Os cursos de Licenciatura e a formação do professor:: a contribuição da Universidade Federal de Uberlândia na construção do perfil de profissionais da Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Olenir Maria
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/819
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar as propostas curriculares de quatorze cursos de Licenciatura da UFIJ, buscando conhecer o movimento de configuração de cada curso ao longo do tempo e suas relações com as pol íticas educacionais, inseridas no contexto sócio-econômico e político brasileiro. O intuito foi analisar os objetivos gerais e específicos de cada uma das propostas, relacionar o perfil do professor encontrado nas mesmas com as principais exigências e necessidades postas pela literatura acerca da fomação do professor no Brasil e compreender as condições de implementação das propostas através da análise das grades curriculares dos cursos estudados. [...] Palavras-chave: Educação; Formação de professores; Cursos de Licenciatura.
id UFU-2_2466672966ce237c7135ae7379db8094
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/819
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Os cursos de Licenciatura e a formação do professor:: a contribuição da Universidade Federal de Uberlândia na construção do perfil de profissionais da EducaçãoEducaçãoFormação de professoresCursos de LicenciaturaEste estudo teve como objetivo analisar as propostas curriculares de quatorze cursos de Licenciatura da UFIJ, buscando conhecer o movimento de configuração de cada curso ao longo do tempo e suas relações com as pol íticas educacionais, inseridas no contexto sócio-econômico e político brasileiro. O intuito foi analisar os objetivos gerais e específicos de cada uma das propostas, relacionar o perfil do professor encontrado nas mesmas com as principais exigências e necessidades postas pela literatura acerca da fomação do professor no Brasil e compreender as condições de implementação das propostas através da análise das grades curriculares dos cursos estudados. [...] Palavras-chave: Educação; Formação de professores; Cursos de Licenciatura.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/819Educação e Filosofia; v. 13 n. 25 (1999): v.13 n.25 jan./jun. 1999; 3031982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/819/733Copyright (c) 2016 Olenir Maria Mendeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Olenir Maria2023-06-30T16:15:22Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/819Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-30T16:15:22Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Os cursos de Licenciatura e a formação do professor:: a contribuição da Universidade Federal de Uberlândia na construção do perfil de profissionais da Educação
title Os cursos de Licenciatura e a formação do professor:: a contribuição da Universidade Federal de Uberlândia na construção do perfil de profissionais da Educação
spellingShingle Os cursos de Licenciatura e a formação do professor:: a contribuição da Universidade Federal de Uberlândia na construção do perfil de profissionais da Educação
Mendes, Olenir Maria
Educação
Formação de professores
Cursos de Licenciatura
title_short Os cursos de Licenciatura e a formação do professor:: a contribuição da Universidade Federal de Uberlândia na construção do perfil de profissionais da Educação
title_full Os cursos de Licenciatura e a formação do professor:: a contribuição da Universidade Federal de Uberlândia na construção do perfil de profissionais da Educação
title_fullStr Os cursos de Licenciatura e a formação do professor:: a contribuição da Universidade Federal de Uberlândia na construção do perfil de profissionais da Educação
title_full_unstemmed Os cursos de Licenciatura e a formação do professor:: a contribuição da Universidade Federal de Uberlândia na construção do perfil de profissionais da Educação
title_sort Os cursos de Licenciatura e a formação do professor:: a contribuição da Universidade Federal de Uberlândia na construção do perfil de profissionais da Educação
author Mendes, Olenir Maria
author_facet Mendes, Olenir Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Olenir Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação de professores
Cursos de Licenciatura
topic Educação
Formação de professores
Cursos de Licenciatura
description Este estudo teve como objetivo analisar as propostas curriculares de quatorze cursos de Licenciatura da UFIJ, buscando conhecer o movimento de configuração de cada curso ao longo do tempo e suas relações com as pol íticas educacionais, inseridas no contexto sócio-econômico e político brasileiro. O intuito foi analisar os objetivos gerais e específicos de cada uma das propostas, relacionar o perfil do professor encontrado nas mesmas com as principais exigências e necessidades postas pela literatura acerca da fomação do professor no Brasil e compreender as condições de implementação das propostas através da análise das grades curriculares dos cursos estudados. [...] Palavras-chave: Educação; Formação de professores; Cursos de Licenciatura.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/819
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/819/733
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Olenir Maria Mendes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Olenir Maria Mendes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 13 n. 25 (1999): v.13 n.25 jan./jun. 1999; 303
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207232114360320