DURKHEIM, Émile. Sociologia, educação e moral. Porto: Rés
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
DOI: | 10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-979 |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/979 |
Resumo: | Reflexão é movimento, dinâmica e ação. O pensamento que estanca deixa produtos: obras, textos, resultados ideológicos, "verdades". Cessou de pensar. Todo pensamento "é" um movimento "do pensamento". Uma reflexão sobre o pensamento de Durkheim demonstra, tout court, entre outros aspectos, sua visão de educação. Assim, cumpre formular sua concepção sobre ela; uma definição, talvez um conceito: "a ação exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não se encontram amadurecidas para a vida social". Cumpre formular os objetivos que se lhe impressionam a razão: "suscitar e desenvolver na criança um certo número de condições físicas, intelectuais e morais que dela reclamam, seja a sociedade política no seu conjunto, seja o meio especial a que ela se destina particularmente”. Com perspicácia, colhem-se lhe os fundamentos no substrato de que o homem não nasce com predisposição ou potencial inato para obedecer (ou se submeter) às regras sociais. O mesmo denominador é válido para o cultivo de determinados hábitos, costumes ou crenças. [...] Palavras-chave: Durkheim; Sociologia; Educação. |
id |
UFU-2_041d15843c1bd47d8a6a4f5b29b02af3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/979 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
spelling |
DURKHEIM, Émile. Sociologia, educação e moral. Porto: RésDurkheimSociologiaEducaçãoReflexão é movimento, dinâmica e ação. O pensamento que estanca deixa produtos: obras, textos, resultados ideológicos, "verdades". Cessou de pensar. Todo pensamento "é" um movimento "do pensamento". Uma reflexão sobre o pensamento de Durkheim demonstra, tout court, entre outros aspectos, sua visão de educação. Assim, cumpre formular sua concepção sobre ela; uma definição, talvez um conceito: "a ação exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não se encontram amadurecidas para a vida social". Cumpre formular os objetivos que se lhe impressionam a razão: "suscitar e desenvolver na criança um certo número de condições físicas, intelectuais e morais que dela reclamam, seja a sociedade política no seu conjunto, seja o meio especial a que ela se destina particularmente”. Com perspicácia, colhem-se lhe os fundamentos no substrato de que o homem não nasce com predisposição ou potencial inato para obedecer (ou se submeter) às regras sociais. O mesmo denominador é válido para o cultivo de determinados hábitos, costumes ou crenças. [...] Palavras-chave: Durkheim; Sociologia; Educação.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/97910.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-979Educação e Filosofia; v. 10 n. 19 (1996): v.10 n.19 jan./jun. 1996; 195-2001982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/979/889Copyright (c) 2016 Márcia Núbia Fonseca Vieirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Márcia Núbia Fonseca2022-11-30T13:07:13Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/979Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-11-30T13:07:13Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DURKHEIM, Émile. Sociologia, educação e moral. Porto: Rés |
title |
DURKHEIM, Émile. Sociologia, educação e moral. Porto: Rés |
spellingShingle |
DURKHEIM, Émile. Sociologia, educação e moral. Porto: Rés DURKHEIM, Émile. Sociologia, educação e moral. Porto: Rés Vieira, Márcia Núbia Fonseca Durkheim Sociologia Educação Vieira, Márcia Núbia Fonseca Durkheim Sociologia Educação |
title_short |
DURKHEIM, Émile. Sociologia, educação e moral. Porto: Rés |
title_full |
DURKHEIM, Émile. Sociologia, educação e moral. Porto: Rés |
title_fullStr |
DURKHEIM, Émile. Sociologia, educação e moral. Porto: Rés DURKHEIM, Émile. Sociologia, educação e moral. Porto: Rés |
title_full_unstemmed |
DURKHEIM, Émile. Sociologia, educação e moral. Porto: Rés DURKHEIM, Émile. Sociologia, educação e moral. Porto: Rés |
title_sort |
DURKHEIM, Émile. Sociologia, educação e moral. Porto: Rés |
author |
Vieira, Márcia Núbia Fonseca |
author_facet |
Vieira, Márcia Núbia Fonseca Vieira, Márcia Núbia Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Márcia Núbia Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Durkheim Sociologia Educação |
topic |
Durkheim Sociologia Educação |
description |
Reflexão é movimento, dinâmica e ação. O pensamento que estanca deixa produtos: obras, textos, resultados ideológicos, "verdades". Cessou de pensar. Todo pensamento "é" um movimento "do pensamento". Uma reflexão sobre o pensamento de Durkheim demonstra, tout court, entre outros aspectos, sua visão de educação. Assim, cumpre formular sua concepção sobre ela; uma definição, talvez um conceito: "a ação exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não se encontram amadurecidas para a vida social". Cumpre formular os objetivos que se lhe impressionam a razão: "suscitar e desenvolver na criança um certo número de condições físicas, intelectuais e morais que dela reclamam, seja a sociedade política no seu conjunto, seja o meio especial a que ela se destina particularmente”. Com perspicácia, colhem-se lhe os fundamentos no substrato de que o homem não nasce com predisposição ou potencial inato para obedecer (ou se submeter) às regras sociais. O mesmo denominador é válido para o cultivo de determinados hábitos, costumes ou crenças. [...] Palavras-chave: Durkheim; Sociologia; Educação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/979 10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-979 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/979 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/979/889 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Márcia Núbia Fonseca Vieira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Márcia Núbia Fonseca Vieira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 10 n. 19 (1996): v.10 n.19 jan./jun. 1996; 195-200 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1822179447226236928 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-979 |