A filosofia da educação: buscando o sentido histórico e social da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severino, Antônio Joaquim
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/925
Resumo: O artigo discute as interfaces que relacionam entre si as perspectivas epistemológicas da filosofia da educação e das ciências humanas, defendendo a ideia de que a filosofia da educação só se legitima se apoiada nos fundamentos vinculados à condição, em decorrência da necessária imergência do processo educacional nas coordenadas do tempo histórico e do espaço social, pelas quais é mediada a existência real dos homens. Palavras-chave: Filosofia da Educação; Historicidade; Sociabilidade; Práxis.
id UFU-2_17027c7f8e11bc5adfd4ff9592041c91
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/925
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling A filosofia da educação: buscando o sentido histórico e social da educaçãoFilosofia da EducaçãoHistoricidadeSociabilidadePráxisO artigo discute as interfaces que relacionam entre si as perspectivas epistemológicas da filosofia da educação e das ciências humanas, defendendo a ideia de que a filosofia da educação só se legitima se apoiada nos fundamentos vinculados à condição, em decorrência da necessária imergência do processo educacional nas coordenadas do tempo histórico e do espaço social, pelas quais é mediada a existência real dos homens. Palavras-chave: Filosofia da Educação; Historicidade; Sociabilidade; Práxis.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/92510.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-925Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 67-751982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/925/838Copyright (c) 2016 Antônio Joaquim Severinohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSeverino, Antônio Joaquim2023-06-30T17:28:54Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/925Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-30T17:28:54Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A filosofia da educação: buscando o sentido histórico e social da educação
title A filosofia da educação: buscando o sentido histórico e social da educação
spellingShingle A filosofia da educação: buscando o sentido histórico e social da educação
Severino, Antônio Joaquim
Filosofia da Educação
Historicidade
Sociabilidade
Práxis
title_short A filosofia da educação: buscando o sentido histórico e social da educação
title_full A filosofia da educação: buscando o sentido histórico e social da educação
title_fullStr A filosofia da educação: buscando o sentido histórico e social da educação
title_full_unstemmed A filosofia da educação: buscando o sentido histórico e social da educação
title_sort A filosofia da educação: buscando o sentido histórico e social da educação
author Severino, Antônio Joaquim
author_facet Severino, Antônio Joaquim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Severino, Antônio Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia da Educação
Historicidade
Sociabilidade
Práxis
topic Filosofia da Educação
Historicidade
Sociabilidade
Práxis
description O artigo discute as interfaces que relacionam entre si as perspectivas epistemológicas da filosofia da educação e das ciências humanas, defendendo a ideia de que a filosofia da educação só se legitima se apoiada nos fundamentos vinculados à condição, em decorrência da necessária imergência do processo educacional nas coordenadas do tempo histórico e do espaço social, pelas quais é mediada a existência real dos homens. Palavras-chave: Filosofia da Educação; Historicidade; Sociabilidade; Práxis.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/925
10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-925
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/925
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/925/838
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Antônio Joaquim Severino
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Antônio Joaquim Severino
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 67-75
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207232184614912