BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Infância e Maquinarias. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.286p.
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/580 |
Resumo: | A autora Maria Isabel Edelweiss Bujes graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, obteve o título de mestre em Educação pela PUC do Rio Grande do Sul e doutorouse em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; é professora aposentada do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS. Segundo a autora, o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCN / EI) é um instrumento de controle em que operam racionalidades pedagógicas e políticas, preocupadas em gerar e pôr em ação um regime de práticas comprometidas com o poder e conseqüentemente com o governamento da infância, ou seja, a intenção é levar a criança a se auto-regular. Em seu trabalho defende que a disseminação de concepções sobre conhecimento e desenvolvimento infantil está relacionada com a criação de instrumentos para efetivar o controle e o jogo de poder desde a infância. [...] Palavras-chave: Educação; Maria Isabel Edelweiss; Infância e Maquinarias. |
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BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Infância e Maquinarias. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.286p.EducaçãoMaria Isabel EdelweissInfância e MaquinariasA autora Maria Isabel Edelweiss Bujes graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, obteve o título de mestre em Educação pela PUC do Rio Grande do Sul e doutorouse em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; é professora aposentada do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS. Segundo a autora, o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCN / EI) é um instrumento de controle em que operam racionalidades pedagógicas e políticas, preocupadas em gerar e pôr em ação um regime de práticas comprometidas com o poder e conseqüentemente com o governamento da infância, ou seja, a intenção é levar a criança a se auto-regular. Em seu trabalho defende que a disseminação de concepções sobre conhecimento e desenvolvimento infantil está relacionada com a criação de instrumentos para efetivar o controle e o jogo de poder desde a infância. [...] Palavras-chave: Educação; Maria Isabel Edelweiss; Infância e Maquinarias.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/58010.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-580Educação e Filosofia; v. 19 n. 37 (2005): v.19 n.37 jan./jun. 2005; 305-3091982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/580/525Copyright (c) 2016 Núbia Silvia Guimarães Paiva, Menissa Cícera Fernandes Carrijohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Núbia Silvia GuimarãesCarrijo, Menissa Cícera Fernandes2023-07-26T13:03:21Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/580Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-26T13:03:21Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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