O campo educacional: entre a prática social e a legitimidade científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Libânia Nacif
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/883
Resumo: Resumo: O artigo aborda a questão da identidade do campo educacional no Brasil. Ao refletir sobre a educação como prática social, toca em temáticas relativas á interação entre agentes sociais e sistemas institucionais, entre parâmetros de racionalidade científica e a questão dos valores que marcam a prática educacional. No que tange ao entendimento da educação como saber especifico, remete-se a um momento da história da institucionalização dos estudos ligados à educação no âmbito do ensino universitário em geral e da organização dos primeiros cursos de formação de professores em nível superior, tendo como corte cronológico o período 1920/1945. Palavras-chave: educação; instituições de ensino; legitimidade científica.   Abstract: The article is about the identity of the educational field in Brazil. Thinking over the education as a social practice, it touches upon subjects related to the interaction between social agents and institutional systems, between parameters of scientific rationality and the values of the educational practice. Considering the education a specific knowledge, this work takes the years between 1920 and 1945 as a reference. This is one moment in the history of the institutionalization of the studies related to the higher education and the organization of the first university courses to graduate teachers. Key words: education; educational institutions; scientific legitimacy.
id UFU-2_01d67d9a46f4e68843486ab626aa8cad
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/883
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling O campo educacional: entre a prática social e a legitimidade científicaBrasilIdentidadecampo educacionalResumo: O artigo aborda a questão da identidade do campo educacional no Brasil. Ao refletir sobre a educação como prática social, toca em temáticas relativas á interação entre agentes sociais e sistemas institucionais, entre parâmetros de racionalidade científica e a questão dos valores que marcam a prática educacional. No que tange ao entendimento da educação como saber especifico, remete-se a um momento da história da institucionalização dos estudos ligados à educação no âmbito do ensino universitário em geral e da organização dos primeiros cursos de formação de professores em nível superior, tendo como corte cronológico o período 1920/1945. Palavras-chave: educação; instituições de ensino; legitimidade científica.   Abstract: The article is about the identity of the educational field in Brazil. Thinking over the education as a social practice, it touches upon subjects related to the interaction between social agents and institutional systems, between parameters of scientific rationality and the values of the educational practice. Considering the education a specific knowledge, this work takes the years between 1920 and 1945 as a reference. This is one moment in the history of the institutionalization of the studies related to the higher education and the organization of the first university courses to graduate teachers. Key words: education; educational institutions; scientific legitimacy.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/88310.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-883Educação e Filosofia; v. 11 n. 21/22 (1997): v.11 n.21 jan./jun. e 22 jul./dez. 1997; 7-231982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/883/799Copyright (c) 2016 Libânia Nacif Xavierhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Libânia Nacif2023-06-30T16:46:15Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/883Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-30T16:46:15Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O campo educacional: entre a prática social e a legitimidade científica
title O campo educacional: entre a prática social e a legitimidade científica
spellingShingle O campo educacional: entre a prática social e a legitimidade científica
Xavier, Libânia Nacif
Brasil
Identidade
campo educacional
title_short O campo educacional: entre a prática social e a legitimidade científica
title_full O campo educacional: entre a prática social e a legitimidade científica
title_fullStr O campo educacional: entre a prática social e a legitimidade científica
title_full_unstemmed O campo educacional: entre a prática social e a legitimidade científica
title_sort O campo educacional: entre a prática social e a legitimidade científica
author Xavier, Libânia Nacif
author_facet Xavier, Libânia Nacif
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Libânia Nacif
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil
Identidade
campo educacional
topic Brasil
Identidade
campo educacional
description Resumo: O artigo aborda a questão da identidade do campo educacional no Brasil. Ao refletir sobre a educação como prática social, toca em temáticas relativas á interação entre agentes sociais e sistemas institucionais, entre parâmetros de racionalidade científica e a questão dos valores que marcam a prática educacional. No que tange ao entendimento da educação como saber especifico, remete-se a um momento da história da institucionalização dos estudos ligados à educação no âmbito do ensino universitário em geral e da organização dos primeiros cursos de formação de professores em nível superior, tendo como corte cronológico o período 1920/1945. Palavras-chave: educação; instituições de ensino; legitimidade científica.   Abstract: The article is about the identity of the educational field in Brazil. Thinking over the education as a social practice, it touches upon subjects related to the interaction between social agents and institutional systems, between parameters of scientific rationality and the values of the educational practice. Considering the education a specific knowledge, this work takes the years between 1920 and 1945 as a reference. This is one moment in the history of the institutionalization of the studies related to the higher education and the organization of the first university courses to graduate teachers. Key words: education; educational institutions; scientific legitimacy.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/883
10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-883
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/883
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/883/799
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Libânia Nacif Xavier
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Libânia Nacif Xavier
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 11 n. 21/22 (1997): v.11 n.21 jan./jun. e 22 jul./dez. 1997; 7-23
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207232168886272