Autoeficácia e desempenho escolar de alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Juliana da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Beltrame,Thais Silva, Viana,Maick da Silveira, Capistrano,Renata, Oliveira,Annelise do Vale Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000300411
Resumo: O estudo objetivou investigar a associação do senso de autoeficácia com o desempenho escolar, as dificuldades de aprendizagem, o sexo e a idade de crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. Participaram 406 escolares (56,9% meninas), com idades entre sete e dez anos, matriculados em uma escola da região metropolitana de Florianópolis/SC. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Desempenho Escolar (TDE) e o Roteiro de Avaliação do Senso de Autoeficácia (RASAE). Foi identificada associação significativa entre autoeficácia e desempenho escolar para todos os níveis de habilidades escolares, e aqueles com melhor desempenho apresentavam maior autoeficácia (p<0,001). Quanto ao sexo, as meninas mostraram-se mais autoeficazes do que os meninos (p<0,05). Crianças de diferentes grupos etários (7 a 8 e 9 a 10 anos) tiveram níveis semelhantes de autoeficácia. Sugere-se que ações com vista ao aumento da autoeficácia sejam direcionadas especialmente aos meninos e grupos com baixo desempenho, de forma a repercutirem na motivação e aprendizagem escolar.
id ABRAPEE-1_5ff9dcc1eb94a0e622a93bf619d4fc14
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572014000300411
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Autoeficácia e desempenho escolar de alunos do ensino fundamentalAutoeficáciarendimento escolarcriançasO estudo objetivou investigar a associação do senso de autoeficácia com o desempenho escolar, as dificuldades de aprendizagem, o sexo e a idade de crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. Participaram 406 escolares (56,9% meninas), com idades entre sete e dez anos, matriculados em uma escola da região metropolitana de Florianópolis/SC. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Desempenho Escolar (TDE) e o Roteiro de Avaliação do Senso de Autoeficácia (RASAE). Foi identificada associação significativa entre autoeficácia e desempenho escolar para todos os níveis de habilidades escolares, e aqueles com melhor desempenho apresentavam maior autoeficácia (p<0,001). Quanto ao sexo, as meninas mostraram-se mais autoeficazes do que os meninos (p<0,05). Crianças de diferentes grupos etários (7 a 8 e 9 a 10 anos) tiveram níveis semelhantes de autoeficácia. Sugere-se que ações com vista ao aumento da autoeficácia sejam direcionadas especialmente aos meninos e grupos com baixo desempenho, de forma a repercutirem na motivação e aprendizagem escolar.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000300411Psicologia Escolar e Educacional v.18 n.3 2014reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2014/0183760info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Juliana daBeltrame,Thais SilvaViana,Maick da SilveiraCapistrano,RenataOliveira,Annelise do Vale Pereira depor2015-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572014000300411Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2015-09-21T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoeficácia e desempenho escolar de alunos do ensino fundamental
title Autoeficácia e desempenho escolar de alunos do ensino fundamental
spellingShingle Autoeficácia e desempenho escolar de alunos do ensino fundamental
Silva,Juliana da
Autoeficácia
rendimento escolar
crianças
title_short Autoeficácia e desempenho escolar de alunos do ensino fundamental
title_full Autoeficácia e desempenho escolar de alunos do ensino fundamental
title_fullStr Autoeficácia e desempenho escolar de alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Autoeficácia e desempenho escolar de alunos do ensino fundamental
title_sort Autoeficácia e desempenho escolar de alunos do ensino fundamental
author Silva,Juliana da
author_facet Silva,Juliana da
Beltrame,Thais Silva
Viana,Maick da Silveira
Capistrano,Renata
Oliveira,Annelise do Vale Pereira de
author_role author
author2 Beltrame,Thais Silva
Viana,Maick da Silveira
Capistrano,Renata
Oliveira,Annelise do Vale Pereira de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Juliana da
Beltrame,Thais Silva
Viana,Maick da Silveira
Capistrano,Renata
Oliveira,Annelise do Vale Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Autoeficácia
rendimento escolar
crianças
topic Autoeficácia
rendimento escolar
crianças
description O estudo objetivou investigar a associação do senso de autoeficácia com o desempenho escolar, as dificuldades de aprendizagem, o sexo e a idade de crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. Participaram 406 escolares (56,9% meninas), com idades entre sete e dez anos, matriculados em uma escola da região metropolitana de Florianópolis/SC. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Desempenho Escolar (TDE) e o Roteiro de Avaliação do Senso de Autoeficácia (RASAE). Foi identificada associação significativa entre autoeficácia e desempenho escolar para todos os níveis de habilidades escolares, e aqueles com melhor desempenho apresentavam maior autoeficácia (p<0,001). Quanto ao sexo, as meninas mostraram-se mais autoeficazes do que os meninos (p<0,05). Crianças de diferentes grupos etários (7 a 8 e 9 a 10 anos) tiveram níveis semelhantes de autoeficácia. Sugere-se que ações com vista ao aumento da autoeficácia sejam direcionadas especialmente aos meninos e grupos com baixo desempenho, de forma a repercutirem na motivação e aprendizagem escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000300411
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000300411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539/2014/0183760
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.18 n.3 2014
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606085693440