O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luiz Andrei Gonçalves
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lessa, Simone Narciso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16414
Resumo: O planejamento da infraestrutura econômica tornou-se uma ferramenta importante na implementação das políticas de desenvolvimento do transporte rodoviário no Brasil. O objetivo deste trabalho é identificar o modelo de planejamento e de desenvolvimento da rede logística de transporte rodoviário no Brasil, considerando o discurso desenvolvimentista de integração nacional das atividades econômicas, comerciais e territoriais brasileiras. O Estado brasileiro implantou uma política de planejamento e de investimento em infraestrutura de transportes nas áreas estratégicas do território nacional, que propiciariam a atração e a reprodução de capital por meio das atividades industriais, agropecuárias, agroindustriais e comerciais. No processo de modernização econômica, a indústria automobilística foi o símbolo da expansão do capital internacional no Brasil, influenciando a política de transporte brasileira que centralizou os investimentos no modal rodoviário em detrimento aos outros modais de transportes.
id UFU-16_e250938c9a6e3cd4a2d897f7bed4d601
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16414
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO NO BRASILPlanejamentodesenvolvimentoinfraestruturatransporte rodoviário.O planejamento da infraestrutura econômica tornou-se uma ferramenta importante na implementação das políticas de desenvolvimento do transporte rodoviário no Brasil. O objetivo deste trabalho é identificar o modelo de planejamento e de desenvolvimento da rede logística de transporte rodoviário no Brasil, considerando o discurso desenvolvimentista de integração nacional das atividades econômicas, comerciais e territoriais brasileiras. O Estado brasileiro implantou uma política de planejamento e de investimento em infraestrutura de transportes nas áreas estratégicas do território nacional, que propiciariam a atração e a reprodução de capital por meio das atividades industriais, agropecuárias, agroindustriais e comerciais. No processo de modernização econômica, a indústria automobilística foi o símbolo da expansão do capital internacional no Brasil, influenciando a política de transporte brasileira que centralizou os investimentos no modal rodoviário em detrimento aos outros modais de transportes.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1641410.14393/RCG124016414Caminhos de Geografia; Vol. 12 No. 40 (2011): Dezembro ; 26-45Caminhos de Geografia; Vol. 12 Núm. 40 (2011): Dezembro ; 26-45Caminhos de Geografia; v. 12 n. 40 (2011): Dezembro ; 26-451678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16414/917510.14393/rcg.v12i40.16414.g9175Copyright (c) 2011 Luiz Andrei Gonçalves Pereira, Simone Narciso Lessahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Luiz Andrei GonçalvesLessa, Simone Narciso2022-11-09T17:49:14Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16414Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-09T17:49:14Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO NO BRASIL
title O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO NO BRASIL
spellingShingle O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO NO BRASIL
Pereira, Luiz Andrei Gonçalves
Planejamento
desenvolvimento
infraestrutura
transporte rodoviário.
title_short O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO NO BRASIL
title_full O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO NO BRASIL
title_fullStr O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO NO BRASIL
title_full_unstemmed O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO NO BRASIL
title_sort O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO NO BRASIL
author Pereira, Luiz Andrei Gonçalves
author_facet Pereira, Luiz Andrei Gonçalves
Lessa, Simone Narciso
author_role author
author2 Lessa, Simone Narciso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Luiz Andrei Gonçalves
Lessa, Simone Narciso
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento
desenvolvimento
infraestrutura
transporte rodoviário.
topic Planejamento
desenvolvimento
infraestrutura
transporte rodoviário.
description O planejamento da infraestrutura econômica tornou-se uma ferramenta importante na implementação das políticas de desenvolvimento do transporte rodoviário no Brasil. O objetivo deste trabalho é identificar o modelo de planejamento e de desenvolvimento da rede logística de transporte rodoviário no Brasil, considerando o discurso desenvolvimentista de integração nacional das atividades econômicas, comerciais e territoriais brasileiras. O Estado brasileiro implantou uma política de planejamento e de investimento em infraestrutura de transportes nas áreas estratégicas do território nacional, que propiciariam a atração e a reprodução de capital por meio das atividades industriais, agropecuárias, agroindustriais e comerciais. No processo de modernização econômica, a indústria automobilística foi o símbolo da expansão do capital internacional no Brasil, influenciando a política de transporte brasileira que centralizou os investimentos no modal rodoviário em detrimento aos outros modais de transportes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16414
10.14393/RCG124016414
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16414
identifier_str_mv 10.14393/RCG124016414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16414/9175
10.14393/rcg.v12i40.16414.g9175
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Luiz Andrei Gonçalves Pereira, Simone Narciso Lessa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Luiz Andrei Gonçalves Pereira, Simone Narciso Lessa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 12 No. 40 (2011): Dezembro ; 26-45
Caminhos de Geografia; Vol. 12 Núm. 40 (2011): Dezembro ; 26-45
Caminhos de Geografia; v. 12 n. 40 (2011): Dezembro ; 26-45
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067013317722112