Escola cultural: memória objetiva e memória subjetiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas, Cristina Maria Ferreira da Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12260
Resumo: Partindo da necessidade de estudar a Escola Cultural, como forma de pensar a educação a partir da pessoa que é o educando, este estudo recorre à memória objetiva e à memória subjetiva da experiência pedagógica da Escola Cultural (1986-1990) através da análise de documentos e de entrevistas realizadas a duas protagonistas da implementação do Projeto Escola Cultural. Dada a natureza do fenómeno e dos dados recolhidos, faz uma abordagem qualitativa inspirada na Grounded Theory Approach e em análise de conteúdo. Duas vertentes decorrem dos dados - a perspetiva histórica e o significado que esta experiência teve para os protagonistas envolvidos no estudo. A análise parte de cinco dimensões: "como surgiu", "inovação", "formação de professores", "resultados" e "por que terminou", tendo-se chegado a uma categoria, inovação, que é transversal aos dados, habita, intencionalmente, o âmago da reforma, e está presente de uma forma clara nas narrativas das entrevistadas; ABSTRACT: Starting from the need to study the Cultural School – a way of thinking about education centered on the person who is the learner – this study draws on subjective and objective memories of the pedagogical experience of the Cultural School (1986-1990) through the analysis of documents, and interviews with two protagonists of the implementation of the Cultural School Project. Given the nature of the phenomenon and the data collected, a qualitative approach was chosen, inspired by the Grounded Theory Approach and content analysis. Two aspects stand out – a historical perspective, and the significance of the experiment for the protagonists of the study. The analysis is based on five dimensions: "how did it start", "innovation", "teacher training", "results" and "why did it end”. One category – innovation – identified across all data, is intentionally established at the core of the reform, and is present in a clear way in the interviewees’ narratives.
id RCAP_fff650bc0677d7f770a558eeb388ce5f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12260
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escola cultural: memória objetiva e memória subjetivaEscola culturalInovaçãoMemória(s)Organização pluridimensionalCultural schoolInnovationMemory(ies)Multidimensional organizationPartindo da necessidade de estudar a Escola Cultural, como forma de pensar a educação a partir da pessoa que é o educando, este estudo recorre à memória objetiva e à memória subjetiva da experiência pedagógica da Escola Cultural (1986-1990) através da análise de documentos e de entrevistas realizadas a duas protagonistas da implementação do Projeto Escola Cultural. Dada a natureza do fenómeno e dos dados recolhidos, faz uma abordagem qualitativa inspirada na Grounded Theory Approach e em análise de conteúdo. Duas vertentes decorrem dos dados - a perspetiva histórica e o significado que esta experiência teve para os protagonistas envolvidos no estudo. A análise parte de cinco dimensões: "como surgiu", "inovação", "formação de professores", "resultados" e "por que terminou", tendo-se chegado a uma categoria, inovação, que é transversal aos dados, habita, intencionalmente, o âmago da reforma, e está presente de uma forma clara nas narrativas das entrevistadas; ABSTRACT: Starting from the need to study the Cultural School – a way of thinking about education centered on the person who is the learner – this study draws on subjective and objective memories of the pedagogical experience of the Cultural School (1986-1990) through the analysis of documents, and interviews with two protagonists of the implementation of the Cultural School Project. Given the nature of the phenomenon and the data collected, a qualitative approach was chosen, inspired by the Grounded Theory Approach and content analysis. Two aspects stand out – a historical perspective, and the significance of the experiment for the protagonists of the study. The analysis is based on five dimensions: "how did it start", "innovation", "teacher training", "results" and "why did it end”. One category – innovation – identified across all data, is intentionally established at the core of the reform, and is present in a clear way in the interviewees’ narratives.Universidade de Évora2014-12-30T18:01:28Z2014-12-302014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12260http://hdl.handle.net/10174/12260TID:201233070porDepartamento de Pedagogia e Educaçãocristinaribas@clix.pt229Ribas, Cristina Maria Ferreira da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:51Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12260Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:29.302743Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escola cultural: memória objetiva e memória subjetiva
title Escola cultural: memória objetiva e memória subjetiva
spellingShingle Escola cultural: memória objetiva e memória subjetiva
Ribas, Cristina Maria Ferreira da Costa
Escola cultural
Inovação
Memória(s)
Organização pluridimensional
Cultural school
Innovation
Memory(ies)
Multidimensional organization
title_short Escola cultural: memória objetiva e memória subjetiva
title_full Escola cultural: memória objetiva e memória subjetiva
title_fullStr Escola cultural: memória objetiva e memória subjetiva
title_full_unstemmed Escola cultural: memória objetiva e memória subjetiva
title_sort Escola cultural: memória objetiva e memória subjetiva
author Ribas, Cristina Maria Ferreira da Costa
author_facet Ribas, Cristina Maria Ferreira da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribas, Cristina Maria Ferreira da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Escola cultural
Inovação
Memória(s)
Organização pluridimensional
Cultural school
Innovation
Memory(ies)
Multidimensional organization
topic Escola cultural
Inovação
Memória(s)
Organização pluridimensional
Cultural school
Innovation
Memory(ies)
Multidimensional organization
description Partindo da necessidade de estudar a Escola Cultural, como forma de pensar a educação a partir da pessoa que é o educando, este estudo recorre à memória objetiva e à memória subjetiva da experiência pedagógica da Escola Cultural (1986-1990) através da análise de documentos e de entrevistas realizadas a duas protagonistas da implementação do Projeto Escola Cultural. Dada a natureza do fenómeno e dos dados recolhidos, faz uma abordagem qualitativa inspirada na Grounded Theory Approach e em análise de conteúdo. Duas vertentes decorrem dos dados - a perspetiva histórica e o significado que esta experiência teve para os protagonistas envolvidos no estudo. A análise parte de cinco dimensões: "como surgiu", "inovação", "formação de professores", "resultados" e "por que terminou", tendo-se chegado a uma categoria, inovação, que é transversal aos dados, habita, intencionalmente, o âmago da reforma, e está presente de uma forma clara nas narrativas das entrevistadas; ABSTRACT: Starting from the need to study the Cultural School – a way of thinking about education centered on the person who is the learner – this study draws on subjective and objective memories of the pedagogical experience of the Cultural School (1986-1990) through the analysis of documents, and interviews with two protagonists of the implementation of the Cultural School Project. Given the nature of the phenomenon and the data collected, a qualitative approach was chosen, inspired by the Grounded Theory Approach and content analysis. Two aspects stand out – a historical perspective, and the significance of the experiment for the protagonists of the study. The analysis is based on five dimensions: "how did it start", "innovation", "teacher training", "results" and "why did it end”. One category – innovation – identified across all data, is intentionally established at the core of the reform, and is present in a clear way in the interviewees’ narratives.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30T18:01:28Z
2014-12-30
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12260
http://hdl.handle.net/10174/12260
TID:201233070
url http://hdl.handle.net/10174/12260
identifier_str_mv TID:201233070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
cristinaribas@clix.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540076539904