A formação docente e a necessidade de ser percebido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Luciana Azevedo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Farias, Márcio Norberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24799
Resumo: *Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora de Filosofia da Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA).**Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Pro­fessor do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA).Apoio: FAPEMIG. A formação docente e a necessidade de ser percebidoResumo: Este ensaio visa refletir sobre o enfraquecimento dos estudos desenvolvidos por professores e estudantes em sala de aula e a progressiva fixação na superioridade da comunicação mediada tecnologicamente. Com base na teoria da exploração estético nervosa, desenvolvida pelo filósofo contemporâneo C. Türcke, o texto argumenta que a referida fixação dissimula a expropriação a que professores e estudantes estão sendo submetidos e a angústia de não serem percebidos, em meio à imensa oferta de mercadorias - informações, dados e imagens veiculadas. Por fim, a partir da compreensão da percepção como um produto histórico e social, tal como desenvolvida pelo referido filósofo, o ensaio acena para necessidade da formação de professor se comprometer com a recusa do impulso de poder que chega a exaltar a comunicação mediada e a esquecer que ela só tem sentido quando voltada para a comunicação concreta e direta.Palavras-chave: Exploração. Concentração. Tecnologia. Formação de professores.A formação docente e a necessidade de ser percebidoAbstract: This work aims to reflect on the weakening of the studies developed by teachers and students in the classroom and the progressive fixation of communication through technology. Based on the aesthetic nerve exploration developed by the contemporary philosopher C. Türcke, the text claimed that the referred fixation conceals expropriation to which teachers and students have been submitted, and the anguish of not being perceived, due to the huge offer of commodities - information, data and available images. Finally, from the comprehension of perception as a historical and social commodity, such as developed by the philosopher studied, the study shows the necessity of teacher's formation to impact on denying of the boosting of power that gets to the point of highlighting communication mediated and forgetting that it just makes sense when referring to concrete and direct communicationKeywords: Exploration. Concentration. Technology. Teacher's formation.Data de registro: 16/02/2014Data de aceite: 22/10/2014Referências: ADORNO, T. W. Tabus acerca do magistério In: ______. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. p. 97-117.________. Teoria da semiformação. In: PUCCI, B. ZUIN, A. A. S. LAS-TÓRIA, L. A. C. N. Teoria crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2010. p. 07-40.BENJAMIN, W. Sobre alguns temas em Baudelaire. In: ______. Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo. Tradução de José Carlos Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. 1., ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. 271 p.MARX, K. O capital: crítica da economia política. Tradução de Reginaldo Sant'anna. Livro 1, 14., ed. Rio de Janeiro: Editora Bertrand, 1994.TÃœRCKE, C. Sociedade excitada: filosofia da sensação. Tradução de Anto-nio A. S. Zuin, Fabio A. Durão, Francisco C. Fontanella, Mario Frungillo. Campinas: Editora Unicamp, 2010.ZUIN, A. A. S. Educação a distância ou educação distante? O programa uni-versidade aberta do brasil, o tutor e o professor virtual.Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 96, p. 935-954, Out. 2006. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000300014&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 29 Jul. 2013.
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