Os retratos de Maria Isabel e Maria Francisca de Bragança, de Nicolas-Antoine Taunay

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Elaine
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anais do Museu Paulista (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5551
Resumo: Nicolas-Antoine Taunay, pintor de paisagens francês, também realizou alguns retratos durante sua estadia na corte do Rio de Janeiro. Nessa cidade, em 1816, ele pinta a rainha Carlota Joaquina e todas as suas filhas. Nesse conjunto, dois retratos sobressaem-se de modo especial: os hoje ainda inventariados como de Maria Francisca e de Maria Teresa, mas que provavelmente são o de Maria Isabel e o de Maria Francisca de Assis - princesas que, nesse ano, deixavam o Brasil para casar-se, respectivamente, com Fernando VII, o rei espanhol, e com seu irmão Carlos Isidro de Bourbon. Neste artigo, além de descrevermos os retratos (e analisarmos a questão da identidade das princesas retratadas), abordamos suas funções na sociedade das cortes e os principais artistas do gênero na Europa. Discutimos, também, as hipóteses que permeiam as escolhas de Taunay para sua execução. Nesse sentido, tratamos da possível circulação de tipologias entre Itália, Portugal, Espanha e França, buscando entender a forma como Taunay os realizou e as funções que doravante tais retratos ocupariam nas relações entre o Brasil e a Europa.
id USP-37_8a7dc812f96fcf898827788074969bd3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/5551
network_acronym_str USP-37
network_name_str Anais do Museu Paulista (Online)
repository_id_str
spelling Os retratos de Maria Isabel e Maria Francisca de Bragança, de Nicolas-Antoine Taunay RetratoNicolas-Antoine TaunayMaria Isabel de BragançaMaria Francisca de AssisPortraitNicolas-Antoine TaunayMaria Isabel de BragançaMaria Francisca de Assis Nicolas-Antoine Taunay, pintor de paisagens francês, também realizou alguns retratos durante sua estadia na corte do Rio de Janeiro. Nessa cidade, em 1816, ele pinta a rainha Carlota Joaquina e todas as suas filhas. Nesse conjunto, dois retratos sobressaem-se de modo especial: os hoje ainda inventariados como de Maria Francisca e de Maria Teresa, mas que provavelmente são o de Maria Isabel e o de Maria Francisca de Assis - princesas que, nesse ano, deixavam o Brasil para casar-se, respectivamente, com Fernando VII, o rei espanhol, e com seu irmão Carlos Isidro de Bourbon. Neste artigo, além de descrevermos os retratos (e analisarmos a questão da identidade das princesas retratadas), abordamos suas funções na sociedade das cortes e os principais artistas do gênero na Europa. Discutimos, também, as hipóteses que permeiam as escolhas de Taunay para sua execução. Nesse sentido, tratamos da possível circulação de tipologias entre Itália, Portugal, Espanha e França, buscando entender a forma como Taunay os realizou e as funções que doravante tais retratos ocupariam nas relações entre o Brasil e a Europa. Nicolas-Antoine Taunay, French landscape painter, produced also several portraits during his stay at the Rio de Janeiro Court. In this city, in 1816, he paints the queen Carlota Joaquina and all her daughters. In this group, two portraits have a very special way: the paintings still today catalogued as Maria Francisca and Maria Teresa, but probably being Maria Isabel and Maria Francisca de Assis - princesses that, in this year, left Brazil to marry the Spanish King Fernando VII, and his brother Carlos Maria Isidro de Bourbon. In this article, beyond to describe these portraits (and analyse the identities of the portrayed princesses), I analyse their functions in the Court society and the mains artists of this gender in Europe. I will discuss, as well, the hypothesis about the Taunay choices. In this sense, I will analyse the possible circulation of the typologies of portrait between Italy, Portugal, Spain and France, understanding these productions by Taunay and the functions occupied by these portraits in the political relations between Brazil and Europe. Universidade de São Paulo. Museu Paulista2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/555110.1590/S0101-47142011000200002Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 19 n. 2 (2011); 11-43 1982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5551/7081Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Materialinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Elaine2020-06-25T15:57:01Zoai:revistas.usp.br:article/5551Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2020-06-25T15:57:01Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os retratos de Maria Isabel e Maria Francisca de Bragança, de Nicolas-Antoine Taunay
title Os retratos de Maria Isabel e Maria Francisca de Bragança, de Nicolas-Antoine Taunay
spellingShingle Os retratos de Maria Isabel e Maria Francisca de Bragança, de Nicolas-Antoine Taunay
Dias, Elaine
Retrato
Nicolas-Antoine Taunay
Maria Isabel de Bragança
Maria Francisca de Assis
Portrait
Nicolas-Antoine Taunay
Maria Isabel de Bragança
Maria Francisca de Assis
title_short Os retratos de Maria Isabel e Maria Francisca de Bragança, de Nicolas-Antoine Taunay
title_full Os retratos de Maria Isabel e Maria Francisca de Bragança, de Nicolas-Antoine Taunay
title_fullStr Os retratos de Maria Isabel e Maria Francisca de Bragança, de Nicolas-Antoine Taunay
title_full_unstemmed Os retratos de Maria Isabel e Maria Francisca de Bragança, de Nicolas-Antoine Taunay
title_sort Os retratos de Maria Isabel e Maria Francisca de Bragança, de Nicolas-Antoine Taunay
author Dias, Elaine
author_facet Dias, Elaine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Elaine
dc.subject.por.fl_str_mv Retrato
Nicolas-Antoine Taunay
Maria Isabel de Bragança
Maria Francisca de Assis
Portrait
Nicolas-Antoine Taunay
Maria Isabel de Bragança
Maria Francisca de Assis
topic Retrato
Nicolas-Antoine Taunay
Maria Isabel de Bragança
Maria Francisca de Assis
Portrait
Nicolas-Antoine Taunay
Maria Isabel de Bragança
Maria Francisca de Assis
description Nicolas-Antoine Taunay, pintor de paisagens francês, também realizou alguns retratos durante sua estadia na corte do Rio de Janeiro. Nessa cidade, em 1816, ele pinta a rainha Carlota Joaquina e todas as suas filhas. Nesse conjunto, dois retratos sobressaem-se de modo especial: os hoje ainda inventariados como de Maria Francisca e de Maria Teresa, mas que provavelmente são o de Maria Isabel e o de Maria Francisca de Assis - princesas que, nesse ano, deixavam o Brasil para casar-se, respectivamente, com Fernando VII, o rei espanhol, e com seu irmão Carlos Isidro de Bourbon. Neste artigo, além de descrevermos os retratos (e analisarmos a questão da identidade das princesas retratadas), abordamos suas funções na sociedade das cortes e os principais artistas do gênero na Europa. Discutimos, também, as hipóteses que permeiam as escolhas de Taunay para sua execução. Nesse sentido, tratamos da possível circulação de tipologias entre Itália, Portugal, Espanha e França, buscando entender a forma como Taunay os realizou e as funções que doravante tais retratos ocupariam nas relações entre o Brasil e a Europa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5551
10.1590/S0101-47142011000200002
url https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5551
identifier_str_mv 10.1590/S0101-47142011000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5551/7081
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Museu Paulista
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Museu Paulista
dc.source.none.fl_str_mv Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 19 n. 2 (2011); 11-43
1982-0267
0101-4714
reponame:Anais do Museu Paulista (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Anais do Museu Paulista (Online)
collection Anais do Museu Paulista (Online)
repository.name.fl_str_mv Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||anaismp@usp.br
_version_ 1800222815777980417