A centelha se acende na ação: : a autoeducação dos trabalhadores no pensamento de Rosa Luxemburgo
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24959 |
Resumo: | A centelha se acende na ação: a autoeducação dos trabalhadores no pensamento de Rosa Luxemburgo Resumo: Encontramos em Rosa Luxemburgo uma ampla reflexão, filosófica e política, sobre uma forma especifica de educação, que a seu ver é a mais importante, do ponto de vista da emancipação das classes subalternas: a autoeducação pela práxis, a autoeducação dos explorados e oprimidos pela experiência da ação coletiva. Sua oposição irreconciliável ao capitalismo e ao imperialismo, sua concepção de um socialismo ao mesmo tempo revolucionário e democrático, baseado na práxis autoemancipadora dos trabalhadores, na autoeducação pela experiência de luta social das grandes massas populares é de uma impressionante atualidade, sobretudo aqui, no Brasil e na América Latina. Palavras-chave: Autoeducação; Emancipação das classes subalternas; Rosa Luxemburgo. Resumé: Nous trouvons chez Rosa Luxemburg une ample réfléxion, philosophique et politique, sur une forme spécifique d'éducation, qui est, à son avis, la plus importante du point de vue de l'émancipation des classes subalternes: l' auto-éducation des exploités et opprimés par l'expérience de l'action collective. Son opposition irréconciliable au capitalism et à l'impérialisme, sa conception d'un socialisme em même temps révolutionnaire et démocratique, fondé sur la praxis auto-émancipatrice des travailleurs, dans l'auto-éducation par l'expérience de lutte sociale des grandes masses populaires et d'une impressionnante actualité, surtout ici, au Brésil et em Amérique latine. Mots-clés: Auto-éducation ; Émancipation des classes subalternes ; Rosa Luxemburg. Data de registro: 06/03/2014 Data de aceite:23/04/2014 |
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A centelha se acende na ação: : a autoeducação dos trabalhadores no pensamento de Rosa LuxemburgoAutoeducaçãoEmancipação das classes subalternasAutoeducação. Emancipação das classes subalternas. Rosa Luxemburgo.A centelha se acende na ação: a autoeducação dos trabalhadores no pensamento de Rosa Luxemburgo Resumo: Encontramos em Rosa Luxemburgo uma ampla reflexão, filosófica e política, sobre uma forma especifica de educação, que a seu ver é a mais importante, do ponto de vista da emancipação das classes subalternas: a autoeducação pela práxis, a autoeducação dos explorados e oprimidos pela experiência da ação coletiva. Sua oposição irreconciliável ao capitalismo e ao imperialismo, sua concepção de um socialismo ao mesmo tempo revolucionário e democrático, baseado na práxis autoemancipadora dos trabalhadores, na autoeducação pela experiência de luta social das grandes massas populares é de uma impressionante atualidade, sobretudo aqui, no Brasil e na América Latina. Palavras-chave: Autoeducação; Emancipação das classes subalternas; Rosa Luxemburgo. Resumé: Nous trouvons chez Rosa Luxemburg une ample réfléxion, philosophique et politique, sur une forme spécifique d'éducation, qui est, à son avis, la plus importante du point de vue de l'émancipation des classes subalternes: l' auto-éducation des exploités et opprimés par l'expérience de l'action collective. Son opposition irréconciliable au capitalism et à l'impérialisme, sa conception d'un socialisme em même temps révolutionnaire et démocratique, fondé sur la praxis auto-émancipatrice des travailleurs, dans l'auto-éducation par l'expérience de lutte sociale des grandes masses populaires et d'une impressionnante actualité, surtout ici, au Brésil et em Amérique latine. Mots-clés: Auto-éducation ; Émancipation des classes subalternes ; Rosa Luxemburg. Data de registro: 06/03/2014 Data de aceite:23/04/2014EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2014-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2495910.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p27a38Educação e Filosofia; v. 28 n. 55 (2014): v.28 n.55 jan./jun. 2014; 27-381982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24959/15244Copyright (c) 2016 Michael Löwyhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLöwy, Michael2023-06-19T17:08:06Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24959Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-19T17:08:06Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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