Os conceitos de homem e de educação no Brasil no período do Estado Novo (1937-1945)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Adonia Antunes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/693
Resumo: Abstract: The main objective of this work is to recover and analyse the concepts of Man and of education, during the period of the "Estado Novo", with the intention of explaining how some groups engaged in national politics represented the human condition and the role school played in the construction of a new Man. We understand that the "Estado Novo" was a period in Brazilian history in which were inaugurated very important changes in Brazil. These changes acted as matrix to many and very important fronts in public action. The supposition that thought has constructed ideas and concepts of Man according to social imperatives was taken as an important reference. During the "Estado Novo" the dominant theory insisted on the role school played in the construction of Men adapted to governmental projects, announcing new times and the need of a new school for the city and countryside. Key words: Brazilian education, History of education, Sociology of education. Resumo: O principal objetivo deste trabalho é recuperar e analisar conceitos de homem e de educação, no período do Estado Novo, com o intuito de clarificar as maneiras como alguns grupos comprometidos com as políticas nacionais representaram a condição humana e o papel da escola na construção de um homem novo. Entende-se que o Estado Novo foi um período da história brasileira em que foram inauguradas importantes modificações no Brasil. Estas atuaram como matrizes de inúmeras e importantíssimas frentes de atuação pública. Tomou-se como referencial o pressuposto de que o pensamento tem construído ideais e conceitos de homem a partir de necessidades sociais imperativas. No período Estado Novo, o discurso hegemônico afirmava o papel da escola na obra de construção de homens adaptados aos projetos governamentais, anunciando novos tempos e a necessidade de uma nova escola para a cidade e para o meio rural. Palavras-chave: Educação brasileira, História da educação, Sociologia da educação.
id UFU-2_13326c928cc865236a9fe5f054a16627
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/693
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Os conceitos de homem e de educação no Brasil no período do Estado Novo (1937-1945)Educação brasileiraHistória da educaçãoSociologia da educaçãoAbstract: The main objective of this work is to recover and analyse the concepts of Man and of education, during the period of the "Estado Novo", with the intention of explaining how some groups engaged in national politics represented the human condition and the role school played in the construction of a new Man. We understand that the "Estado Novo" was a period in Brazilian history in which were inaugurated very important changes in Brazil. These changes acted as matrix to many and very important fronts in public action. The supposition that thought has constructed ideas and concepts of Man according to social imperatives was taken as an important reference. During the "Estado Novo" the dominant theory insisted on the role school played in the construction of Men adapted to governmental projects, announcing new times and the need of a new school for the city and countryside. Key words: Brazilian education, History of education, Sociology of education. Resumo: O principal objetivo deste trabalho é recuperar e analisar conceitos de homem e de educação, no período do Estado Novo, com o intuito de clarificar as maneiras como alguns grupos comprometidos com as políticas nacionais representaram a condição humana e o papel da escola na construção de um homem novo. Entende-se que o Estado Novo foi um período da história brasileira em que foram inauguradas importantes modificações no Brasil. Estas atuaram como matrizes de inúmeras e importantíssimas frentes de atuação pública. Tomou-se como referencial o pressuposto de que o pensamento tem construído ideais e conceitos de homem a partir de necessidades sociais imperativas. No período Estado Novo, o discurso hegemônico afirmava o papel da escola na obra de construção de homens adaptados aos projetos governamentais, anunciando novos tempos e a necessidade de uma nova escola para a cidade e para o meio rural. Palavras-chave: Educação brasileira, História da educação, Sociologia da educação.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/69310.14393/REVEDFIL.v15n30a2001-693Educação e Filosofia; v. 15 n. 30 (2001): v.15 n.30 jul./dez. 2001; 9-221982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/693/630Copyright (c) 2016 Adonia Antunes Pradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPrado, Adonia Antunes2023-04-11T17:46:33Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/693Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-04-11T17:46:33Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Os conceitos de homem e de educação no Brasil no período do Estado Novo (1937-1945)
title Os conceitos de homem e de educação no Brasil no período do Estado Novo (1937-1945)
spellingShingle Os conceitos de homem e de educação no Brasil no período do Estado Novo (1937-1945)
Prado, Adonia Antunes
Educação brasileira
História da educação
Sociologia da educação
title_short Os conceitos de homem e de educação no Brasil no período do Estado Novo (1937-1945)
title_full Os conceitos de homem e de educação no Brasil no período do Estado Novo (1937-1945)
title_fullStr Os conceitos de homem e de educação no Brasil no período do Estado Novo (1937-1945)
title_full_unstemmed Os conceitos de homem e de educação no Brasil no período do Estado Novo (1937-1945)
title_sort Os conceitos de homem e de educação no Brasil no período do Estado Novo (1937-1945)
author Prado, Adonia Antunes
author_facet Prado, Adonia Antunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Adonia Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação brasileira
História da educação
Sociologia da educação
topic Educação brasileira
História da educação
Sociologia da educação
description Abstract: The main objective of this work is to recover and analyse the concepts of Man and of education, during the period of the "Estado Novo", with the intention of explaining how some groups engaged in national politics represented the human condition and the role school played in the construction of a new Man. We understand that the "Estado Novo" was a period in Brazilian history in which were inaugurated very important changes in Brazil. These changes acted as matrix to many and very important fronts in public action. The supposition that thought has constructed ideas and concepts of Man according to social imperatives was taken as an important reference. During the "Estado Novo" the dominant theory insisted on the role school played in the construction of Men adapted to governmental projects, announcing new times and the need of a new school for the city and countryside. Key words: Brazilian education, History of education, Sociology of education. Resumo: O principal objetivo deste trabalho é recuperar e analisar conceitos de homem e de educação, no período do Estado Novo, com o intuito de clarificar as maneiras como alguns grupos comprometidos com as políticas nacionais representaram a condição humana e o papel da escola na construção de um homem novo. Entende-se que o Estado Novo foi um período da história brasileira em que foram inauguradas importantes modificações no Brasil. Estas atuaram como matrizes de inúmeras e importantíssimas frentes de atuação pública. Tomou-se como referencial o pressuposto de que o pensamento tem construído ideais e conceitos de homem a partir de necessidades sociais imperativas. No período Estado Novo, o discurso hegemônico afirmava o papel da escola na obra de construção de homens adaptados aos projetos governamentais, anunciando novos tempos e a necessidade de uma nova escola para a cidade e para o meio rural. Palavras-chave: Educação brasileira, História da educação, Sociologia da educação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/693
10.14393/REVEDFIL.v15n30a2001-693
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/693
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v15n30a2001-693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/693/630
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Adonia Antunes Prado
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Adonia Antunes Prado
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 15 n. 30 (2001): v.15 n.30 jul./dez. 2001; 9-22
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231590072320