A filosofia da educação: buscando o sentido histórico e social da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/925 |
Resumo: | O artigo discute as interfaces que relacionam entre si as perspectivas epistemológicas da filosofia da educação e das ciências humanas, defendendo a ideia de que a filosofia da educação só se legitima se apoiada nos fundamentos vinculados à condição, em decorrência da necessária imergência do processo educacional nas coordenadas do tempo histórico e do espaço social, pelas quais é mediada a existência real dos homens. Palavras-chave: Filosofia da Educação; Historicidade; Sociabilidade; Práxis. |
id |
UFU-2_17027c7f8e11bc5adfd4ff9592041c91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/925 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
A filosofia da educação: buscando o sentido histórico e social da educaçãoFilosofia da EducaçãoHistoricidadeSociabilidadePráxisO artigo discute as interfaces que relacionam entre si as perspectivas epistemológicas da filosofia da educação e das ciências humanas, defendendo a ideia de que a filosofia da educação só se legitima se apoiada nos fundamentos vinculados à condição, em decorrência da necessária imergência do processo educacional nas coordenadas do tempo histórico e do espaço social, pelas quais é mediada a existência real dos homens. Palavras-chave: Filosofia da Educação; Historicidade; Sociabilidade; Práxis.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/92510.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-925Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 67-751982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/925/838Copyright (c) 2016 Antônio Joaquim Severinohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSeverino, Antônio Joaquim2023-06-30T17:28:54Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/925Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-30T17:28:54Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A filosofia da educação: buscando o sentido histórico e social da educação |
title |
A filosofia da educação: buscando o sentido histórico e social da educação |
spellingShingle |
A filosofia da educação: buscando o sentido histórico e social da educação Severino, Antônio Joaquim Filosofia da Educação Historicidade Sociabilidade Práxis |
title_short |
A filosofia da educação: buscando o sentido histórico e social da educação |
title_full |
A filosofia da educação: buscando o sentido histórico e social da educação |
title_fullStr |
A filosofia da educação: buscando o sentido histórico e social da educação |
title_full_unstemmed |
A filosofia da educação: buscando o sentido histórico e social da educação |
title_sort |
A filosofia da educação: buscando o sentido histórico e social da educação |
author |
Severino, Antônio Joaquim |
author_facet |
Severino, Antônio Joaquim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Severino, Antônio Joaquim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia da Educação Historicidade Sociabilidade Práxis |
topic |
Filosofia da Educação Historicidade Sociabilidade Práxis |
description |
O artigo discute as interfaces que relacionam entre si as perspectivas epistemológicas da filosofia da educação e das ciências humanas, defendendo a ideia de que a filosofia da educação só se legitima se apoiada nos fundamentos vinculados à condição, em decorrência da necessária imergência do processo educacional nas coordenadas do tempo histórico e do espaço social, pelas quais é mediada a existência real dos homens. Palavras-chave: Filosofia da Educação; Historicidade; Sociabilidade; Práxis. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/925 10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-925 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/925 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/925/838 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Antônio Joaquim Severino http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Antônio Joaquim Severino http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 67-75 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207232184614912 |