Reflections on Paulo Freire's method. More than a methodology, a political praxis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristi, Miguel Ahumada
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: García, Xus Martín
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41017
Resumo: Reflexiones sobre el Método Paulo Freire. Más allá de un metodología, una praxis política A veces se enuncia a Paulo Freire como un metodólogo. Tal enunciado es solo en parte acertado, pues más allá de una simple metodología, la pedagogía de Freire es una praxis política. Para mostrar esto, que aunque parezca obvio no está tan claro en el ambiente académico, en el presente texto describiremos y reflexionaremos el método dialógico del profesor pernambucano; vale decir, haremos una comprensión crítica de las bases teóricas y la puesta en práctica de su idea de educación como liberación basada en el diálogo, su fundamentación y su praxis. En síntesis, el texto constituye un retrato comprensivo del método de concientización y de los fundamentos pedagógicos, filosóficos y políticos que respaldan a Freire.   Palabras clave: Método Paulo Freire; Liberación; Praxis pedagógico-política  Reflexões sobre o Método Paulo Freire. Para além de uma metodologia, uma práxis política. Resumo: Em ocasiões Paulo Freire é enunciado como um 'metodólogo'. Tal enunciado é só em parte acertado, pois para além de uma simples metodologia, a pedagogia de Freire é uma práxis política. Para mostrar isto, que ainda pareça obvio não está tão claro no ambiente acadêmico, no presente texto descreveremos e refletiremos o método dialógico do professor pernambucano; isto é, faremos uma compreensão crítica das bases teóricas e da prática da ideia de educação como liberação baseada no diálogo, sua fundamentação e sua práxis. Em síntese, o texto constitui um retrato compreensivo do método de conscientização e dos fundamentos pedagógicos, filosóficos e políticos que respaldam a Freire. Palavras chave: Método Paulo Freire; Llibertação; Práxis político-pedagógica. Reflections on Paulo Freire’s method: more than a methodology, a political praxis. ABSTRACT: Sometimes Paulo Freire is mentioned as a methodologist. Such statement is only partially correct, because more than a simple methodology, Freire’s pedagogy is a political praxis. To prove it, which seems to be obvious but it’s not so clear, in this article we will describe and reflect on the dialogical method of the pernambucano professor; it is worth saying, we will make a critical comprehension of the theoretical basis and the practical result of his idea of education as a liberation based on the dialog, its fundamentation and praxis. In short, the text contitutes a comprehensive portrait of the method of awareness and the pedagogical, philosophical and political foundations that support Freire. KEYWORDS: Paulo Freire Method; Liberation; Pedagogical praxis-politics. Data de registro: 17/01/2018 Data de aceite: 23/05/2018
id UFU-2_089682f938736e5aea97d280760e7e30
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41017
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Reflections on Paulo Freire's method. More than a methodology, a political praxisReflexiones sobre el Método Paulo Freire. Más allá de un metodología, una praxis políticaReflexiones sobre el Método Paulo Freire. Más allá de un metodología, una praxis políticaMétodo Paulo FreireLiberaciónPraxis pedagógico-políticaReflexiones sobre el Método Paulo Freire. Más allá de un metodología, una praxis política A veces se enuncia a Paulo Freire como un metodólogo. Tal enunciado es solo en parte acertado, pues más allá de una simple metodología, la pedagogía de Freire es una praxis política. Para mostrar esto, que aunque parezca obvio no está tan claro en el ambiente académico, en el presente texto describiremos y reflexionaremos el método dialógico del profesor pernambucano; vale decir, haremos una comprensión crítica de las bases teóricas y la puesta en práctica de su idea de educación como liberación basada en el diálogo, su fundamentación y su praxis. En síntesis, el texto constituye un retrato comprensivo del método de concientización y de los fundamentos pedagógicos, filosóficos y políticos que respaldan a Freire.   Palabras clave: Método Paulo Freire; Liberación; Praxis pedagógico-política  Reflexões sobre o Método Paulo Freire. Para além de uma metodologia, uma práxis política. Resumo: Em ocasiões Paulo Freire é enunciado como um 'metodólogo'. Tal enunciado é só em parte acertado, pois para além de uma simples metodologia, a pedagogia de Freire é uma práxis política. Para mostrar isto, que ainda pareça obvio não está tão claro no ambiente acadêmico, no presente texto descreveremos e refletiremos o método dialógico do professor pernambucano; isto é, faremos uma compreensão crítica das bases teóricas e da prática da ideia de educação como liberação baseada no diálogo, sua fundamentação e sua práxis. Em síntese, o texto constitui um retrato compreensivo do método de conscientização e dos fundamentos pedagógicos, filosóficos e políticos que respaldam a Freire. Palavras chave: Método Paulo Freire; Llibertação; Práxis político-pedagógica. Reflections on Paulo Freire’s method: more than a methodology, a political praxis. ABSTRACT: Sometimes Paulo Freire is mentioned as a methodologist. Such statement is only partially correct, because more than a simple methodology, Freire’s pedagogy is a political praxis. To prove it, which seems to be obvious but it’s not so clear, in this article we will describe and reflect on the dialogical method of the pernambucano professor; it is worth saying, we will make a critical comprehension of the theoretical basis and the practical result of his idea of education as a liberation based on the dialog, its fundamentation and praxis. In short, the text contitutes a comprehensive portrait of the method of awareness and the pedagogical, philosophical and political foundations that support Freire. KEYWORDS: Paulo Freire Method; Liberation; Pedagogical praxis-politics. Data de registro: 17/01/2018 Data de aceite: 23/05/2018EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4101710.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-13Educação e Filosofia; v. 32 n. 66 (2018): v.32 n.66 set./dez. 2018; 1273-13061982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41017/38103https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41017/38104Copyright (c) 2018 Miguel Ahumada Cristi, Xus Martín Garcíahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCristi, Miguel AhumadaGarcía, Xus Martín2024-02-19T19:00:06Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41017Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-19T19:00:06Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflections on Paulo Freire's method. More than a methodology, a political praxis
Reflexiones sobre el Método Paulo Freire. Más allá de un metodología, una praxis política
Reflexiones sobre el Método Paulo Freire. Más allá de un metodología, una praxis política
title Reflections on Paulo Freire's method. More than a methodology, a political praxis
spellingShingle Reflections on Paulo Freire's method. More than a methodology, a political praxis
Cristi, Miguel Ahumada
Método Paulo Freire
Liberación
Praxis pedagógico-política
title_short Reflections on Paulo Freire's method. More than a methodology, a political praxis
title_full Reflections on Paulo Freire's method. More than a methodology, a political praxis
title_fullStr Reflections on Paulo Freire's method. More than a methodology, a political praxis
title_full_unstemmed Reflections on Paulo Freire's method. More than a methodology, a political praxis
title_sort Reflections on Paulo Freire's method. More than a methodology, a political praxis
author Cristi, Miguel Ahumada
author_facet Cristi, Miguel Ahumada
García, Xus Martín
author_role author
author2 García, Xus Martín
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristi, Miguel Ahumada
García, Xus Martín
dc.subject.por.fl_str_mv Método Paulo Freire
Liberación
Praxis pedagógico-política
topic Método Paulo Freire
Liberación
Praxis pedagógico-política
description Reflexiones sobre el Método Paulo Freire. Más allá de un metodología, una praxis política A veces se enuncia a Paulo Freire como un metodólogo. Tal enunciado es solo en parte acertado, pues más allá de una simple metodología, la pedagogía de Freire es una praxis política. Para mostrar esto, que aunque parezca obvio no está tan claro en el ambiente académico, en el presente texto describiremos y reflexionaremos el método dialógico del profesor pernambucano; vale decir, haremos una comprensión crítica de las bases teóricas y la puesta en práctica de su idea de educación como liberación basada en el diálogo, su fundamentación y su praxis. En síntesis, el texto constituye un retrato comprensivo del método de concientización y de los fundamentos pedagógicos, filosóficos y políticos que respaldan a Freire.   Palabras clave: Método Paulo Freire; Liberación; Praxis pedagógico-política  Reflexões sobre o Método Paulo Freire. Para além de uma metodologia, uma práxis política. Resumo: Em ocasiões Paulo Freire é enunciado como um 'metodólogo'. Tal enunciado é só em parte acertado, pois para além de uma simples metodologia, a pedagogia de Freire é uma práxis política. Para mostrar isto, que ainda pareça obvio não está tão claro no ambiente acadêmico, no presente texto descreveremos e refletiremos o método dialógico do professor pernambucano; isto é, faremos uma compreensão crítica das bases teóricas e da prática da ideia de educação como liberação baseada no diálogo, sua fundamentação e sua práxis. Em síntese, o texto constitui um retrato compreensivo do método de conscientização e dos fundamentos pedagógicos, filosóficos e políticos que respaldam a Freire. Palavras chave: Método Paulo Freire; Llibertação; Práxis político-pedagógica. Reflections on Paulo Freire’s method: more than a methodology, a political praxis. ABSTRACT: Sometimes Paulo Freire is mentioned as a methodologist. Such statement is only partially correct, because more than a simple methodology, Freire’s pedagogy is a political praxis. To prove it, which seems to be obvious but it’s not so clear, in this article we will describe and reflect on the dialogical method of the pernambucano professor; it is worth saying, we will make a critical comprehension of the theoretical basis and the practical result of his idea of education as a liberation based on the dialog, its fundamentation and praxis. In short, the text contitutes a comprehensive portrait of the method of awareness and the pedagogical, philosophical and political foundations that support Freire. KEYWORDS: Paulo Freire Method; Liberation; Pedagogical praxis-politics. Data de registro: 17/01/2018 Data de aceite: 23/05/2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41017
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-13
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41017
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41017/38103
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41017/38104
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Miguel Ahumada Cristi, Xus Martín García
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Miguel Ahumada Cristi, Xus Martín García
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 32 n. 66 (2018): v.32 n.66 set./dez. 2018; 1273-1306
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211166614519808