é caracterizar a metodologia de avaliação do livro didático de geografia, mediante guias PNLD (2013-2015). A pesquisa baseia-se em bibliografias, decretos, Guias de Geografia 2013-2015 e livros selecionados. A produção do livro didático estabelece-se com a criação do Conselho Nacional do Livro Didático (1938), transformado no PNLD, ensino fundamental, em 1985 e desdobrando-se para o Ensino Médio, PNLEM, em 2003. O guia do livro didático é um documento que destaca o resultado e a metodologia de avaliação, caracterizando as exigências comuns para todas as áreas do conhecimento e para cada componente curricular, subsidiando a escolha do professor. Verifica-se que os livros de geografia quanto à abordagem conceitual, buscam relacionar o conteúdo geográfico ao cotidiano; o construtivismo piagetiano e o socioconstrutivismo são a base da abordagem didático-pedagógica; consolidando com a observância ética e democrática. Portanto, as coleções de geografia apresentam atualização dos temas, informações e conceitos geográficos corretos, a partir de uma perspectiva crítica. |
id |
UFU-16_e17f36cfa3c06d8f97993127a1cbd756 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29926 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
PNLD E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO: GUIAS DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA (2013-2015)Livro didáticoPolítica educacionalPNLDGuias do Livro Didático de geografiaApós várias denominações, a política de distribuição de livros didáticos transformou-se no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 1985. As discussões sobre a qualidade no ensino originaram definições para avaliar as coleções, apresentadas no primeiro guia do livro didático (1996). O objetivo é caracterizar a metodologia de avaliação do livro didático de geografia, mediante guias PNLD (2013-2015). A pesquisa baseia-se em bibliografias, decretos, Guias de Geografia 2013-2015 e livros selecionados. A produção do livro didático estabelece-se com a criação do Conselho Nacional do Livro Didático (1938), transformado no PNLD, ensino fundamental, em 1985 e desdobrando-se para o Ensino Médio, PNLEM, em 2003. O guia do livro didático é um documento que destaca o resultado e a metodologia de avaliação, caracterizando as exigências comuns para todas as áreas do conhecimento e para cada componente curricular, subsidiando a escolha do professor. Verifica-se que os livros de geografia quanto à abordagem conceitual, buscam relacionar o conteúdo geográfico ao cotidiano; o construtivismo piagetiano e o socioconstrutivismo são a base da abordagem didático-pedagógica; consolidando com a observância ética e democrática. Portanto, as coleções de geografia apresentam atualização dos temas, informações e conceitos geográficos corretos, a partir de uma perspectiva crítica. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2015-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/2992610.14393/RCG165529926Caminhos de Geografia; Vol. 16 No. 55 (2015): Setembro ; 114-127 Caminhos de Geografia; Vol. 16 Núm. 55 (2015): Setembro ; 114-127 Caminhos de Geografia; v. 16 n. 55 (2015): Setembro ; 114-127 1678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29926/17259http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Diana dos Reis PereiraVeloso Filho, Francisco de Assis2022-11-07T18:57:28Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29926Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-07T18:57:28Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PNLD E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO: GUIAS DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA (2013-2015) |
title |
PNLD E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO: GUIAS DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA (2013-2015) |
spellingShingle |
PNLD E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO: GUIAS DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA (2013-2015) Carvalho, Diana dos Reis Pereira Livro didático Política educacional PNLD Guias do Livro Didático de geografia |
title_short |
PNLD E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO: GUIAS DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA (2013-2015) |
title_full |
PNLD E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO: GUIAS DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA (2013-2015) |
title_fullStr |
PNLD E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO: GUIAS DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA (2013-2015) |
title_full_unstemmed |
PNLD E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO: GUIAS DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA (2013-2015) |
title_sort |
PNLD E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO: GUIAS DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA (2013-2015) |
author |
Carvalho, Diana dos Reis Pereira |
author_facet |
Carvalho, Diana dos Reis Pereira Veloso Filho, Francisco de Assis |
author_role |
author |
author2 |
Veloso Filho, Francisco de Assis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Diana dos Reis Pereira Veloso Filho, Francisco de Assis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Política educacional PNLD Guias do Livro Didático de geografia |
topic |
Livro didático Política educacional PNLD Guias do Livro Didático de geografia |
description |
Após várias denominações, a política de distribuição de livros didáticos transformou-se no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 1985. As discussões sobre a qualidade no ensino originaram definições para avaliar as coleções, apresentadas no primeiro guia do livro didático (1996). O objetivo é caracterizar a metodologia de avaliação do livro didático de geografia, mediante guias PNLD (2013-2015). A pesquisa baseia-se em bibliografias, decretos, Guias de Geografia 2013-2015 e livros selecionados. A produção do livro didático estabelece-se com a criação do Conselho Nacional do Livro Didático (1938), transformado no PNLD, ensino fundamental, em 1985 e desdobrando-se para o Ensino Médio, PNLEM, em 2003. O guia do livro didático é um documento que destaca o resultado e a metodologia de avaliação, caracterizando as exigências comuns para todas as áreas do conhecimento e para cada componente curricular, subsidiando a escolha do professor. Verifica-se que os livros de geografia quanto à abordagem conceitual, buscam relacionar o conteúdo geográfico ao cotidiano; o construtivismo piagetiano e o socioconstrutivismo são a base da abordagem didático-pedagógica; consolidando com a observância ética e democrática. Portanto, as coleções de geografia apresentam atualização dos temas, informações e conceitos geográficos corretos, a partir de uma perspectiva crítica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29926 10.14393/RCG165529926 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29926 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG165529926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29926/17259 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 16 No. 55 (2015): Setembro ; 114-127 Caminhos de Geografia; Vol. 16 Núm. 55 (2015): Setembro ; 114-127 Caminhos de Geografia; v. 16 n. 55 (2015): Setembro ; 114-127 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067015197818880 |