FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993, 208 p.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
DOI: | 10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-903 |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/903 |
Resumo: | Jean-Claude Forquin é professor da UFR de Psychologie, Sociologie et Sciences de l'Education da Universidade de Rouen, na França, e desde a década de 70, tem elaborado uma série de escritos sobre educação. Seu livro Escola e Cultura é uma versão abreviada de sua tese de doutorado de estado em Letras e Ciências Humanas, defendida em 1987, na Universidade de Ciências Humanas de Estrasburgo, cujo título é Le débat sur l 'école et la culture chez les théoriciens et sociologues de l'education en Grande-Bretagne (1960-1985). A problemática central desta obra é discutir o que a escola deve ensinar, que cultura ela deve transmitir, quais conteúdos devem fazer parte do currículo escolar. O autor preocupa-se com estas questões porque considera que o fator essencial da crise da educação, desde os anos 60, é a crise na sua função específica de transmissão cultural - os professores não têm mais certeza do que devem ensinar para seus alunos. Por isso, ele defende que a teoria da educação, além de examinar as relações entre a escola e fatores externos a ela como o contexto econômico, político-administrativo, deve deter-se mais na análise interna desta instituição social, dos conteúdos e saberes escolares. |
id |
UFU-2_327332f2efc82c5149ea4cb04a00bc2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/903 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
spelling |
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993, 208 p.Ciências humanasLetrasEscola e CulturaJean-Claude Forquin é professor da UFR de Psychologie, Sociologie et Sciences de l'Education da Universidade de Rouen, na França, e desde a década de 70, tem elaborado uma série de escritos sobre educação. Seu livro Escola e Cultura é uma versão abreviada de sua tese de doutorado de estado em Letras e Ciências Humanas, defendida em 1987, na Universidade de Ciências Humanas de Estrasburgo, cujo título é Le débat sur l 'école et la culture chez les théoriciens et sociologues de l'education en Grande-Bretagne (1960-1985). A problemática central desta obra é discutir o que a escola deve ensinar, que cultura ela deve transmitir, quais conteúdos devem fazer parte do currículo escolar. O autor preocupa-se com estas questões porque considera que o fator essencial da crise da educação, desde os anos 60, é a crise na sua função específica de transmissão cultural - os professores não têm mais certeza do que devem ensinar para seus alunos. Por isso, ele defende que a teoria da educação, além de examinar as relações entre a escola e fatores externos a ela como o contexto econômico, político-administrativo, deve deter-se mais na análise interna desta instituição social, dos conteúdos e saberes escolares.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/90310.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-903Educação e Filosofia; v. 11 n. 21/22 (1997): v.11 n.21 jan./jun. e 22 jul./dez. 1997; 305-3101982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/903/818Copyright (c) 2016 Aléxia Pádua Francohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Aléxia Pádua2022-10-11T19:12:13Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/903Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-11T19:12:13Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993, 208 p. |
title |
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993, 208 p. |
spellingShingle |
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993, 208 p. FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993, 208 p. Franco, Aléxia Pádua Ciências humanas Letras Escola e Cultura Franco, Aléxia Pádua Ciências humanas Letras Escola e Cultura |
title_short |
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993, 208 p. |
title_full |
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993, 208 p. |
title_fullStr |
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993, 208 p. FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993, 208 p. |
title_full_unstemmed |
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993, 208 p. FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993, 208 p. |
title_sort |
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993, 208 p. |
author |
Franco, Aléxia Pádua |
author_facet |
Franco, Aléxia Pádua Franco, Aléxia Pádua |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Aléxia Pádua |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas Letras Escola e Cultura |
topic |
Ciências humanas Letras Escola e Cultura |
description |
Jean-Claude Forquin é professor da UFR de Psychologie, Sociologie et Sciences de l'Education da Universidade de Rouen, na França, e desde a década de 70, tem elaborado uma série de escritos sobre educação. Seu livro Escola e Cultura é uma versão abreviada de sua tese de doutorado de estado em Letras e Ciências Humanas, defendida em 1987, na Universidade de Ciências Humanas de Estrasburgo, cujo título é Le débat sur l 'école et la culture chez les théoriciens et sociologues de l'education en Grande-Bretagne (1960-1985). A problemática central desta obra é discutir o que a escola deve ensinar, que cultura ela deve transmitir, quais conteúdos devem fazer parte do currículo escolar. O autor preocupa-se com estas questões porque considera que o fator essencial da crise da educação, desde os anos 60, é a crise na sua função específica de transmissão cultural - os professores não têm mais certeza do que devem ensinar para seus alunos. Por isso, ele defende que a teoria da educação, além de examinar as relações entre a escola e fatores externos a ela como o contexto econômico, político-administrativo, deve deter-se mais na análise interna desta instituição social, dos conteúdos e saberes escolares. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/903 10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-903 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/903 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-903 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/903/818 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Aléxia Pádua Franco http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Aléxia Pádua Franco http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 11 n. 21/22 (1997): v.11 n.21 jan./jun. e 22 jul./dez. 1997; 305-310 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1822181377374683136 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-903 |