As categorias epistemológicas, polítcas e epistemológico-políticas do pensamento filosófico lockeano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Gustavo Araújo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/585
Resumo: O pensamento filosófico de John Locke (1632-1704) tem como principais enfoques a epistemologia e a política. Todavia, pode-se perceber que tais enfoques convergem para o campo educacional e pedagógico. Assim, para que se possa ter uma compreensão mais completa da estrutura do pensamento educacional e pedag6gico de Locke de modo especifico, é necessário percorrer as principais categorias epistemológicas, políticas e epistemológico-politicas pelas quais John Locke estrutura o seu pensamento filosófico de modo geral. Palavras-chave: Educação; Filosofia; John Locke; Pedagogia.   Abstract: John Locke's (1632-1704) philosophical thought has his main focuses on epistemology and politics. However, one can perceive that these focuses converge to educational and pedagogical field. Thus, for a more complete comprehension about the structure of Locke's educational and pedagogical thought, in a specific way, it is necessary to search through the main epistemological, political and epistemological-political categories by which John Locke structures his philosophical thought in a general way. Keywords: Education; Philosophy; John Locke; Pedagogy.
id UFU-2_1b6d0cb80c402544eec9da79ff5611c1
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/585
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling As categorias epistemológicas, polítcas e epistemológico-políticas do pensamento filosófico lockeanoEducaçãoFilosofiaJohn LockePedagogiaO pensamento filosófico de John Locke (1632-1704) tem como principais enfoques a epistemologia e a política. Todavia, pode-se perceber que tais enfoques convergem para o campo educacional e pedagógico. Assim, para que se possa ter uma compreensão mais completa da estrutura do pensamento educacional e pedag6gico de Locke de modo especifico, é necessário percorrer as principais categorias epistemológicas, políticas e epistemológico-politicas pelas quais John Locke estrutura o seu pensamento filosófico de modo geral. Palavras-chave: Educação; Filosofia; John Locke; Pedagogia.   Abstract: John Locke's (1632-1704) philosophical thought has his main focuses on epistemology and politics. However, one can perceive that these focuses converge to educational and pedagogical field. Thus, for a more complete comprehension about the structure of Locke's educational and pedagogical thought, in a specific way, it is necessary to search through the main epistemological, political and epistemological-political categories by which John Locke structures his philosophical thought in a general way. Keywords: Education; Philosophy; John Locke; Pedagogy.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58510.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-585Educação e Filosofia; v. 18 n. 35/36 (2004): v.18 n.35/36 jan./dez. 2004; 35-821982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/585/529Copyright (c) 2016 Gustavo Araújo Batistahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Gustavo Araújo2023-06-30T13:37:45Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/585Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-30T13:37:45Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv As categorias epistemológicas, polítcas e epistemológico-políticas do pensamento filosófico lockeano
title As categorias epistemológicas, polítcas e epistemológico-políticas do pensamento filosófico lockeano
spellingShingle As categorias epistemológicas, polítcas e epistemológico-políticas do pensamento filosófico lockeano
Batista, Gustavo Araújo
Educação
Filosofia
John Locke
Pedagogia
title_short As categorias epistemológicas, polítcas e epistemológico-políticas do pensamento filosófico lockeano
title_full As categorias epistemológicas, polítcas e epistemológico-políticas do pensamento filosófico lockeano
title_fullStr As categorias epistemológicas, polítcas e epistemológico-políticas do pensamento filosófico lockeano
title_full_unstemmed As categorias epistemológicas, polítcas e epistemológico-políticas do pensamento filosófico lockeano
title_sort As categorias epistemológicas, polítcas e epistemológico-políticas do pensamento filosófico lockeano
author Batista, Gustavo Araújo
author_facet Batista, Gustavo Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Gustavo Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Filosofia
John Locke
Pedagogia
topic Educação
Filosofia
John Locke
Pedagogia
description O pensamento filosófico de John Locke (1632-1704) tem como principais enfoques a epistemologia e a política. Todavia, pode-se perceber que tais enfoques convergem para o campo educacional e pedagógico. Assim, para que se possa ter uma compreensão mais completa da estrutura do pensamento educacional e pedag6gico de Locke de modo especifico, é necessário percorrer as principais categorias epistemológicas, políticas e epistemológico-politicas pelas quais John Locke estrutura o seu pensamento filosófico de modo geral. Palavras-chave: Educação; Filosofia; John Locke; Pedagogia.   Abstract: John Locke's (1632-1704) philosophical thought has his main focuses on epistemology and politics. However, one can perceive that these focuses converge to educational and pedagogical field. Thus, for a more complete comprehension about the structure of Locke's educational and pedagogical thought, in a specific way, it is necessary to search through the main epistemological, political and epistemological-political categories by which John Locke structures his philosophical thought in a general way. Keywords: Education; Philosophy; John Locke; Pedagogy.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/585
10.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-585
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/585
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/585/529
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Gustavo Araújo Batista
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Gustavo Araújo Batista
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 18 n. 35/36 (2004): v.18 n.35/36 jan./dez. 2004; 35-82
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231090950144