Ipseidade e suas contribuições para o encorajamento no contar-se, sobre o sentir-se Professor(a) / Ipseity and its contributions to encouragement in telling about feeling like a Teacher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzaga, Amarildo Menezes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Daniel Mota da, Alencar, Danielle Golvim da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42911
Resumo: Esta proposta de pesquisa tem a intenção de investigar a identidade do sujeito seguindo a linha de pensamento de Paul Ricoeur. Tendo a investigação narrativa como metodologia adotada para compreender essa identidade única, e como ponto de partida para a hermenêutica de sua trajetória, para que este sujeito possa si conhecer melhor e traçar estratégias para o seu percurso. Sobretudo, tangenciados pela ética, pela moral, pela responsabilidade consigo mesmo e para com o outro, visando uma sociedade reflexiva através de suas ações e atitudes. Visto que as características singulares de um sujeito, se sobrepõe a de outros pelo modo de como este sujeito presta a devida importância as suas ações e no engajamento no decorrer de sua trajetória. Pois, essas características proeminentes formam sua ipseidade, ou seja, nossa identidade, transformando-nos em seres singulares na sociedade. Essas singularidades também podem ser encontradas nos docentes, que alinhadas a (auto)formação buscam se apropriar de um conhecimento não apenas científico, mas também sociocultural. De modo a aperfeiçoar não apenas o indivíduo como profissional, contudo como ser humano de forma significativa tornando-se um protagonista e adquirindo conhecimento no seu próprio itinerário. Porém caminhando para si e chegando ao outro, partilhando conhecimentos de forma a contribuir consigo e com terceiros em seu trajeto, formando uma base na qual a construção identitária, o conhecimento de si e a sua trajetória serão os pontos norteadores de sua ipse.
id VERACRUZ-0_b0f2d65175a790295b8814473522a305
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42911
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Ipseidade e suas contribuições para o encorajamento no contar-se, sobre o sentir-se Professor(a) / Ipseity and its contributions to encouragement in telling about feeling like a TeacherIpseidadeAutoformaçãoInvestigação narrativa.Esta proposta de pesquisa tem a intenção de investigar a identidade do sujeito seguindo a linha de pensamento de Paul Ricoeur. Tendo a investigação narrativa como metodologia adotada para compreender essa identidade única, e como ponto de partida para a hermenêutica de sua trajetória, para que este sujeito possa si conhecer melhor e traçar estratégias para o seu percurso. Sobretudo, tangenciados pela ética, pela moral, pela responsabilidade consigo mesmo e para com o outro, visando uma sociedade reflexiva através de suas ações e atitudes. Visto que as características singulares de um sujeito, se sobrepõe a de outros pelo modo de como este sujeito presta a devida importância as suas ações e no engajamento no decorrer de sua trajetória. Pois, essas características proeminentes formam sua ipseidade, ou seja, nossa identidade, transformando-nos em seres singulares na sociedade. Essas singularidades também podem ser encontradas nos docentes, que alinhadas a (auto)formação buscam se apropriar de um conhecimento não apenas científico, mas também sociocultural. De modo a aperfeiçoar não apenas o indivíduo como profissional, contudo como ser humano de forma significativa tornando-se um protagonista e adquirindo conhecimento no seu próprio itinerário. Porém caminhando para si e chegando ao outro, partilhando conhecimentos de forma a contribuir consigo e com terceiros em seu trajeto, formando uma base na qual a construção identitária, o conhecimento de si e a sua trajetória serão os pontos norteadores de sua ipse.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4291110.34117/bjdv8n1-332Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 5003-5014Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 5003-5014Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 5003-50142525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42911/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonzaga, Amarildo MenezesSilva, Daniel Mota daAlencar, Danielle Golvim da Silva2022-04-28T19:26:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42911Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:08.053415Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ipseidade e suas contribuições para o encorajamento no contar-se, sobre o sentir-se Professor(a) / Ipseity and its contributions to encouragement in telling about feeling like a Teacher
title Ipseidade e suas contribuições para o encorajamento no contar-se, sobre o sentir-se Professor(a) / Ipseity and its contributions to encouragement in telling about feeling like a Teacher
spellingShingle Ipseidade e suas contribuições para o encorajamento no contar-se, sobre o sentir-se Professor(a) / Ipseity and its contributions to encouragement in telling about feeling like a Teacher
Gonzaga, Amarildo Menezes
Ipseidade
Autoformação
Investigação narrativa.
title_short Ipseidade e suas contribuições para o encorajamento no contar-se, sobre o sentir-se Professor(a) / Ipseity and its contributions to encouragement in telling about feeling like a Teacher
title_full Ipseidade e suas contribuições para o encorajamento no contar-se, sobre o sentir-se Professor(a) / Ipseity and its contributions to encouragement in telling about feeling like a Teacher
title_fullStr Ipseidade e suas contribuições para o encorajamento no contar-se, sobre o sentir-se Professor(a) / Ipseity and its contributions to encouragement in telling about feeling like a Teacher
title_full_unstemmed Ipseidade e suas contribuições para o encorajamento no contar-se, sobre o sentir-se Professor(a) / Ipseity and its contributions to encouragement in telling about feeling like a Teacher
title_sort Ipseidade e suas contribuições para o encorajamento no contar-se, sobre o sentir-se Professor(a) / Ipseity and its contributions to encouragement in telling about feeling like a Teacher
author Gonzaga, Amarildo Menezes
author_facet Gonzaga, Amarildo Menezes
Silva, Daniel Mota da
Alencar, Danielle Golvim da Silva
author_role author
author2 Silva, Daniel Mota da
Alencar, Danielle Golvim da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzaga, Amarildo Menezes
Silva, Daniel Mota da
Alencar, Danielle Golvim da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ipseidade
Autoformação
Investigação narrativa.
topic Ipseidade
Autoformação
Investigação narrativa.
description Esta proposta de pesquisa tem a intenção de investigar a identidade do sujeito seguindo a linha de pensamento de Paul Ricoeur. Tendo a investigação narrativa como metodologia adotada para compreender essa identidade única, e como ponto de partida para a hermenêutica de sua trajetória, para que este sujeito possa si conhecer melhor e traçar estratégias para o seu percurso. Sobretudo, tangenciados pela ética, pela moral, pela responsabilidade consigo mesmo e para com o outro, visando uma sociedade reflexiva através de suas ações e atitudes. Visto que as características singulares de um sujeito, se sobrepõe a de outros pelo modo de como este sujeito presta a devida importância as suas ações e no engajamento no decorrer de sua trajetória. Pois, essas características proeminentes formam sua ipseidade, ou seja, nossa identidade, transformando-nos em seres singulares na sociedade. Essas singularidades também podem ser encontradas nos docentes, que alinhadas a (auto)formação buscam se apropriar de um conhecimento não apenas científico, mas também sociocultural. De modo a aperfeiçoar não apenas o indivíduo como profissional, contudo como ser humano de forma significativa tornando-se um protagonista e adquirindo conhecimento no seu próprio itinerário. Porém caminhando para si e chegando ao outro, partilhando conhecimentos de forma a contribuir consigo e com terceiros em seu trajeto, formando uma base na qual a construção identitária, o conhecimento de si e a sua trajetória serão os pontos norteadores de sua ipse.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42911
10.34117/bjdv8n1-332
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42911
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n1-332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42911/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 5003-5014
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 5003-5014
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 5003-5014
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645579005198336