Ipseidade e suas contribuições para o encorajamento no contar-se, sobre o sentir-se Professor(a) / Ipseity and its contributions to encouragement in telling about feeling like a Teacher
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42911 |
Resumo: | Esta proposta de pesquisa tem a intenção de investigar a identidade do sujeito seguindo a linha de pensamento de Paul Ricoeur. Tendo a investigação narrativa como metodologia adotada para compreender essa identidade única, e como ponto de partida para a hermenêutica de sua trajetória, para que este sujeito possa si conhecer melhor e traçar estratégias para o seu percurso. Sobretudo, tangenciados pela ética, pela moral, pela responsabilidade consigo mesmo e para com o outro, visando uma sociedade reflexiva através de suas ações e atitudes. Visto que as características singulares de um sujeito, se sobrepõe a de outros pelo modo de como este sujeito presta a devida importância as suas ações e no engajamento no decorrer de sua trajetória. Pois, essas características proeminentes formam sua ipseidade, ou seja, nossa identidade, transformando-nos em seres singulares na sociedade. Essas singularidades também podem ser encontradas nos docentes, que alinhadas a (auto)formação buscam se apropriar de um conhecimento não apenas científico, mas também sociocultural. De modo a aperfeiçoar não apenas o indivíduo como profissional, contudo como ser humano de forma significativa tornando-se um protagonista e adquirindo conhecimento no seu próprio itinerário. Porém caminhando para si e chegando ao outro, partilhando conhecimentos de forma a contribuir consigo e com terceiros em seu trajeto, formando uma base na qual a construção identitária, o conhecimento de si e a sua trajetória serão os pontos norteadores de sua ipse. |
id |
VERACRUZ-0_b0f2d65175a790295b8814473522a305 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42911 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ipseidade e suas contribuições para o encorajamento no contar-se, sobre o sentir-se Professor(a) / Ipseity and its contributions to encouragement in telling about feeling like a TeacherIpseidadeAutoformaçãoInvestigação narrativa.Esta proposta de pesquisa tem a intenção de investigar a identidade do sujeito seguindo a linha de pensamento de Paul Ricoeur. Tendo a investigação narrativa como metodologia adotada para compreender essa identidade única, e como ponto de partida para a hermenêutica de sua trajetória, para que este sujeito possa si conhecer melhor e traçar estratégias para o seu percurso. Sobretudo, tangenciados pela ética, pela moral, pela responsabilidade consigo mesmo e para com o outro, visando uma sociedade reflexiva através de suas ações e atitudes. Visto que as características singulares de um sujeito, se sobrepõe a de outros pelo modo de como este sujeito presta a devida importância as suas ações e no engajamento no decorrer de sua trajetória. Pois, essas características proeminentes formam sua ipseidade, ou seja, nossa identidade, transformando-nos em seres singulares na sociedade. Essas singularidades também podem ser encontradas nos docentes, que alinhadas a (auto)formação buscam se apropriar de um conhecimento não apenas científico, mas também sociocultural. De modo a aperfeiçoar não apenas o indivíduo como profissional, contudo como ser humano de forma significativa tornando-se um protagonista e adquirindo conhecimento no seu próprio itinerário. Porém caminhando para si e chegando ao outro, partilhando conhecimentos de forma a contribuir consigo e com terceiros em seu trajeto, formando uma base na qual a construção identitária, o conhecimento de si e a sua trajetória serão os pontos norteadores de sua ipse.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4291110.34117/bjdv8n1-332Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 5003-5014Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 5003-5014Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 5003-50142525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42911/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonzaga, Amarildo MenezesSilva, Daniel Mota daAlencar, Danielle Golvim da Silva2022-04-28T19:26:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42911Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:08.053415Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ipseidade e suas contribuições para o encorajamento no contar-se, sobre o sentir-se Professor(a) / Ipseity and its contributions to encouragement in telling about feeling like a Teacher |
title |
Ipseidade e suas contribuições para o encorajamento no contar-se, sobre o sentir-se Professor(a) / Ipseity and its contributions to encouragement in telling about feeling like a Teacher |
spellingShingle |
Ipseidade e suas contribuições para o encorajamento no contar-se, sobre o sentir-se Professor(a) / Ipseity and its contributions to encouragement in telling about feeling like a Teacher Gonzaga, Amarildo Menezes Ipseidade Autoformação Investigação narrativa. |
title_short |
Ipseidade e suas contribuições para o encorajamento no contar-se, sobre o sentir-se Professor(a) / Ipseity and its contributions to encouragement in telling about feeling like a Teacher |
title_full |
Ipseidade e suas contribuições para o encorajamento no contar-se, sobre o sentir-se Professor(a) / Ipseity and its contributions to encouragement in telling about feeling like a Teacher |
title_fullStr |
Ipseidade e suas contribuições para o encorajamento no contar-se, sobre o sentir-se Professor(a) / Ipseity and its contributions to encouragement in telling about feeling like a Teacher |
title_full_unstemmed |
Ipseidade e suas contribuições para o encorajamento no contar-se, sobre o sentir-se Professor(a) / Ipseity and its contributions to encouragement in telling about feeling like a Teacher |
title_sort |
Ipseidade e suas contribuições para o encorajamento no contar-se, sobre o sentir-se Professor(a) / Ipseity and its contributions to encouragement in telling about feeling like a Teacher |
author |
Gonzaga, Amarildo Menezes |
author_facet |
Gonzaga, Amarildo Menezes Silva, Daniel Mota da Alencar, Danielle Golvim da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Daniel Mota da Alencar, Danielle Golvim da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonzaga, Amarildo Menezes Silva, Daniel Mota da Alencar, Danielle Golvim da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ipseidade Autoformação Investigação narrativa. |
topic |
Ipseidade Autoformação Investigação narrativa. |
description |
Esta proposta de pesquisa tem a intenção de investigar a identidade do sujeito seguindo a linha de pensamento de Paul Ricoeur. Tendo a investigação narrativa como metodologia adotada para compreender essa identidade única, e como ponto de partida para a hermenêutica de sua trajetória, para que este sujeito possa si conhecer melhor e traçar estratégias para o seu percurso. Sobretudo, tangenciados pela ética, pela moral, pela responsabilidade consigo mesmo e para com o outro, visando uma sociedade reflexiva através de suas ações e atitudes. Visto que as características singulares de um sujeito, se sobrepõe a de outros pelo modo de como este sujeito presta a devida importância as suas ações e no engajamento no decorrer de sua trajetória. Pois, essas características proeminentes formam sua ipseidade, ou seja, nossa identidade, transformando-nos em seres singulares na sociedade. Essas singularidades também podem ser encontradas nos docentes, que alinhadas a (auto)formação buscam se apropriar de um conhecimento não apenas científico, mas também sociocultural. De modo a aperfeiçoar não apenas o indivíduo como profissional, contudo como ser humano de forma significativa tornando-se um protagonista e adquirindo conhecimento no seu próprio itinerário. Porém caminhando para si e chegando ao outro, partilhando conhecimentos de forma a contribuir consigo e com terceiros em seu trajeto, formando uma base na qual a construção identitária, o conhecimento de si e a sua trajetória serão os pontos norteadores de sua ipse. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42911 10.34117/bjdv8n1-332 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42911 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n1-332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42911/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 5003-5014 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 5003-5014 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 5003-5014 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645579005198336 |