Ipseity and otherness in the works on the education of the young Nietzsche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41613 |
Resumo: | Ipseidade e alteridade nas obras sobre educação do jovem Nietzsche O presente artigo propõe uma interpretação do tema da identidade pessoal nos escritos sobre educação do jovem Nietzsche. A reflexão nietzschiana sobre a educação é perpassada pelo conceito de si-mesmo e sua contraparte, o outro. Cada um desses conceitos desempenha papéis importantes na formação do indivíduo e possuem duas subdivisões básicas: o outro fora do indivíduo, o outro no interior do indivíduo, o si-mesmo no interior do indivíduo e o si-mesmo acima do indivíduo. O resultado é um si-mesmo mutável, mas não completamente sujeito à educação, e uma alteridade como ferramenta para o fortalecimento de identidades do indivíduo. Palavras-chaves: Si-mesmo; Ipseidade; Alteridade; Educação; Autenticidade. Ipseity and otherness in the works on the education of the young Nietzsche This paper proposes an interpretation of the theme personal identity in the writings on the education of the young Nietzsche. Nietzsche’s thought on education is permeated by the concept of self and its counterpart, the other. Each of these concepts plays important roles in the formation of the individual and have two basic subdivisions: the other outside the individual, the other inside the individual, the self inside the individual and the self above the individual. The result is a mutable self, but not completely susceptible to education, and an otherness as tool, with which the individual strengths its own identity. Keywords: Self; Ipseity; Otherness; Education; Authenticity. Selbstigkeit und Andersheit in den Werken über Erziehung vom jungen Nietzsche Zusammenfassung: Dieser Aufsatz legt eine Interpretation für das Thema persönliche Identität in den Werken über Erziehung und Bildung vom jungen Nietzsche dar. Nietzsches Gedanken über solches Thema ist reich an Überlegungen über den Begriff „Selbst“ und sein Gegenstück, d. h. „das Andere“. Jede dieser Begriffe spiele wichtige Rollen für die Bildung des Einzelnen und habe zwei grundsätzliche Unterteilungen: das außerhalb des Einzelnen liegende Andere, das innerhalb des Einzelnen liegende Andere, das innerhalb des Einzelnen liegende Selbst und das über den Einzelnen liegende Selbst. Das Ergebnis sei zwar ein veränderliches Selbst, aber kein völlig durch Erziehung veränderliches Selbst, und eine Andersheit, die als Werkzeug zum Stärkung der einzelnen Identitäten dienen könne. Schlüsselwörter: Selbst; Selbstigkeit; Andersheit; Erziehung; Authentizität. Data de registro: 04/04/2018 Data de aceite: 30/04/2019 |
id |
UFU-2_25b2a58204f2fc07df661e93003f9eb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41613 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Ipseity and otherness in the works on the education of the young NietzscheIpseidade e alteridade nas obras sobre educação do jovem NietzscheSi-mesmoIpseidadeAlteridadeEducaçãoAutencidadeIpseidade e alteridade nas obras sobre educação do jovem Nietzsche O presente artigo propõe uma interpretação do tema da identidade pessoal nos escritos sobre educação do jovem Nietzsche. A reflexão nietzschiana sobre a educação é perpassada pelo conceito de si-mesmo e sua contraparte, o outro. Cada um desses conceitos desempenha papéis importantes na formação do indivíduo e possuem duas subdivisões básicas: o outro fora do indivíduo, o outro no interior do indivíduo, o si-mesmo no interior do indivíduo e o si-mesmo acima do indivíduo. O resultado é um si-mesmo mutável, mas não completamente sujeito à educação, e uma alteridade como ferramenta para o fortalecimento de identidades do indivíduo. Palavras-chaves: Si-mesmo; Ipseidade; Alteridade; Educação; Autenticidade. Ipseity and otherness in the works on the education of the young Nietzsche This paper proposes an interpretation of the theme personal identity in the writings on the education of the young Nietzsche. Nietzsche’s thought on education is permeated by the concept of self and its counterpart, the other. Each of these concepts plays important roles in the formation of the individual and have two basic subdivisions: the other outside the individual, the other inside the individual, the self inside the individual and the self above the individual. The result is a mutable self, but not completely susceptible to education, and an otherness as tool, with which the individual strengths its own identity. Keywords: Self; Ipseity; Otherness; Education; Authenticity. Selbstigkeit und Andersheit in den Werken über Erziehung vom jungen Nietzsche Zusammenfassung: Dieser Aufsatz legt eine Interpretation für das Thema persönliche Identität in den Werken über Erziehung und Bildung vom jungen Nietzsche dar. Nietzsches Gedanken über solches Thema ist reich an Überlegungen über den Begriff „Selbst“ und sein Gegenstück, d. h. „das Andere“. Jede dieser Begriffe spiele wichtige Rollen für die Bildung des Einzelnen und habe zwei grundsätzliche Unterteilungen: das außerhalb des Einzelnen liegende Andere, das innerhalb des Einzelnen liegende Andere, das innerhalb des Einzelnen liegende Selbst und das über den Einzelnen liegende Selbst. Das Ergebnis sei zwar ein veränderliches Selbst, aber kein völlig durch Erziehung veränderliches Selbst, und eine Andersheit, die als Werkzeug zum Stärkung der einzelnen Identitäten dienen könne. Schlüsselwörter: Selbst; Selbstigkeit; Andersheit; Erziehung; Authentizität. Data de registro: 04/04/2018 Data de aceite: 30/04/2019EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4161310.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-17Educação e Filosofia; v. 32 n. 65 (2018): v.32 n.65 maio/ago. 2018; 607-6501982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41613/38138https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41613/38139Copyright (c) 2018 Fernando Sá Moreirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Fernando de Sá2024-02-20T12:18:15Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41613Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-20T12:18:15Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ipseity and otherness in the works on the education of the young Nietzsche Ipseidade e alteridade nas obras sobre educação do jovem Nietzsche |
title |
Ipseity and otherness in the works on the education of the young Nietzsche |
spellingShingle |
Ipseity and otherness in the works on the education of the young Nietzsche Moreira, Fernando de Sá Si-mesmo Ipseidade Alteridade Educação Autencidade |
title_short |
Ipseity and otherness in the works on the education of the young Nietzsche |
title_full |
Ipseity and otherness in the works on the education of the young Nietzsche |
title_fullStr |
Ipseity and otherness in the works on the education of the young Nietzsche |
title_full_unstemmed |
Ipseity and otherness in the works on the education of the young Nietzsche |
title_sort |
Ipseity and otherness in the works on the education of the young Nietzsche |
author |
Moreira, Fernando de Sá |
author_facet |
Moreira, Fernando de Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Fernando de Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Si-mesmo Ipseidade Alteridade Educação Autencidade |
topic |
Si-mesmo Ipseidade Alteridade Educação Autencidade |
description |
Ipseidade e alteridade nas obras sobre educação do jovem Nietzsche O presente artigo propõe uma interpretação do tema da identidade pessoal nos escritos sobre educação do jovem Nietzsche. A reflexão nietzschiana sobre a educação é perpassada pelo conceito de si-mesmo e sua contraparte, o outro. Cada um desses conceitos desempenha papéis importantes na formação do indivíduo e possuem duas subdivisões básicas: o outro fora do indivíduo, o outro no interior do indivíduo, o si-mesmo no interior do indivíduo e o si-mesmo acima do indivíduo. O resultado é um si-mesmo mutável, mas não completamente sujeito à educação, e uma alteridade como ferramenta para o fortalecimento de identidades do indivíduo. Palavras-chaves: Si-mesmo; Ipseidade; Alteridade; Educação; Autenticidade. Ipseity and otherness in the works on the education of the young Nietzsche This paper proposes an interpretation of the theme personal identity in the writings on the education of the young Nietzsche. Nietzsche’s thought on education is permeated by the concept of self and its counterpart, the other. Each of these concepts plays important roles in the formation of the individual and have two basic subdivisions: the other outside the individual, the other inside the individual, the self inside the individual and the self above the individual. The result is a mutable self, but not completely susceptible to education, and an otherness as tool, with which the individual strengths its own identity. Keywords: Self; Ipseity; Otherness; Education; Authenticity. Selbstigkeit und Andersheit in den Werken über Erziehung vom jungen Nietzsche Zusammenfassung: Dieser Aufsatz legt eine Interpretation für das Thema persönliche Identität in den Werken über Erziehung und Bildung vom jungen Nietzsche dar. Nietzsches Gedanken über solches Thema ist reich an Überlegungen über den Begriff „Selbst“ und sein Gegenstück, d. h. „das Andere“. Jede dieser Begriffe spiele wichtige Rollen für die Bildung des Einzelnen und habe zwei grundsätzliche Unterteilungen: das außerhalb des Einzelnen liegende Andere, das innerhalb des Einzelnen liegende Andere, das innerhalb des Einzelnen liegende Selbst und das über den Einzelnen liegende Selbst. Das Ergebnis sei zwar ein veränderliches Selbst, aber kein völlig durch Erziehung veränderliches Selbst, und eine Andersheit, die als Werkzeug zum Stärkung der einzelnen Identitäten dienen könne. Schlüsselwörter: Selbst; Selbstigkeit; Andersheit; Erziehung; Authentizität. Data de registro: 04/04/2018 Data de aceite: 30/04/2019 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41613 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-17 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41613 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-17 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41613/38138 https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41613/38139 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Fernando Sá Moreira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Fernando Sá Moreira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 32 n. 65 (2018): v.32 n.65 maio/ago. 2018; 607-650 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1800211166635491328 |