Editorial n.70 v.34 Jan./Abr. 2020: Editorial n.70 v.34 Jan./Apr. 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Fillipa Carneiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59451
Resumo: Nosso número 70 traz uma série de reflexões que tocam cruzamentos entre a Filosofia, a Educação e, neles, um sentido de formação que, de alguma maneira, reúne em comum essas duas regiões do saber. Aliás, é sobretudo em torno desse sentido de comum, para além do domínio do conhecimento, mobilizando densas questões de ordem moral e política, que o dossiê Governo das diferenças e as cartografias do ingovernável na educação: entre a arte e a política, organizado pelos professores Pedro Ângelo Pagni e Divino José da Silva, nos conduz entre os inúmeros desafios do Mesmo e da Diferença. Aproveitamos para convidar à leitura de sua apresentação! Nesse momento em que nos movemos, em um mundo que usávamos “partilhar” por meio da informação, e que vemos agora experienciado em comum pela presença global de uma ameaça invisível e pela intensificação de práticas de recusa da diferença: sucumbimos ou resistimos? Que controvérsias produtoras, resistências e afirmações somos capazes de sustentar? Diante do conflito entre uma tradição que nos formou, ao mesmo tempo em que cristalizava preconceitos e privilégios, e os esforços emancipatórios que clamam por diferença e equidade ética, política e material: o que pode nos oferecer o pensamento?    Ele diz respeito ao que nos fortalece diante da experiência oscilante entre o medo e o enfrentamento, ao entrecruzamento mesmo entre o “pessimismo da inteligência” e o “otimismo da vontade” gramscianos. É nele que podemos sustentar o desafio do “um” nas margens e contornos da diferença, desdobrando sentidos do resistir e do formar que, em sentidos distintos de alcance e significância, podemos oferecer aos processos totalizadores de condução da existência. [...] Nós, da Revista Educação e Filosofia, esperamos que você, leitora e leitor, façam grande proveito da leitura!
id UFU-2_34e96fd5d295c4603234f59bfd753a6d
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/59451
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Editorial n.70 v.34 Jan./Abr. 2020: Editorial n.70 v.34 Jan./Apr. 2020Governo das diferençascartografias do ingovernávelameaça invisívelresistirformarNosso número 70 traz uma série de reflexões que tocam cruzamentos entre a Filosofia, a Educação e, neles, um sentido de formação que, de alguma maneira, reúne em comum essas duas regiões do saber. Aliás, é sobretudo em torno desse sentido de comum, para além do domínio do conhecimento, mobilizando densas questões de ordem moral e política, que o dossiê Governo das diferenças e as cartografias do ingovernável na educação: entre a arte e a política, organizado pelos professores Pedro Ângelo Pagni e Divino José da Silva, nos conduz entre os inúmeros desafios do Mesmo e da Diferença. Aproveitamos para convidar à leitura de sua apresentação! Nesse momento em que nos movemos, em um mundo que usávamos “partilhar” por meio da informação, e que vemos agora experienciado em comum pela presença global de uma ameaça invisível e pela intensificação de práticas de recusa da diferença: sucumbimos ou resistimos? Que controvérsias produtoras, resistências e afirmações somos capazes de sustentar? Diante do conflito entre uma tradição que nos formou, ao mesmo tempo em que cristalizava preconceitos e privilégios, e os esforços emancipatórios que clamam por diferença e equidade ética, política e material: o que pode nos oferecer o pensamento?    Ele diz respeito ao que nos fortalece diante da experiência oscilante entre o medo e o enfrentamento, ao entrecruzamento mesmo entre o “pessimismo da inteligência” e o “otimismo da vontade” gramscianos. É nele que podemos sustentar o desafio do “um” nas margens e contornos da diferença, desdobrando sentidos do resistir e do formar que, em sentidos distintos de alcance e significância, podemos oferecer aos processos totalizadores de condução da existência. [...] Nós, da Revista Educação e Filosofia, esperamos que você, leitora e leitor, façam grande proveito da leitura!EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/5945110.14393/REVEDFIL.v34n70a2020-59451Educação e Filosofia; v. 34 n. 70 (2020): v.34 n.70 jan./abr. 2020; 17-211982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59451/31036https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59451/35790Copyright (c) 2020 Fillipa Carneiro Silveirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Fillipa Carneiro 2023-03-20T18:28:05Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/59451Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-20T18:28:05Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Editorial n.70 v.34 Jan./Abr. 2020: Editorial n.70 v.34 Jan./Apr. 2020
title Editorial n.70 v.34 Jan./Abr. 2020: Editorial n.70 v.34 Jan./Apr. 2020
spellingShingle Editorial n.70 v.34 Jan./Abr. 2020: Editorial n.70 v.34 Jan./Apr. 2020
Silveira, Fillipa Carneiro
Governo das diferenças
cartografias do ingovernável
ameaça invisível
resistir
formar
title_short Editorial n.70 v.34 Jan./Abr. 2020: Editorial n.70 v.34 Jan./Apr. 2020
title_full Editorial n.70 v.34 Jan./Abr. 2020: Editorial n.70 v.34 Jan./Apr. 2020
title_fullStr Editorial n.70 v.34 Jan./Abr. 2020: Editorial n.70 v.34 Jan./Apr. 2020
title_full_unstemmed Editorial n.70 v.34 Jan./Abr. 2020: Editorial n.70 v.34 Jan./Apr. 2020
title_sort Editorial n.70 v.34 Jan./Abr. 2020: Editorial n.70 v.34 Jan./Apr. 2020
author Silveira, Fillipa Carneiro
author_facet Silveira, Fillipa Carneiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Fillipa Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Governo das diferenças
cartografias do ingovernável
ameaça invisível
resistir
formar
topic Governo das diferenças
cartografias do ingovernável
ameaça invisível
resistir
formar
description Nosso número 70 traz uma série de reflexões que tocam cruzamentos entre a Filosofia, a Educação e, neles, um sentido de formação que, de alguma maneira, reúne em comum essas duas regiões do saber. Aliás, é sobretudo em torno desse sentido de comum, para além do domínio do conhecimento, mobilizando densas questões de ordem moral e política, que o dossiê Governo das diferenças e as cartografias do ingovernável na educação: entre a arte e a política, organizado pelos professores Pedro Ângelo Pagni e Divino José da Silva, nos conduz entre os inúmeros desafios do Mesmo e da Diferença. Aproveitamos para convidar à leitura de sua apresentação! Nesse momento em que nos movemos, em um mundo que usávamos “partilhar” por meio da informação, e que vemos agora experienciado em comum pela presença global de uma ameaça invisível e pela intensificação de práticas de recusa da diferença: sucumbimos ou resistimos? Que controvérsias produtoras, resistências e afirmações somos capazes de sustentar? Diante do conflito entre uma tradição que nos formou, ao mesmo tempo em que cristalizava preconceitos e privilégios, e os esforços emancipatórios que clamam por diferença e equidade ética, política e material: o que pode nos oferecer o pensamento?    Ele diz respeito ao que nos fortalece diante da experiência oscilante entre o medo e o enfrentamento, ao entrecruzamento mesmo entre o “pessimismo da inteligência” e o “otimismo da vontade” gramscianos. É nele que podemos sustentar o desafio do “um” nas margens e contornos da diferença, desdobrando sentidos do resistir e do formar que, em sentidos distintos de alcance e significância, podemos oferecer aos processos totalizadores de condução da existência. [...] Nós, da Revista Educação e Filosofia, esperamos que você, leitora e leitor, façam grande proveito da leitura!
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59451
10.14393/REVEDFIL.v34n70a2020-59451
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59451
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v34n70a2020-59451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59451/31036
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59451/35790
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Fillipa Carneiro Silveira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Fillipa Carneiro Silveira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 34 n. 70 (2020): v.34 n.70 jan./abr. 2020; 17-21
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207234063663104