HISTÓRIA E LIBERDADE: A ESPERANÇA DE FREIRE E DE SPINOZA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Merçon, Juliana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13378
Resumo: A noção de esperança ocupa uma posição central na obra de Paulo Freire. Por compreendê-la como motora da mudança, necessidade ontológica e ato político, Freire conclui que é preciso educar a esperança para que não se converta em desesperança infértil ou desespero trágico. Em espírito freireano, meu propósito neste artigo é o de tecer um diálogo entre o pensamento deste grande educador e a filosofia de Spinoza. Este encontro impossível entre esses dois homens que se rebelaram, em pensamento e ato, contra as opressões de seus tempos, transcorrerá através da investigação dos seguintes temas: 1. o papel da esperança na noção freireana de história; 2. relações entre liberdade e necessidade; 3. funções sociais da esperança; e 4. a proposta de 'educação da esperança'. Duas noções de esperança serão discutidas: a esperança ingênua e a esperança crítica. A provocação spinozana consistirá em sugerir uma postura ética e política que, movida por nossa potência para pensar e agir, prescinde da esperança.ReferênciasCHAUÍ, Marilena. Poder e liberdade: a política em Espinosa. Cadernos de Ética e Filosofia Política, São Paulo, n. 4, 2002.FREIRE, Paulo. Pedagogía de la esperanza. México: Siglo Veintiuno, 1993.______. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.SPINOZA, Benedictus de. Tratado Político. Coleção Os Pensadores. Tradução de Manuel de Castro. São Paulo: Abril Cultural, 1677/1997.______. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 1677/2007.Data de registro: 21/07/2011Data de aceite: 19/10/2011
id UFU-2_0aa824b8f44bf2fd76cc286ce13f5e1b
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13378
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling HISTÓRIA E LIBERDADE: A ESPERANÇA DE FREIRE E DE SPINOZA.FreireSpinozaesperançahistórialiberdadenecessidadeeducaçãoA noção de esperança ocupa uma posição central na obra de Paulo Freire. Por compreendê-la como motora da mudança, necessidade ontológica e ato político, Freire conclui que é preciso educar a esperança para que não se converta em desesperança infértil ou desespero trágico. Em espírito freireano, meu propósito neste artigo é o de tecer um diálogo entre o pensamento deste grande educador e a filosofia de Spinoza. Este encontro impossível entre esses dois homens que se rebelaram, em pensamento e ato, contra as opressões de seus tempos, transcorrerá através da investigação dos seguintes temas: 1. o papel da esperança na noção freireana de história; 2. relações entre liberdade e necessidade; 3. funções sociais da esperança; e 4. a proposta de 'educação da esperança'. Duas noções de esperança serão discutidas: a esperança ingênua e a esperança crítica. A provocação spinozana consistirá em sugerir uma postura ética e política que, movida por nossa potência para pensar e agir, prescinde da esperança.ReferênciasCHAUÍ, Marilena. Poder e liberdade: a política em Espinosa. Cadernos de Ética e Filosofia Política, São Paulo, n. 4, 2002.FREIRE, Paulo. Pedagogía de la esperanza. México: Siglo Veintiuno, 1993.______. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.SPINOZA, Benedictus de. Tratado Político. Coleção Os Pensadores. Tradução de Manuel de Castro. São Paulo: Abril Cultural, 1677/1997.______. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 1677/2007.Data de registro: 21/07/2011Data de aceite: 19/10/2011EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2012-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1337810.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n52a2013-p551a564Educação e Filosofia; v. 26 n. 52 (2012): v. 26 n.52 jul./dez. 2012; 551-5631982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13378/9721Copyright (c) 2016 Juliana Merçoninfo:eu-repo/semantics/openAccessMerçon, Juliana2021-03-30T16:44:55Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13378Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:44:55Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA E LIBERDADE: A ESPERANÇA DE FREIRE E DE SPINOZA.
title HISTÓRIA E LIBERDADE: A ESPERANÇA DE FREIRE E DE SPINOZA.
spellingShingle HISTÓRIA E LIBERDADE: A ESPERANÇA DE FREIRE E DE SPINOZA.
Merçon, Juliana
Freire
Spinoza
esperança
história
liberdade
necessidade
educação
title_short HISTÓRIA E LIBERDADE: A ESPERANÇA DE FREIRE E DE SPINOZA.
title_full HISTÓRIA E LIBERDADE: A ESPERANÇA DE FREIRE E DE SPINOZA.
title_fullStr HISTÓRIA E LIBERDADE: A ESPERANÇA DE FREIRE E DE SPINOZA.
title_full_unstemmed HISTÓRIA E LIBERDADE: A ESPERANÇA DE FREIRE E DE SPINOZA.
title_sort HISTÓRIA E LIBERDADE: A ESPERANÇA DE FREIRE E DE SPINOZA.
author Merçon, Juliana
author_facet Merçon, Juliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Merçon, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Freire
Spinoza
esperança
história
liberdade
necessidade
educação
topic Freire
Spinoza
esperança
história
liberdade
necessidade
educação
description A noção de esperança ocupa uma posição central na obra de Paulo Freire. Por compreendê-la como motora da mudança, necessidade ontológica e ato político, Freire conclui que é preciso educar a esperança para que não se converta em desesperança infértil ou desespero trágico. Em espírito freireano, meu propósito neste artigo é o de tecer um diálogo entre o pensamento deste grande educador e a filosofia de Spinoza. Este encontro impossível entre esses dois homens que se rebelaram, em pensamento e ato, contra as opressões de seus tempos, transcorrerá através da investigação dos seguintes temas: 1. o papel da esperança na noção freireana de história; 2. relações entre liberdade e necessidade; 3. funções sociais da esperança; e 4. a proposta de 'educação da esperança'. Duas noções de esperança serão discutidas: a esperança ingênua e a esperança crítica. A provocação spinozana consistirá em sugerir uma postura ética e política que, movida por nossa potência para pensar e agir, prescinde da esperança.ReferênciasCHAUÍ, Marilena. Poder e liberdade: a política em Espinosa. Cadernos de Ética e Filosofia Política, São Paulo, n. 4, 2002.FREIRE, Paulo. Pedagogía de la esperanza. México: Siglo Veintiuno, 1993.______. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.SPINOZA, Benedictus de. Tratado Político. Coleção Os Pensadores. Tradução de Manuel de Castro. São Paulo: Abril Cultural, 1677/1997.______. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 1677/2007.Data de registro: 21/07/2011Data de aceite: 19/10/2011
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13378
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n52a2013-p551a564
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13378
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n52a2013-p551a564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13378/9721
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Juliana Merçon
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Juliana Merçon
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 26 n. 52 (2012): v. 26 n.52 jul./dez. 2012; 551-563
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355383327195136