Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: : a cidadania em questão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30894 |
Resumo: | Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: a cidadania em questão Resumo: O texto desenvolve uma análise crítica da cidadania, problematizando-a como possível horizonte formativo da educação popular. A análise se estende ao processo educativo escolar, colocando em crise o consenso de que cabe à escola formar o cidadão. A seguir são investigadas as transformações históricas que o conceito sofreu, explicitando suas múltiplas faces no bojo das organizações políticas respectivas. Em relação ao momento atual, busca evidenciar as características da cidadania concebida e desejada pelas modernas democracias, como a brasileira. A questão central e motivadora desse estudo é retomada nas considerações finais: pode uma concepção política e pedagógica radicalmente libertadora como a educação popular balizar-se no cidadão como ideal formativo? Os argumentos reunidos e analisados ao longo do texto permitem concluir que por coerência e fidelidade, embora possa, não deve, pois iria de encontro aos princípios fundantes da educação popular. Palavras-chave: Educação popular; Cidadão; Educação escolar; Democracia; Formação. The foundations of popular education and its formative horizon: citizenship in question Abstract: The paper develops a critical analysis of citizenship, discussing it as possible formative horizon of popular education. The analysis extends to the school education process, putting into crisis the consensus that is the school form the citizen. Below are the historical changes that investigated the concept suffered, explaining its multiple faces in the midst of their political organizations. Relative to the current time, it seeks to demonstrate the citizenship characteristics designed and desired by modern democracies, such as Brazil. The central and motivating question of this study is taken up in the final considerations: can a political and pedagogical concept radically liberating as popular education if beacon-citizen as a formative ideal? The arguments gathered and analyzed throughout the text to the conclusion that for consistency and fidelity, although it should not, as it would against the founding principles of popular education. Keywords: Popular education; Citizen; School education; Democracy; Formation. Los principios de la educación popular y su horizonte de formación: la ciudadanía en perspectiva Resumen: El texto desarrolla un análisis crítico de la ciudadanía, cuestionando como possible horizonte de formación de la educación popular. El análisis pone en crisis el consenso que corresponde a la escuela formar el ciudadano. Son investigadas las transformaciones históricas que el concepto ha sido objeto, explicando sus múltiples caras en medio de sus organizaciones políticas. En cuanto a la presente, pretende mostrar las características de la ciudadanía concebida y deseada por las democracias modernas, como la brasileña. La cuestión central y motivador de este estudio se recoge en las consideraciones finales: ¿puede un diseño político y pedagógico radicalmente liberador como la educación popular marcar el ciudadano como ideal de formación? Los argumentos recogidos y analizados permiten concluir que para mantener la coherencia y fidelidad, aunque puede, no debería, ya que iría en contra de los principios fundamentales de la educación popular. Palabras clave: Educación popular; Ciudadano; Educación formal; Democracia; Formación. Data de registro: 14/07/2015 Data de aceite: 19/04/2017 |
id |
UFU-2_1e007068ba64f418d8657fe02c82fe58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30894 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: : a cidadania em questãoEducação popularCidadãoEducação escolarDemocraciaFormaçãoOs fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: a cidadania em questão Resumo: O texto desenvolve uma análise crítica da cidadania, problematizando-a como possível horizonte formativo da educação popular. A análise se estende ao processo educativo escolar, colocando em crise o consenso de que cabe à escola formar o cidadão. A seguir são investigadas as transformações históricas que o conceito sofreu, explicitando suas múltiplas faces no bojo das organizações políticas respectivas. Em relação ao momento atual, busca evidenciar as características da cidadania concebida e desejada pelas modernas democracias, como a brasileira. A questão central e motivadora desse estudo é retomada nas considerações finais: pode uma concepção política e pedagógica radicalmente libertadora como a educação popular balizar-se no cidadão como ideal formativo? Os argumentos reunidos e analisados ao longo do texto permitem concluir que por coerência e fidelidade, embora possa, não deve, pois iria de encontro aos princípios fundantes da educação popular. Palavras-chave: Educação popular; Cidadão; Educação escolar; Democracia; Formação. The foundations of popular education and its formative horizon: citizenship in question Abstract: The paper develops a critical analysis of citizenship, discussing it as possible formative horizon of popular education. The analysis extends to the school education process, putting into crisis the consensus that is the school form the citizen. Below are the historical changes that investigated the concept suffered, explaining its multiple faces in the midst of their political organizations. Relative to the current time, it seeks to demonstrate the citizenship characteristics designed and desired by modern democracies, such as Brazil. The central and motivating question of this study is taken up in the final considerations: can a political and pedagogical concept radically liberating as popular education if beacon-citizen as a formative ideal? The arguments gathered and analyzed throughout the text to the conclusion that for consistency and fidelity, although it should not, as it would against the founding principles of popular education. Keywords: Popular education; Citizen; School education; Democracy; Formation. Los principios de la educación popular y su horizonte de formación: la ciudadanía en perspectiva Resumen: El texto desarrolla un análisis crítico de la ciudadanía, cuestionando como possible horizonte de formación de la educación popular. El análisis pone en crisis el consenso que corresponde a la escuela formar el ciudadano. Son investigadas las transformaciones históricas que el concepto ha sido objeto, explicando sus múltiples caras en medio de sus organizaciones políticas. En cuanto a la presente, pretende mostrar las características de la ciudadanía concebida y deseada por las democracias modernas, como la brasileña. La cuestión central y motivador de este estudio se recoge en las consideraciones finales: ¿puede un diseño político y pedagógico radicalmente liberador como la educación popular marcar el ciudadano como ideal de formación? Los argumentos recogidos y analizados permiten concluir que para mantener la coherencia y fidelidad, aunque puede, no debería, ya que iría en contra de los principios fundamentales de la educación popular. Palabras clave: Educación popular; Ciudadano; Educación formal; Democracia; Formación. Data de registro: 14/07/2015 Data de aceite: 19/04/2017EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2017-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/3089410.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p959a984Educação e Filosofia; v. 31 n. 62 (2017): v.31 n.62 maio/ago. 2017; 959-9841982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30894/22109Copyright (c) 2017 Sandro de Castro Pitanohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPitano, Sandro de Castro2023-06-07T13:05:12Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30894Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-07T13:05:12Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: : a cidadania em questão |
title |
Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: : a cidadania em questão |
spellingShingle |
Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: : a cidadania em questão Pitano, Sandro de Castro Educação popular Cidadão Educação escolar Democracia Formação |
title_short |
Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: : a cidadania em questão |
title_full |
Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: : a cidadania em questão |
title_fullStr |
Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: : a cidadania em questão |
title_full_unstemmed |
Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: : a cidadania em questão |
title_sort |
Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: : a cidadania em questão |
author |
Pitano, Sandro de Castro |
author_facet |
Pitano, Sandro de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pitano, Sandro de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação popular Cidadão Educação escolar Democracia Formação |
topic |
Educação popular Cidadão Educação escolar Democracia Formação |
description |
Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: a cidadania em questão Resumo: O texto desenvolve uma análise crítica da cidadania, problematizando-a como possível horizonte formativo da educação popular. A análise se estende ao processo educativo escolar, colocando em crise o consenso de que cabe à escola formar o cidadão. A seguir são investigadas as transformações históricas que o conceito sofreu, explicitando suas múltiplas faces no bojo das organizações políticas respectivas. Em relação ao momento atual, busca evidenciar as características da cidadania concebida e desejada pelas modernas democracias, como a brasileira. A questão central e motivadora desse estudo é retomada nas considerações finais: pode uma concepção política e pedagógica radicalmente libertadora como a educação popular balizar-se no cidadão como ideal formativo? Os argumentos reunidos e analisados ao longo do texto permitem concluir que por coerência e fidelidade, embora possa, não deve, pois iria de encontro aos princípios fundantes da educação popular. Palavras-chave: Educação popular; Cidadão; Educação escolar; Democracia; Formação. The foundations of popular education and its formative horizon: citizenship in question Abstract: The paper develops a critical analysis of citizenship, discussing it as possible formative horizon of popular education. The analysis extends to the school education process, putting into crisis the consensus that is the school form the citizen. Below are the historical changes that investigated the concept suffered, explaining its multiple faces in the midst of their political organizations. Relative to the current time, it seeks to demonstrate the citizenship characteristics designed and desired by modern democracies, such as Brazil. The central and motivating question of this study is taken up in the final considerations: can a political and pedagogical concept radically liberating as popular education if beacon-citizen as a formative ideal? The arguments gathered and analyzed throughout the text to the conclusion that for consistency and fidelity, although it should not, as it would against the founding principles of popular education. Keywords: Popular education; Citizen; School education; Democracy; Formation. Los principios de la educación popular y su horizonte de formación: la ciudadanía en perspectiva Resumen: El texto desarrolla un análisis crítico de la ciudadanía, cuestionando como possible horizonte de formación de la educación popular. El análisis pone en crisis el consenso que corresponde a la escuela formar el ciudadano. Son investigadas las transformaciones históricas que el concepto ha sido objeto, explicando sus múltiples caras en medio de sus organizaciones políticas. En cuanto a la presente, pretende mostrar las características de la ciudadanía concebida y deseada por las democracias modernas, como la brasileña. La cuestión central y motivador de este estudio se recoge en las consideraciones finales: ¿puede un diseño político y pedagógico radicalmente liberador como la educación popular marcar el ciudadano como ideal de formación? Los argumentos recogidos y analizados permiten concluir que para mantener la coherencia y fidelidad, aunque puede, no debería, ya que iría en contra de los principios fundamentales de la educación popular. Palabras clave: Educación popular; Ciudadano; Educación formal; Democracia; Formación. Data de registro: 14/07/2015 Data de aceite: 19/04/2017 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30894 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p959a984 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30894 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p959a984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30894/22109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Sandro de Castro Pitano http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Sandro de Castro Pitano http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 31 n. 62 (2017): v.31 n.62 maio/ago. 2017; 959-984 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207233798373376 |