Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: : a cidadania em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pitano, Sandro de Castro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30894
Resumo: Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: a cidadania em questão Resumo: O texto desenvolve uma análise crítica da cidadania, problematizando-a como possível horizonte formativo da educação popular. A análise se estende ao processo educativo escolar, colocando em crise o consenso de que cabe à escola formar o cidadão. A seguir são investigadas as transformações históricas que o conceito sofreu, explicitando suas múltiplas faces no bojo das organizações políticas respectivas. Em relação ao momento atual, busca evidenciar as características da cidadania concebida e desejada pelas modernas democracias, como a brasileira. A questão central e motivadora desse estudo é retomada nas considerações finais: pode uma concepção política e pedagógica radicalmente libertadora como a educação popular balizar-se no cidadão como ideal formativo? Os argumentos reunidos e analisados ao longo do texto permitem concluir que por coerência e fidelidade, embora possa, não deve, pois iria de encontro aos princípios fundantes da educação popular. Palavras-chave: Educação popular; Cidadão; Educação escolar; Democracia; Formação. The foundations of popular education and its formative horizon: citizenship in question Abstract: The paper develops a critical analysis of citizenship, discussing it as possible formative horizon of popular education. The analysis extends to the school education process, putting into crisis the consensus that is the school form the citizen. Below are the historical changes that investigated the concept suffered, explaining its multiple faces in the midst of their political organizations. Relative to the current time, it seeks to demonstrate the citizenship characteristics designed and desired by modern democracies, such as Brazil. The central and motivating question of this study is taken up in the final considerations: can a political and pedagogical concept radically liberating as popular education if beacon-citizen as a formative ideal? The arguments gathered and analyzed throughout the text to the conclusion that for consistency and fidelity, although it should not, as it would against the founding principles of popular education. Keywords: Popular education; Citizen; School education; Democracy; Formation. Los principios de la educación popular y su horizonte de formación: la ciudadanía en perspectiva Resumen: El texto desarrolla un análisis crítico de la ciudadanía, cuestionando como possible horizonte de formación de la educación popular. El análisis pone en crisis el consenso que corresponde a la escuela formar el ciudadano. Son investigadas las transformaciones históricas que el concepto ha sido objeto, explicando sus múltiples caras en medio de sus organizaciones políticas. En cuanto a la presente, pretende mostrar las características de la ciudadanía concebida y deseada por las democracias modernas, como la brasileña. La cuestión central y motivador de este estudio se recoge en las consideraciones finales: ¿puede un diseño político y pedagógico radicalmente liberador como la educación popular marcar el ciudadano como ideal de formación? Los argumentos recogidos y analizados permiten concluir que para mantener la coherencia y fidelidad, aunque puede, no debería, ya que iría en contra de los principios fundamentales de la educación popular. Palabras clave: Educación popular; Ciudadano; Educación formal; Democracia; Formación.  Data de registro: 14/07/2015 Data de aceite: 19/04/2017
id UFU-2_1e007068ba64f418d8657fe02c82fe58
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30894
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: : a cidadania em questãoEducação popularCidadãoEducação escolarDemocraciaFormaçãoOs fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: a cidadania em questão Resumo: O texto desenvolve uma análise crítica da cidadania, problematizando-a como possível horizonte formativo da educação popular. A análise se estende ao processo educativo escolar, colocando em crise o consenso de que cabe à escola formar o cidadão. A seguir são investigadas as transformações históricas que o conceito sofreu, explicitando suas múltiplas faces no bojo das organizações políticas respectivas. Em relação ao momento atual, busca evidenciar as características da cidadania concebida e desejada pelas modernas democracias, como a brasileira. A questão central e motivadora desse estudo é retomada nas considerações finais: pode uma concepção política e pedagógica radicalmente libertadora como a educação popular balizar-se no cidadão como ideal formativo? Os argumentos reunidos e analisados ao longo do texto permitem concluir que por coerência e fidelidade, embora possa, não deve, pois iria de encontro aos princípios fundantes da educação popular. Palavras-chave: Educação popular; Cidadão; Educação escolar; Democracia; Formação. The foundations of popular education and its formative horizon: citizenship in question Abstract: The paper develops a critical analysis of citizenship, discussing it as possible formative horizon of popular education. The analysis extends to the school education process, putting into crisis the consensus that is the school form the citizen. Below are the historical changes that investigated the concept suffered, explaining its multiple faces in the midst of their political organizations. Relative to the current time, it seeks to demonstrate the citizenship characteristics designed and desired by modern democracies, such as Brazil. The central and motivating question of this study is taken up in the final considerations: can a political and pedagogical concept radically liberating as popular education if beacon-citizen as a formative ideal? The arguments gathered and analyzed throughout the text to the conclusion that for consistency and fidelity, although it should not, as it would against the founding principles of popular education. Keywords: Popular education; Citizen; School education; Democracy; Formation. Los principios de la educación popular y su horizonte de formación: la ciudadanía en perspectiva Resumen: El texto desarrolla un análisis crítico de la ciudadanía, cuestionando como possible horizonte de formación de la educación popular. El análisis pone en crisis el consenso que corresponde a la escuela formar el ciudadano. Son investigadas las transformaciones históricas que el concepto ha sido objeto, explicando sus múltiples caras en medio de sus organizaciones políticas. En cuanto a la presente, pretende mostrar las características de la ciudadanía concebida y deseada por las democracias modernas, como la brasileña. La cuestión central y motivador de este estudio se recoge en las consideraciones finales: ¿puede un diseño político y pedagógico radicalmente liberador como la educación popular marcar el ciudadano como ideal de formación? Los argumentos recogidos y analizados permiten concluir que para mantener la coherencia y fidelidad, aunque puede, no debería, ya que iría en contra de los principios fundamentales de la educación popular. Palabras clave: Educación popular; Ciudadano; Educación formal; Democracia; Formación.  Data de registro: 14/07/2015 Data de aceite: 19/04/2017EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2017-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/3089410.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p959a984Educação e Filosofia; v. 31 n. 62 (2017): v.31 n.62 maio/ago. 2017; 959-9841982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30894/22109Copyright (c) 2017 Sandro de Castro Pitanohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPitano, Sandro de Castro2023-06-07T13:05:12Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30894Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-07T13:05:12Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: : a cidadania em questão
title Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: : a cidadania em questão
spellingShingle Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: : a cidadania em questão
Pitano, Sandro de Castro
Educação popular
Cidadão
Educação escolar
Democracia
Formação
title_short Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: : a cidadania em questão
title_full Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: : a cidadania em questão
title_fullStr Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: : a cidadania em questão
title_full_unstemmed Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: : a cidadania em questão
title_sort Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: : a cidadania em questão
author Pitano, Sandro de Castro
author_facet Pitano, Sandro de Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pitano, Sandro de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação popular
Cidadão
Educação escolar
Democracia
Formação
topic Educação popular
Cidadão
Educação escolar
Democracia
Formação
description Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: a cidadania em questão Resumo: O texto desenvolve uma análise crítica da cidadania, problematizando-a como possível horizonte formativo da educação popular. A análise se estende ao processo educativo escolar, colocando em crise o consenso de que cabe à escola formar o cidadão. A seguir são investigadas as transformações históricas que o conceito sofreu, explicitando suas múltiplas faces no bojo das organizações políticas respectivas. Em relação ao momento atual, busca evidenciar as características da cidadania concebida e desejada pelas modernas democracias, como a brasileira. A questão central e motivadora desse estudo é retomada nas considerações finais: pode uma concepção política e pedagógica radicalmente libertadora como a educação popular balizar-se no cidadão como ideal formativo? Os argumentos reunidos e analisados ao longo do texto permitem concluir que por coerência e fidelidade, embora possa, não deve, pois iria de encontro aos princípios fundantes da educação popular. Palavras-chave: Educação popular; Cidadão; Educação escolar; Democracia; Formação. The foundations of popular education and its formative horizon: citizenship in question Abstract: The paper develops a critical analysis of citizenship, discussing it as possible formative horizon of popular education. The analysis extends to the school education process, putting into crisis the consensus that is the school form the citizen. Below are the historical changes that investigated the concept suffered, explaining its multiple faces in the midst of their political organizations. Relative to the current time, it seeks to demonstrate the citizenship characteristics designed and desired by modern democracies, such as Brazil. The central and motivating question of this study is taken up in the final considerations: can a political and pedagogical concept radically liberating as popular education if beacon-citizen as a formative ideal? The arguments gathered and analyzed throughout the text to the conclusion that for consistency and fidelity, although it should not, as it would against the founding principles of popular education. Keywords: Popular education; Citizen; School education; Democracy; Formation. Los principios de la educación popular y su horizonte de formación: la ciudadanía en perspectiva Resumen: El texto desarrolla un análisis crítico de la ciudadanía, cuestionando como possible horizonte de formación de la educación popular. El análisis pone en crisis el consenso que corresponde a la escuela formar el ciudadano. Son investigadas las transformaciones históricas que el concepto ha sido objeto, explicando sus múltiples caras en medio de sus organizaciones políticas. En cuanto a la presente, pretende mostrar las características de la ciudadanía concebida y deseada por las democracias modernas, como la brasileña. La cuestión central y motivador de este estudio se recoge en las consideraciones finales: ¿puede un diseño político y pedagógico radicalmente liberador como la educación popular marcar el ciudadano como ideal de formación? Los argumentos recogidos y analizados permiten concluir que para mantener la coherencia y fidelidad, aunque puede, no debería, ya que iría en contra de los principios fundamentales de la educación popular. Palabras clave: Educación popular; Ciudadano; Educación formal; Democracia; Formación.  Data de registro: 14/07/2015 Data de aceite: 19/04/2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30894
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p959a984
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30894
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p959a984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30894/22109
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Sandro de Castro Pitano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Sandro de Castro Pitano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 31 n. 62 (2017): v.31 n.62 maio/ago. 2017; 959-984
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207233798373376