O modelo da escola cultural como exemplo de uma perpectiva integradora e democrática de Educação Cívica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Maria Luísa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/558
Resumo: O modelo da Escola Cultural surge na sequência da Reforma Educativa Portuguesa, realizada em 1986, que preconizava a criação de uma escola pluridimensional. Abandonado em 1990 pela equipa ministerial, continua a ser, contudo, uma proposta muito pertinente em termos da consecução de uma educação cívica democrática integradora. Com efeito, através da organização pedagógica que propõe, possibilita o acolhimento da totalidade dos valores humanos, numa dinâmica que associa a aprendizagem constituída e a aprendizagem constituinte, a tradição e o exercício da autonomia pessoal, a hetero e a auto determinação, engendrando uma participação democrática que se inscreve na realização pessoal/ vocacional de cada um. Palavras-chave: Educação cívica; Educação pluridimensional; Escola Cultural.   Abstract: The Cultural School model arose as a consequence of the Portuguese Educational Reform, carried out in 1986, and which established the conditions for the development of a pluridimensional school. Though set aside in 1990 by the Ministry of Education, this idea nonetheless continues to be a relevant proposal for achieving a democratic and integrative civic education. In fact, through the pedagogical organization it entails, such a project allows for the incorporation of the entire range of human values within a perspective that includes the results of previous learning processes as well as the contours of those currently underway, the impact of tradition and the exercise of individual autonomy — heteronomous and autonomous determinations — leading to forms of democratic participation necessary to the personal and vocational development of all. Keywords: Civics education; Pluridimensional education; Cultural School
id UFU-2_26da53cbd3a8aa11faf33c5d1080b46c
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/558
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling O modelo da escola cultural como exemplo de uma perpectiva integradora e democrática de Educação CívicaEducação cívicaEducação pluridimensionalEscola Cultural.O modelo da Escola Cultural surge na sequência da Reforma Educativa Portuguesa, realizada em 1986, que preconizava a criação de uma escola pluridimensional. Abandonado em 1990 pela equipa ministerial, continua a ser, contudo, uma proposta muito pertinente em termos da consecução de uma educação cívica democrática integradora. Com efeito, através da organização pedagógica que propõe, possibilita o acolhimento da totalidade dos valores humanos, numa dinâmica que associa a aprendizagem constituída e a aprendizagem constituinte, a tradição e o exercício da autonomia pessoal, a hetero e a auto determinação, engendrando uma participação democrática que se inscreve na realização pessoal/ vocacional de cada um. Palavras-chave: Educação cívica; Educação pluridimensional; Escola Cultural.   Abstract: The Cultural School model arose as a consequence of the Portuguese Educational Reform, carried out in 1986, and which established the conditions for the development of a pluridimensional school. Though set aside in 1990 by the Ministry of Education, this idea nonetheless continues to be a relevant proposal for achieving a democratic and integrative civic education. In fact, through the pedagogical organization it entails, such a project allows for the incorporation of the entire range of human values within a perspective that includes the results of previous learning processes as well as the contours of those currently underway, the impact of tradition and the exercise of individual autonomy — heteronomous and autonomous determinations — leading to forms of democratic participation necessary to the personal and vocational development of all. Keywords: Civics education; Pluridimensional education; Cultural SchoolEDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55810.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-558Educação e Filosofia; v. 19 n. 38 (2005): v.19 n.38 jul./dez. 2005; 97-1131982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/558/502Copyright (c) 2016 Maria Luísa Brancohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBranco, Maria Luísa2023-07-28T19:25:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/558Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-28T19:25:36Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O modelo da escola cultural como exemplo de uma perpectiva integradora e democrática de Educação Cívica
title O modelo da escola cultural como exemplo de uma perpectiva integradora e democrática de Educação Cívica
spellingShingle O modelo da escola cultural como exemplo de uma perpectiva integradora e democrática de Educação Cívica
Branco, Maria Luísa
Educação cívica
Educação pluridimensional
Escola Cultural.
title_short O modelo da escola cultural como exemplo de uma perpectiva integradora e democrática de Educação Cívica
title_full O modelo da escola cultural como exemplo de uma perpectiva integradora e democrática de Educação Cívica
title_fullStr O modelo da escola cultural como exemplo de uma perpectiva integradora e democrática de Educação Cívica
title_full_unstemmed O modelo da escola cultural como exemplo de uma perpectiva integradora e democrática de Educação Cívica
title_sort O modelo da escola cultural como exemplo de uma perpectiva integradora e democrática de Educação Cívica
author Branco, Maria Luísa
author_facet Branco, Maria Luísa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Maria Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação cívica
Educação pluridimensional
Escola Cultural.
topic Educação cívica
Educação pluridimensional
Escola Cultural.
description O modelo da Escola Cultural surge na sequência da Reforma Educativa Portuguesa, realizada em 1986, que preconizava a criação de uma escola pluridimensional. Abandonado em 1990 pela equipa ministerial, continua a ser, contudo, uma proposta muito pertinente em termos da consecução de uma educação cívica democrática integradora. Com efeito, através da organização pedagógica que propõe, possibilita o acolhimento da totalidade dos valores humanos, numa dinâmica que associa a aprendizagem constituída e a aprendizagem constituinte, a tradição e o exercício da autonomia pessoal, a hetero e a auto determinação, engendrando uma participação democrática que se inscreve na realização pessoal/ vocacional de cada um. Palavras-chave: Educação cívica; Educação pluridimensional; Escola Cultural.   Abstract: The Cultural School model arose as a consequence of the Portuguese Educational Reform, carried out in 1986, and which established the conditions for the development of a pluridimensional school. Though set aside in 1990 by the Ministry of Education, this idea nonetheless continues to be a relevant proposal for achieving a democratic and integrative civic education. In fact, through the pedagogical organization it entails, such a project allows for the incorporation of the entire range of human values within a perspective that includes the results of previous learning processes as well as the contours of those currently underway, the impact of tradition and the exercise of individual autonomy — heteronomous and autonomous determinations — leading to forms of democratic participation necessary to the personal and vocational development of all. Keywords: Civics education; Pluridimensional education; Cultural School
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/558
10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-558
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/558
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/558/502
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Maria Luísa Branco
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Maria Luísa Branco
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 19 n. 38 (2005): v.19 n.38 jul./dez. 2005; 97-113
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231049007104