Reflections on Paulo Freire's method. More than a methodology, a political praxis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41017 |
Resumo: | Reflexiones sobre el Método Paulo Freire. Más allá de un metodología, una praxis política A veces se enuncia a Paulo Freire como un metodólogo. Tal enunciado es solo en parte acertado, pues más allá de una simple metodología, la pedagogía de Freire es una praxis política. Para mostrar esto, que aunque parezca obvio no está tan claro en el ambiente académico, en el presente texto describiremos y reflexionaremos el método dialógico del profesor pernambucano; vale decir, haremos una comprensión crítica de las bases teóricas y la puesta en práctica de su idea de educación como liberación basada en el diálogo, su fundamentación y su praxis. En síntesis, el texto constituye un retrato comprensivo del método de concientización y de los fundamentos pedagógicos, filosóficos y políticos que respaldan a Freire. Palabras clave: Método Paulo Freire; Liberación; Praxis pedagógico-política Reflexões sobre o Método Paulo Freire. Para além de uma metodologia, uma práxis política. Resumo: Em ocasiões Paulo Freire é enunciado como um 'metodólogo'. Tal enunciado é só em parte acertado, pois para além de uma simples metodologia, a pedagogia de Freire é uma práxis política. Para mostrar isto, que ainda pareça obvio não está tão claro no ambiente acadêmico, no presente texto descreveremos e refletiremos o método dialógico do professor pernambucano; isto é, faremos uma compreensão crítica das bases teóricas e da prática da ideia de educação como liberação baseada no diálogo, sua fundamentação e sua práxis. Em síntese, o texto constitui um retrato compreensivo do método de conscientização e dos fundamentos pedagógicos, filosóficos e políticos que respaldam a Freire. Palavras chave: Método Paulo Freire; Llibertação; Práxis político-pedagógica. Reflections on Paulo Freire’s method: more than a methodology, a political praxis. ABSTRACT: Sometimes Paulo Freire is mentioned as a methodologist. Such statement is only partially correct, because more than a simple methodology, Freire’s pedagogy is a political praxis. To prove it, which seems to be obvious but it’s not so clear, in this article we will describe and reflect on the dialogical method of the pernambucano professor; it is worth saying, we will make a critical comprehension of the theoretical basis and the practical result of his idea of education as a liberation based on the dialog, its fundamentation and praxis. In short, the text contitutes a comprehensive portrait of the method of awareness and the pedagogical, philosophical and political foundations that support Freire. KEYWORDS: Paulo Freire Method; Liberation; Pedagogical praxis-politics. Data de registro: 17/01/2018 Data de aceite: 23/05/2018 |
id |
UFU-2_089682f938736e5aea97d280760e7e30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41017 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflections on Paulo Freire's method. More than a methodology, a political praxisReflexiones sobre el Método Paulo Freire. Más allá de un metodología, una praxis políticaReflexiones sobre el Método Paulo Freire. Más allá de un metodología, una praxis políticaMétodo Paulo FreireLiberaciónPraxis pedagógico-políticaReflexiones sobre el Método Paulo Freire. Más allá de un metodología, una praxis política A veces se enuncia a Paulo Freire como un metodólogo. Tal enunciado es solo en parte acertado, pues más allá de una simple metodología, la pedagogía de Freire es una praxis política. Para mostrar esto, que aunque parezca obvio no está tan claro en el ambiente académico, en el presente texto describiremos y reflexionaremos el método dialógico del profesor pernambucano; vale decir, haremos una comprensión crítica de las bases teóricas y la puesta en práctica de su idea de educación como liberación basada en el diálogo, su fundamentación y su praxis. En síntesis, el texto constituye un retrato comprensivo del método de concientización y de los fundamentos pedagógicos, filosóficos y políticos que respaldan a Freire. Palabras clave: Método Paulo Freire; Liberación; Praxis pedagógico-política Reflexões sobre o Método Paulo Freire. Para além de uma metodologia, uma práxis política. Resumo: Em ocasiões Paulo Freire é enunciado como um 'metodólogo'. Tal enunciado é só em parte acertado, pois para além de uma simples metodologia, a pedagogia de Freire é uma práxis política. Para mostrar isto, que ainda pareça obvio não está tão claro no ambiente acadêmico, no presente texto descreveremos e refletiremos o método dialógico do professor pernambucano; isto é, faremos uma compreensão crítica das bases teóricas e da prática da ideia de educação como liberação baseada no diálogo, sua fundamentação e sua práxis. Em síntese, o texto constitui um retrato compreensivo do método de conscientização e dos fundamentos pedagógicos, filosóficos e políticos que respaldam a Freire. Palavras chave: Método Paulo Freire; Llibertação; Práxis político-pedagógica. Reflections on Paulo Freire’s method: more than a methodology, a political praxis. ABSTRACT: Sometimes Paulo Freire is mentioned as a methodologist. Such statement is only partially correct, because more than a simple methodology, Freire’s pedagogy is a political praxis. To prove it, which seems to be obvious but it’s not so clear, in this article we will describe and reflect on the dialogical method of the pernambucano professor; it is worth saying, we will make a critical comprehension of the theoretical basis and the practical result of his idea of education as a liberation based on the dialog, its fundamentation and praxis. In short, the text contitutes a comprehensive portrait of the method of awareness and the pedagogical, philosophical and political foundations that support Freire. KEYWORDS: Paulo Freire Method; Liberation; Pedagogical praxis-politics. Data de registro: 17/01/2018 Data de aceite: 23/05/2018EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4101710.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-13Educação e Filosofia; v. 32 n. 66 (2018): v.32 n.66 set./dez. 2018; 1273-13061982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41017/38103https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41017/38104Copyright (c) 2018 Miguel Ahumada Cristi, Xus Martín Garcíahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCristi, Miguel AhumadaGarcía, Xus Martín2024-02-19T19:00:06Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41017Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-19T19:00:06Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflections on Paulo Freire's method. More than a methodology, a political praxis Reflexiones sobre el Método Paulo Freire. Más allá de un metodología, una praxis política Reflexiones sobre el Método Paulo Freire. Más allá de un metodología, una praxis política |
title |
Reflections on Paulo Freire's method. More than a methodology, a political praxis |
spellingShingle |
Reflections on Paulo Freire's method. More than a methodology, a political praxis Cristi, Miguel Ahumada Método Paulo Freire Liberación Praxis pedagógico-política |
title_short |
Reflections on Paulo Freire's method. More than a methodology, a political praxis |
title_full |
Reflections on Paulo Freire's method. More than a methodology, a political praxis |
title_fullStr |
Reflections on Paulo Freire's method. More than a methodology, a political praxis |
title_full_unstemmed |
Reflections on Paulo Freire's method. More than a methodology, a political praxis |
title_sort |
Reflections on Paulo Freire's method. More than a methodology, a political praxis |
author |
Cristi, Miguel Ahumada |
author_facet |
Cristi, Miguel Ahumada García, Xus Martín |
author_role |
author |
author2 |
García, Xus Martín |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristi, Miguel Ahumada García, Xus Martín |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Método Paulo Freire Liberación Praxis pedagógico-política |
topic |
Método Paulo Freire Liberación Praxis pedagógico-política |
description |
Reflexiones sobre el Método Paulo Freire. Más allá de un metodología, una praxis política A veces se enuncia a Paulo Freire como un metodólogo. Tal enunciado es solo en parte acertado, pues más allá de una simple metodología, la pedagogía de Freire es una praxis política. Para mostrar esto, que aunque parezca obvio no está tan claro en el ambiente académico, en el presente texto describiremos y reflexionaremos el método dialógico del profesor pernambucano; vale decir, haremos una comprensión crítica de las bases teóricas y la puesta en práctica de su idea de educación como liberación basada en el diálogo, su fundamentación y su praxis. En síntesis, el texto constituye un retrato comprensivo del método de concientización y de los fundamentos pedagógicos, filosóficos y políticos que respaldan a Freire. Palabras clave: Método Paulo Freire; Liberación; Praxis pedagógico-política Reflexões sobre o Método Paulo Freire. Para além de uma metodologia, uma práxis política. Resumo: Em ocasiões Paulo Freire é enunciado como um 'metodólogo'. Tal enunciado é só em parte acertado, pois para além de uma simples metodologia, a pedagogia de Freire é uma práxis política. Para mostrar isto, que ainda pareça obvio não está tão claro no ambiente acadêmico, no presente texto descreveremos e refletiremos o método dialógico do professor pernambucano; isto é, faremos uma compreensão crítica das bases teóricas e da prática da ideia de educação como liberação baseada no diálogo, sua fundamentação e sua práxis. Em síntese, o texto constitui um retrato compreensivo do método de conscientização e dos fundamentos pedagógicos, filosóficos e políticos que respaldam a Freire. Palavras chave: Método Paulo Freire; Llibertação; Práxis político-pedagógica. Reflections on Paulo Freire’s method: more than a methodology, a political praxis. ABSTRACT: Sometimes Paulo Freire is mentioned as a methodologist. Such statement is only partially correct, because more than a simple methodology, Freire’s pedagogy is a political praxis. To prove it, which seems to be obvious but it’s not so clear, in this article we will describe and reflect on the dialogical method of the pernambucano professor; it is worth saying, we will make a critical comprehension of the theoretical basis and the practical result of his idea of education as a liberation based on the dialog, its fundamentation and praxis. In short, the text contitutes a comprehensive portrait of the method of awareness and the pedagogical, philosophical and political foundations that support Freire. KEYWORDS: Paulo Freire Method; Liberation; Pedagogical praxis-politics. Data de registro: 17/01/2018 Data de aceite: 23/05/2018 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41017 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-13 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41017 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-13 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41017/38103 https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41017/38104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Miguel Ahumada Cristi, Xus Martín García http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Miguel Ahumada Cristi, Xus Martín García http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 32 n. 66 (2018): v.32 n.66 set./dez. 2018; 1273-1306 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1800211166614519808 |