Filosofias da diferença e a formação de professores:: experimentações com ateliê de escrileituras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schnorr, Samuel Molina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rodrigues, Carla Gonçalves, Schwantz, Josimara Wikboldt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30081
Resumo: Filosofias da diferença e a formação de professores: experimentações com ateliê de escrileituras Resumo: Na trama entre Filosofias da diferença e a formação de professores, são produzidas intervenções educativas denominadas ateliês de escrileituras. Com a oferta destes espaços e por meio de variadas linguagens, visa-se trazer discussões a respeito dos modos de vida atuais, por meio de práticas filosóficas e artísticas, como condição do aprender, da desconstrução e da reconstrução de si, na intenção de criar e produzir o inédito. Dessa forma, foi executado o ateliê Conatus, um espaço de trabalho onde foi possível efetivar experimentações e fomentação de diferentes tipos de arte, de conhecimentos e aprendizagens, tendo como produto final a elaboração de novelas de rádio. No conjunto de dispositivos filosóficos e artísticos utilizados, propuseram-se possibilidades de produções consideradas singulares, que potencializassem a vida docente. Ofertaram-se procedimentos para uma formação de professores na promoção de bons encontros, bem como na potencialização dos pensamentos, no rompimento das ideias prontas e nas estruturas enrijecidas.Palavras-chave: Educação; Filosofias da diferença; Formação de professores; Ateliês de escrileituras. Philosophies of difference and teacher training experimentation with escrileitura’s workshop Abstract: In the web between philosophies of difference and teacher training, educational interventions called workshops of escrileituras are produced. By offering these spaces and through various languages, the aim is to bring discussion about today’s ways of life, through philosophical and artistic practices, as a condition of learn, of deconstruction and reconstruction of itself, with the intention of create and produce the unprecedented. Therefore was executed Conatus workshop, a workspace where it was possible to carry out experimentation and fomentation of different kinds of art, knowledge and learning, having the development of radio novels as a final product. In the set of philosophical and artistic devices used, it was proposed possibilities of productions considered unique, that potentiate teacher life. It was offered procedures for teacher training in the promotion of positive meetings, as well as in the potentialization of thoughts, in the disruption of ready ideas and hardened structures.Keywords: Education; Philosophies of difference; Teacher training; Workshops of escrileituras. La filosofía de la diferencia y la formación docente: ensayos con taller de escrileituras Resumen: En la trama entre las filosofías de la diferencia y la formación docente fueron producidos intervenciones educativas llamados talleres de escrileituras. Al ofrecer estos espacios y a través de diversos idiomas, se pretende acercar las discusiones de las actuales formas de vida a través de las prácticas filosóficas y artísticas como condición para el aprendizaje, de la deconstrucción y reconstrucción de vosotros, queriendo crear y producir lo inédito. Por lo tanto, fue ejecutado el ateliê Conatus, un espacio de trabajo donde era posible llevar a cabo experimentos y el fomento de los diferentes tipos de arte, el conocimiento y el aprendizaje, que tiene como producto final eran el desarrollo de los programas de radio. Con los conjuntos de dispositivos filosóficas y artísticas utilizados oportunidades únicas se ofrecieron para desarrollar la vida del profesor, para la formación de docentes em la promoción de buenos encuentros y potenciación de los pensamientos.Palabras clave: Educación; Filosofías de la diferencia; Formación de profesores; Talleres de escrileituras. Data de registro: 29/04/2015 Data de aceite: 25/06/2015
id UFU-2_153f3a3f6ffc21da78f9c7719f7158a7
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30081
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Filosofias da diferença e a formação de professores:: experimentações com ateliê de escrileiturasEducaçãoFilosofias da diferençaFormação de professoresAteliês de escrileiturasFilosofias da diferença e a formação de professores: experimentações com ateliê de escrileituras Resumo: Na trama entre Filosofias da diferença e a formação de professores, são produzidas intervenções educativas denominadas ateliês de escrileituras. Com a oferta destes espaços e por meio de variadas linguagens, visa-se trazer discussões a respeito dos modos de vida atuais, por meio de práticas filosóficas e artísticas, como condição do aprender, da desconstrução e da reconstrução de si, na intenção de criar e produzir o inédito. Dessa forma, foi executado o ateliê Conatus, um espaço de trabalho onde foi possível efetivar experimentações e fomentação de diferentes tipos de arte, de conhecimentos e aprendizagens, tendo como produto final a elaboração de novelas de rádio. No conjunto de dispositivos filosóficos e artísticos utilizados, propuseram-se possibilidades de produções consideradas singulares, que potencializassem a vida docente. Ofertaram-se procedimentos para uma formação de professores na promoção de bons encontros, bem como na potencialização dos pensamentos, no rompimento das ideias prontas e nas estruturas enrijecidas.Palavras-chave: Educação; Filosofias da diferença; Formação de professores; Ateliês de escrileituras. Philosophies of difference and teacher training experimentation with escrileitura’s workshop Abstract: In the web between philosophies of difference and teacher training, educational interventions called workshops of escrileituras are produced. By offering these spaces and through various languages, the aim is to bring discussion about today’s ways of life, through philosophical and artistic practices, as a condition of learn, of deconstruction and reconstruction of itself, with the intention of create and produce the unprecedented. Therefore was executed Conatus workshop, a workspace where it was possible to carry out experimentation and fomentation of different kinds of art, knowledge and learning, having the development of radio novels as a final product. In the set of philosophical and artistic devices used, it was proposed possibilities of productions considered unique, that potentiate teacher life. It was offered procedures for teacher training in the promotion of positive meetings, as well as in the potentialization of thoughts, in the disruption of ready ideas and hardened structures.Keywords: Education; Philosophies of difference; Teacher training; Workshops of escrileituras. La filosofía de la diferencia y la formación docente: ensayos con taller de escrileituras Resumen: En la trama entre las filosofías de la diferencia y la formación docente fueron producidos intervenciones educativas llamados talleres de escrileituras. Al ofrecer estos espacios y a través de diversos idiomas, se pretende acercar las discusiones de las actuales formas de vida a través de las prácticas filosóficas y artísticas como condición para el aprendizaje, de la deconstrucción y reconstrucción de vosotros, queriendo crear y producir lo inédito. Por lo tanto, fue ejecutado el ateliê Conatus, un espacio de trabajo donde era posible llevar a cabo experimentos y el fomento de los diferentes tipos de arte, el conocimiento y el aprendizaje, que tiene como producto final eran el desarrollo de los programas de radio. Con los conjuntos de dispositivos filosóficas y artísticas utilizados oportunidades únicas se ofrecieron para desarrollar la vida del profesor, para la formación de docentes em la promoción de buenos encuentros y potenciación de los pensamientos.Palabras clave: Educación; Filosofías de la diferencia; Formación de profesores; Talleres de escrileituras. Data de registro: 29/04/2015 Data de aceite: 25/06/2015EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/3008110.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p369a384Educação e Filosofia; v. 31 n. 61 (2017): v.31 n.61 jan./abr. 2017; 369-3841982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30081/21325Copyright (c) 2017 Samuel Molina Schnorr, Carla Gonçalves Rodrigues, Josimara Wikboldt Schwantzinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchnorr, Samuel MolinaRodrigues, Carla GonçalvesSchwantz, Josimara Wikboldt2021-10-27T18:37:42Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30081Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-10-27T18:37:42Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Filosofias da diferença e a formação de professores:: experimentações com ateliê de escrileituras
title Filosofias da diferença e a formação de professores:: experimentações com ateliê de escrileituras
spellingShingle Filosofias da diferença e a formação de professores:: experimentações com ateliê de escrileituras
Schnorr, Samuel Molina
Educação
Filosofias da diferença
Formação de professores
Ateliês de escrileituras
title_short Filosofias da diferença e a formação de professores:: experimentações com ateliê de escrileituras
title_full Filosofias da diferença e a formação de professores:: experimentações com ateliê de escrileituras
title_fullStr Filosofias da diferença e a formação de professores:: experimentações com ateliê de escrileituras
title_full_unstemmed Filosofias da diferença e a formação de professores:: experimentações com ateliê de escrileituras
title_sort Filosofias da diferença e a formação de professores:: experimentações com ateliê de escrileituras
author Schnorr, Samuel Molina
author_facet Schnorr, Samuel Molina
Rodrigues, Carla Gonçalves
Schwantz, Josimara Wikboldt
author_role author
author2 Rodrigues, Carla Gonçalves
Schwantz, Josimara Wikboldt
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schnorr, Samuel Molina
Rodrigues, Carla Gonçalves
Schwantz, Josimara Wikboldt
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Filosofias da diferença
Formação de professores
Ateliês de escrileituras
topic Educação
Filosofias da diferença
Formação de professores
Ateliês de escrileituras
description Filosofias da diferença e a formação de professores: experimentações com ateliê de escrileituras Resumo: Na trama entre Filosofias da diferença e a formação de professores, são produzidas intervenções educativas denominadas ateliês de escrileituras. Com a oferta destes espaços e por meio de variadas linguagens, visa-se trazer discussões a respeito dos modos de vida atuais, por meio de práticas filosóficas e artísticas, como condição do aprender, da desconstrução e da reconstrução de si, na intenção de criar e produzir o inédito. Dessa forma, foi executado o ateliê Conatus, um espaço de trabalho onde foi possível efetivar experimentações e fomentação de diferentes tipos de arte, de conhecimentos e aprendizagens, tendo como produto final a elaboração de novelas de rádio. No conjunto de dispositivos filosóficos e artísticos utilizados, propuseram-se possibilidades de produções consideradas singulares, que potencializassem a vida docente. Ofertaram-se procedimentos para uma formação de professores na promoção de bons encontros, bem como na potencialização dos pensamentos, no rompimento das ideias prontas e nas estruturas enrijecidas.Palavras-chave: Educação; Filosofias da diferença; Formação de professores; Ateliês de escrileituras. Philosophies of difference and teacher training experimentation with escrileitura’s workshop Abstract: In the web between philosophies of difference and teacher training, educational interventions called workshops of escrileituras are produced. By offering these spaces and through various languages, the aim is to bring discussion about today’s ways of life, through philosophical and artistic practices, as a condition of learn, of deconstruction and reconstruction of itself, with the intention of create and produce the unprecedented. Therefore was executed Conatus workshop, a workspace where it was possible to carry out experimentation and fomentation of different kinds of art, knowledge and learning, having the development of radio novels as a final product. In the set of philosophical and artistic devices used, it was proposed possibilities of productions considered unique, that potentiate teacher life. It was offered procedures for teacher training in the promotion of positive meetings, as well as in the potentialization of thoughts, in the disruption of ready ideas and hardened structures.Keywords: Education; Philosophies of difference; Teacher training; Workshops of escrileituras. La filosofía de la diferencia y la formación docente: ensayos con taller de escrileituras Resumen: En la trama entre las filosofías de la diferencia y la formación docente fueron producidos intervenciones educativas llamados talleres de escrileituras. Al ofrecer estos espacios y a través de diversos idiomas, se pretende acercar las discusiones de las actuales formas de vida a través de las prácticas filosóficas y artísticas como condición para el aprendizaje, de la deconstrucción y reconstrucción de vosotros, queriendo crear y producir lo inédito. Por lo tanto, fue ejecutado el ateliê Conatus, un espacio de trabajo donde era posible llevar a cabo experimentos y el fomento de los diferentes tipos de arte, el conocimiento y el aprendizaje, que tiene como producto final eran el desarrollo de los programas de radio. Con los conjuntos de dispositivos filosóficas y artísticas utilizados oportunidades únicas se ofrecieron para desarrollar la vida del profesor, para la formación de docentes em la promoción de buenos encuentros y potenciación de los pensamientos.Palabras clave: Educación; Filosofías de la diferencia; Formación de profesores; Talleres de escrileituras. Data de registro: 29/04/2015 Data de aceite: 25/06/2015
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30081
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p369a384
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30081
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p369a384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30081/21325
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Samuel Molina Schnorr, Carla Gonçalves Rodrigues, Josimara Wikboldt Schwantz
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Samuel Molina Schnorr, Carla Gonçalves Rodrigues, Josimara Wikboldt Schwantz
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 31 n. 61 (2017): v.31 n.61 jan./abr. 2017; 369-384
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355384377868288