Os cursos de Licenciatura e a formação do professor:: a contribuição da Universidade Federal de Uberlândia na construção do perfil de profissionais da Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/819 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar as propostas curriculares de quatorze cursos de Licenciatura da UFIJ, buscando conhecer o movimento de configuração de cada curso ao longo do tempo e suas relações com as pol íticas educacionais, inseridas no contexto sócio-econômico e político brasileiro. O intuito foi analisar os objetivos gerais e específicos de cada uma das propostas, relacionar o perfil do professor encontrado nas mesmas com as principais exigências e necessidades postas pela literatura acerca da fomação do professor no Brasil e compreender as condições de implementação das propostas através da análise das grades curriculares dos cursos estudados. [...] Palavras-chave: Educação; Formação de professores; Cursos de Licenciatura. |
id |
UFU-2_2466672966ce237c7135ae7379db8094 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/819 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Os cursos de Licenciatura e a formação do professor:: a contribuição da Universidade Federal de Uberlândia na construção do perfil de profissionais da EducaçãoEducaçãoFormação de professoresCursos de LicenciaturaEste estudo teve como objetivo analisar as propostas curriculares de quatorze cursos de Licenciatura da UFIJ, buscando conhecer o movimento de configuração de cada curso ao longo do tempo e suas relações com as pol íticas educacionais, inseridas no contexto sócio-econômico e político brasileiro. O intuito foi analisar os objetivos gerais e específicos de cada uma das propostas, relacionar o perfil do professor encontrado nas mesmas com as principais exigências e necessidades postas pela literatura acerca da fomação do professor no Brasil e compreender as condições de implementação das propostas através da análise das grades curriculares dos cursos estudados. [...] Palavras-chave: Educação; Formação de professores; Cursos de Licenciatura.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/819Educação e Filosofia; v. 13 n. 25 (1999): v.13 n.25 jan./jun. 1999; 3031982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/819/733Copyright (c) 2016 Olenir Maria Mendeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Olenir Maria2023-06-30T16:15:22Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/819Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-30T16:15:22Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os cursos de Licenciatura e a formação do professor:: a contribuição da Universidade Federal de Uberlândia na construção do perfil de profissionais da Educação |
title |
Os cursos de Licenciatura e a formação do professor:: a contribuição da Universidade Federal de Uberlândia na construção do perfil de profissionais da Educação |
spellingShingle |
Os cursos de Licenciatura e a formação do professor:: a contribuição da Universidade Federal de Uberlândia na construção do perfil de profissionais da Educação Mendes, Olenir Maria Educação Formação de professores Cursos de Licenciatura |
title_short |
Os cursos de Licenciatura e a formação do professor:: a contribuição da Universidade Federal de Uberlândia na construção do perfil de profissionais da Educação |
title_full |
Os cursos de Licenciatura e a formação do professor:: a contribuição da Universidade Federal de Uberlândia na construção do perfil de profissionais da Educação |
title_fullStr |
Os cursos de Licenciatura e a formação do professor:: a contribuição da Universidade Federal de Uberlândia na construção do perfil de profissionais da Educação |
title_full_unstemmed |
Os cursos de Licenciatura e a formação do professor:: a contribuição da Universidade Federal de Uberlândia na construção do perfil de profissionais da Educação |
title_sort |
Os cursos de Licenciatura e a formação do professor:: a contribuição da Universidade Federal de Uberlândia na construção do perfil de profissionais da Educação |
author |
Mendes, Olenir Maria |
author_facet |
Mendes, Olenir Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Olenir Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação de professores Cursos de Licenciatura |
topic |
Educação Formação de professores Cursos de Licenciatura |
description |
Este estudo teve como objetivo analisar as propostas curriculares de quatorze cursos de Licenciatura da UFIJ, buscando conhecer o movimento de configuração de cada curso ao longo do tempo e suas relações com as pol íticas educacionais, inseridas no contexto sócio-econômico e político brasileiro. O intuito foi analisar os objetivos gerais e específicos de cada uma das propostas, relacionar o perfil do professor encontrado nas mesmas com as principais exigências e necessidades postas pela literatura acerca da fomação do professor no Brasil e compreender as condições de implementação das propostas através da análise das grades curriculares dos cursos estudados. [...] Palavras-chave: Educação; Formação de professores; Cursos de Licenciatura. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/819 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/819/733 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Olenir Maria Mendes http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Olenir Maria Mendes http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 13 n. 25 (1999): v.13 n.25 jan./jun. 1999; 303 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207232114360320 |