Apresentação do Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65750 |
Resumo: | A afirmação de direitos e a educação formal de pessoas com deficiência é algo recente no Brasil. Esse processo vem se estabelecendo a partir de normativas que datam dos anos 1990, do século XX, que tiveram por motivação um rearranjo do capital, conduzido por organismos multilaterais, os quais influenciaram e guiaram significativamente as políticas educacionais no contexto internacional e brasileiro. No Brasil, apenas mais recentemente, a partir de 2008, a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva passa a orientar os sistemas, influenciando a elaboração de políticas públicas nos âmbitos do ensino nas esferas municipal, estadual, e federal. No caso dessa última instância, houve concessão de auxílios via oferta de editais de apoio ao ingresso e permanência de pessoas com deficiência nas universidades federais brasileiras. Nesse sentido, cabe ressaltar que, embora houvesse esses incentivos governamentais, nos contextos universitários a presença de pessoas com deficiência na Educação Superior, ainda se constitui uma realidade que merece mais estudos, ser melhor explorada e ampliada. Atualmente, no Brasil a garantia legal e a compulsoriedade desse acesso ocorrem sob a forma da Lei 13.409/16, que dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais nas universidades brasileiras. Havendo sido proposto por iniciativas pioneiras de algumas universidades, como a Universidade Federal de Santa Maria em 2007 e a Universidade Federal do Paraná em 2009, com vistas a reservar vagas para esses estudantes. Diante desse cenário este dossiê “Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos”, tem por finalidade possibilitar a reflexão sobre políticas, culturas e práticas inclusivas endereçadas às pessoas com deficiência, nos espaços formativos das Universidades do Brasil e Europa. |
id |
UFU-2_2103c29519439e05171e2de5b90f99af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/65750 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Apresentação do Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintosPolíticas InclusivasEducação SuperiorEstudantes com Deficiência no Ensino SuperiorA afirmação de direitos e a educação formal de pessoas com deficiência é algo recente no Brasil. Esse processo vem se estabelecendo a partir de normativas que datam dos anos 1990, do século XX, que tiveram por motivação um rearranjo do capital, conduzido por organismos multilaterais, os quais influenciaram e guiaram significativamente as políticas educacionais no contexto internacional e brasileiro. No Brasil, apenas mais recentemente, a partir de 2008, a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva passa a orientar os sistemas, influenciando a elaboração de políticas públicas nos âmbitos do ensino nas esferas municipal, estadual, e federal. No caso dessa última instância, houve concessão de auxílios via oferta de editais de apoio ao ingresso e permanência de pessoas com deficiência nas universidades federais brasileiras. Nesse sentido, cabe ressaltar que, embora houvesse esses incentivos governamentais, nos contextos universitários a presença de pessoas com deficiência na Educação Superior, ainda se constitui uma realidade que merece mais estudos, ser melhor explorada e ampliada. Atualmente, no Brasil a garantia legal e a compulsoriedade desse acesso ocorrem sob a forma da Lei 13.409/16, que dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais nas universidades brasileiras. Havendo sido proposto por iniciativas pioneiras de algumas universidades, como a Universidade Federal de Santa Maria em 2007 e a Universidade Federal do Paraná em 2009, com vistas a reservar vagas para esses estudantes. Diante desse cenário este dossiê “Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos”, tem por finalidade possibilitar a reflexão sobre políticas, culturas e práticas inclusivas endereçadas às pessoas com deficiência, nos espaços formativos das Universidades do Brasil e Europa. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2022-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65750Educação e Filosofia; v. 36 n. 76 (2022); 27-361982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65750/36896Copyright (c) 2022 Fabiane Adela Tonetto Costas, Fabiane Vanessa Breitenbach, Sabrina Fernandes de Castro, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martinshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCostas, Fabiane Adela TonettoBreitenbach, Fabiane VanessaCastro, Sabrina Fernandes deMartins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira2023-09-27T19:30:21Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/65750Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-09-27T19:30:21Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apresentação do Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos |
title |
Apresentação do Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos |
spellingShingle |
Apresentação do Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos Costas, Fabiane Adela Tonetto Políticas Inclusivas Educação Superior Estudantes com Deficiência no Ensino Superior |
title_short |
Apresentação do Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos |
title_full |
Apresentação do Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos |
title_fullStr |
Apresentação do Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos |
title_full_unstemmed |
Apresentação do Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos |
title_sort |
Apresentação do Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos |
author |
Costas, Fabiane Adela Tonetto |
author_facet |
Costas, Fabiane Adela Tonetto Breitenbach, Fabiane Vanessa Castro, Sabrina Fernandes de Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Breitenbach, Fabiane Vanessa Castro, Sabrina Fernandes de Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costas, Fabiane Adela Tonetto Breitenbach, Fabiane Vanessa Castro, Sabrina Fernandes de Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Inclusivas Educação Superior Estudantes com Deficiência no Ensino Superior |
topic |
Políticas Inclusivas Educação Superior Estudantes com Deficiência no Ensino Superior |
description |
A afirmação de direitos e a educação formal de pessoas com deficiência é algo recente no Brasil. Esse processo vem se estabelecendo a partir de normativas que datam dos anos 1990, do século XX, que tiveram por motivação um rearranjo do capital, conduzido por organismos multilaterais, os quais influenciaram e guiaram significativamente as políticas educacionais no contexto internacional e brasileiro. No Brasil, apenas mais recentemente, a partir de 2008, a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva passa a orientar os sistemas, influenciando a elaboração de políticas públicas nos âmbitos do ensino nas esferas municipal, estadual, e federal. No caso dessa última instância, houve concessão de auxílios via oferta de editais de apoio ao ingresso e permanência de pessoas com deficiência nas universidades federais brasileiras. Nesse sentido, cabe ressaltar que, embora houvesse esses incentivos governamentais, nos contextos universitários a presença de pessoas com deficiência na Educação Superior, ainda se constitui uma realidade que merece mais estudos, ser melhor explorada e ampliada. Atualmente, no Brasil a garantia legal e a compulsoriedade desse acesso ocorrem sob a forma da Lei 13.409/16, que dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais nas universidades brasileiras. Havendo sido proposto por iniciativas pioneiras de algumas universidades, como a Universidade Federal de Santa Maria em 2007 e a Universidade Federal do Paraná em 2009, com vistas a reservar vagas para esses estudantes. Diante desse cenário este dossiê “Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos”, tem por finalidade possibilitar a reflexão sobre políticas, culturas e práticas inclusivas endereçadas às pessoas com deficiência, nos espaços formativos das Universidades do Brasil e Europa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65750 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65750/36896 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 36 n. 76 (2022); 27-36 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207234335244288 |