A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: : apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22578
Resumo: A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda Resumo: Este estudo reflete sobre um fazer acadêmico que se mostra mesclado a um fazer social, político e militante: o fazer acadêmico empreendido por sujeitos surdos na pós-graduação stricto-sensu. Compreendido como representante de um modelo de racionalidade científica emergente, tal fazer apresenta a particularidade de ser autorreferenciável e, em alguma medida, autobiográfico. A partir da focalização da tensão estabelecida entre o discurso acadêmico e o discurso ativista, este estudo lança luz sobre um fato social e acadêmico notadamente pós-moderno. Palavras-chave: Surdos. Intelectuais. Discurso acadêmico. Ativismo social. A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda Abstract: This study reflects on a kind of academic production that is mixed with social, political and militant action: the academic production undertaken by deaf individuals in stricto-sensu post-graduation courses. Being understood as representative of an emerging model of scientific rationality, this academic production has the distinctiveness of being selfreferenceable and, to some extent, autobiographical. Focusing on the tension established between academic and activist discourses, this study sheds light on a social and academic fact that is notably postmodern. Keywords: Deaf. Intellectuals. Academic discourse. Social activism. Apoio/fomento: FAPEMIG Data de registro: 25/04/2013 Data de aceite: 20/11/2013
id UFU-2_14d8238660e2af207f9ad16cb5a708ce
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22578
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: : apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surdaSurdosIntelectuaisDiscurso acadêmicoAtivismo SocialA ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda Resumo: Este estudo reflete sobre um fazer acadêmico que se mostra mesclado a um fazer social, político e militante: o fazer acadêmico empreendido por sujeitos surdos na pós-graduação stricto-sensu. Compreendido como representante de um modelo de racionalidade científica emergente, tal fazer apresenta a particularidade de ser autorreferenciável e, em alguma medida, autobiográfico. A partir da focalização da tensão estabelecida entre o discurso acadêmico e o discurso ativista, este estudo lança luz sobre um fato social e acadêmico notadamente pós-moderno. Palavras-chave: Surdos. Intelectuais. Discurso acadêmico. Ativismo social. A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda Abstract: This study reflects on a kind of academic production that is mixed with social, political and militant action: the academic production undertaken by deaf individuals in stricto-sensu post-graduation courses. Being understood as representative of an emerging model of scientific rationality, this academic production has the distinctiveness of being selfreferenceable and, to some extent, autobiographical. Focusing on the tension established between academic and activist discourses, this study sheds light on a social and academic fact that is notably postmodern. Keywords: Deaf. Intellectuals. Academic discourse. Social activism. Apoio/fomento: FAPEMIG Data de registro: 25/04/2013 Data de aceite: 20/11/2013EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2014-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesArtigo que apresenta e discute dado fenômenoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2257810.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p149-167Educação e Filosofia; v. 28 n. 55 (2014): v.28 n.55 jan./jun. 2014; 149-1671982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22578/15250Copyright (c) 2016 Maria Clara Maciel de Araújo Ribeirohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo2023-06-19T17:10:03Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22578Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-19T17:10:03Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: : apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda
title A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: : apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda
spellingShingle A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: : apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda
Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Surdos
Intelectuais
Discurso acadêmico
Ativismo Social
title_short A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: : apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda
title_full A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: : apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda
title_fullStr A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: : apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda
title_full_unstemmed A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: : apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda
title_sort A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: : apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda
author Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
author_facet Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Surdos
Intelectuais
Discurso acadêmico
Ativismo Social
topic Surdos
Intelectuais
Discurso acadêmico
Ativismo Social
description A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda Resumo: Este estudo reflete sobre um fazer acadêmico que se mostra mesclado a um fazer social, político e militante: o fazer acadêmico empreendido por sujeitos surdos na pós-graduação stricto-sensu. Compreendido como representante de um modelo de racionalidade científica emergente, tal fazer apresenta a particularidade de ser autorreferenciável e, em alguma medida, autobiográfico. A partir da focalização da tensão estabelecida entre o discurso acadêmico e o discurso ativista, este estudo lança luz sobre um fato social e acadêmico notadamente pós-moderno. Palavras-chave: Surdos. Intelectuais. Discurso acadêmico. Ativismo social. A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda Abstract: This study reflects on a kind of academic production that is mixed with social, political and militant action: the academic production undertaken by deaf individuals in stricto-sensu post-graduation courses. Being understood as representative of an emerging model of scientific rationality, this academic production has the distinctiveness of being selfreferenceable and, to some extent, autobiographical. Focusing on the tension established between academic and activist discourses, this study sheds light on a social and academic fact that is notably postmodern. Keywords: Deaf. Intellectuals. Academic discourse. Social activism. Apoio/fomento: FAPEMIG Data de registro: 25/04/2013 Data de aceite: 20/11/2013
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Artigo que apresenta e discute dado fenômeno
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22578
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p149-167
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22578
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p149-167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22578/15250
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 28 n. 55 (2014): v.28 n.55 jan./jun. 2014; 149-167
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207233290862592