As categorias epistemológicas, polítcas e epistemológico-políticas do pensamento filosófico lockeano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/585 |
Resumo: | O pensamento filosófico de John Locke (1632-1704) tem como principais enfoques a epistemologia e a política. Todavia, pode-se perceber que tais enfoques convergem para o campo educacional e pedagógico. Assim, para que se possa ter uma compreensão mais completa da estrutura do pensamento educacional e pedag6gico de Locke de modo especifico, é necessário percorrer as principais categorias epistemológicas, políticas e epistemológico-politicas pelas quais John Locke estrutura o seu pensamento filosófico de modo geral. Palavras-chave: Educação; Filosofia; John Locke; Pedagogia. Abstract: John Locke's (1632-1704) philosophical thought has his main focuses on epistemology and politics. However, one can perceive that these focuses converge to educational and pedagogical field. Thus, for a more complete comprehension about the structure of Locke's educational and pedagogical thought, in a specific way, it is necessary to search through the main epistemological, political and epistemological-political categories by which John Locke structures his philosophical thought in a general way. Keywords: Education; Philosophy; John Locke; Pedagogy. |
id |
UFU-2_1b6d0cb80c402544eec9da79ff5611c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/585 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
As categorias epistemológicas, polítcas e epistemológico-políticas do pensamento filosófico lockeanoEducaçãoFilosofiaJohn LockePedagogiaO pensamento filosófico de John Locke (1632-1704) tem como principais enfoques a epistemologia e a política. Todavia, pode-se perceber que tais enfoques convergem para o campo educacional e pedagógico. Assim, para que se possa ter uma compreensão mais completa da estrutura do pensamento educacional e pedag6gico de Locke de modo especifico, é necessário percorrer as principais categorias epistemológicas, políticas e epistemológico-politicas pelas quais John Locke estrutura o seu pensamento filosófico de modo geral. Palavras-chave: Educação; Filosofia; John Locke; Pedagogia. Abstract: John Locke's (1632-1704) philosophical thought has his main focuses on epistemology and politics. However, one can perceive that these focuses converge to educational and pedagogical field. Thus, for a more complete comprehension about the structure of Locke's educational and pedagogical thought, in a specific way, it is necessary to search through the main epistemological, political and epistemological-political categories by which John Locke structures his philosophical thought in a general way. Keywords: Education; Philosophy; John Locke; Pedagogy.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58510.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-585Educação e Filosofia; v. 18 n. 35/36 (2004): v.18 n.35/36 jan./dez. 2004; 35-821982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/585/529Copyright (c) 2016 Gustavo Araújo Batistahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Gustavo Araújo2023-06-30T13:37:45Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/585Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-30T13:37:45Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As categorias epistemológicas, polítcas e epistemológico-políticas do pensamento filosófico lockeano |
title |
As categorias epistemológicas, polítcas e epistemológico-políticas do pensamento filosófico lockeano |
spellingShingle |
As categorias epistemológicas, polítcas e epistemológico-políticas do pensamento filosófico lockeano Batista, Gustavo Araújo Educação Filosofia John Locke Pedagogia |
title_short |
As categorias epistemológicas, polítcas e epistemológico-políticas do pensamento filosófico lockeano |
title_full |
As categorias epistemológicas, polítcas e epistemológico-políticas do pensamento filosófico lockeano |
title_fullStr |
As categorias epistemológicas, polítcas e epistemológico-políticas do pensamento filosófico lockeano |
title_full_unstemmed |
As categorias epistemológicas, polítcas e epistemológico-políticas do pensamento filosófico lockeano |
title_sort |
As categorias epistemológicas, polítcas e epistemológico-políticas do pensamento filosófico lockeano |
author |
Batista, Gustavo Araújo |
author_facet |
Batista, Gustavo Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Gustavo Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Filosofia John Locke Pedagogia |
topic |
Educação Filosofia John Locke Pedagogia |
description |
O pensamento filosófico de John Locke (1632-1704) tem como principais enfoques a epistemologia e a política. Todavia, pode-se perceber que tais enfoques convergem para o campo educacional e pedagógico. Assim, para que se possa ter uma compreensão mais completa da estrutura do pensamento educacional e pedag6gico de Locke de modo especifico, é necessário percorrer as principais categorias epistemológicas, políticas e epistemológico-politicas pelas quais John Locke estrutura o seu pensamento filosófico de modo geral. Palavras-chave: Educação; Filosofia; John Locke; Pedagogia. Abstract: John Locke's (1632-1704) philosophical thought has his main focuses on epistemology and politics. However, one can perceive that these focuses converge to educational and pedagogical field. Thus, for a more complete comprehension about the structure of Locke's educational and pedagogical thought, in a specific way, it is necessary to search through the main epistemological, political and epistemological-political categories by which John Locke structures his philosophical thought in a general way. Keywords: Education; Philosophy; John Locke; Pedagogy. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/585 10.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-585 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/585 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/585/529 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Gustavo Araújo Batista http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Gustavo Araújo Batista http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 18 n. 35/36 (2004): v.18 n.35/36 jan./dez. 2004; 35-82 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207231090950144 |