A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: : apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22578 |
Resumo: | A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda Resumo: Este estudo reflete sobre um fazer acadêmico que se mostra mesclado a um fazer social, político e militante: o fazer acadêmico empreendido por sujeitos surdos na pós-graduação stricto-sensu. Compreendido como representante de um modelo de racionalidade científica emergente, tal fazer apresenta a particularidade de ser autorreferenciável e, em alguma medida, autobiográfico. A partir da focalização da tensão estabelecida entre o discurso acadêmico e o discurso ativista, este estudo lança luz sobre um fato social e acadêmico notadamente pós-moderno. Palavras-chave: Surdos. Intelectuais. Discurso acadêmico. Ativismo social. A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda Abstract: This study reflects on a kind of academic production that is mixed with social, political and militant action: the academic production undertaken by deaf individuals in stricto-sensu post-graduation courses. Being understood as representative of an emerging model of scientific rationality, this academic production has the distinctiveness of being selfreferenceable and, to some extent, autobiographical. Focusing on the tension established between academic and activist discourses, this study sheds light on a social and academic fact that is notably postmodern. Keywords: Deaf. Intellectuals. Academic discourse. Social activism. Apoio/fomento: FAPEMIG Data de registro: 25/04/2013 Data de aceite: 20/11/2013 |
id |
UFU-2_14d8238660e2af207f9ad16cb5a708ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22578 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: : apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surdaSurdosIntelectuaisDiscurso acadêmicoAtivismo SocialA ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda Resumo: Este estudo reflete sobre um fazer acadêmico que se mostra mesclado a um fazer social, político e militante: o fazer acadêmico empreendido por sujeitos surdos na pós-graduação stricto-sensu. Compreendido como representante de um modelo de racionalidade científica emergente, tal fazer apresenta a particularidade de ser autorreferenciável e, em alguma medida, autobiográfico. A partir da focalização da tensão estabelecida entre o discurso acadêmico e o discurso ativista, este estudo lança luz sobre um fato social e acadêmico notadamente pós-moderno. Palavras-chave: Surdos. Intelectuais. Discurso acadêmico. Ativismo social. A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda Abstract: This study reflects on a kind of academic production that is mixed with social, political and militant action: the academic production undertaken by deaf individuals in stricto-sensu post-graduation courses. Being understood as representative of an emerging model of scientific rationality, this academic production has the distinctiveness of being selfreferenceable and, to some extent, autobiographical. Focusing on the tension established between academic and activist discourses, this study sheds light on a social and academic fact that is notably postmodern. Keywords: Deaf. Intellectuals. Academic discourse. Social activism. Apoio/fomento: FAPEMIG Data de registro: 25/04/2013 Data de aceite: 20/11/2013EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2014-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesArtigo que apresenta e discute dado fenômenoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2257810.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p149-167Educação e Filosofia; v. 28 n. 55 (2014): v.28 n.55 jan./jun. 2014; 149-1671982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22578/15250Copyright (c) 2016 Maria Clara Maciel de Araújo Ribeirohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo2023-06-19T17:10:03Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22578Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-19T17:10:03Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: : apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda |
title |
A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: : apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda |
spellingShingle |
A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: : apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo Surdos Intelectuais Discurso acadêmico Ativismo Social |
title_short |
A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: : apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda |
title_full |
A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: : apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda |
title_fullStr |
A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: : apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda |
title_full_unstemmed |
A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: : apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda |
title_sort |
A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: : apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda |
author |
Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo |
author_facet |
Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdos Intelectuais Discurso acadêmico Ativismo Social |
topic |
Surdos Intelectuais Discurso acadêmico Ativismo Social |
description |
A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda Resumo: Este estudo reflete sobre um fazer acadêmico que se mostra mesclado a um fazer social, político e militante: o fazer acadêmico empreendido por sujeitos surdos na pós-graduação stricto-sensu. Compreendido como representante de um modelo de racionalidade científica emergente, tal fazer apresenta a particularidade de ser autorreferenciável e, em alguma medida, autobiográfico. A partir da focalização da tensão estabelecida entre o discurso acadêmico e o discurso ativista, este estudo lança luz sobre um fato social e acadêmico notadamente pós-moderno. Palavras-chave: Surdos. Intelectuais. Discurso acadêmico. Ativismo social. A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda Abstract: This study reflects on a kind of academic production that is mixed with social, political and militant action: the academic production undertaken by deaf individuals in stricto-sensu post-graduation courses. Being understood as representative of an emerging model of scientific rationality, this academic production has the distinctiveness of being selfreferenceable and, to some extent, autobiographical. Focusing on the tension established between academic and activist discourses, this study sheds light on a social and academic fact that is notably postmodern. Keywords: Deaf. Intellectuals. Academic discourse. Social activism. Apoio/fomento: FAPEMIG Data de registro: 25/04/2013 Data de aceite: 20/11/2013 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Artigo que apresenta e discute dado fenômeno |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22578 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p149-167 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22578 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p149-167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22578/15250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 28 n. 55 (2014): v.28 n.55 jan./jun. 2014; 149-167 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207233290862592 |