O campo educacional: entre a prática social e a legitimidade científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/883 |
Resumo: | Resumo: O artigo aborda a questão da identidade do campo educacional no Brasil. Ao refletir sobre a educação como prática social, toca em temáticas relativas á interação entre agentes sociais e sistemas institucionais, entre parâmetros de racionalidade científica e a questão dos valores que marcam a prática educacional. No que tange ao entendimento da educação como saber especifico, remete-se a um momento da história da institucionalização dos estudos ligados à educação no âmbito do ensino universitário em geral e da organização dos primeiros cursos de formação de professores em nível superior, tendo como corte cronológico o período 1920/1945. Palavras-chave: educação; instituições de ensino; legitimidade científica. Abstract: The article is about the identity of the educational field in Brazil. Thinking over the education as a social practice, it touches upon subjects related to the interaction between social agents and institutional systems, between parameters of scientific rationality and the values of the educational practice. Considering the education a specific knowledge, this work takes the years between 1920 and 1945 as a reference. This is one moment in the history of the institutionalization of the studies related to the higher education and the organization of the first university courses to graduate teachers. Key words: education; educational institutions; scientific legitimacy. |
id |
UFU-2_01d67d9a46f4e68843486ab626aa8cad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/883 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
O campo educacional: entre a prática social e a legitimidade científicaBrasilIdentidadecampo educacionalResumo: O artigo aborda a questão da identidade do campo educacional no Brasil. Ao refletir sobre a educação como prática social, toca em temáticas relativas á interação entre agentes sociais e sistemas institucionais, entre parâmetros de racionalidade científica e a questão dos valores que marcam a prática educacional. No que tange ao entendimento da educação como saber especifico, remete-se a um momento da história da institucionalização dos estudos ligados à educação no âmbito do ensino universitário em geral e da organização dos primeiros cursos de formação de professores em nível superior, tendo como corte cronológico o período 1920/1945. Palavras-chave: educação; instituições de ensino; legitimidade científica. Abstract: The article is about the identity of the educational field in Brazil. Thinking over the education as a social practice, it touches upon subjects related to the interaction between social agents and institutional systems, between parameters of scientific rationality and the values of the educational practice. Considering the education a specific knowledge, this work takes the years between 1920 and 1945 as a reference. This is one moment in the history of the institutionalization of the studies related to the higher education and the organization of the first university courses to graduate teachers. Key words: education; educational institutions; scientific legitimacy.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/88310.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-883Educação e Filosofia; v. 11 n. 21/22 (1997): v.11 n.21 jan./jun. e 22 jul./dez. 1997; 7-231982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/883/799Copyright (c) 2016 Libânia Nacif Xavierhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Libânia Nacif2023-06-30T16:46:15Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/883Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-30T16:46:15Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O campo educacional: entre a prática social e a legitimidade científica |
title |
O campo educacional: entre a prática social e a legitimidade científica |
spellingShingle |
O campo educacional: entre a prática social e a legitimidade científica Xavier, Libânia Nacif Brasil Identidade campo educacional |
title_short |
O campo educacional: entre a prática social e a legitimidade científica |
title_full |
O campo educacional: entre a prática social e a legitimidade científica |
title_fullStr |
O campo educacional: entre a prática social e a legitimidade científica |
title_full_unstemmed |
O campo educacional: entre a prática social e a legitimidade científica |
title_sort |
O campo educacional: entre a prática social e a legitimidade científica |
author |
Xavier, Libânia Nacif |
author_facet |
Xavier, Libânia Nacif |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Libânia Nacif |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brasil Identidade campo educacional |
topic |
Brasil Identidade campo educacional |
description |
Resumo: O artigo aborda a questão da identidade do campo educacional no Brasil. Ao refletir sobre a educação como prática social, toca em temáticas relativas á interação entre agentes sociais e sistemas institucionais, entre parâmetros de racionalidade científica e a questão dos valores que marcam a prática educacional. No que tange ao entendimento da educação como saber especifico, remete-se a um momento da história da institucionalização dos estudos ligados à educação no âmbito do ensino universitário em geral e da organização dos primeiros cursos de formação de professores em nível superior, tendo como corte cronológico o período 1920/1945. Palavras-chave: educação; instituições de ensino; legitimidade científica. Abstract: The article is about the identity of the educational field in Brazil. Thinking over the education as a social practice, it touches upon subjects related to the interaction between social agents and institutional systems, between parameters of scientific rationality and the values of the educational practice. Considering the education a specific knowledge, this work takes the years between 1920 and 1945 as a reference. This is one moment in the history of the institutionalization of the studies related to the higher education and the organization of the first university courses to graduate teachers. Key words: education; educational institutions; scientific legitimacy. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/883 10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-883 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/883 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-883 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/883/799 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Libânia Nacif Xavier http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Libânia Nacif Xavier http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 11 n. 21/22 (1997): v.11 n.21 jan./jun. e 22 jul./dez. 1997; 7-23 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207232168886272 |