Editorial n.70 v.34 Jan./Abr. 2020: Editorial n.70 v.34 Jan./Apr. 2020
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59451 |
Resumo: | Nosso número 70 traz uma série de reflexões que tocam cruzamentos entre a Filosofia, a Educação e, neles, um sentido de formação que, de alguma maneira, reúne em comum essas duas regiões do saber. Aliás, é sobretudo em torno desse sentido de comum, para além do domínio do conhecimento, mobilizando densas questões de ordem moral e política, que o dossiê Governo das diferenças e as cartografias do ingovernável na educação: entre a arte e a política, organizado pelos professores Pedro Ângelo Pagni e Divino José da Silva, nos conduz entre os inúmeros desafios do Mesmo e da Diferença. Aproveitamos para convidar à leitura de sua apresentação! Nesse momento em que nos movemos, em um mundo que usávamos “partilhar” por meio da informação, e que vemos agora experienciado em comum pela presença global de uma ameaça invisível e pela intensificação de práticas de recusa da diferença: sucumbimos ou resistimos? Que controvérsias produtoras, resistências e afirmações somos capazes de sustentar? Diante do conflito entre uma tradição que nos formou, ao mesmo tempo em que cristalizava preconceitos e privilégios, e os esforços emancipatórios que clamam por diferença e equidade ética, política e material: o que pode nos oferecer o pensamento? Ele diz respeito ao que nos fortalece diante da experiência oscilante entre o medo e o enfrentamento, ao entrecruzamento mesmo entre o “pessimismo da inteligência” e o “otimismo da vontade” gramscianos. É nele que podemos sustentar o desafio do “um” nas margens e contornos da diferença, desdobrando sentidos do resistir e do formar que, em sentidos distintos de alcance e significância, podemos oferecer aos processos totalizadores de condução da existência. [...] Nós, da Revista Educação e Filosofia, esperamos que você, leitora e leitor, façam grande proveito da leitura! |
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Editorial n.70 v.34 Jan./Abr. 2020: Editorial n.70 v.34 Jan./Apr. 2020Governo das diferençascartografias do ingovernávelameaça invisívelresistirformarNosso número 70 traz uma série de reflexões que tocam cruzamentos entre a Filosofia, a Educação e, neles, um sentido de formação que, de alguma maneira, reúne em comum essas duas regiões do saber. Aliás, é sobretudo em torno desse sentido de comum, para além do domínio do conhecimento, mobilizando densas questões de ordem moral e política, que o dossiê Governo das diferenças e as cartografias do ingovernável na educação: entre a arte e a política, organizado pelos professores Pedro Ângelo Pagni e Divino José da Silva, nos conduz entre os inúmeros desafios do Mesmo e da Diferença. Aproveitamos para convidar à leitura de sua apresentação! Nesse momento em que nos movemos, em um mundo que usávamos “partilhar” por meio da informação, e que vemos agora experienciado em comum pela presença global de uma ameaça invisível e pela intensificação de práticas de recusa da diferença: sucumbimos ou resistimos? Que controvérsias produtoras, resistências e afirmações somos capazes de sustentar? Diante do conflito entre uma tradição que nos formou, ao mesmo tempo em que cristalizava preconceitos e privilégios, e os esforços emancipatórios que clamam por diferença e equidade ética, política e material: o que pode nos oferecer o pensamento? Ele diz respeito ao que nos fortalece diante da experiência oscilante entre o medo e o enfrentamento, ao entrecruzamento mesmo entre o “pessimismo da inteligência” e o “otimismo da vontade” gramscianos. É nele que podemos sustentar o desafio do “um” nas margens e contornos da diferença, desdobrando sentidos do resistir e do formar que, em sentidos distintos de alcance e significância, podemos oferecer aos processos totalizadores de condução da existência. [...] Nós, da Revista Educação e Filosofia, esperamos que você, leitora e leitor, façam grande proveito da leitura!EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/5945110.14393/REVEDFIL.v34n70a2020-59451Educação e Filosofia; v. 34 n. 70 (2020): v.34 n.70 jan./abr. 2020; 17-211982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59451/31036https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59451/35790Copyright (c) 2020 Fillipa Carneiro Silveirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Fillipa Carneiro 2023-03-20T18:28:05Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/59451Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-20T18:28:05Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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