Filosofias da diferença e a formação de professores:: experimentações com ateliê de escrileituras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30081 |
Resumo: | Filosofias da diferença e a formação de professores: experimentações com ateliê de escrileituras Resumo: Na trama entre Filosofias da diferença e a formação de professores, são produzidas intervenções educativas denominadas ateliês de escrileituras. Com a oferta destes espaços e por meio de variadas linguagens, visa-se trazer discussões a respeito dos modos de vida atuais, por meio de práticas filosóficas e artísticas, como condição do aprender, da desconstrução e da reconstrução de si, na intenção de criar e produzir o inédito. Dessa forma, foi executado o ateliê Conatus, um espaço de trabalho onde foi possível efetivar experimentações e fomentação de diferentes tipos de arte, de conhecimentos e aprendizagens, tendo como produto final a elaboração de novelas de rádio. No conjunto de dispositivos filosóficos e artísticos utilizados, propuseram-se possibilidades de produções consideradas singulares, que potencializassem a vida docente. Ofertaram-se procedimentos para uma formação de professores na promoção de bons encontros, bem como na potencialização dos pensamentos, no rompimento das ideias prontas e nas estruturas enrijecidas.Palavras-chave: Educação; Filosofias da diferença; Formação de professores; Ateliês de escrileituras. Philosophies of difference and teacher training experimentation with escrileitura’s workshop Abstract: In the web between philosophies of difference and teacher training, educational interventions called workshops of escrileituras are produced. By offering these spaces and through various languages, the aim is to bring discussion about today’s ways of life, through philosophical and artistic practices, as a condition of learn, of deconstruction and reconstruction of itself, with the intention of create and produce the unprecedented. Therefore was executed Conatus workshop, a workspace where it was possible to carry out experimentation and fomentation of different kinds of art, knowledge and learning, having the development of radio novels as a final product. In the set of philosophical and artistic devices used, it was proposed possibilities of productions considered unique, that potentiate teacher life. It was offered procedures for teacher training in the promotion of positive meetings, as well as in the potentialization of thoughts, in the disruption of ready ideas and hardened structures.Keywords: Education; Philosophies of difference; Teacher training; Workshops of escrileituras. La filosofía de la diferencia y la formación docente: ensayos con taller de escrileituras Resumen: En la trama entre las filosofías de la diferencia y la formación docente fueron producidos intervenciones educativas llamados talleres de escrileituras. Al ofrecer estos espacios y a través de diversos idiomas, se pretende acercar las discusiones de las actuales formas de vida a través de las prácticas filosóficas y artísticas como condición para el aprendizaje, de la deconstrucción y reconstrucción de vosotros, queriendo crear y producir lo inédito. Por lo tanto, fue ejecutado el ateliê Conatus, un espacio de trabajo donde era posible llevar a cabo experimentos y el fomento de los diferentes tipos de arte, el conocimiento y el aprendizaje, que tiene como producto final eran el desarrollo de los programas de radio. Con los conjuntos de dispositivos filosóficas y artísticas utilizados oportunidades únicas se ofrecieron para desarrollar la vida del profesor, para la formación de docentes em la promoción de buenos encuentros y potenciación de los pensamientos.Palabras clave: Educación; Filosofías de la diferencia; Formación de profesores; Talleres de escrileituras. Data de registro: 29/04/2015 Data de aceite: 25/06/2015 |
id |
UFU-2_153f3a3f6ffc21da78f9c7719f7158a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30081 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Filosofias da diferença e a formação de professores:: experimentações com ateliê de escrileiturasEducaçãoFilosofias da diferençaFormação de professoresAteliês de escrileiturasFilosofias da diferença e a formação de professores: experimentações com ateliê de escrileituras Resumo: Na trama entre Filosofias da diferença e a formação de professores, são produzidas intervenções educativas denominadas ateliês de escrileituras. Com a oferta destes espaços e por meio de variadas linguagens, visa-se trazer discussões a respeito dos modos de vida atuais, por meio de práticas filosóficas e artísticas, como condição do aprender, da desconstrução e da reconstrução de si, na intenção de criar e produzir o inédito. Dessa forma, foi executado o ateliê Conatus, um espaço de trabalho onde foi possível efetivar experimentações e fomentação de diferentes tipos de arte, de conhecimentos e aprendizagens, tendo como produto final a elaboração de novelas de rádio. No conjunto de dispositivos filosóficos e artísticos utilizados, propuseram-se possibilidades de produções consideradas singulares, que potencializassem a vida docente. Ofertaram-se procedimentos para uma formação de professores na promoção de bons encontros, bem como na potencialização dos pensamentos, no rompimento das ideias prontas e nas estruturas enrijecidas.Palavras-chave: Educação; Filosofias da diferença; Formação de professores; Ateliês de escrileituras. Philosophies of difference and teacher training experimentation with escrileitura’s workshop Abstract: In the web between philosophies of difference and teacher training, educational interventions called workshops of escrileituras are produced. By offering these spaces and through various languages, the aim is to bring discussion about today’s ways of life, through philosophical and artistic practices, as a condition of learn, of deconstruction and reconstruction of itself, with the intention of create and produce the unprecedented. Therefore was executed Conatus workshop, a workspace where it was possible to carry out experimentation and fomentation of different kinds of art, knowledge and learning, having the development of radio novels as a final product. In the set of philosophical and artistic devices used, it was proposed possibilities of productions considered unique, that potentiate teacher life. It was offered procedures for teacher training in the promotion of positive meetings, as well as in the potentialization of thoughts, in the disruption of ready ideas and hardened structures.Keywords: Education; Philosophies of difference; Teacher training; Workshops of escrileituras. La filosofía de la diferencia y la formación docente: ensayos con taller de escrileituras Resumen: En la trama entre las filosofías de la diferencia y la formación docente fueron producidos intervenciones educativas llamados talleres de escrileituras. Al ofrecer estos espacios y a través de diversos idiomas, se pretende acercar las discusiones de las actuales formas de vida a través de las prácticas filosóficas y artísticas como condición para el aprendizaje, de la deconstrucción y reconstrucción de vosotros, queriendo crear y producir lo inédito. Por lo tanto, fue ejecutado el ateliê Conatus, un espacio de trabajo donde era posible llevar a cabo experimentos y el fomento de los diferentes tipos de arte, el conocimiento y el aprendizaje, que tiene como producto final eran el desarrollo de los programas de radio. Con los conjuntos de dispositivos filosóficas y artísticas utilizados oportunidades únicas se ofrecieron para desarrollar la vida del profesor, para la formación de docentes em la promoción de buenos encuentros y potenciación de los pensamientos.Palabras clave: Educación; Filosofías de la diferencia; Formación de profesores; Talleres de escrileituras. Data de registro: 29/04/2015 Data de aceite: 25/06/2015EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/3008110.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p369a384Educação e Filosofia; v. 31 n. 61 (2017): v.31 n.61 jan./abr. 2017; 369-3841982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30081/21325Copyright (c) 2017 Samuel Molina Schnorr, Carla Gonçalves Rodrigues, Josimara Wikboldt Schwantzinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchnorr, Samuel MolinaRodrigues, Carla GonçalvesSchwantz, Josimara Wikboldt2021-10-27T18:37:42Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30081Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-10-27T18:37:42Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Filosofias da diferença e a formação de professores:: experimentações com ateliê de escrileituras |
title |
Filosofias da diferença e a formação de professores:: experimentações com ateliê de escrileituras |
spellingShingle |
Filosofias da diferença e a formação de professores:: experimentações com ateliê de escrileituras Schnorr, Samuel Molina Educação Filosofias da diferença Formação de professores Ateliês de escrileituras |
title_short |
Filosofias da diferença e a formação de professores:: experimentações com ateliê de escrileituras |
title_full |
Filosofias da diferença e a formação de professores:: experimentações com ateliê de escrileituras |
title_fullStr |
Filosofias da diferença e a formação de professores:: experimentações com ateliê de escrileituras |
title_full_unstemmed |
Filosofias da diferença e a formação de professores:: experimentações com ateliê de escrileituras |
title_sort |
Filosofias da diferença e a formação de professores:: experimentações com ateliê de escrileituras |
author |
Schnorr, Samuel Molina |
author_facet |
Schnorr, Samuel Molina Rodrigues, Carla Gonçalves Schwantz, Josimara Wikboldt |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Carla Gonçalves Schwantz, Josimara Wikboldt |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schnorr, Samuel Molina Rodrigues, Carla Gonçalves Schwantz, Josimara Wikboldt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Filosofias da diferença Formação de professores Ateliês de escrileituras |
topic |
Educação Filosofias da diferença Formação de professores Ateliês de escrileituras |
description |
Filosofias da diferença e a formação de professores: experimentações com ateliê de escrileituras Resumo: Na trama entre Filosofias da diferença e a formação de professores, são produzidas intervenções educativas denominadas ateliês de escrileituras. Com a oferta destes espaços e por meio de variadas linguagens, visa-se trazer discussões a respeito dos modos de vida atuais, por meio de práticas filosóficas e artísticas, como condição do aprender, da desconstrução e da reconstrução de si, na intenção de criar e produzir o inédito. Dessa forma, foi executado o ateliê Conatus, um espaço de trabalho onde foi possível efetivar experimentações e fomentação de diferentes tipos de arte, de conhecimentos e aprendizagens, tendo como produto final a elaboração de novelas de rádio. No conjunto de dispositivos filosóficos e artísticos utilizados, propuseram-se possibilidades de produções consideradas singulares, que potencializassem a vida docente. Ofertaram-se procedimentos para uma formação de professores na promoção de bons encontros, bem como na potencialização dos pensamentos, no rompimento das ideias prontas e nas estruturas enrijecidas.Palavras-chave: Educação; Filosofias da diferença; Formação de professores; Ateliês de escrileituras. Philosophies of difference and teacher training experimentation with escrileitura’s workshop Abstract: In the web between philosophies of difference and teacher training, educational interventions called workshops of escrileituras are produced. By offering these spaces and through various languages, the aim is to bring discussion about today’s ways of life, through philosophical and artistic practices, as a condition of learn, of deconstruction and reconstruction of itself, with the intention of create and produce the unprecedented. Therefore was executed Conatus workshop, a workspace where it was possible to carry out experimentation and fomentation of different kinds of art, knowledge and learning, having the development of radio novels as a final product. In the set of philosophical and artistic devices used, it was proposed possibilities of productions considered unique, that potentiate teacher life. It was offered procedures for teacher training in the promotion of positive meetings, as well as in the potentialization of thoughts, in the disruption of ready ideas and hardened structures.Keywords: Education; Philosophies of difference; Teacher training; Workshops of escrileituras. La filosofía de la diferencia y la formación docente: ensayos con taller de escrileituras Resumen: En la trama entre las filosofías de la diferencia y la formación docente fueron producidos intervenciones educativas llamados talleres de escrileituras. Al ofrecer estos espacios y a través de diversos idiomas, se pretende acercar las discusiones de las actuales formas de vida a través de las prácticas filosóficas y artísticas como condición para el aprendizaje, de la deconstrucción y reconstrucción de vosotros, queriendo crear y producir lo inédito. Por lo tanto, fue ejecutado el ateliê Conatus, un espacio de trabajo donde era posible llevar a cabo experimentos y el fomento de los diferentes tipos de arte, el conocimiento y el aprendizaje, que tiene como producto final eran el desarrollo de los programas de radio. Con los conjuntos de dispositivos filosóficas y artísticas utilizados oportunidades únicas se ofrecieron para desarrollar la vida del profesor, para la formación de docentes em la promoción de buenos encuentros y potenciación de los pensamientos.Palabras clave: Educación; Filosofías de la diferencia; Formación de profesores; Talleres de escrileituras. Data de registro: 29/04/2015 Data de aceite: 25/06/2015 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30081 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p369a384 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30081 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p369a384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30081/21325 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Samuel Molina Schnorr, Carla Gonçalves Rodrigues, Josimara Wikboldt Schwantz info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Samuel Molina Schnorr, Carla Gonçalves Rodrigues, Josimara Wikboldt Schwantz |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 31 n. 61 (2017): v.31 n.61 jan./abr. 2017; 369-384 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355384377868288 |