Contribuições do PNLD ao ensino de sociologia: análise dos guias de livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Jacqueline Marinho de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202553
Resumo: Este trabalho se debruçou sobre o ensino de Sociologia na perspectiva da análise dos Guias de Livros Didáticos do PNLD de Sociologia e seus respectivos Editais. O objetivo foi verificar como os Guias contribuíram para a consolidação da Sociologia no currículo do Ensino Médio tendo como hipótese a investigação dos Guias do PNLD, possibilitando traçar um panorama das mudanças e avanços dos livros didáticos nele indicados. Para tanto fizemos um retrato do “estado da arte” do Ensino de Sociologia e sistematizamos as referências que orientaram a pesquisa. Abordamos o processo histórico que originou o PNLD e a consolidação do Programa, incluindo suas transformações recentes. Analisamos os Editais do PNLD 2009, 2012 e 2015 os quais direcionaram a confecção dos Guias do PNLD de 2012, 2015 e 2018. Elaboramos um quadro comparativo dos documentos. Contamos com a aplicação de um questionário online para oitenta e um docentes de Sociologia da rede pública em treze estados e o Distrito Federal para observamos as impressões e apropriações sobre os Guias e livros didáticos de Sociologia. Considerou-se que os Guias apresentam ponderações significativas para o ensino de Sociologia. São materiais que, se utilizados pelos docentes, podem resultar na escolha do livro didático que seja mais adequado à realidade da unidade escolar. O PNLD instituiu um modelo de avaliação que favoreceu e fortaleceu a qualidade das obras didáticas de Sociologia. Assim, a presente pesquisa discute brevemente a situação precária atual e a qualidade das obras didáticas selecionas pelo PNLD a partir do Decreto nº 9.099/2017 e a Sociologia após a Reforma do Ensino Médio.
id UNSP_3d1947e88f65b7adf83fa934ef67d13b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/202553
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Contribuições do PNLD ao ensino de sociologia: análise dos guias de livros didáticosPnld's contributions to sociology teaching: analysis of textbook guidesEnsino de sociologiaGuia de livros didáticosPNLDSociology teachingTextbook guideEste trabalho se debruçou sobre o ensino de Sociologia na perspectiva da análise dos Guias de Livros Didáticos do PNLD de Sociologia e seus respectivos Editais. O objetivo foi verificar como os Guias contribuíram para a consolidação da Sociologia no currículo do Ensino Médio tendo como hipótese a investigação dos Guias do PNLD, possibilitando traçar um panorama das mudanças e avanços dos livros didáticos nele indicados. Para tanto fizemos um retrato do “estado da arte” do Ensino de Sociologia e sistematizamos as referências que orientaram a pesquisa. Abordamos o processo histórico que originou o PNLD e a consolidação do Programa, incluindo suas transformações recentes. Analisamos os Editais do PNLD 2009, 2012 e 2015 os quais direcionaram a confecção dos Guias do PNLD de 2012, 2015 e 2018. Elaboramos um quadro comparativo dos documentos. Contamos com a aplicação de um questionário online para oitenta e um docentes de Sociologia da rede pública em treze estados e o Distrito Federal para observamos as impressões e apropriações sobre os Guias e livros didáticos de Sociologia. Considerou-se que os Guias apresentam ponderações significativas para o ensino de Sociologia. São materiais que, se utilizados pelos docentes, podem resultar na escolha do livro didático que seja mais adequado à realidade da unidade escolar. O PNLD instituiu um modelo de avaliação que favoreceu e fortaleceu a qualidade das obras didáticas de Sociologia. Assim, a presente pesquisa discute brevemente a situação precária atual e a qualidade das obras didáticas selecionas pelo PNLD a partir do Decreto nº 9.099/2017 e a Sociologia após a Reforma do Ensino Médio.This work focused on the teaching of Sociology from the perspective of the analysis of the Textbook National Program (PNLD) of sociology and their respective public notice. The objective was to verify how the Guides contributed to the consolidation of Sociology in the High School curriculum. Taking as hypothesis that the research of the PNLD Guides would make it possible to draw an overview of the changes and advances of textbooks. To do so, we made an understanding of "state of art", from sociology teaching and systematized the references that guided the research. We approached the historical process that originated the PNLD and the consolidation of the Program, including its recent transformations. We analyzed 2009, 2012 and 2015 of the PNLD public notice, which directed the preparation of 2012, 2015 and 2018 of the PNLD Guides. We have prepared comparative board of the documents. An online survey questionnaire was applied to eighty-one Sociology teachers from public schools on thirteen states and the Federal District to observe impressions and appropriations on Sociology Guides and textbooks. It was considered that the Guides present significant considerations for the Sociology teaching. They are materials that if used by teachers, may result in the choice of the textbook that is more appropriate to the reality of the school unit. PNLD established an evaluation model that favored and strengthened the quality of Sociology textbook. In this way, the present research briefly discusses the recent instable situation and quality of the textbook selected by the PNLD from the Decree 9.099/2017 and the Sociology after the High School Reform.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Possas, Lídia Maria Vianna [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sousa, Jacqueline Marinho de2021-02-01T12:16:01Z2021-02-01T12:16:01Z2020-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20255325016016039P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T19:46:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202553Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T19:46:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do PNLD ao ensino de sociologia: análise dos guias de livros didáticos
Pnld's contributions to sociology teaching: analysis of textbook guides
title Contribuições do PNLD ao ensino de sociologia: análise dos guias de livros didáticos
spellingShingle Contribuições do PNLD ao ensino de sociologia: análise dos guias de livros didáticos
Sousa, Jacqueline Marinho de
Ensino de sociologia
Guia de livros didáticos
PNLD
Sociology teaching
Textbook guide
title_short Contribuições do PNLD ao ensino de sociologia: análise dos guias de livros didáticos
title_full Contribuições do PNLD ao ensino de sociologia: análise dos guias de livros didáticos
title_fullStr Contribuições do PNLD ao ensino de sociologia: análise dos guias de livros didáticos
title_full_unstemmed Contribuições do PNLD ao ensino de sociologia: análise dos guias de livros didáticos
title_sort Contribuições do PNLD ao ensino de sociologia: análise dos guias de livros didáticos
author Sousa, Jacqueline Marinho de
author_facet Sousa, Jacqueline Marinho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Possas, Lídia Maria Vianna [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Jacqueline Marinho de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia
Guia de livros didáticos
PNLD
Sociology teaching
Textbook guide
topic Ensino de sociologia
Guia de livros didáticos
PNLD
Sociology teaching
Textbook guide
description Este trabalho se debruçou sobre o ensino de Sociologia na perspectiva da análise dos Guias de Livros Didáticos do PNLD de Sociologia e seus respectivos Editais. O objetivo foi verificar como os Guias contribuíram para a consolidação da Sociologia no currículo do Ensino Médio tendo como hipótese a investigação dos Guias do PNLD, possibilitando traçar um panorama das mudanças e avanços dos livros didáticos nele indicados. Para tanto fizemos um retrato do “estado da arte” do Ensino de Sociologia e sistematizamos as referências que orientaram a pesquisa. Abordamos o processo histórico que originou o PNLD e a consolidação do Programa, incluindo suas transformações recentes. Analisamos os Editais do PNLD 2009, 2012 e 2015 os quais direcionaram a confecção dos Guias do PNLD de 2012, 2015 e 2018. Elaboramos um quadro comparativo dos documentos. Contamos com a aplicação de um questionário online para oitenta e um docentes de Sociologia da rede pública em treze estados e o Distrito Federal para observamos as impressões e apropriações sobre os Guias e livros didáticos de Sociologia. Considerou-se que os Guias apresentam ponderações significativas para o ensino de Sociologia. São materiais que, se utilizados pelos docentes, podem resultar na escolha do livro didático que seja mais adequado à realidade da unidade escolar. O PNLD instituiu um modelo de avaliação que favoreceu e fortaleceu a qualidade das obras didáticas de Sociologia. Assim, a presente pesquisa discute brevemente a situação precária atual e a qualidade das obras didáticas selecionas pelo PNLD a partir do Decreto nº 9.099/2017 e a Sociologia após a Reforma do Ensino Médio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-29
2021-02-01T12:16:01Z
2021-02-01T12:16:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/202553
25016016039P8
url http://hdl.handle.net/11449/202553
identifier_str_mv 25016016039P8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128128054198272