Formação docente em tecnologias educacionais : uma necessidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Aline Stapassoli
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95905
Resumo: Inicialmente pensou-se em investigar porque o laboratório de informática educativa da escola não era utilizado. Acreditava-se que se devia ao fato dos docentes não possuírem formação na área das TICs. No entanto, constatou-se que alguns educadores realizam atividades no laboratório e o foco de investigação passou a ser outro: se os professores do Ensino Fundamental e Médio sentiam necessidade de possuir formação em Tecnologias da Informação e Comunicação para trabalhar com os alunos no laboratório. Resolveu-se incluir uma outra questão de pesquisa envolvendo os alunos, com a finalidade de apresentar também a visão destes frente ao LIE. A monografia está organizada em cinco capítulos. O capítulo 1 introduz o tema abordando a evolução das TICs na chamada sociedade do conhecimento. O capítulo 2 analisa a forma como a escola está utilizando os computadores e retrata a percepção dos professores e dos alunos sobre sua interação com eles. O capítulo 3 fala sobre a capacitação dos professores e as novas exigências docentes frente aos programas de informatização das escolas públicas. No capítulo 4, comenta-se sobre a existência de diferenças entre o papel do professor de sala de aula e o coordenador do LIE, bem como sobre a integração das TICs com o currículo escolar. E, ainda, o capítulo 5 apresenta a metodologia de pesquisa utilizada: abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados questionários com perguntas abertas e fechadas. Os sujeitos de pesquisa foram 15 professores atuantes no Ensino Fundamental e Médio e 23 alunos do 8o ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Henrique Emílio Meyer de Caxias do Sul/RS. Os dados obtidos revelam que apenas 5 dos professores já participaram de alguma formação sobre o uso de tecnologias educacionais e 3 deles não tem interesse nesse tipo de formação. Os 12 docentes que manifestam o desejo de atualização na área das TICs afirmam que isso se deve a seu desejo de ter condições de utilizar o LIE com os alunos, conhecer e estar aptos a fazer uso dos recursos disponíveis na escola. Os dados apontam também para um fato alarmante: são muitos os alunos que nunca vão ao LIE. De 23 sujeitos de pesquisa 17 nunca foram ao laboratório. Isso representa cerca 73,9% dos alunos investigados. Por outro lado, 100% deles pensam que o trabalho no LIE é fundamental na sua formação escolar e acreditam que deveria ser melhor e frequentemente utilizado. Este estudo é finalizado na expectativa de que possa suscitar novas reflexões, pretendendo deixar claro que através da formação continuada em tecnologias educacionais e da melhoria das condições dos equipamentos no LIE, os docentes passarão a ver com olhos mais curiosos as tecnologias digitais e a incorporá-las, com maior conhecimento, na sua prática de sala de aula.
id UFRGS-2_1b0a67444728afacae8286203d9b8631
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95905
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gomes, Aline StapassoliTijiboy, Ana Vilma2014-06-03T02:03:29Z2012http://hdl.handle.net/10183/95905000911611Inicialmente pensou-se em investigar porque o laboratório de informática educativa da escola não era utilizado. Acreditava-se que se devia ao fato dos docentes não possuírem formação na área das TICs. No entanto, constatou-se que alguns educadores realizam atividades no laboratório e o foco de investigação passou a ser outro: se os professores do Ensino Fundamental e Médio sentiam necessidade de possuir formação em Tecnologias da Informação e Comunicação para trabalhar com os alunos no laboratório. Resolveu-se incluir uma outra questão de pesquisa envolvendo os alunos, com a finalidade de apresentar também a visão destes frente ao LIE. A monografia está organizada em cinco capítulos. O capítulo 1 introduz o tema abordando a evolução das TICs na chamada sociedade do conhecimento. O capítulo 2 analisa a forma como a escola está utilizando os computadores e retrata a percepção dos professores e dos alunos sobre sua interação com eles. O capítulo 3 fala sobre a capacitação dos professores e as novas exigências docentes frente aos programas de informatização das escolas públicas. No capítulo 4, comenta-se sobre a existência de diferenças entre o papel do professor de sala de aula e o coordenador do LIE, bem como sobre a integração das TICs com o currículo escolar. E, ainda, o capítulo 5 apresenta a metodologia de pesquisa utilizada: abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados questionários com perguntas abertas e fechadas. Os sujeitos de pesquisa foram 15 professores atuantes no Ensino Fundamental e Médio e 23 alunos do 8o ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Henrique Emílio Meyer de Caxias do Sul/RS. Os dados obtidos revelam que apenas 5 dos professores já participaram de alguma formação sobre o uso de tecnologias educacionais e 3 deles não tem interesse nesse tipo de formação. Os 12 docentes que manifestam o desejo de atualização na área das TICs afirmam que isso se deve a seu desejo de ter condições de utilizar o LIE com os alunos, conhecer e estar aptos a fazer uso dos recursos disponíveis na escola. Os dados apontam também para um fato alarmante: são muitos os alunos que nunca vão ao LIE. De 23 sujeitos de pesquisa 17 nunca foram ao laboratório. Isso representa cerca 73,9% dos alunos investigados. Por outro lado, 100% deles pensam que o trabalho no LIE é fundamental na sua formação escolar e acreditam que deveria ser melhor e frequentemente utilizado. Este estudo é finalizado na expectativa de que possa suscitar novas reflexões, pretendendo deixar claro que através da formação continuada em tecnologias educacionais e da melhoria das condições dos equipamentos no LIE, os docentes passarão a ver com olhos mais curiosos as tecnologias digitais e a incorporá-las, com maior conhecimento, na sua prática de sala de aula.Initially, our interest was to investigate why the school's computer lab was not used by teachers. We believed it was due to the lack of teachers´ knowledge in the ICT area. However, when we realized that some educators do their activities in the lab, we changed the target of the investigation. This new target was: do teachers of Elementary and High School needed to have training in ICT to work with students in the lab? We decided to include another research question involving the students, showing also their vision about the LIE. The monograph is organized in five chapters. Chapter 1 introduces the theme approaching the evolution of ICT in the so-called knowledge society. Chapter 2 analyses how the school is using the computers and shows the perception of the teachers and students about their interaction with it. Chapter 3 talks about the capacitation of the teachers and the new docent requirements faced to the information programs of public schools. Chapter 4 discusses the existence of differences between the role of the classroom teacher and the LIE coordinator, as well as about the integration of the ICT with the school curriculum. Yet, chapter 5 shows the methodology used during the research: qualitative approach, using as a data collector tool surveys with open and closed questions. The subjects of the research were 15 acting teachers in the Elementary and High School and 23 students from 8th grade of the Elementary School of the CHEM in Caxias do Sul/RS. The data obtained reveals that just 5 teachers had already participated in some training about the use of educational technologies and 3 of them don`t have interest in this kind of training. The 12 docents who demonstrate the wish of updating in the ICT area say that it`s due to the wish of having conditions to use the LIE with their students, learn and be able to use the available resources at school. The data also points out an alarming fact: there are many students who never go to the LIE. From 23 subjects of research 17 never went to the lab. This represents about 73.9% of the investigated students. On the other hand, 100% of them think that the work at the LIE is fundamental for their school training and believe that should be better and frequently used. This study is ended expecting to create new reflections, intending to make clear that through the continued training in educational technologies and the improvement of the equipment condition of the LIE, docents will start to see with more curious eyes the digital technologies and to incorporate them, with more knowledge, in their classroom practice.application/pdfporProfessorFormaçãoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Teacher trainingInformation and communication technologiesComputer labFormação docente em tecnologias educacionais : uma necessidade?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911611.pdf000911611.pdfTexto completoapplication/pdf3036023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95905/1/000911611.pdfeb6c1f94574fa8f370f03ee645a62d38MD51TEXT000911611.pdf.txt000911611.pdf.txtExtracted Texttext/plain134167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95905/2/000911611.pdf.txta219cc57431424eda6001519dce808c4MD52THUMBNAIL000911611.pdf.jpg000911611.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95905/3/000911611.pdf.jpg50df1d3cea87115e9c2f25c407c7676dMD5310183/959052018-10-24 09:16:20.474oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95905Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:16:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação docente em tecnologias educacionais : uma necessidade?
title Formação docente em tecnologias educacionais : uma necessidade?
spellingShingle Formação docente em tecnologias educacionais : uma necessidade?
Gomes, Aline Stapassoli
Professor
Formação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Teacher training
Information and communication technologies
Computer lab
title_short Formação docente em tecnologias educacionais : uma necessidade?
title_full Formação docente em tecnologias educacionais : uma necessidade?
title_fullStr Formação docente em tecnologias educacionais : uma necessidade?
title_full_unstemmed Formação docente em tecnologias educacionais : uma necessidade?
title_sort Formação docente em tecnologias educacionais : uma necessidade?
author Gomes, Aline Stapassoli
author_facet Gomes, Aline Stapassoli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Aline Stapassoli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tijiboy, Ana Vilma
contributor_str_mv Tijiboy, Ana Vilma
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Professor
Formação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Teacher training
Information and communication technologies
Computer lab
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
Information and communication technologies
Computer lab
description Inicialmente pensou-se em investigar porque o laboratório de informática educativa da escola não era utilizado. Acreditava-se que se devia ao fato dos docentes não possuírem formação na área das TICs. No entanto, constatou-se que alguns educadores realizam atividades no laboratório e o foco de investigação passou a ser outro: se os professores do Ensino Fundamental e Médio sentiam necessidade de possuir formação em Tecnologias da Informação e Comunicação para trabalhar com os alunos no laboratório. Resolveu-se incluir uma outra questão de pesquisa envolvendo os alunos, com a finalidade de apresentar também a visão destes frente ao LIE. A monografia está organizada em cinco capítulos. O capítulo 1 introduz o tema abordando a evolução das TICs na chamada sociedade do conhecimento. O capítulo 2 analisa a forma como a escola está utilizando os computadores e retrata a percepção dos professores e dos alunos sobre sua interação com eles. O capítulo 3 fala sobre a capacitação dos professores e as novas exigências docentes frente aos programas de informatização das escolas públicas. No capítulo 4, comenta-se sobre a existência de diferenças entre o papel do professor de sala de aula e o coordenador do LIE, bem como sobre a integração das TICs com o currículo escolar. E, ainda, o capítulo 5 apresenta a metodologia de pesquisa utilizada: abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados questionários com perguntas abertas e fechadas. Os sujeitos de pesquisa foram 15 professores atuantes no Ensino Fundamental e Médio e 23 alunos do 8o ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Henrique Emílio Meyer de Caxias do Sul/RS. Os dados obtidos revelam que apenas 5 dos professores já participaram de alguma formação sobre o uso de tecnologias educacionais e 3 deles não tem interesse nesse tipo de formação. Os 12 docentes que manifestam o desejo de atualização na área das TICs afirmam que isso se deve a seu desejo de ter condições de utilizar o LIE com os alunos, conhecer e estar aptos a fazer uso dos recursos disponíveis na escola. Os dados apontam também para um fato alarmante: são muitos os alunos que nunca vão ao LIE. De 23 sujeitos de pesquisa 17 nunca foram ao laboratório. Isso representa cerca 73,9% dos alunos investigados. Por outro lado, 100% deles pensam que o trabalho no LIE é fundamental na sua formação escolar e acreditam que deveria ser melhor e frequentemente utilizado. Este estudo é finalizado na expectativa de que possa suscitar novas reflexões, pretendendo deixar claro que através da formação continuada em tecnologias educacionais e da melhoria das condições dos equipamentos no LIE, os docentes passarão a ver com olhos mais curiosos as tecnologias digitais e a incorporá-las, com maior conhecimento, na sua prática de sala de aula.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-03T02:03:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95905
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911611
url http://hdl.handle.net/10183/95905
identifier_str_mv 000911611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95905/1/000911611.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95905/2/000911611.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95905/3/000911611.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv eb6c1f94574fa8f370f03ee645a62d38
a219cc57431424eda6001519dce808c4
50df1d3cea87115e9c2f25c407c7676d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224465752784896