O modelo da escola cultural como exemplo de uma perpectiva integradora e democrática de Educação Cívica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/558 |
Resumo: | O modelo da Escola Cultural surge na sequência da Reforma Educativa Portuguesa, realizada em 1986, que preconizava a criação de uma escola pluridimensional. Abandonado em 1990 pela equipa ministerial, continua a ser, contudo, uma proposta muito pertinente em termos da consecução de uma educação cívica democrática integradora. Com efeito, através da organização pedagógica que propõe, possibilita o acolhimento da totalidade dos valores humanos, numa dinâmica que associa a aprendizagem constituída e a aprendizagem constituinte, a tradição e o exercício da autonomia pessoal, a hetero e a auto determinação, engendrando uma participação democrática que se inscreve na realização pessoal/ vocacional de cada um. Palavras-chave: Educação cívica; Educação pluridimensional; Escola Cultural. Abstract: The Cultural School model arose as a consequence of the Portuguese Educational Reform, carried out in 1986, and which established the conditions for the development of a pluridimensional school. Though set aside in 1990 by the Ministry of Education, this idea nonetheless continues to be a relevant proposal for achieving a democratic and integrative civic education. In fact, through the pedagogical organization it entails, such a project allows for the incorporation of the entire range of human values within a perspective that includes the results of previous learning processes as well as the contours of those currently underway, the impact of tradition and the exercise of individual autonomy — heteronomous and autonomous determinations — leading to forms of democratic participation necessary to the personal and vocational development of all. Keywords: Civics education; Pluridimensional education; Cultural School |
id |
UFU-2_26da53cbd3a8aa11faf33c5d1080b46c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/558 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
O modelo da escola cultural como exemplo de uma perpectiva integradora e democrática de Educação CívicaEducação cívicaEducação pluridimensionalEscola Cultural.O modelo da Escola Cultural surge na sequência da Reforma Educativa Portuguesa, realizada em 1986, que preconizava a criação de uma escola pluridimensional. Abandonado em 1990 pela equipa ministerial, continua a ser, contudo, uma proposta muito pertinente em termos da consecução de uma educação cívica democrática integradora. Com efeito, através da organização pedagógica que propõe, possibilita o acolhimento da totalidade dos valores humanos, numa dinâmica que associa a aprendizagem constituída e a aprendizagem constituinte, a tradição e o exercício da autonomia pessoal, a hetero e a auto determinação, engendrando uma participação democrática que se inscreve na realização pessoal/ vocacional de cada um. Palavras-chave: Educação cívica; Educação pluridimensional; Escola Cultural. Abstract: The Cultural School model arose as a consequence of the Portuguese Educational Reform, carried out in 1986, and which established the conditions for the development of a pluridimensional school. Though set aside in 1990 by the Ministry of Education, this idea nonetheless continues to be a relevant proposal for achieving a democratic and integrative civic education. In fact, through the pedagogical organization it entails, such a project allows for the incorporation of the entire range of human values within a perspective that includes the results of previous learning processes as well as the contours of those currently underway, the impact of tradition and the exercise of individual autonomy — heteronomous and autonomous determinations — leading to forms of democratic participation necessary to the personal and vocational development of all. Keywords: Civics education; Pluridimensional education; Cultural SchoolEDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55810.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-558Educação e Filosofia; v. 19 n. 38 (2005): v.19 n.38 jul./dez. 2005; 97-1131982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/558/502Copyright (c) 2016 Maria Luísa Brancohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBranco, Maria Luísa2023-07-28T19:25:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/558Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-28T19:25:36Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O modelo da escola cultural como exemplo de uma perpectiva integradora e democrática de Educação Cívica |
title |
O modelo da escola cultural como exemplo de uma perpectiva integradora e democrática de Educação Cívica |
spellingShingle |
O modelo da escola cultural como exemplo de uma perpectiva integradora e democrática de Educação Cívica Branco, Maria Luísa Educação cívica Educação pluridimensional Escola Cultural. |
title_short |
O modelo da escola cultural como exemplo de uma perpectiva integradora e democrática de Educação Cívica |
title_full |
O modelo da escola cultural como exemplo de uma perpectiva integradora e democrática de Educação Cívica |
title_fullStr |
O modelo da escola cultural como exemplo de uma perpectiva integradora e democrática de Educação Cívica |
title_full_unstemmed |
O modelo da escola cultural como exemplo de uma perpectiva integradora e democrática de Educação Cívica |
title_sort |
O modelo da escola cultural como exemplo de uma perpectiva integradora e democrática de Educação Cívica |
author |
Branco, Maria Luísa |
author_facet |
Branco, Maria Luísa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branco, Maria Luísa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação cívica Educação pluridimensional Escola Cultural. |
topic |
Educação cívica Educação pluridimensional Escola Cultural. |
description |
O modelo da Escola Cultural surge na sequência da Reforma Educativa Portuguesa, realizada em 1986, que preconizava a criação de uma escola pluridimensional. Abandonado em 1990 pela equipa ministerial, continua a ser, contudo, uma proposta muito pertinente em termos da consecução de uma educação cívica democrática integradora. Com efeito, através da organização pedagógica que propõe, possibilita o acolhimento da totalidade dos valores humanos, numa dinâmica que associa a aprendizagem constituída e a aprendizagem constituinte, a tradição e o exercício da autonomia pessoal, a hetero e a auto determinação, engendrando uma participação democrática que se inscreve na realização pessoal/ vocacional de cada um. Palavras-chave: Educação cívica; Educação pluridimensional; Escola Cultural. Abstract: The Cultural School model arose as a consequence of the Portuguese Educational Reform, carried out in 1986, and which established the conditions for the development of a pluridimensional school. Though set aside in 1990 by the Ministry of Education, this idea nonetheless continues to be a relevant proposal for achieving a democratic and integrative civic education. In fact, through the pedagogical organization it entails, such a project allows for the incorporation of the entire range of human values within a perspective that includes the results of previous learning processes as well as the contours of those currently underway, the impact of tradition and the exercise of individual autonomy — heteronomous and autonomous determinations — leading to forms of democratic participation necessary to the personal and vocational development of all. Keywords: Civics education; Pluridimensional education; Cultural School |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/558 10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-558 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/558 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/558/502 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Maria Luísa Branco http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Maria Luísa Branco http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 19 n. 38 (2005): v.19 n.38 jul./dez. 2005; 97-113 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207231049007104 |